sexta-feira, fevereiro 11, 2011

GIRO PARABENIZA

Quem está soprando velinha nesta sexta-feira, e o blog não poderia deixar de registrar e  parabenizar, é a senhora Maria Verônica, mãe da pequena Yamim e esposa do meu grande amigo e companheiro de trabalho Ronilson Lourenço.

Desejo que sua vida seja repleta de saúde, alegria e emoções.

Nadja é a nova secretária da SETHAS de Sitio Novo

Com saída da senhora Marisa Rodrigues da Silva, que desde 2005 estava a frente Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social do município de Sitio Novo, para assumir a coordenação da SETHAS Estadual. Entrou em cena como titular da pasta municipal a senhora Nadja Maria de Carvalho que já fazia parte da equipe de Marisa, estando a frente da coordenação do CRAS municipal. 


Santa Cruz tem nova Secretária de Turismo


A turismóloga Marcela Pessoa deixa a coordenação de Turismo de Santa Cruz para assumir a titularidade da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, antes ocupada pelo vice-prefeito, Joca Ferreira (PSB).
Marcela Pessoa tem experiência e competência para assumir a pasta, que foi criada na gestão do Prefeito Péricles, afim de contemplar as necessidades do Santuário de Santa Rita.
Fonte: Blog do Wallace

Ex-prefeito de Ipueira é condenado por improbidade administrativa


O ex-prefeito de Ipueira, Edgar Horácio de Medeiros, foi condenado por ato de improbidade administrativa. Ele teria adquirido equipamentos para maternidade do município “sem o devido processo licitatório ou regular procedimento de dispensa de licitação”.

Segundo a decisão da juíza Tânia de Lima Villaça, Edgar Horácio “terá suspensos seus direitos políticos pelo prazo de seis anos e proibida sua participação em contratos com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco”.
Fonte: Robson Pires

Equipe do Mais Você já esta em Acari

 A equipe de gravações do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo já está em Acari e já começaram a gravar no município. Hoje, às 10 horas, haverá uma filmagem dos talentos locais na praça central.

Presidente da FEMURN alerta prefeitos sobre redução no repasse do FPM


Depois de surpreender positivamente prefeitos e gestores municipais no mês e na primeira parcela do mês de fevereiro, o Fundo de Participação dos Municípios deverá ter reduções drásticas nas outras duas parcelas de fevereiro e também no mês de março.

O alerta foi feito nesta quinta-feira, pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) após receber as previsões dos próximos repasses, feitos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e conversar também com técnicos do Governo Federal em Brasília. “Os prefeitos devem, literalmente, puxar o freio de mão, conter os gastos para ter surpresas bastante desagradáveis nos próximos meses”, alertou o prefeito Benes Leocádio, presidente da FEMURN.

Defesa Civil faz levantamento de pontos de risco em Caicó


O coordenador da Defesa Civil do RN, tenente-coronel BM Josenildo Acioli (na foto ao lado do secretário municipal de Infra-Estrutura Fernando Dionísio), esteve em Caicó, nesta quinta-feira (10), para fazer um levantamento das áreas de risco, tendo em vista a proximidade do período chuvoso na região.

Segundo Acioli, um relatório será encaminhado ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, para que possa despachar com secretário de Justiça e Cidadania, e, com isso, repassar informações do que deve ser feito pela coordenadoria municipal da Defesa Civil, como as medidas preventivas antes das chuvas.

Um dos locais visitados foi à passagem molhada entre os bairros Paraíba e João XXIII. “Aqui algumas residências estão em situação de risco, por estarem nas margens do rio [Barra Nova]. A recomendação para o Poder Público viabilizar a retirada do pessoal, se possível, ou cadastrar as famílias que estão em áreas de risco. E, futuramente, a criação de projetos de relocação dessas famílias”, disse o oficial.

