segunda-feira, janeiro 24, 2011

São Caetano e Novo Pirassununga garantem classificação para semifinal

Duas equipes já garantiram classificação para a semifinal da VI Copa Janeiro de Futsal nos dois jogos realizados no último sábado(22).

No primeiro jogo, o São Caetano tirou de vez as chances do Futsal do Futuro continuar na briga por uma vaga no Grupo A. O Futsal do Futuro equipe que começou a competição como favorito entrou em quadra precisando vencer o São Caetano para continuar vivo na briga por uma vaga para próxima fase, e mais uma vez tropeçou. O São Caetano foi a primeira equipe a garantir vaga para semifinal ao bater o Futsal do Futuro pelo placar de 8X5., com 2 gols de Wellington, três de Adriano e Jorginho, Eduardo e Caçote marcaram um cada. O Futsal do Futuro marcou com Araújo 2, Jefinho, Jobinho e Welson.

No segundo jogo que foi um verdadeiro clássico disputado entre as equipes Palmeiras do Distrito da Serra da Tapuia e o Novo Pirassununga de Sitio Novo. A equipe da cidade entrou em quadra para fazer seu último com nove pontos ganhos, precisando apenas empatar para garantir sua classificação no grupo B para a semifinal.

Já a equipe serrana entrou em quadra com seis pontos ganhos precisando somar pontos para seu último confronto que também é considerado uma clássico e acontecerá nesta terça-feira contra o Mulambo. Sem seus principais reforços a equipe serrana surpreendeu o Novo Pirassununga e com um gol de Kleber abriu o placar do jogo. O Novo Pirassununga que estava com seu time completo lutou e buscou o empate que chegou depois de um forte chute do jogador Renac, a bola desviou do defensor e enganou o goleiro Eduardo que acabou sendo o destaque do jogo com belas defesas realizadas.

O empate acabou sendo um bom resultado para as duas equipes, o Novo Pirassununga somou 10 pontos e garantiu sua classificação no grupo B. Já o Palmeiras foi a sete pontos e joga pelo empate contra o Mulambo, caso vença o jogo também chegará a 10 pontos se igualando com o N. Pirassununga.

Nos jogos de hoje a noite o Força Jovem enfrenta o Cruzeiro na disputa que irá valer o titulo de pior equipe da competição. No outro o Evangelista que soma sete pontos e já está classificado enfrentará o já desclassificado Holanda buscando vencer para brigar pelo primeiro lugar do grupo A.

Faltam três metros para o Gargalheiras transbordar


Entre os maiores reservatórios de água do Rio Grande do Norte, o açude Marechal Dutra, o Gargalheiras está a 3 metros de transbordar. A informação é da direção do Departamento Nacional de Obras contra as Secas - DNOCS.

De acordo com o diretor do órgão na cidade, Manoel Amaral de Medeiros, neste fim de semana o açude tomou 30 centímetros de água, o que corresponde a 1 milhão e 400 mil metros cúbicos em toda a extensão do reservatório.

Quando 'sangra', o Gargalheiras atrai centenas de curiosos que querem ver o chamado 'Véu da Noiva', devido a queda d'água que se forma na parede do açude. 

Com informações do Blog do Marcos Dantas

Defesa Civil estadual envia equipe para região do Trairi


A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania enviou uma equipe para a região Trairi, na manhã desta segunda-feira (24). A área sofreu com as chuvas no fim de semana, e na madrugada de hoje, parte de uma ponte caiu, inclusive, arrastando um carro. Existe ainda a preocupação da barragem Trairi transbordar e alagar os municípios da região.


AÇUDE BARRA DA TAPUIA EM SITIO NOVO/RN
Desde ontem chove em vários municípios da região Trairi. Em Santa Cruz, por exemplo, foram registrados 190 mm, de acordo com a Emater-RN. Já Sítio Novo, teve a maior incidência de chuvas, como índice pluviométrico atingindo 200 mm. Isso fez com que o açude Barra da Tapuia transbordasse. A última sangria havia sido em 2004.


Em Boa Saúde, por exemplo, a prefeitura está conversando com os moradores da área próxima ao rio para que eles saiam da área. Sobre essa determinação, o secretário de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, informou que não há nada oficial.


