quinta-feira, fevereiro 10, 2011

GIRO PARABENIZA

É com muito prazer que o blog parabeniza hoje o jovem suplente de vereador do município de Sitio Novo Sarú Iareana de Carvalho Mafra pelo seu aniversário. Sarú é filho do Ex-prefeito Francisco Canindé Mafra mais conhecido por Chiquinho Camilo e de Nadja Maria que acabou de Assumir a Secretaria Municipal de Assistencia Social do município.     

Desejo a você meu amigo e leitor, muitas felicidades, saúde e paz.  

Pretinho irá responder pela EMATER do Trairi

O Sr. Nelson Martins de Lima Neto, mais conhecido como Pretinho, foi nomeado pela governadora Rosalba Ciarlini para responder pelo escritório regional da EMATER do Trairi. A portaria foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado. 

Florânia: homem é ferrado na barriga por traficantes


Delegado George David

O desempregado Airton Barbosa do Nascimento, de 30 anos, foi marcado a ferro na barriga por causa de uma dívida de R$ 20 com traficantes. O crime foi cometido na cidade de Florânia por três homens e um adolescente na sexta-feira passada (4), mas só chegou ao conhecimento da polícia local na terça-feira (8). O delegado George David Costa Souza Leão é o responsável pelas investigações. Florânia fica a 216 quilômetros de Natal.

De acordo com informações colhidas pelo portal TN Online junto a policiais da região, Airton Barbosa teria saído de casa na sexta-feira para a casa do adolescente, onde iria quitar a dívida que tinha com traficantes de droga. "Ao chegar no local combinado, ele foi rendido pelos três homens e o adolescente pegou o ferro que já estava na brasa e ferrou o desempregado na barriga. Depois, eles mandaram o Airton correr e disseram que caso ele os denunciasse iria morrer", disse um policial. Ainda na fuga, um dos homens atirou uma pedra, que atingiu a cabeça de Airton.

O crime só foi descoberto porque vizinhos de Airton Barbosa, mesmo contra a vontade dele, denunciaram o caso à polícia. "Desde então estamos investigando esse caso liderados pelo delegado George David. Ainda não podemos afirmar quem tenha cometido esse crime, mas a primeira linha de investigação será contra um homem cujo nomes tem as iniciais 'R' e 'S', as mesmas do ferro usado para marcar a vítima". Para não atrapalhar as investigações, o TN Online não vai divulgou o nome do principal suspeito.

Rosalba consegue apoio do Ministro da Educação para Instituto de Neurociência e Centro Tecnológico de Eólica


Na primeira audiência que teve na tarde desta quarta-feira (09), em Brasília, com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a governadora Rosalba Ciarlini conseguiu apoio para projetos importantes nas áreas da educação e desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. O ministro se comprometeu a dar atenção especial ao Centro Tecnológico de Energia Eólica, tanto na construção e aparelhamento da sede, que atenderá Natal e a região metropolitana, quanto ao interior, através de laboratorios móveis. 

Outro pleito apresentado pela governadora, que foi prontamente atendido por Fernando Haddad, foi a expansão do centro de formação do Instituto Internacional de Neurociências de Natal para outros  municípios do RN. O Instituto está localizado em Macaíba. "O trabalho do neurocientista Nicolelis é fundamental no combate à mortalidade materno-infantil", argumentou a governadora, que ouviu do ministro que esse projeto e outros do novo Governo do Rio Grande do Norte terão todo apoio dele. Haddad elogiou a escolha da secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, e repetiu que Rosalba pode contar com seu empenho para melhorar a educação do RN.

Anunciando que voltará muitas vezes ao Ministério da Educação, Rosalba solicitou apoio do ministro para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A governadora estava acompanhada dos deputados federais Felipe Maia e Sandra Rosado, do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e da chefe da representação do RN em Brasília, Adriana Motta.

Rosalba visita senador Garibaldi Alves


Em viagem a Brasíla, a governadora Rosalba Ciarlini esteve no gabinete do senador Garibaldi Alves. Na visita, ela pediu o apoio do senador para os projetos do Estado e deu informações sobre as audiências que está tendo em Brasília, desde ontem, inclusive com a presidenta Dilma Rousseff, que garantiu prioridade para o Aeroporto de São Gonçalo e apoio ao Centro Tecnológico de Energia Eólica.

Presidenta Dilma diz que Aeroporto de São Gonçalo é questão de honra para seu governo


A governadora Rosalba Ciarlini nem precisou esperar a reunião dos governadores do Nordeste com a presidenta Dilma Rousseff - marcada para o dia 21 de fevereiro, em Aracaju - para ter a resposta que esperava em relação ao Aeroporto de São Gonçalo, até então conceituado como ponto principal da pauta que será levada ao encontro. Nesta quarta-feira, 09, Rosalba foi recebida pela presidenta, em Brasília, e dela recebeu a garantia de que a obra é prioridade em seu governo. "A presidenta foi taxativa: o Aeroporto de São Gonçalo é uma questão de honra para o governo", repetiu otimista a governadora.

