quarta-feira, janeiro 12, 2011

Policia prende suspeito de matar ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues

O mecânico Elixeli Martins de Melo, de 25 anos, foi preso ontem pela manhã pela Polícia Civil sob suspeita de envolvimento no assassinato do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues, Francisco Carlos Gomes de Oliveira, que era conhecido como "Carlinhos". O jovem foi flagrado com um carro tipo Citroen C3 de cor preta, roubado em Alagoas. O carro tem características semelhantes ao que foi usado pelos matadores de Carlinhos. Antes do carro, ele já era apontado como um suspeito do crime.

O mecânico havia sido conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Assu para prestar depoimento sobre o assassinato do ex-vice-prefeito, mas acabou ficando preso mesmo pelo crime de receptação. Ele foi flagrado quando andavam em um veículo tipo Citroen C3 de cor preta e placa (falsa) MVS - 9099, AL. Após fazer uma varredura no carro, os policiais descobriram que ele era roubado e estava com a placa adulterada. A verdadeira placa do veículo é MUR - 3646, AL. Constatada a falsificação, Elixeli foi autuado em flagrante por receptação e pode responder pelo assassinato.

O delegado Denys Carvalho da Ponte, que responde pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Mossoró, foi designado pela Delegacia-Geral de Polícia Civil do RN para investigar o crime em caráter especial. Ele afirma que a prisão em flagrante ocorreu por um acaso, já que eles não sabiam que o carro era roubado. "Nós fomos à cidade só para colher o depoimento dele, mas acabamos descobrindo um outro crime", diz o delegado, acrescentando que a real intenção de sua visita era reunir provas contra Elixeli e outras pessoas que supostamente estariam envolvidas nesse crime.

Por enquanto, o delegado prefere não entrar em detalhes acerca da investigação. Ele adiantou à reportagem do Jornal de Fato que os indícios colhidos até o momento apontam para o envolvimento do jovem preso ontem pela manhã. Elixele foi submetido ao exame de residuograma de chumbo para confirmar ou não se ele teria participado diretamente do assassinato. O exame mostra se o suspeito utilizou uma arma de fogo nos últimos dias. Denys adianta ainda que existem outros nomes de pessoas suspeitas nesse crime e que, aos poucos, a investigação vai chegar a todos os envolvidos.
À reportagem, o preso negou qualquer tipo de envolvimento com a morte do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues. Elixele, que aparentava nervosismo, disse que o carro apreendido em seu poder foi comprado como se fosse "de estouro". A expressão é usada quando o proprietário de um veículo financiado deixa de pagar ao banco, que aciona a Justiça e pede sua apreensão. "Não sei nem quem é essa pessoa (refere-se ao ex-vice-prefeito). Não tenho nada a ver com isso não", enfatizou o suspeito, que por enquanto não convenceu a polícia e vai continuar sendo investigado.


O mecânico Elixeli Martins de Melo, que tem 25 anos e mora em Assu, negou ontem qualquer tipo de envolvimento com a morte do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues, Francisco Carlos Gomes de Oliveira, o "Carlinhos", entretanto, sua ficha criminal é um agravante. Ele já responde processo pelo assalto ao banco Bradesco da cidade de Poço Branco, distante cerca de 250 km de Mossoró, além de um assassinato ocorrido em Assu, distante 75 km de Mossoró.
A tentativa de assalto ao banco Bradesco de Poço Branco ocorreu em 15 de janeiro do ano passado. O grupo tentou roubar o correspondente bancário no meio da madrugada. Houve troca de tiros entre policias e bandidos e dois deles foram presos logo após o crime. Um dos presos era justamente Elixeli, que agora é investigado pelo assassinato de Carlinhos, de Alto do Rodrigues.


Elixeli e os outros integrantes da quadrilha fugiram pelo matagal. A perseguição contou com o apoio até do helicóptero da Secretaria da Segurança Pública do RN.


A mesma quadrilha, segundo informou a Polícia Civil na época da investigação, havia praticado outros assaltos contra agências bancárias da cidade. Um dos suspeitos presos na época confessou que o mesmo grupo realizou arrombamentos bem sucedidos nas cidades de Arês, Cerro Corá e Santana do Matos, todas no interior do Estado. O mesmo grupo participou do roubo em Carnaubais, onde quatro suspeitos foram presos na época.

Fora a participação em assaltos contra agências bancárias, Elixeli teve seu nome citado também em um inquérito de assassinato, que continua em andamento na Delegacia de Polícia Civil de Assu.