Sobre o açude Itans, o tenente-coronel ter vistoriado a obra para conter a erosão na parede do reservatório, mesmo assim pedirá um laudo técnico do DNOCS sobre a segurança.
Fonte: Robson Pires

João Maia vai falar à imprensa do RN neste sábado (12) em Caicó


Neste sábado (12), o deputado federal João Maia (PR) vai conceder sua primeira entrevista coletiva deste ano, após assumir seu segundo mandato de deputado em Brasília. O presidente do PR vai falar para radialistas e jornalistas de emissoras de rádio, blogs, sites e jornais de várias regiões do Estado.

A coletiva será durante um café, oferecido pelo deputado aos profissionais de imprensa, a partir das 9 horas da manhã, no Restaurante Ponto Certo, no centro de Caicó. A julgar pela disposição do deputado em responder perguntas sobre todos os assuntos, principalmente sobre política, a entrevista promete ser o principal assunto dos próximos dias, na cena regional e estadual.

Presidente do Legislativo assuense defende que Câmara disponha de 15 vagas


Enquanto alguns parlamentares-mirins se mostram pouco à vontade para tratar do tema, o presidente do Poder Legislativo assuense, vereador Odelmo de Moura Rodrigues (PMDB), já tem posição clara e definida com referência ao número de cadeiras que o parlamento municipal deve dispor a partir de 2013. Sem qualquer hesitação, o presidente da Câmara manifesta-se plenamente favorável a que sejam instituídas as 15 vagas a que o município tem direito a partir da próxima legislatura.

"Se o município tem direito a contar com 15 vereadores a partir de 2013 porque não assegurar que estas vagas sejam criadas e, assim, garantir o aumento da representação popular na nossa Câmara?", indagou Odelmo Rodrigues.

A fixação do total de cadeiras na Câmara é uma prerrogativa dos atuais detentores de mandato na instância do Palácio Ulysses Caldas, sede do Poder Legislativo assuense. Porém, até aqui os parlamentares-mirins não têm exibido uma opinião uniforme em torno da questão.

O presidente não só se posiciona favorável ao acréscimo de mais cinco cadeiras na Câmara como estimula o debate. "Vejo que é de grande importância que outros segmentos da sociedade se envolvam nesta discussão", defendeu.

A partir do dia 1º de março, quando se abre o calendário de sessões ordinárias da Câmara, Odelmo Rodrigues iniciará seu quarto mandato consecutivamente na presidência. Além dele, o Senado municipal é composto por outros nove edis: João Batista de Brito, Wedson Nazareno da Silva e Francisco Xavier de Medeiros Filho (todos do PP); Heliomar Cortês Alves (PMDB); Erivaldo Medeiros, "Didi" (PSB); Manoel Ferreira Targino, "Manoel Botinha" (PHS); Carlos Alberto da Costa Bezerra, "Carlinhos de Éverton" (PSC); João Paulo Primeiro Fernandes de Castro (PTB); e João Wallace da Silva (PRB).

Paulo Davim registra participação em audiência da bancada do PV com o ministro da Saúde


O senador Paulo Davim (PV-RN) comunicou ao Plenário que esteve em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, junto com a bancada de deputados federais do PV. No encontro, o senador dialogou com o ministro sobre possíveis aperfeiçoamentos no programa Saúde da Família e outros assuntos.

Para melhorar o Saúde da Família, Paulo Davim acredita ser necessário, por exemplo, a unificação do chamado Piso de Atenção Básica (PAB), que é o recurso financeiro destinado a investimentos de procedimentos e ações de assistência básica repassados a cada município de acordo com a população residente.

O senador também demonstrou ao ministro da Saúde a necessidade de inclusão de médicos pediatras nas equipes do Saúde da Família e do aumento do número de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

- A carência de leito no Brasil é realidade que se agrava nos estados mais pobres que não dispõem de uma rede hospitalar pública que venha a atender suas necessidades, suas demandas - afirmou.

Paulo Davim também sugeriu ao ministro Alexandre Padilha a criação de unidades de "UTI tutelada", recomendação da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Conforme explicou o senador, a UTI tutelada permite que um especialista que não reside no município responda interinamente pela unidade até que algum profissional se capacite para responder legalmente pela UTI.

