segunda-feira, janeiro 31, 2011

Ficha Limpa alterou lista de senadores eleitos em outubro


A Lei da Ficha Limpa teve impacto já nas últimas eleições para o Senado: em outubro, quatro candidatos de diferentes estados conquistaram votos suficientes para garantir vaga na Casa, mas foram considerados inelegíveis por causa da lei, aprovada em maio. Nessa situação, encontram-se Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Jader Barbalho (PMDB-PA), João Capiberibe (PSB-AP) e Marcelo Miranda (PMDB-TO), que tiveram as candidaturas indeferidas. Em seu lugar, tomam posse nesta quarta-feira (1º) candidatos que ficaram atrás deles nas respectivas votações.

A Lei Complementar 135, de 4 de junho de 2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, visa impedir que candidatos condenados pela Justiça possam concorrer em eleições. As condenações, nesse caso, têm de ser resultado de decisões colegiadas (ou seja, de um grupo de juízes). A lei também impede candidatura de quem renuncia a mandato para escapar de eventual cassação. O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Congresso Nacional após intensa mobilização social, liderada por entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que coordenou a apresentação de um projeto de iniciativa popular.

Na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima foi o candidato ao Senado com o maior número de eleitores no estado: mais de 1 milhão de votos. Ele teve o registro negado devido a uma condenação por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durantes as eleições de 2006, quando concorreu ao governo estadual. Em seu lugar, toma posse José Wilson Santiago (PMDB), que obteve 820 mil votos.


No Pará, o ex-senador Jader Barbalho (PMDB) conquistou 1,79 milhão de votos, ficando em segundo lugar. No lugar dele, toma posse Marinor Brito (PSOL), que obteve 727 mil votos. Ela, porém, não foi a terceira colocada, e sim a quarta. O terceiro colocado foi Paulo Rocha (PT), que também teve a candidatura negada pela Justiça Eleitoral.

Jader Barbalho foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa porque renunciou ao mandato de senador em 2001 para evitar uma possível cassação. Paulo Rocha fez o mesmo em 2005, quando renunciou ao mandato de deputado federal após ser acusado de participar do escândalo do mensalão.

No Amapá, João Capiberibe foi o segundo mais votado para o Senado, com 130 mil votos. Ele tentava a reeleição. A Justiça indeferiu sua candidatura porque, em 2004, Capiberibe teve o mandato de senador cassado sob a acusação de compra de votos. Em seu lugar, assumirá Gilvam Borges (PMDB), que ficou em terceiro lugar, com 121 mil votos. Gilvam já havia substituído Capiberibe em 2005, quando este teve o mandato cassado.

Em Tocantins, o ex-governador Marcelo Miranda ficou em segundo lugar, com quase 341 mil votos. Em 2009, ele teve o mandato de governador cassado sob a acusação de abuso de poder político durante as eleições de 2006. Vicente Alves de Oliveira (PR), que recebeu 332 mil votos e ficou na terceira colocação, tomará posse no lugar de Marcelo Miranda.

Randolfe Rodrigues disputará a Presidência do Senado pelo PSOL


O PSOL confirmou há pouco a candidatura do senador Randolfe Rodrigues (AP) à Presidência do Senado. Ele terá como único adversário o atual presidente da Casa, o senador José Sarney (PMDB-AP). Se for reeleito, Sarney presidirá o Senado pela quarta vez. "A nossa candidatura não é de oposição e não é contra ninguém. O Senado tem que ser a Casa do debate, da diversidade, da pluralidade. Não pode ser espaço de unanimidade e monólogos", afirmou Randolfe há pouco em entrevista à imprensa.

Novos senadores tomam posse e se reúnem aos que já estão no cargo para eleger presidente do Senado


Os 54 senadores eleitos em outubro vão tomar posse nesta terça-feira (1º), às 10h, em Plenário. Às 11h, eles vão se juntar aos 27 que ainda contam com mais quatro anos de mandato para eleger o presidente e demais membros da Mesa que vai comandar o Senado nos próximos dois anos. O atual presidente, José Sarney (PMDB-AP) é candidato a reeleição. Indicado por seu partido, ele conta com apoio declarado de vários partidos. A exceção é o PSOL, que decidiu lançar a candidatura de Randolfe Rodrigues (AP), um dos novos senadores.