"Como podemos ver, ele já tem uma extensa ficha criminal. Não é de hoje que esse rapaz se envolve com o mundo do crime. Por enquanto, ele está sendo preso somente pelo crime de receptação. Mas a investigação vai continuar e ele poderá ser responsabilizado pelo assassinato de Carlinhos também", comenta o delegado Denys Carvalho, que assumiu o caso na segunda-feira passada e já começou a apresentar resultado positivo.
Do Jornal de Fato

Cirurgia de Micarla foi um sucesso

O procedimento cirúrgico ocorreu sob a responsabilidade dos médicos Dr. Antonio Esteves e Dr. Luiz Kajita, coordenados pelo cardioligista Roberto Kalil Filho que considerou a cirurgia que teve início por volta das 17h30 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo foi  um sucesso. A equipe executou um procedimento hemodinâmico (cardiologia intervencionista), no qual um cateter foi inserido na veia femural levando prótese que fechará a comunicação entre átrios do coração. Dentro de instantes a assessoria de imprensa da Prefeitura divulgará uma nota oficial com boletim médico do estado de  saúde da prefeita Micarla de Souza.

Caicoense vence competição nacional de som automotivo

O caicoense Pascally Saldanha de Araújo (foto), dono da loja “Pascally Som”, venceu a etapa potiguar de som automotivo, promovido pela Máster Competições.

Ele concorreu na categoria Quality Máster (som na mala), no último domingo, 09 de janeiro, em evento realizado no Clube Acampar, de Parelhas. Com uma aferição de 171,8 decibéis, Pascally alcançou o primeiro lugar no ranking nacional.

O próximo desafio do campeão caicoense deve ser a etapa Pernambuco, ainda com data a ser marcada.

A esperança dele, em contato com a Máster, é conseguir promover uma competição em Caicó. “Para desmistificar a idéia ruim que as pessoas têm do som automotivo, já que eventos como esse também estimulam o turismo regional”, disse Pascally.
Do Blog de Alexandre Costa





Serra Caiada: Demissões de secretário gera comentários de mais demissões

Segundo informações de um dos blogs do município o prefeito de Serra Caiada teria demitido os seguintes secretários Jose Erinaldo (Agricultura) e Menger (Meio Ambiente). As demissões estão gerando comentários que existe uma lista de pelo menos 40 servidores que possivelmente serão demitidos.  

Gija fala de motivos que o levaram a votar na Rosa

O ex-prefeito de Tangará, Gija (PR), comentou em entrevista ao Blog do Wallace os motivos que levaram ele e o seu grupo político a votar na governadora Rosalba na última campanha política. “Eu nunca precisei votar em ninguém por cargo algum, afinal eu sempre vivi até hoje do meu próprio trabalho”, comentou Gija.
“Eu entendo a preocupação da oposição com os cargos do novo governo, é porque esse povo só quer ganhar eleição para receber muitos e muitos cargos. Eles [oposição] acreditam que o meu grupo político tem esse mesmo pensamento deles. Não sou mercenário”, disse o ex-prefeito.
Gija sempre teve boa relação com o deputado Vivaldo Costa e o senador José Agripino, ganhou muito prestígio com a Governadora Rosalba após esta última eleição, sendo o principal responsável pelo sucesso eleitoral da mossoroense na região do Trairi.
O seu destino dentro do Governo ainda não foi divulgado e tem sido guardado a sete chaves. O ex-prefeito tem trânsito livre dentro das estruturas governamentais, liberdade para articular cargos e ações para Tangará e o Trairi.

Gija acusa adversários sobre falsas especulações envolvendo seu nome

Depois das nomeações publicadas para o Detran, o ex-prefeito de Tangará, Gija,  resolveu abrir o jogo e explicar tudo sobre as especulações feitas com seu nome para o órgão. “Nunca fui cotado para o DETRAN/RN, a especulação partiu do Grupo dos Bezerras”.
Gija explicou que não votou em Rosalba por cargos, mas pela esperança de mudança. “Eu perdi algumas disputas para o Grupo dos Bezerras, para mim é normal a revolta deles. Esses boatos surgiram apenas para me queimar perante a opinião pública. Eles não estão aceitando a minha última vitória e o meu prestígio com a Governadora Rosalba”, disse Gija.
Questionado pelo blog do Wallace sobre o resultado da enquete realizada no Blog de Paulo Anderson, que apontou mais de 80% de aprovação a favor do prefeito de Tangará Jorginho, Gija Comentou. “Eu não tenho muito tempo para acessar sites, mas fiquei sabendo da alta aprovação do maior fenômeno do Trairi, eu até acredito que Jorginho é um fenômeno maior do que o ex-Presidente Lula, ter uma aprovação de mais de 80%. Esse menino é forte mesmo viu”.
“Sem dúvida alguma, Jorginho bateria Lula numa disputa eleitoral”, finalizou Gija.
Fonte: Blog do Wallace            