- Isso permitirá o credenciamento desses leitos no Ministério da Saúde, e os hospitais receberão, pela prestação de serviço, como leitos de UTI e não como leitos de enfermaria - disse.

O parlamentar também registrou que o PV reuniu na manhã desta quinta-feira (10) seus deputados federais e senadores para discutir o valor do novo salário mínimo. Depois de ouvirem representantes do governo federal e de centrais sindicais, informou Paulo Davim, os parlamentares do PV decidiram apoiar o salário mínimo de R$ 560, superior ao definido pelo governo, de R$ 545.

- Por várias razões: por entendermos a importância do salário mínimo como o verdadeiro e o grande distribuidor de rendas; pelo papel importante na recuperação social e na conservação do tecido social, como elemento de aquecimento da economia, como fator de justiça social - declarou Paulo Davim.

Senado instala Comissão da Reforma Política na semana que vem, diz Sarney


Uma comissão de reforma política deverá ser instalada pelo Senado na semana que vem, dando início imediato aos seus trabalhos para a apresentação de um anteprojeto sobre a matéria em um prazo de 45 dias. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) em coletiva à imprensa dada pelo presidente do Senado, José Sarney. Ele disse que a comissão deverá reunir "os homens mais experientes da Casa, ex-presidentes, ex-governadores", o que não impedirá a participação dos demais senadores que queiram contribuir com o colegiado.

TRE/RN aprova contas do Comitê Financeiro do Partido Verde


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou, em sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (10), as contas do Comitê Financeiro Único do Partido Verde para as Eleições 2010. As contas apresentadas pelo Comitê foram inicialmente questionadas pela Comissão de Análise de Contas Eleitorais. No entanto, após a apresentação de documentação comprobatória complementar, o parecer final da comissão se deu no sentido de aprovação das contas do comitê. O juiz relator, Marcos Duarte, adotou o parecer da comissão e, em harmonia com o Ministério Público Eleitoral votou pela aprovação das contas, no que foi seguido à unanimidade pelos seus pares.

Adriano é pego em blitz


O atacante Adriano, da Roma, chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira e já se envolveu em mais um episódio extra-campo. Adriano foi parado por uma blitz da Lei Seca, na madrugada desta quarta, na Barra da Tijuca (zona oeste da cidade), e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Por lei, ele sofrerá sanções como se estivesse dirigindo embriagado: teve a carteira apreendida por cinco dias, terá de pagar multa de R$ 957,70 e poderá ter a habilitação cassada por um ano.

De acordo com o comandante da operação, Marco Andrade, e outros agentes, o atacante apresentava sinais de embriaguez. Um dia antes, fotos mostravam o atacante com um caneco de cerveja em um restaurante. O carro de Adriano não foi apreendido, pois um amigo em condições levou o carro para sua casa.

Roberto Carlos pode deixar Corinthians


O peso que caiu sobre Roberto Carlos por desfalcar o time no jogo contra o Tolima que eliminou o Corinthians da Libertadores pode selar a sua saída do clube. O lateral esquerdo se queixou à diretoria de ameaças que tem recebido por telefone e até com o carro perseguido. Ainda nesta semana, seu agente, Fabiano Farah, e o presidente Andrés Sanchez devem se reunir para definir até uma rescisão do contrato que acaba em dezembro.
A posição oficial do Timão é de querer continuar com o astro, mas os dirigentes deixam claro que aceitariam até uma rescisão amigável, sem ter lucros com a negociação do ex-jogador da seleção brasileira para um clube do exterior. Enquanto não se acerta a saída do lateral, a diretoria afirma ter a informação do departamento médico de que Roberto Carlos já não tem mais a lesão. O preparador físico Dudu Silva, no entanto, se nega a dar um prazo para liberar o atleta para disputar partidas oficiais. E Tite escalará o veterano somente quando tiver o aval do colega de comissão técnica.

Marinho Chagas é o novo comentarista da Band Natal


Marinho Chagas, melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, é o novo comentarista esportivo da Band Natal. O contrato do ídolo do ABC com a emissora potiguar foi assinado na manhã desta quinta-feira (10). 