“A gente ainda não tem informação sobre a barragem Trairi. Sabemos que ela passou por uma reforma e aumentou sua capacidade. Mesmo assim, a equipe vai analisar os riscos”, destaca.
Fonte: Nominuto.com

São Bento do Trairí e Jaçanã tiveram 115 mm e 129 mm de chuvas, respectivamente. Diante de tanta água, os moradores da região Trairi começam a se preocupar com a possibilidade de transbordamento na barragem Trairi.

Por esse motivo, o secretário Thiago Cortez determinou a ida da equipe de Defesa Civil. “O próprio comandante do Corpo de Bombeiros, Elizeu Dantas, está indo para a região. O objetivo é detectar os riscos na área para evitar algum outro incidente como o da madrugada de hoje”, revela.

Após ser arrastado pela correnteza preparador físico do Santa Cruz é encontrado vivo


As fortes chuvas que caíram durante toda noite de ontem na região do tairi comprometeram a estrutura de uma das pontes da BR-226, no trecho que liga o município de Tangará a Santa Cruz causando a queda de uma das pontes no momento em que o preparador físico do Sport Clube Santa Cruz, Edson Barros e Pablo fisioterapeuta do clube, passavam no local e foram surpreendidos pela força das águas que cortou a pista. O carro, um Uno 4 portas, que transportava os dois foi carregado pelas cheia. Pablo e Edson conseguiram se soltar do cinto de segurança e saírem do carro, no entanto, só Pablo resistiu à força da correnteza e segurou-se à uma árvore, Edson sumiu na correnteza mais acabou sendo encontrado ainda com vida.


De acordo com o técnico do Santa Cruz, Wassil Mendes, o profissional, que estava desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (24), está bem e foi socorrido por uma mulher em um sítio em Santa Cruz. O preparador físico foi carregado pelas águas por mais de 10km e só conseguiu se segurar próximo ao sítio onde recebeu ajuda. Apesar das escoriações que sofreu, o preparador Edson Barros, de acordo com Wassil Mendes, está bem.

O técnico Wassil Mendes observou o momento exato do acidente. Segundo o treinador, a água já estava passando por cima da ponte quando os dois carros estavam chegando ao local. Precavido, o técnico preferiu não atravessar a ponte, enquanto o fisioterapeuta e preparador físico arriscaram, sendo levados pela correnteza.

“Vínhamos atrás e, quando vimos, paramos o carro. Graças a Deus está tudo bem com todos”, disse Wassil.

NATUREZA ENCANTO E GRANDEZA


A natureza tão bela
Vejo da minha janela
E fico a perguntar
Existe aqui na terra
Algo mais lindo que ela
Que eu possa admirar?

Ouço em cada amanhecer
Os pássaros alegres a cantar
Juntos fazendo a festa
Pra natureza acordar

Logo enxergo no céu
As nuvens querendo chorar
Não demora muito tempo
Ai é chegado o momento
Pra chuva cair na terra
Fazendo tudo molhar

As águas descem nos rios
Enchendo açudes e barragens
Como é bela a natureza
Que lindo é sua paisagem

O verde desponta nas serras
O homem prepara a terra
Pra fazer a plantação
Gostoso é sentir o cheiro
Cheiro de terra molhada
Que a todo ser agrada
Tão grande é a satisfação

O camponês, firme igual ás rochas
Aduba o chão o quanto possa
Para semente plantar
E assim garantir a colheita
Pra melhor se alimentar

Chuva e água são iguais
Como trovão e relâmpago
Juntos eles fazem a festa
Para muitos causam espanto

Água é fonte de vida
Pelos seres consumida
Sem ela não dar pra passar
Faltando ela, falta tudo
Até lagrimas pra chorar.