PM é morto em serviço

O soldado da Polícia Militar Anderson de Araújo Cantalice, de 27 anos – há menos de um ano na corporação -, foi morto durante uma abordagem de rotina no município deBaía Formosa, a 95 quilômetros da Capital. Na ocorrência, outro PM (Hacenclever Alexandre Tavares Lopes, 34 anos e trabalhando como soldado há sete anos), também foi atingido por disparos de arma de fogo, sendo transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, onde não corre risco de morte (segundo informações do Comando da PM que acompanha o caso).

Tudo começou por volta 10h30 desta segunda-feira as 10h30, quando dois homens bebiam refrigerante em uma cigarreira no centro de Baía Formosa. O relato é do dono do estabelecimento, Carlúcio de Souza. “Os dois homens foram abordados pelos dois policiais que, primeiramente, perguntaram de onde eles eram. Depois pediram por documentos de identificação. A partir daí, começou o tiroteio”. O primeiro a ser alvejado foi o soldado Anderson, atingido duas vezes na cabeça. Depois, Hacenclever também recebeu disparos da arma de fogo de um dos homens presentes a cigarreira, que fica em frente a Escola Municipal João Anacleto Filho. 

“Antes de fugir em uma motocicleta, os dois homens roubaram as armas dos policiais e ai, sim, se foram”, complementou o comerciante Carlúcio.

O comerciante identificado apenas como “Xuá”, que possui um bar em frente a cigarreira onde se deu o caso, também foi atingido com um disparo na perna.

Populares informaram que os dois PMs foram imediatamente socorridos, tendo o soldado Anderson morrido no caminho do hospital na cidade vizinha, Canguaretama. 

Ainda de acordo com o comerciante Carlúcio, a abordagem pode ter começado por que os dois homens eram desconhecidos o local. “Eles nunca foram vistos por aqui e os policiais decidiram identificá-los. Quando perguntados de onde eram, um deles afirmou que era natural de Mamanguape (município paraibano distante cerca de 130 quilômetros de Natal)”.

E foi justamente em Mamanguape que as primeiras diligências ocorreram. A equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE estava no município paraibano no início da procura. Viaturas do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), da Polícia Federal e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) foram destacadas para encontrar os dois suspeitos. O cerco também era feito nas cidades do Rio Grande do Norte, na região de Canguaretama. 

UTI

Segundo informações repassadas pelo comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, o soldado Hacenclever está se recuperando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Walfredo Gurgel.  Ele foi atingido duas vezes, tendo um disparo atingido o abdome e outro transfixado o pescoço, mas sem pegar em artérias ou na espinha dorsal. O soldado passou por uma cirurgia na tarde de ontem para a retirada das balas e não corria mais risco de morte.

Segundo dados da PM o soldado Anderson, morto em serviço, era natural de João Pessoa na Paraíba e só vinha para a cidade quando estava trabalhando. “O outro, Hacenclever, morava em Montanhas (a 96 quilômetros de Natal e a 42 de Baía Formosa)”.

Populares informaram que  Hacenclever, inclusive, chegava a dormir na delegacia do município para não ter que voltar para casa no mesmo dia. Já Anderson era desconhecido da população local, uma vez que há menos de um ano trabalhava na cidade com pouco menos de oito mil habitantes.

Para o comandante do policiamento interiorano, coronel Francisco Reinaldo, faltou precaução aos soldados. “Para abordar suspeitos como aqueles tinha que haver reforço. Eles não pediram e não aguardaram reforço e acabaram sendo atingidos. Quando mais policiais chegaram, os suspeitos já haviam fugido”.

Até o fechamento desta edição, a PM não havia encontrado nenhum dos foragidos. As diligências continuavam na divisa do RN com a PB.

Tribuna do Norte

Vivaldo Costa se reúne com Secretários de Estado

Na manhã desta terça-feira (11), o deputado estadual eleito Vivaldo Costa (PR) esteve reunido com o secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, e a adjunta Ana Tânia, onde relatou a situação em que se encontra a Saúde do Seridó. Vivaldo estava acompanhado pelo prefeito de Timbaúba dos Batistas e presidente da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental, Ivanildo Filho. 