"Serei imparcial nos comentários, mas meu sangue é alvinegro", comentou Marinho durante a assinatura do contrato. 

Na ocasião, estavam presentes o diretor da Band Natal, Djalma Corrêa, e o publicitário Tertuliano Pinheiro, conselheiro do Mais Querido. Marinho Chagas terá dois programas: “Palavra da Bruxa” e “Histórias da Bruxa”. A estreia está prevista para 14 de março.

ABC assegura participação na Superliga de Futsal


A manhã desta sexta-feira será bastante movimentada para o ABC Futebol Clube. Em evento no Versailles Recepções, a diretoria do Mais Querido vai divulgar novas ações do departamento de marketing e comunicação. Na oportunidade, o alvinegro fará o anúncio oficial de que participará da Superliga de Futsal 2011. 

O treinador Gileno Souto e alguns jogadores do elenco do ABC participarão do evento que reunirá a imprensa esportiva de Natal e parceiros do clube. A competição será realizada na cidade de Betim (MG), a partir do dia 23 deste mês. 

O ABC está no Grupo A ao lado da IACC/Águia Seguros/Unimed (SC), da Copagril/Faville/Dalponte (PR) e do Betim (MG). A estreia será no dia 23, às 20h30, no ginásio Divino Ferreira Braga, contra a equipe mineira. As quatro equipes jogam entre si, e as duas melhores se classificam para as semifinais. Na outra chave, enfrentam-se Cresspom (DF), V&M Minas (MG), Carlos Barbosa (RS) e Maranhão (MA).

Macau: Prefeitura realiza lançamento do Carnaval 2011 para imprensa mossoroense


Com um in­ves­ti­men­to or­ça­do em cerca de R$ 2 mi­lhões, a Pre­fei­tu­ra de Macau, lan­çou ontem para a im­pren­sa de Mos­so­ró, a pro­gra­ma­ção para o Car­na­val 2011. Os res­pon­sá­veis pela or­ga­ni­za­ção do even­to pro­me­tem mais uma vez, rea­li­zar um dos maio­res car­na­vais do in­te­rior do Rio Gran­de do Norte. 

Foram anun­cia­das cerca de 30 ban­das, qua­tro trios elé­tri­cos, uma arena para shows com dois pal­cos, praça da ali­men­ta­ção, 60 ca­ma­ro­tes, te­lões, or­na­men­ta­ção te­má­ti­ca e ba­nhei­ros quí­mi­cos e ainda um es­pa­ço re­ser­va­do para o frevo, na Praça da Con­cei­ção, no Cen­tro, e um palco para shows du­ran­te as tar­des, na praia de Ca­ma­pum são partes da es­tru­tu­ra da festa mo­mes­ca da cidade. Este ano, a or­ga­ni­za­ção do even­to es­pe­ra atrair cerca de 150 mil fo­liões ao mu­ni­cí­pio.

Nos qua­tro dias de folia, serão 13 to­ne­la­das de mel de en­ge­nho con­su­mi­dos na brin­ca­dei­ra sadia do mela-mela, um dos pon­tos altos da pro­gra­ma­ção da festa. O per­cur­so do ar­ras­tão do mela-mela ocor­re no novo anel viá­rio da ci­da­de, cons­truí­do na atual ges­tão, com ob­je­ti­vo de ofe­re­cer mais mo­bi­li­da­de ao trân­si­to local. Ao todo, são seis qui­lô­me­tros de pura ale­gria, no clima mais des­con­traí­do e fes­ti­vo, co­me­çan­do no iní­cio de tarde, se­guin­do até o anoi­te­cer.

Todas às noi­tes, no cor­re­dor da folia, a festa co­me­ça por volta das 23 horas e segue até o raiar do sol. No es­pa­ço, shows de ar­tis­tas re­gio­nais e de pro­je­ção na­cio­nal, que vão se re­ve­zar nos dois pal­cos mon­ta­dos na arena, que con­ta­rá com um mo­der­no sis­te­ma de som e ilu­mi­na­ção e en­tra­das com de­tec­to­res de metal. Ainda pelo cor­re­dor da folia, des­fi­lam es­co­las de samba e uma Tribo de índio.