Chuva que nos rios deságua
Água que lava e cura as mágoas
Alegria pra vida de que plantou
São elementos da natureza
Obras de Deus, nosso criador

O relâmpago é o clarão
Sobre efeito de descarga elétrica produzido
Por contatos de duas nuvens carregadas
De eletricidade negativa e positiva

Por descarga de eletricidade atmosférica produzida
É conhecido o famoso trovão
Seus nomes ribombo e estrondo
A muitos causam espanto
Parece até assombração

Entre o clarão e ribombo
Vejo a faísca, ouço o estrondo
Pior é quando chega o vento
Aumenta assim o tormento
Pra quem medo de trovão tem
Mas a natureza inteligente
Em atividade chega lentamente
E logo tudo fica bem

Por meio as arvores e rochedos
O barulho da queda dӇgua das cachoeiras
Ao som de voz melodiosa
Os pássaros fazem grande zoeira

A natureza e seus fenômenos
Trabalham com valentia
Uns representam a noite
Outros representam o dia

Na escuridão da noite
Olhando o céu posso enxergar
Lindos pontinhos brilhantes
São as estrelas a brilhar

Que belo é observar a lua
Com luz de noite tão fria
Refletindo sua beleza
Chega a parecer que é dia

O arco-íris sorridente
Dá sua colaboração
Se a chuva começa a cair
Ele chama o sol atenção

O sol chega e muda o clima
Com luz quente feito brasa, aquece e anima
Seja no campo ou na cidade
São fenômenos da natureza
Em constante atividade

Universo, mundo globo,
Planeta, meio ambiente
Água, chuva, sol e vento
Lua, estrela, céu e ar
Tempo, terra, rio e mar
Tudo isso e mais um pouco
Além do dia e da noite
Todos os seres existentes

Assim trabalha a natureza
Tem seu começo tem fim
Exceto a natureza
Devido encanto e grandeza
É tão diferente enfim.

Autora: Maria das Dores Nena de Araújo Silva. 

SITIO NOVO: FORTE CHUVA FAZ COM QUE O AÇUDE BARRA DA TAPUIA TRANSBORDE APÓS SEIS ANOS

A forte chuva que começou a cair no fim da tarde deste domingo no município caindo pela madrugada assustou a muitos seitionovenses, na cidade foi registrado 200mm, no Distrito da Serra da Tapuia o registro foi de 205mm, no Sitio Exú, na fazenda do Senhor Geraldinho Lourenço, chegou a 270mm e no Sitio Malhada do Galdino mais precisamente na fazenda do senhor Pedro Mafra, foi registrado o maior volume de chuva chegando aos 280mm, segundo o próprio proprietário.

A boa noticia é que com a forte chuva que caiu, o principal açude da cidade que desde 2004 não sangrava, amanheceu esta segunda transbordando virando motivo de festa para população do município que foi até o sangrador do açude para ver de perto sua forte correnteza que acabou interrompendo o acesso as diversas comunidades rurais inclusive ao Distrito da Serra da Tapuia.

A população do Distrito da Serra da Tapuia veio ver de perto a sangria do Açude Barra da Tapuia. Um dos moradores do Distrito, seu Antonio Vitorino não resistiu e caiu na água para comemorar .

Alguns populares que não conseguiram volta pra casa ontem por causa da chuva, contaram com a ajuda de pessoas para enfrentar a correnteza da sangria e conseguiram chegar do outro lado, alguns se arriscaram a atravessar a correnteza de moto. Mais quem não teve coragem de enfrentar a travessia contou com a ajuda do pescador Xixico que abordo de sua canoa conseguiu ajudar algumas pessoas a atravessar o percurso tomado pela água. 
 
Outra turma que também festejou foi os pescadores que aproveitaram o bom momento em que os peixes nadam contra a correnteza para pescar.
A prefeitura tratou de mandar um trator para retirar a vegetação. 
A chuva também causou alguns estragos na parede do Açude como da pra ver na imagem abaixo, o medo agora da população é que hoje caia mais chuva e com isso possa causar um estrago maior na estrutura da parede.  
Na cidade graças as obras de drenagem que estão sendo executadas não teve muito estrago causado pela chuva. Mais como da pra se ver na foto a chuva casou ainda uma deficiência na estrutura de um quiosque que está em construção. 
Na saída da cidade que dá acesso ao município de Lagoa de Velhos a correnteza também é grande. Conseguimos flagrar alguns homens se arriscando na travessia. Para se ter uma idéia do volume de água que se espalha no riacho, a água chegou próximo ao muro da Creche que está em condtrução.
Os moradores do Conjunto do Campo foram os que mais sofreram com a chuva, lá varias casas foram invadida pela a água. A casa de Cosme foi a mais atingida, o morador contou com ajuda de amigos para montar uma barricada que está sendo formada com sacos de areia para se prevenir das próximas chuvas.