Na ocasião foram tratados dois assuntos um Estadualização do Hospital Regional do Seridó, antigo SESP e o outro foi a Instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), em Caicó, beneficiando todos os municípios que integram a região do Seridó.

“A governadora e seus auxiliares têm consciência da situação em que se encontra a nossa Saúde. Os problemas enfrentados pelo nosso Seridó são os mesmos enfrentados pelas demais regiões do Estado. Na medida do possível, serão solucionados”, afirmou Vivaldo Costa.

Á tarde o deputado estadual Vivaldo Costa (PR) foi recebido pelo Secretário Extraordinário para Articulação com os Municípios, Esdras Alves, onde discutiu a possibilidade de uma ajuda do Governo do Estado para o Carnaval de Caicó 2011.

“É do conhecimento de todos as dificuldades financeiras que o governo do Estado está enfrentando, mas será analisada essa possibilidade”, disse Vivaldo Costa.

Iberê se recupera de cirurgia

O ex-governador Iberê Ferreira já está em Natal. Depois de se submeter a uma cirurgia no Hospital Sírio Libanês para retirada de um câncer na próstata, o líder do PSB se recupera no seu apartamento na capital potiguar.

Iberê Ferreira foi cirurgiado pelo médico Miguel Srougi. A equipe médica do Hospital Sírio Libanês explicou ao ex-governador que o tumor retirado da próstata não tem qualquer relação com o câncer retirado há dez meses do pulmão.

Iberê Ferreira não precisará nem mesmo fazer radioterapia ou quimioterapia. Em fevereiro ele retornará a São Paulo para fazer a revisão da cirurgia.

“Estou me recuperando da cirurgia e cuidando da minha saúde. Meu cuidado agora 
é para minha saúde”, destacou o ex-governador.

Questionado sobre as recentes denúncias feitas pela governadora Rosalba Ciarlini e pela equipe de auxiliares da atual gestão, que apontam desvios superiores a R$ 100 milhões referentes ao orçamento do mês de dezembro, Iberê Ferreira afirmou que não irá fazer qualquer declaração.

Ele disse que está se recuperando da cirurgia, dispensando atenção à saúde e só irá se pronunciar sobre os assuntos políticos dentro de 120 dias.
Panorama Político

Prefeitura faz recuperação geral no Abatedouro Público

Enquanto algumas cidades do Seridó enfrentam problemas com seus Abatedouros Públicos, Carnaúba dos Dantas recebe toda a atenção e seu matadouro vem sendo recuperado e reformado. Construído no início da década de 80, a unidade além da reforma, seguramente a maior de toda a sua história, tudo para adequar-se a nova realidade prevista na legislação.
Toda a parte interna já foi revestida de cerâmica (piso, bancada e parede) e nos fundos do prédio estão sendo construídos novos banheiros e vestiários para os marchantes. Da mesma forma, a cobertura do prédio passou por limpeza e pintura. O prefeito Alexandre Dantas fará uma reorganização da administração e controle do matadouro, tudo para melhorar significadamente as condições de abates de animais e, consequentemente, oferecer à população uma carne de boa qualidade. As obras estão em ritmo acelerado e deverão ser concluídas brevemente.

Delegada deve assumir as investigações do caso F. Gomes

A Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte deve designar nos próximos dias, um novo delegado para assumir as investigações, em torno da morte do jornalista Francisco Gomes de Medeiros, assassinado no dia 18 de outubro do ano passado, em Caicó. Ronaldo Gomes, que iniciou o trabalho à frente do caso será substituído por um colega da própria Delegacia de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR). Caberá a Ronaldo Gomes, que recentemente assumiu a delegacia geral, a indicação do novo delegado. Em contato com o Blog de Marcos Dantas, ele disse que não vai demorar a designar um profissional para o caso, e deixou escapar que a escolhida possa ser a doutora Sheyla Freitas.

Governadora anuncia calendário de pagamento até dia 15


A governadora Rosalba Ciarlini tranqüiliza o funcionalismo público quanto ao pagamento da folha salarial de janeiro. Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (11) ao Jornal 96, da 96 FM, ela revelou que até o próximo sábado (15) anuncia o calendário de pagamento para o mês de janeiro, para todo o quadro de pessoal das administrações direta e indireta do Estado.
Para cortar gastos, a governadora confirmou, ainda, que a auditoria vai trabalhar para reduzir em 35% os valores gastos com o pagamento de cargos comissionados em órgãos.
Ela estima que em seis meses – “com muito otimismo” – o governo deverá alcançar o equilíbrio financeiro das contas públicas.