A es­tru­tu­ra de se­gu­ran­ça con­ta­rá com 300 po­li­ciais mi­li­ta­res, 50 agen­tes civis e 150 se­gu­ran­ças par­ti­cu­la­res. Para aten­der even­tuais emer­gên­cias, o Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal An­to­nio Fer­raz terá equi­pes mé­di­cas de plan­tão 24 horas com am­bu­lân­cias de pron­ti­dão.

Novo problema técnico deixa Rádio Santa Cruz AM fora do ar mais uma vez


Um novo problema no transmissor, deixou mais uma vez a Rádio Santa Cruz AM fora do ar na manhã desta quinta-feira (10). Depois de um período de 15 dias sem as atividades normais, interrompidas pela queima do equipamento devido às descargas elétricas provocadas pela chuva, a emissora tinha voltado ao ar normalmente no sábado (05), após ajustes técnicos.

Ainda não há previsão para o retorno, pois o transmissor reserva também foi afetado, mas o departamento técnico fará a avaliação, para que haja o conserto o mais rápido possível.

Devido ao problema, a entrevista com a empresa Magistral do Paraná que aconteceria nesta quinta no programa Super Manhã Santa Cruz, sobre a possibilidade de uma nova fonte de renda ao público interessado, não foi possível acontecer e será agendada para outra data quando a emissora retomar as transmissões.

A expectativa dos ouvintes é grande para que a rádio volte ao ar, e a todo instante lamentam a ausência da programação, que já faz parte do dia a dia da população da região.

Prefeitura cria poço para abastecer prédios públicos


Para economizar gastos com água, a Prefeitura de Nova Cruz resolveu perfurar um poço artesanal para abastecer o Mercado Público Municipal, que consome muita quantidade do líquido por semana. A mesma água também poderá ser utilizada em outros prédios públicos, como o Ginários Poliespotivo Geovana de Azevedo Targino. 

Os técnicos iniciaram os trabalhos na quarta-feira (9), e após perfurarem 50 metros de profundidade foi possível constatar grande quantidade de água de qualidade consumível. 

A Prefeitura contrtatou uma empresa paraibana, Yevel Perfurações de Poços, para executar o serviço.

Prefeitura de Parnamirim vai abrir inscrições para contratar professor temporário


A Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim (Semec) vai abrir inscrições para o processo seletivo simplificado que tem por objetivo a contratação temporária de professores para a rede municipal de ensino, especificamente para o exercício de docência em sala de aula.  o edital contendo as regras para o certame foi publicado da edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Município (DOM).

A medida visa suprir a ausência de profissionais da carreira do Magistério Público Municipal decorrente de licenças previstas no Estatuto do Magistério Público Municipal e afastamentos, conforme levantamento da Semec.

As inscrições poderão ser feitas  no período de 15 a 17 de fevereiro, das 8h às 12 e das 14h às 17h, na Secretaria de Educação, localizada na Rua Cícero Fernandes Pimenta 1.379, Santos Reis, Parnamirim.

A jornada de trabalho é de 30 horas semanais e a remuneração mensal de R$ 1.228,00.

Os candidatos selecionados e contratados irão desempenhar, exclusivamente, o exercício de docência em sala de aula e não poderão, em hipótese alguma, assumir outras atividades.

Vagas

Ensino Infantil...............10
Ensino Fundamental I.....13

ENSINO FUNDAMENTAL II
Português.................... 03
Matemática...................03
Geografia......................03
História.........................02
Ciências................... ...05
Inglês...........................03

Aprovados em concurso de Areia Branca devem ser nomeados


Dois aprovados no concurso público de Areia Branca nos cargos de recepcionista e de técnico em informática devem ser nomeados em dez dias sob pena de multa diária no valor de R$415,00. A decisão é dos desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que mantiveram integralmente o teor da sentença da juíza da Comarca de Areia Branca, Anna Isabel de Moura Cruz.