Na quarta-feira (2), a movimentação vai girar em torno da instalação da 1ª sessão legislativa da 54ª Legislatura do Congresso Nacional - que segue até 2014, num ciclo de quatro anos, e vai até as próximas eleições gerais. Os senadores estarão ao lado dos 513 deputados eleitos no último pleito, igualmente empossados na véspera, às 16h, no Plenário da Câmara dos Deputados.

A presidente da República, Dilma Roussef, participará da sessão conjunta de abertura da nova legislatura. Também confirmaram presença os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, e do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Levandovsky, além de autoridades militares e representantes do corpo diplomático.

Se confirmado presidente do Senado, Sarney é quem estará no comando dos trabalhos da sessão de instalação da nova legislatura. O quadro político das duas últimas semanas fortaleceu uma solução em torno de seu nome. Na quinta-feira passada (27), no entanto, o PSOL reuniu sua bancada e anunciou discordar da "aparente pacificação e consenso" em torno da reeleição de Sarney. Nesta segunda (1º), o partido acabou confirmando o nome de Randolfe para disputar o cargo.

A favor do atual presidente, contam articulações partidárias avançadas, com definição de espaço na Mesa para as legendas que apóiam sua recondução. A 1ª vice-presidência deve ficar com o PT, que vai inaugurar um novo arranjo político para atender aos dois integrantes interessados no cargo: os senadores José Pimentel (CE) e Marta Suplicy (SP) vão se alternar no posto a cada ano desse próximo biênio.

Dos 54 senadores que vão ser empossados, 17 haviam concluído seus mandatos e foram reeleitos; cinco já foram senadores e estão retornando; e 32 vão estrear na Casa. Como previsto no Regimento Interno do Senado, Sarney vai presidir a sessão de posse, pois é o presidente que vem da legislatura anterior e prossegue no mandato de senador (até 2015). O termo constitucional de posse será lido pelo senador Itamar Franco (PPS-MG) em nome dos demais.

A previsão é de que cerca de mil pessoas compareçam ao Senado para a posse dos novos senadores. Houve necessidade de limitar o número de pessoas em Plenário, com cotas de convite para cada senador. Mas a sessão poderá ser também acompanhada por telões que serão instalados nas salas das comissões, nas Alas Nilo Coelho e Alexandre Costa.

12% dos deputados que tomam posse são estreantes na política


Nesta terça-feira, 513 deputados federais tomarão posse na Câmara. Desse grupo, a maioria foi reeleita (288 dos eleitos já eram deputados na data da eleição) ou já teve alguma experiência em cargos eletivos no Executivo ou no Legislativo. Mas 61 deles, ou 11,9% do total, nunca exerceram qualquer cargo eletivo. Proporcionalmente à quantidade de vagas, é na região Centro-Oeste em que está a maioria dos novatos (17,1%). Já no Sul, apenas 6,5% nunca foram eleitos antes. Essa turma, contudo, não é tão iniciante assim.

Cerca de dois terços deles (40) já tiveram contato direto com a política – são parentes de políticos, já exerceram cargos públicos não eletivos no Executivo ou acumulam essas duas experiências. Quase um terço (19) é de empresários; os religiosos reúnem 11,5% (7) dos novatos ;e os representantes de movimentos sociais, como de organizações não-governamentais, somam 9,8% (6) do total. A soma das categorias ultrapassa os 61 novatos porque alguns deles fazem parte de mais de um grupo.

Parentes na política
Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) nunca havia se candidatado e, na primeira tentativa, recebeu mais de 220 mil votos. Ele é irmão de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), eleito deputado federal por cinco vezes consecutivas e nomeado ministro no último governo. Segundo Lúcio, o sobrenome foi fundamental para o resultado: “A população já conhece o perfil de atuação da nossa família”. O deputado eleito também garante que o histórico político familiar vai facilitar o exercício do mandato. “Eu já inicio o mandato com amizades no Congresso e conhecimentos sobre o funcionamento da Câmara. Dessa forma, ganho tempo, já que não preciso passar por um período de aprendizagem sobre a burocracia da Casa”, espera.


O exercício de cargos não eletivos também garantiu a boa parte dos novatos contato anterior com a política. É o caso de Zé Silva (PDT-MG), funcionário de carreira da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater – vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado) e presidente da entidade entre 2003 e 2010. A chefia da empresa pública, segundo Zé Silva, garantiu duas vantagens: capacidade de gestão e notoriedade. A primeira serviu para criar estratégias de campanha, já a segunda assegurou boa parte dos mais de 110 mil votos conquistados logo na primeira candidatura.