RN em risco

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que, dentre os 16 estados com risco “muito alto” de sofrer uma epidemia de dengue no verão deste ano, 12 estão nas regiões Norte e Nordeste.
O novo mapa de risco da dengue foi divulgado nesta terça-feira (11) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O objetivo do mapa de risco é orientar as ações de prevenção e atenção à saúde para a estação das chuvas neste ano.

Getúlio Rego deverá ser o líder do governo na Assembleia

O deputado estadual Getúlio Rego(DEM) é no momento o nome mais cotado para função de líder do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Além de pertencer ao DEM, mesmo partido da governadora, Getúlio tem larga experiência parlamentar e conhece como poucos o Regimento Interno da Casa e os trâmites que envolvem os bastidores do Poder Legislativo Estadual.

Já o deputado estadual  José Dias(PMDB) almeja continuar exercendo a liderança do seu partido. Seu nome chegou a ser cogitado para a presidência da Assembleia Legislativa, mas  Dias não topou  entrar na disputa.

Caicó: Vereadores querem cassação do presidente da CM

É muito complicada a situação do presidente da câmara municipal de vereadores Waldemar Araújo (PR). Há quem aposte que ele não completará mais de um mês no exercício do cargo. Oito vereadores pediram a sua cassação.

A reclamação são de que ele estaria legislando à revelia da nova mesa diretora, infringindo o regimento interno da câmara e a lei orgânica do município, percebendo-se claramente que seu desempenho, até agora, não tem correspondido de maneira satisfatória às atribuições regimentais.

Os vereadores Júlio Gregório, Raimundo Inácio Lobão, Sandoval Silva, Leleu Fontes, Miltão Batista, Almir Filho, José Maria e Nildson Dantas querem vê-lo no olho da rua.

Sete vereadores caicoenses protocolaram hoje na câmara municipal de Caicó um edital de convocação de assembléia geral extraordinária. Foi marcada para o dia 13 de janeiro de 2011, às 17 horas e 30 minutos. O objetivo é deliberar sobre a instauração de processo administrativo e destituição do cargo do atual presidente Waldemar Araújo. E analisar a possibilidade de afastamento do presidente a partir da instauração do processo.
Fonte: Robson Pires

Henrique aposta em recursos para o Turismo do RN

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, tem pelo menos uma razão para manter no cargo o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa. 

No orçamento de 2011, Henrique Alves destinou R$ 5 milhões em emendas para projetos de infra-estrutura e qualificação de pessoal no segmento turismo no Rio Grande do Norte. A presença de Frederico no segundo cargo mais importante da pasta aumenta as chances do parlamentar liberar as verbas. 

Entre senadores e deputados do estado, o líder do PMDB foi quem mais verbas direcionou ao turismo. 

O senador e agora ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB), e o deputado João Maia (PR) apresentaram, cada um, emendas de R$ 4 milhões.

Da revista Época.

Promotora cancela processo seletivo da prefeitura de Caicó

A promotora de defesa do Patrimônio Pública, Fladja Raiane de Souza, recomendou o cancelamento do processo seletivo aberto pela prefeitura de Caicó, visando o preenchimento de 220 vagas, com remunerações variam entre R$ 538 e sete mil reais. 

Havia denúncias de que esse processo simplificado serviria para ocupar as vagas dos aprovados no concurso público local, mas que sequer foram convocados. 

Além do cancelamento, a representante do Ministério Público determinou o prazo de 24 horas, para que o prefeito Bibi Costa (PR) justifique a realização do exame. A medida será publicada no Diário Oficial de desta quarat-feira (12).

Em Jardim do Seridó concursados serão empossados em fevereiro

As primeiras 75 (setenta e cinco) pessoas colocadas na ordem de classificação do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, realizado em 2010 e que foram convocadas no último dia 3, serão empossadas no próximo dia 1º de fevereiro/2011.

Segundo informou o Secretário Municipal de Administração, João Eudes dos Anjos, o prefeito padre Jocimar Dantas de Araújo presidirá a solenidade de posse dos aprovados a partir das 10 horas do dia 1º de fevereiro, no salão nobre da Prefeitura Municipal, situada na Praça Dr. José Augusto, 228, Centro de Jardim do Seridó/RN.