O município de Areia Branca recorreu da decisão alegando, entre outras coisas, que só há direito a exercer o cargo se dentro do prazo de validade não houver a convocação; afirma ainda que os dois requisitos objetivos para efetuar a prorrogação de concurso público são o de inexistir prorrogação anterior e existir candidato aprovado; que a validade do certame é até o ano de 2010; e que não deve haver intervenção do Poder Judiciário no Poder Executivo no caso em discussão.

O juiz Artur Cortez Bonifácio, relator do processo, entendeu que face o término do período de duração do concurso e tendo ambos sido aprovados dentro do número de vagas necessário se faz a efetiva nomeação. O concurso do município de Areia Branca fora homologado em 14 de março de 2006, tendo, portanto, o prazo de nomeação de dois anos, prorrogáveis por igual período, expirado em 14 de março de 2010.

Prefeito de Caicó empossa convocados no Concurso Público


Mais de 30 pessoas foram empossadas em seus devidos cargos na Prefeitura de Caicó. A cerimônia de posse aconteceu na manhã desta quinta(10), no salão nobre do Centro Administrativo, com a participação do prefeito Bibi Costa, da Secretária Adjunta de Educação Fátima Lucena, da Secretária de Administração Delane e demais convidados.

O prefeito abriu a cerimônia de posse dando as boas vindas aos novos funcionários efetivos e explicando que todos os aprovados serão chamados mediante a necessidade.

O prefeito ainda explicou que no fim do ano haverá um novo Concurso Público já que muitas pessoas que passaram no concurso desistiram do cargo, por não poder ocorrer o desvio de função.

O caicoense Francisco Josenilton(na foto) foi um dos empossados na cerimônia. Francisco assumirá o cargo de vigilante da Secretaria de Administração.
Fonte: Wllana Dantas

Rosalba Ciarlini é multada em R$ 5 mil pela Justiça Eleitoral


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi multada em R$ 5 mil por descumprir decisão judicial que proibia a então candidata no pleito de 2010 de utilizar propaganda conjunta com os candidatos ao Senado Federal, Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM). 

A multa foi aplicada pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (10). 

Segundo os autos do processo contra a democrata, no dia 20 de setembro de 2010 foi veiculada matéria publicitária envolvendo os três candidatos (Rosa-Gari-Jajá) na FM Nordeste Ltda (Rádio 98FM), no espaço destinado somente à candidata de Rosalba, e não dos três.

Em seu parecer, o Ministério Público Eleitoral (MPE) opinou pela procedência parcial do pedido, para aplicar a multa tão somente à candidata Rosalba Ciarlini, pois o horário em que foi veiculada a propaganda era seu. 

O relator do processo, juiz Marco Bruno Miranda, entendeu que houve o descumprimento da decisão da Corte, votando pela aplicação da multa no valor de R$ 5 mil, em consonância com o parecer do MPE, no que foi seguido à unanimidade pelos seus pares.

A decisão que proibiu a propaganda conjunta foi tomada nos autos do processo 5109-822010, em virtude dos candidatos pertencerem a coligações diferentes. 

Enquanto Rosalba e Agripino integravam a coligação “A Força da União” (DEM, PMN, PSDB, PSL, PTN e PSC), Garibaldi Alves pertencia à coligação “Por um Rio Grande do Norte Melhor” (PR-PMDB-PV).

Ministros visitarão o RN na próxima semana


A governadora Rosalba Ciarlini foi comunicada nesta quinta-feira, 10, em Brasília, que mais dois ministros vão estar no Rio Grande do Norte na próxima quarta-feira,16. Trata-se do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que vai expor o projeto de transposição do Rio São Francisco e o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, que discutirá as ações do governo federal para a Copa do Mundo de 2014 em Natal.

Câmara empossa Fernando Lucena e Assis Oliveira nesta sexta-feira


Contrariando a orientação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara Municipal de Natal dará posse nesta sexta-feira aos suplentes de vereador adotando o critério que prevê a convocação pela ordem de votos da coligação e não do partido. Fernando Lucena (PT) ficará no lugar deixado por Hermano Morais (PMDB), eleito para o cargo de deputado estadual, e o suplente Assis Oliveira (PR) assumirá a vaga de Paulo Wagner (PV), que foi eleito deputado federal em 2010.