Além do aeroporto, a presidenta assegurou apoio ao Centro de Tecnologia de Energia Eólica do Estado do Rio Grande do Norte, que terá projeção mundial. "Foi a comprovação do que sempre falávamos sobre o tratamento que a presidenta daria ao nosso Estado, dentro do projeto de combate às desigualdades e pobreza", afirmou Rosalba.

A governadora foi ao Palácio do Planalto acompanhada pelo líder do PMDB, deputado Henrique Alves, que considerou o encontro uma demonstração de maturidade política, espírito público. O deputado disse acreditar que o Rio Grande do Norte terá a atenção merecida, como sempre esperou a governadora.

Justiça condena UFRN a pagar indenização por erro médico


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte a pagar indenização de R$ 20 mil por erro médico cometido pela Maternidade Escola Januário Cicco. A decisão foi do juiz Federal Marco Bruno Miranda, da 3ª Vara Federal.

A ação foi promovida por uma dona de casa, de 37 anos, que se submeteu a uma cirurgia no colo do útero e sofreu uma infecção devido a uma compressa de gaze que foi deixada no canal vaginal. 

A denúncia foi feita em setembro do ano passado, dois meses depois já havia sido realizada a audiência de conciliação e essa semana, na segunda audiência, o Juiz já proferiu a sentença.

Secretaria Municipal de Saúde abre processo seletivo para médicos


A Secretaria Municipal de Saúde abre processo seletivo interno (edital 001/2011) para profissionais médicos que irão compor as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Serão oferecidas 45 vagas. As inscrições estarão abertas de 14 a 23 de fevereiro de 2011, no horário das 12 às 14h, no Núcleo de Cadastro e Lotação – NCL da SMS, que fica localizada na Rua Fabrício Pedrosa, 915, térreo, Areia Preta.

O processo seletivo será para profissionais efetivos do quadro da SMS, cedidos por força da municipalização de Natal, e de outros órgãos da Administração Pública. A carga horária será de 40 horas semanais, distribuídas diariamente das 7:30 às 11:30h e das 13:30 às 17:30 horas.

O servidor aprovado deverá desenvolver atividades de promoção e prevenção, diagnóstico e tratamento da saúde das famílias cadastradas, nas referidas áreas de abrangências, conforme normas técnicas da SMS em consonância com as orientações do Ministério da Saúde.

Será ofertada uma gratificação de incentivo ao Programa Saúde da Família no valor de 3.800,75 (três mil e oitocentos reais e setenta e cinco centavos) para o profissional médico que atue em unidades de difícil acesso e 3.575,00 (três mil, quinhentos e setenta e cinco reais) para médicos lotados nas demais unidades.

Suplente de vereador que obteve apenas 9 votos poderá assumir vaga na câmara de ouro branco


O suplente de vereador Roberto de Silvestre (PHS), (foto) que obteve apenas 9 votos nas eleições municipais em Ouro Branco/RN, poderá assumir temporariamente a vaga que será aberta pela vereadora Cinthia Lidiane (PHS), que deverá entrar de licença maternidade.

O dono natural da vaga seria o Médico, Francisco Lucena de Araújo Filho, Dr. Araújo (PSB), que obteve 143 votos, ficando com a primeira suplência da coligação Acorda Ouro Branco, mas em dezembro do ano passado, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) determinaram que a Câmara dos Deputados empossasse o primeiro suplente do partido, e não da coligação, no lugar do ex-deputado Natan Donadon (PMDB-RO), que havia renunciado ao mandato. Diante desta situação, vários suplentes estão entrando no STF pedindo que a mesma decisão seja tomada no caso.


Trazendo esta realidade para Ouro Branco, ainda não se sabe quem será o suplente que assumirá o cargo de vereador. Mas tudo indica que o Presidente da Câmara deverá convocar o suplente da coligação, no caso, Dr. Araújo, haja vista o motivo da vacância atingir um curto período.


O vereador Roberto de Silvestre que obteve apenas 9 votos na eleição de 2008, acredita que seu sonho poderá se realizar. O direito dár-se pelo entendimento do MS 29988, em que a Suprema Corte reafirmou que o mandato eletivo pertence ao partido político (e não à coligação pela qual se elegeu) e que, portanto, em caso de vacância, o partido tem o direito de manter a representação obtida nas eleições.

Empresário de Jorge e Mateus interessado em comprar festa de Santa Rita de Cássia 2011


De acordo com o Blog do Édipo Natan, um dos empresários da dupla sertaneja de sucesso nacional Jorge e Mateus estaria interessado em comprar a festa de Santa Rita de Cássia 2011. Já falam em Bruno e Marrone e Jorge e Mateus no pavilhão de Santa Rita de Cássia 2011.
Confirmada a informação, seria muito importante que o Padre Vicente fechasse este negócio com a maior rapidez e competência possível. A Cidade Santuário tem que começar a pensar como tal, pois até não saiu do 0 a 0.
Um dos desafios do novo Pároco é colocar toda esta estrutura para funcionar, é difícil, mas sem atitude não será possível chegar aos bons resultados.