Deputados empresários
Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), cerca de 48% dos 513 deputados eleitos no ano passado são empresários. Um exemplo é Nelson Padovani (PSC-PR), que atua nos setores imobiliário e agrícola e foi eleito deputado após a segunda tentativa. Para ele, a falta de experiência no setor público é compensada pela prática empresarial. “Estar à frente de projetos que se consolidaram e cresceram nos últimos anos propiciou o aprendizado sobre as transições econômicas pelas quais já passamos, sobre os modelos governamentais e, principalmente, sobre as realidades das diferentes classes sociais”, argumenta.


O alto número de deputados empresários, segundo publicação do Diap intitulada “Radiografia do novo Congresso 2011-2015”, é resultado do fato de que “os agentes econômicos preferiram disputar a eleição para o Legislativo, cuja pauta vai incluir matérias trabalhistas e a reforma tributária, em lugar de enviar meros representantes”.

Deputados do RN tomam posse nesta terça-feira


Nesta terça-feira, (1/2), os 24 deputados eleitos no último pleito tomarão posse para a 60ª legislatura e também elegem a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para o biênio 2011-2012.

Durante o dia serão realizadas duas sessões preparatórias. A primeira sessão, marcada para as 16h, será conduzida pela atual presidente do parlamento estadual do RN, deputada Márcia Maia, para posse dos parlamentares. Logo após o término desta sessão, ocorrerá a eleição da nova mesa diretora.

Os deputados retornarão ao plenário no dia 15, para a leitura da mensagem anual pela governadora Rosalba Ciarlini e início dos trabalhos legislativos. Nos primeiros quinze dias de fevereiro, o parlamento mantém o mesmo horário de funcionamento do recesso, das 8h às 13h, voltando ao seu horário de funcionamento normal a partir do dia 15.

Para a 60ª legislatura, a Assembléia Legislativa vai estar com o seu plenário renovado em um terço. Entre os “novatos” estão Luiz Antônio Lourenço de Farias, mais conhecido como Tomba, do PSB, que tem bases eleitorais no município de Santa Cruz, na região Trairi, onde foi prefeito por dois mandatos. Também estréia no plenário do Legislativo Dibson Nasser, do PSDB. Vivaldo Costa, do PR, que participou da atual legislatura, mas assumindo como suplente, volta entre os novos.

Com bases eleitorais no Alto Oeste do estado, Gustavo Fernandes também vai ocupar uma cadeira no plenário pela primeira vez. Da região do Vale do Açu chega ao Legislativo George Soares (PR). No bloco dos novatos também estão Fábio Dantas, do PHS, o ex vereador de Natal Hermano Morais (PMDB), e Agnelo Alves, do PDT, ex-senador e ex-prefeito de Parnamirim.

Welson Mikaell é o Artilheiro da VI Copa Janeiro de Futsal

Apesar de sua equipe não ter passado da primeira fase da VI Copa Janeiro de Futsal, o atlelta Welson foi o representate do Futsal do Futuro durante a entrega das premiações. Welson garantiu o prêmio de artilheiro da competição com 11 gols marcados durante os quatro jogos de sua equipe pela primeira fase. O troféu de artilheiro foi entregue pelo Secretário Municipal de Esporte Wagner de Holanda Brasil.   

VEJA UM DOS GOLS DO PALMEIRAS SOBRE O NOVO PIRASSUNUNGA

População aproveita o domingão nas águas do Açude Barra da Tapuia

 

Uma semana depois da sangria do Açude Barra da Tapuia, a população sitionovense aproveitou o domingão e as águas frias do principal reservatório da cidade para o lazer.

Adultos e crianças aproveitaram bem o dia e lotaram as margens da passagem molhada, local onde acontece a sangria do açude e é uma das partes mais raza e propria para o banho.

Jogadores do Palmeiras comemoram titulo nas ruas do Distrito

 

"UMA BELA FINAL"


Isso é o que todos que compareceram ao Ginásio de Esporte Raimundo Inácio dos Santos do Distrito da Serra da Tapuia para prestigiar a grande final da 6º edição da Copa Janeiro de Futsal realizada pela Prefeitura Municipal de Sitio Novo estão comentando no município.

Essa foi a primeira vez que a competição foi realizada no Distrito da Serra da Tapuia, diferentemente dos anos anteriores que a mesma era realizada na Quadra de Esporte situada a Rua Ferreira Chicó na sede do Município.
O publico estimado em mil pessoas que estiveram no ginásio, puderam prestigiar o bom futebol das duas equipes que chegaram até a final e fizeram uma bela partida digna de uma decisão jamais vista nas edições anteriores da copa. A tradicional rivalidade entre Serra da Tapuia e Sitio Novo dessa vez rendeu um belo espetáculo para o futsal do município. A Serra estava representada pelo Palmeiras, já Sitio Novo estava representada pelo Novo Pirassununga.

Primeira Etapa
Com uma equipe mais jovem e de boa marcação o Novo Pirassununga começou melhor a primeira etapa e abriu o placar aos 3 minutos com o camisa 7 Galeguinho e aos 4 minutos ampliou com camisa 5 Rogerinho. Aos 7 minutos empurrado pelo grande barulho provocado por sua torcida, o Palmeiras conseguiu diminuir com camisa 9 Pené. O jogo continuou eletrizante com muitos gols perdidos e grandes defesas realizadas pelos goleiros das duas equipes. Depois de muitos gols perdidos, aos 14 minutos da primeira etapa o camisa 17 Altiele empatou a partida que terminou assim até o fim da primeira etapa.

Segunda Etapa
Mesmo com o inicio da segunda etapa o ritmo do jogo continuou igual o da primeira etapa e só aos 8 minutos o Novo Pirassununga mais uma vez com um gol de Galeguinho saiu a frente no placar. A cada gol sofrido pelo Palmeiras mais a torcida incentivava a equipe, com isso, aos 11 minutos da segunda etapa o camisa 5 Eron tratou de retribuir o apoio de sua torcida e deixou tudo igual novamente. O empate permaneceu até o fim da segunda etapa.

Prorrogação
Na prorrogação a experiência dos jogadores do Palmeiras e o grande apoio da torcida serrana foi superior a boa marcação do Novo Pirassununga quando a 20 segundos da primeira etapa o camisa 9 Pené marcou seu segundo gol virando a partida. O gol fez com que o Novo Pirassununga partisse pra cima se arriscando e facilitando o contra ataque do Palmeiras que soube aproveitar e logo no segundo minuto da segunda etapa da prorrogação ampliou o placar com mais um gol de Altiele. Daí pra frente ficou ainda mais fácil furar a forte marcação da equipe sitionovense e aos 3 três minutos o camisa 6 pinto fechou o placar em 6X3.
Ao fim do jogo a torcida caiu em quadra para comemorar junto com os jogadores do Palmeiras o titulo de Campeão Sitionovense de Futsal 2011.  


PALMEIRAS É O CÃMPEÃO DA VI COPA JANEIRO DE FUTSAL





NOVO PIRASSUNGA PERDE TITULO MAS GARANTE MELHOR DEFESA


A equipe do Novo Pirassununga além do troféu de vice-campeão, também levou 300,00 (trezentos reais) em dinheiro.

Apesar de sua equipe não ter garantido o titulo municipal de futsal, o goleiro e capitão do Novo Pirassununga, Uesclay recebeu das mão do Arbitro Luiz Antonio o troféu de goleiro menos vazado com apenas oito gols sofridos em sei jogos. Além do troféu o jogador também faturou o valor de 50,00 (cinquenta reais) pela conquista individual.     


São Caetano garante 3º colocação

Depois da derrota para o Plameiras pela semifinal da VI Copa Janeiro de Futsal, o São Caetano voltou à quadra neste sábado para enfrentar o Evangelista que também foi desclassificado ao perder para Novo Pirassununga em um jogo onde a briga seria pela terceira colocação da copa.

O são Caetano, equipe da Serra da Tapuia, entrou em quadra como favorito, além de contar com seu principal jogador e destaque da competição Wellington, também contou com total apoio de todos que prestigiaram a copa, e venceu a equipe do Evangelista por 5X3 e garantiu o troféu de terceiro lugar e 200,00(duzentos reais) em dinheiro. Os gols da equipe foram marcados por Wellington (03), Joelson e Jorginho.      


Wellington se destacou este ano na competição pela rapidez, habilidade e dribles desconcertantes que agitaram o público que prestigiou a VI Copa Janeiro de Futsal.