A informação foi confirmada no início da noite desta quinta-feira, depois que o presidente da Câmara, o vereador Edivan Martins (PV) se reuniu com os procuradores da Casa e tomou a decisão. A posse dos suplentes acontece às 11h, no plenário da Casa.

Familiares de PMs realizam um ato público em defesa da vida


Preocupadas com as condições de trabalho de seus maridos, o Movimento das Mulheres e Familiares dos Policiais e Bombeiros do RN, irá realizar um ato público em “Defesa da Vida”, neste sábado (12), das 8h ao meio dia, em frente ao shopping Midway Mall. O grupo pede melhores condições de trabalho para a categoria após a morte de dois policiais militares no mês passado.

O evento tenta mobilizar a sociedade para tomar medidas como a valorização salarial, o treinamento contínuo dos policiais e o uso de armas não letais. De acordo com as organizadoras do evento, Geisa Cardoso e Joselita dos Santos, informaram “que hoje os policiais precisam de mais preparo e valorização pela função que exercem. Hoje a categoria passa por mais situações de risco que antes e necessitam desta estrutura”.

O ato público contará com apresentações culturais e terá disponível uma unidade do Hemonorte, onde a população do evento poderá realizar doações de sangue.


Polícia apreende caixas de explosivos em operação no interior do RN


Após apreenderem 31 bananas de dinamite e a prisão de uma pessoa, equipes da Polícia Civil e Militar foram a Carnaúba dos Dantas, distante 219 quilômetros de Natal, onde prenderam mais duas pessoas e encontraram mais explosivos no local. A quantidade ainda não foi revelada, mas os policiais estão ainda na cidade.

Segundo informações, esta foi uma continuação do trabalho iniciado em Lajes na manhã desta quinta-feira (10) onde PMs apreenderam mais de 200 metros de cabos detonantes de cor laranja e verde, mais de 100 espoletas elétricas e prenderam Heronildes Roberto Soares, que estava de posse dos produtos na cidade de Lajes.

A quantidade de artefatos encontrado pelos policiais chamou atenção e o suspeito prestou depoimento para saber se ele tem algum envolvimento com os bandidos que explodem caixas eletrônicos no interior do Rio Grande do Norte. Lajes e Carnaúba dos Dantas estão distantes 127 quilômetros uma da outra o que representa cerca de duas horas de viagem.

Em contato por telefone, o delegado-geral de Polícia Civil, Ronaldo Gomes, disse que a apreensão "foram de dezenas de caixas (com dinamite), mas a contagem ainda está sendo feita aqui". Ele não quis adiantar muitas informações, mas revelou que este "é um trabalho de investigação já realizado com objetivo de combater esses crimes relacionados aos caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte".

Polícia Federal realiza apreensão recorde de crack no RN


A Polícia Federal realizou a maior apreensão de crack no Rio Grande do Norte da história. Na tarde desta quinta-feira (10), o superintendente da PF no estado, Marcelo Mosele, explicou o transcorrer da "Operação Alegoria", que buscava evitar a entrada de drogas em solo potiguar para o período de carnaval e resultou na apreensão de 161 quilos de crack, na tarde da quarta-feira (9).

Os policiais efetuaram as prisões de duas pessoas, que não tiveram os nomes divulgados. Um motorista de 45 anos, morador da cidade de Nova Lacerda, no Mato Grosso, e um comerciante de 27 anos, de Goiânia. O segundo já tinha passagem pela polícia também por tráfico de drogas no Mato Grosso, que foi o local de onde os traficantes pegaram a droga para trazê-la ao Rio Grande do Norte. A apreensão foi a maior de crack já realizada pela PF no estado, superando outra ação em junho de 2010, quando 46 quilos da droga foram apreendidos.

Além da droga, a PF também apreendeu R$ 14.520 em poder dos traficantes, quatro telefones celulares, duas câmeras fotográficas e um aparelho de GPS. De acordo com a PF, os dois podem ser condenados por a até 40 anos por tráfico de drogas e associação ao tráfico, com o agravante de haver a ação entre outros estados. O valor estimado da droga é de R$ 1,5 milhão.

Petrobras, Governo do Estado e prefeituras assinam convênio para o Projeto Terra Pronta


Nesta segunda-feira (14), a Petrobras, o Governo do Estado, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Sape, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte - Emater-RN, e prefeituras de 17 municípios assinam convênio para a realização do Projeto Terra Pronta para o ano de 2011. A cerimônia será no Auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN,às 9h, no município de Assú.

Em 2011, o projeto beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores rurais ao viabilizar o preparo de terra para o plantio, numa área de aproximadamente 15 mil hectares.

O Projeto Terra Pronta é uma parceria entre a Petrobras, o Governo do Estado, a Sape - através da Emater, e as prefeituras dos municípios de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assú, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Upanema e Guamaré.

O objetivo é disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infraestrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão e outras. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.


A Petrobras irá disponibilizar óleo diesel, que irá movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes. À Emater caberá a orientação técnica do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.

Nos municípios, o Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor que é responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. O Comitê é formado por representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.

Realizado no Rio Grande do Norte há 17 anos, o Projeto Terra Pronta tem sido um aliado fiel dos pequenos agricultores nos municípios onde é desenvolvido, melhorando a produção e contribuindo para a geração de renda no campo.

Assembleia dá início à 60ª legislatura


Na próxima terça-feira, 15, serão iniciados na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte os trabalhos parlamentares da 60ª legislatura, com sessão solene na qual a governadora Rosalba Ciarlini fará sua primeira leitura da mensagem anual do Executivo. A sessão solene, que será conduzida pelo deputado Ricardo Motta, eleito presidente da Casa na sessão preparatória do dia primeiro desse mês, terá início às 16h.
Antes do seu início, o presidente passa as tropas da polícia militar do RN em revista, na Praça 7 de Setembro. Participam, além dos 24 parlamentares, autoridades convidadas dos poderes Judiciário, do Executivo estadual e municipal, autoridades religiosas, além de lideranças políticas, servidores e populares.
Na quarta-feira, 16, os deputados irão se reunir no plenário da Casa para escolher em segundo turno o quarto secretário da mesa diretora, numa disputa entre os deputados Nelter Queiroz (PMDB), que obteve 12 votos, e Fábio Dantas (PHS), que somou 11 votos no primeiro turno. Pelo Regimento, era preciso que um dos candidatos obtivesse 13 votos. Como isso não aconteceu, a disputa do cargo foi para o segundo turno.

Fábio Dantas admite derrota na disputa pela 4ª secretaria da AL


O deputado estadual Fábio Dantas (PHS) admitiu que seu concorrente na disputa pela quarta secretaria da mesa diretora da Assembleia Legislativa, deputado Nelter Queiroz (PMDB), deve ganhar o segundo turno das eleições.

“Acho que ele Nelter vai ganhar. Ele teve doze votos, está na Assembleia e conhece os colegas há mais tempo, tem vantagens significativas. Eu continuo sem pedir votos para ninguém. Se os colegas acharem que deve ter um novato na mesa, agradeço”, afirmou Dantas.

Micarla de Sousa vai anunciar novos secretários na próxima semana


A prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) vai anunciar os nomes dos novos secretários de sua gestão na próxima semana, segundo informou o secretário chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra.


“Ela vai anunciar na próxima semana a reforma administrativa, mas não tem um dia, pode ser na segunda ou só na sexta”, afirmou o secretário.

PSDB se reúne para discutir participação no governo Micarla

Após ver suas indicações serem rejeitadas pelo governo Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) pode vir a integrar o governo Micarla de Sousa (PV), que já teria oferecido cargos no primeiro escalão da Prefeitura de Natal para o tucano.

Para decidir que rumos políticos e administrativos serão seguidos, a executiva municipal do PSDB vai se reunir neste sábado (12), na sede do partido. "Vamos definir os rumos que vamos tomar", disse o deputado.