RESULTADO DA 4º RODADA DO ESTADUAL

Alecrim 0X1 América

No Classico natalense realizado no Estadio do Machadão, o América conseguiu se manter na liderança ao vencer o Alecrim com uma gol de Thiago Lima aos 12 minutos da segunda etapa.

Palmeira 2X4 ABC

Depois da derrota para o Santa Cruz em pleno Fraqueirão, o ABC foi a Goianinha para enfrentar o Palmeiras e voltou a somar pontos ao bater a equipe goianinhense pelo placar de 4X2. Os gols da vitória alvinegra foram assinalados por Reinaldo (2), Tiago Garça e Éderson. Diego e Nino descontaram para o Palmeira.

No Marizão Corintians 0X1 Assu

No Marizão em Caicó, o Assu que foi goleado pelo o América no final de semana, venceu a equipe do Seridó com um gol de Leonardo aos 36 minutos da primeira etapa.

Potiguar 1X1 Centenário

Em Mossoró, Potiguar e Centenário repetiram a soma de pontos do fim de semana ao empatar em 1X1. As duas equipes que não saíram zero a zero em seus jogos da 3º rodada se enfrentaram e desta vez o empate foi com gol. O Centenário sai na frente com o Gol de Odair aos 43 minutos do primeiro tempo, mas Kleberson empatou para o potiguar aos 29 da segunda etapa.

Santa Cruz 1X0 Baraúnas

Depois de vencer o ABC dentro do Frasqueirão o Santa Cruz recebeu o Baraúna no estádio Iberezão e pelo placar de 1X0 derrotou a equipe mossoroense e garantiu a vice liderança do estadual. O gol do Santa foi marcado por Didi potiguar aos 18 minutos do primeiro tempo.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO ESTADUAL 2011.

1 AMERICA ======================================================12 Pontos


2 SANTA CRUZ ==================================================10 Pontos


3 ABC ==========================================================09 Pontos


4 PALMEIRAS DE GOIANINHA ======================================07 Pontos


5 ALECRIM ======================================================05Pontos


6 CORINTHIANS DE CAICÓ ========================================03 Pontos


7 ASSU =========================================================03 Pontos


8 CENTENARIO PAUFERRENSE ====================================02 Pontos


9 POTIGUAR DE MOSSORÓ ========================================02 Pontos


10 BARAUNA ====================================================01 Pontos

Ameaça contra blogueiro em Serra Negra do Norte

Em Serra Negra do Norte, o redator do serranegraemfoco.com, Túlio Dantas, após publicar uma enquete que visava a intenção de votos da população para a sucessão 2012, recebeu ligações de um número “desconhecido”, onde lhe foi dito que “LHE QUEBRARIAM OS DENTES”. É necessário ressaltar que o redator, um adolescente de apenas 15 anos, porém com uma mentalidade de um homem feito. Se tem quinze anos, é menor e ameaçar um menor é crime, diga-se de passagem, de maior gravidade.

Novo Delegado no caso F. Gomes

O Diário Oficial do Estado, trouxe em sua edição nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, a portaria nomeando o delegado MÁRCIO DELGADO VARANDAS, para assumir as investigações da morte do jornalista F Gomes.


A portaria n.º 010/2011, foi assinada pelo Delegado Geral de Polícias Civil, Ronaldo Gomes de Morais.

A previsão é que o delegado Marcio Delgado, que é da DEICOR, chegue ainda nesta quinta-feira, dia 10, à Caicó, para dar andamento nas investigações que já concluíram quem é o autor material da morte do jornalista, ou seja, quem matou, que foi João Francisc dos Santos, o Dão.

O Ministério Público acredita que existem os autores intelectuais para serem presos. Eles teriam planejado a morte de F Gomes.


Fonte: sidneysilva.com.br

Brasil produzirá versão genérica de medicamento para aids e hepatites

O registro de comercialização da versão genérica do tenofovir para o laboratório oficial Fundação Ezequiel Dias (Funed - Governo de Minas Gerais) foi concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução 487/2011. De acordo com o Ministério da Saúde, com a autorização, nove milhões de comprimidos começarão a ser produzidos a partir da próxima semana, o que representará uma economia de aproximadamente R$ 410 milhões ao País no decorrer de cinco anos (até 2015). Atualmente, cerca de 64 mil pacientes de aids e 1,5 mil de hepatites fazem uso do tenofovir no Brasil. O primeiro lote nacional do medicamento estará disponível para os pacientes no final de março.

Escolas públicas receberão 20 mil aparelhos multimídia este semestre

Até o fim deste semestre, as escolas públicas receberão um equipamento multimídia que auxiliará na dinâmica do aprendizado em sala de aula. O aparelho chamado ProInfo, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, veio para substituir o projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD.