sexta-feira, fevereiro 18, 2011

É HOJE: Tangará festeja volta as aulas neste sábado

A noite deste sábado será de muito forró e alegria no município de Tangará com a realização da Festa de Volta as Aulas. A animação ficará por conta das Bandas Forró da Pegação e Axo bom

A festa que esta sendo realizada em parceria entre a NN Produções e a rádio Tangará FM, terá a cobertura total do GIRO/RN.com

Estudante nega fraude em Vestibular da UFRN e vai acionar Justiça



O caso envolvendo o aluno Antônio Gomes da Silva Filho, que passou em primeiro lugar no vestibular de Medicina da UFRN devido a uma suposta fraude para conseguir direito ao argumento de inclusão, terá desdobramentos. O calouro garante que não cometeu nenhuma ilegalidade, que todos os documentos apresentados são verdadeiros e que vai acionar a Justiça para reconquistar a vaga no curso de Medicina. 

Informado que teria seu cadastro e matrícula cancelados nesta sexta-feira (18), Antônio Gomes garante que todos os atos que cometeu estiveram dentro da legalidade. A UFRN acusa o estudante de ter concluído o segundo grau em escola particular, fato comprovado nos documentos apresentados nas duas matrículas realizadas para os outros cursos que o estudante frequentou na universidade, que foram Ciências Contábeis e Odontologia. No entanto, Antônio Gomes afirma que a própria UFRN informou que ele teria direito ao argumento de inclusão, utilizado para beneficiar os estudantes oriundos da rede pública de ensino.


Alegando que teria passado no vestibular mesmo sem o auxílio do argumento de inclusão, Antônio Gomes afirma que vai buscar os direitos na Justiça. "Estou estudando há mais de tres anos intensamente para passar em Medicina. Pensei como iria encarar minha família, meus amigos e a sociedade. Já estou procurando o meu advogado para tratar desse caso", disse.

Fim da Copa Robinson Faria



No último sábado (12) se reuniram na cidade de Santo Antônio os Coordenadores da Copa Robinson Faria de Futebol e os dirigentes de mais de 60 Clubes, que já estavam  inscritos no Copão, para anunciar que chegou ao fim a Copa Robinson Faria.

Com o fim do Copão surge a mais nova  competição de futebol da região Agreste,  a Copa Independente de Futebol do Agreste, a nova Copa será co-patrocinada pelos dirigentes dos clubes, que iriam disputar a Copa Robinson Faria.

Os jogos da Copa Independente de Futebol do Agreste, acontecerá em cidades da região Agreste e Litoral Sul Potiguar e terá início no dia 12 de março.

Matadouro público em Tangará é refugio de famílias que não tem onde morar


O prédio que foi inaugurado em 2004, no final da administração de Gija, apresenta todas as condições para receber as matanças de animais. No entanto, a unidade precisa ser reformada, pois com o abandono por parte da atual gestão, o mesmo foi depredado e sucateado. A situação só não está pior porque 6 famílias invadiram o espaço para utilizar como moradia.
 
Com a ocupação, por mais que seja indevido, o vandalismo não destruiu por completo o Matadouro Novo.
Blog do Wallace

Timbaúba dos Batistas: Vazamento compromete abastecimento d’água


A cidade de Timbaúba dos Batistas poderá ficar alguns dias sem abastecimento d’água, em virtude da caixa d’água que fica situada no sítio Volta estar em péssima situação. O reservatório possui sérios vazamentos, além da estrutura de concreto comprometida devido à falta de manutenção.

Essa caixa é a responsável pelo envio direto de toda água que vai para o abastecimento de Timbaúba. Portanto, a população suplica à CAERN a resolução para este problema.

Ex-prefeito de Campo Redondo é nomeado para a Assembleia


O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Mota (PMN) continua nomeando cargos comissionados na Assembleia Legislativa... Nesta sexta-feira (18) foram publicados 14 atos com novos auxiliares do Poder Legislativo.
Entre as nomeações estão a do ex-prefeito Marcus Welby de Campo Redondo, que no ano passado apoiou o deputado Vivaldo Costa (PR) no município do Trairi. Vivaldo acabou obtendo a terceira maior votação na cidade com 978 votos. Marcus Welby agora responde como Técnico de Processamento de Dados da Assembleia. 

São João do Sabugi: MPF ajuiza duas ações contra ex-prefeito e sócios de construtora



O Ministério Público Federal em Caicó ingressou com uma ação penal e uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de São João do Sabugi Elísio Brito de Medeiros Galvão e os sócios da EST Engenharia e Serviços, Renata Cavalcante Sobral e Francisco Alves de Souza Netto.

As ações dizem respeito a irregularidades na utilização de verba pública federal fruto de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A empresa, contratada para realizar a obra final do convênio, também responde à ação de improbidade.

De acordo com as ações, o trio chegou a desviar R$ 60 mil reais dos recursos destinados à construção dos sistemas de abastecimentos de água das comunidades Acampamento, Cachos, Carnaubinha e Marrecas. O valor total do convênio, firmado entre a Funasa e a Prefeitura de São João do Sabugi, era de R$ 309.209,34, mas os repasses foram bloqueados devido às irregularidades.

Em abril de 2008, a empresa EST Engenharia e Serviços foi contratada após processo licitatório para realizar a obra. Já em dezembro do mesmo ano, a Funasa liberou a primeira parcela do convênio, sacada praticamente em sua integralidade pela EST.

No entanto, uma visita técnica realizada por funcionários da Funasa constatou a paralisação das obras. No relato, "comprovou-se completo abandono da obra. Apurou-se ainda que apenas um por cento da obra foi executada e que, por tanto, o valor liberado à empresa não corresponde àquilo que foi concretizado", afirma a procuradora da República que assina as ações, Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais.

Dessa forma, a ação penal atribui a todos o crime de desvio de verba pública, punido com até 12 anos de reclusão. Já a ação de improbidade aponta as condutas praticadas como atos que causaram prejuízo aos cofres públicos, e pede a suspensão de direitos políticos (das pessoas físicas) por até oito anos, além do ressarcimento integral do dano e da probição de contratar com o poder público por cinco anos, entre outras penalidades.

 Fonte: MPF/RN.

Parelhas: Prefeito e Professores fecham acordo de reajuste salarial


Depois de um mês de negociação entre Prefeitura e servidores, finalmente o acordo de reajuste salarial foi fechado, em 6,86% para toda a categoria. O grande impasse que levou a demora da decisão foi a reivindicação dos professores quanto ao cumprimento da lei que estabelece um plano de cargos, carreiras e salários, para os servidores da educação. A lei foi aprovada em dezembro de dois mil e nove pela Câmara Municipal, mas não estava sendo cumprida por causa da queda da receita da Prefeitura.
"Por causa deste problema, a lei municipal estava esbarrando na lei federal, que diz que não podem ser gastos mais de 54% da receita líquida do município, com o pagamento de pessoal. O cumprimento do plano de cargos, levaria ao descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal", explica o prefeito. Com a recuperação recente do FPM, a prefeitura atendeu ao pedido de pagar o plano divido em três parcelas, ao longo do ano, caso o repasse do Governo Federal continue sem quedas.

Fábio Faria publica livro com ações do primeiro mandato


O deputado federal Fábio Faria (PMN) lançou a publicação Atuação Parlamentar, na qual traz compilados todos os projetos de lei apresentados em seu primeiro mandato. O livro destaca o fato de Fábio ter sido o potiguar que mais apresentou projetos na Câmara, na legislatura passada. Um total de 28 proposições.

Diante do Trono gravará DVD em Natal

A governadora Rosalba Ciarlini foi comunicada, nesta quinta-feira, 17, que o grupo mineiro gospel "Diante do Trono" escolheu Natal para a gravação  do 14º DVD/CD  ao vivo.  O show será na praia do Meio, dia 16 de julho, e a expectativa é que participem cerca de 300 mil pessoas. A informação foi dada por integrantes do grupo e pastores que estiveram na governadoria acompanhados do deputado estadual Antonio Jácome e do vereador Albert Dikson. "Além de ser um momento de fé e louvor a Deus, esse show impulsionará o nosso turismo", afirmou a governadora, assegurando apoio ao evento.  

O DVD que deve ter como título "O Sol da Justiça" também será lançado na capital potiguar durante as 

Felipe Maia participa de fórum democrata na Europa


A convite da União Internacional Democrata, o deputado federal Felipe Maia (DEM) participa, na próxima semana, de fórum realizado em Praga, capital da República Checa. No encontro, os representantes dos partidos democratas de diversos países terão a oportunidade de trocar experiências e apresentar idéias que possam contribuir com o fortalecimento da democracia.

Deputado solicita criação de uma delegacia da Mulher para Santa Cruz


O deputado Walter Alves, líder do PMDB, na Assembléia Legislativa do Estado encaminhou na sessão, de ontem (17), um requerimento a mesa diretora da Casa, para que seja encaminhado ao secretário de segurança, Aldair da Rocha, a criação de uma Delegacia da Mulher, na cidade de Santa Cruz, localizada na região do Trairí.
No requerimento Walter explica que apesar da segurança pública do Estado precisar melhorar seu efetivo e investir em infra-estrutura, também é necessário investimentos na implantação de Delegacias da Mulher.

Boa Vista dos Negros de Parelhas é reconhecida como "remanescente de quilombo"


O Incra reconheceu e declarou como terra remanescente de quilombo a comunidade Boa Vista dos Negros, localizada em Parelhas (RN). A Portaria de Reconhecimento de Territórios Quilombolas, foi publicada no Diário oficial da União. O passo seguinte do processo será a publicação do Decreto Presidencial, em que define a área como de interesse social para fins de reforma agrária. A partir do Decreto, o Incra realizará a retirada de ocupantes não quilombolas mediante desapropriação e/ou pagamento de indenização e demarcação do território.
Depois de decretada de interesse social para fins de reforma agrária, o processo culmina com a concessão do título de propriedade à comunidade, que é coletivo, pró-indiviso e em nome da associação dos moradores da área, registrado no cartório de imóveis, sem qualquer ônus financeiro para a comunidade beneficiada. Os títulos garantem a posse da terra, além do acesso às políticas públicas como educação, saúde e financiamentos através de créditos específicos.

Prefeituras vão pagar R$ 785 mil em precatórios


Em audiência presidida pela juíza Rachel Vilar de Oliveira Vilarim, nesta quarta-feira (16), prefeitos e representantes dos municípios de Natal, Paraná, Rui Barbosa, São José do Mipibu e São Pedro firmaram Termo de Compromisso para pagamento de precatórios trabalhistas.

Ao todo, o valor parcelado pelas prefeituras totaliza R$ 785 mil. Mensalmente, esses valores serão transferidos da conta do município para a conta judicial e pagos pelas Varas do Trabalho aos reclamantes, por ordem de antiguidade.

No próximo dia 2 de março, o TRT-RN realizará mais 14 audiências para tratar de precatórios, agora com os prefeitos de São Gonçalo do Amarante, Santa Maria, Ceará-mirim, Ielmo Marinho, Baraúna, Janduis, Santana do Matos, São Rafael, Luis Gomes, Upanema, Guamaré, Monte Alegre, Parazinho e São Paulo do Potengi.

Precatório é uma ordem judicial para pagamento de débitos trabalhistas decorrentes de ações de servidores contra municípios e órgãos públicos.

Prefeito atende reinvidicação de feirantes e anuncia obra para beneficiar a feira da cidade


O Prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo (PMDB), em conversa com GAZETA DO AGRESTE, na tarde desta quinta-feira (17), anunciou que tão logo será publicado em Diário Oficial do Estado a abertura de um processo licitatório para a cobertura da feira-livre no pátio do Mercado Público.

“A cobertura do pátio do Mercado Público irá beneficiar feirantes e consumidores”, disse Flávio Azevedo, que julgou de extrema importância a obra que em breve se iniciará.

O projeto é um pedido dos comerciantes que em dias de feira trabalham a céu aberto, no sol, no pátio do Mercado Público Municipal. Flávio atendeu as reivindicações dos feirantes e irá realizar a obra.

Rosalba: "Nosso desenvolvimento passa pelo campo. Sem vida no campo, não há vida na cidade"


Estas foram as palavras da governadora Rosalba Ciarlini ao receber, na manhã desta sexta-feira (18), o relatório contendo o prognóstico climático para o semiárido nordestino, referente ao período de março a maio. O relatório foi elaborado pelos meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais que estiveram reunidos em Natal, nos dias 17 e 18, com o objetivo de definir o comportamento das chuvas no semiárido. O documento foi entregue à governadora durante a cerimônia de encerramento do encontro.
 
Para Rosalba, o trabalho desenvolvido pelos meteorologistas é de fundamental importância na elaboração de um planejamento rural. "Para um bom planejamento, a gente precisa saber como vai se comportar o clima durante todo o ano. Nós temos a região do semiárido e sabemos da irregularidade de chuvas. Podemos ter muitas chuvas, mas também podemos não ter nada. Tudo isso é importante para que a gente possa programar as políticas públicas e saber que tipo de investimento devemos fazer e como enfrentar as diversidades para ter um bom resultado", disse Rosalba.

O relatório mostra que a região do semiárido nordestino não será penalizada pela estiagem e terá chuvas de normal a acima da média histórica. De acordo com as informações do agrometeorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, José Espínola, um dos fenômenos decisivos para as chuvas aqui no Nordeste é a mudança na temperatura dos oceanos. Segundo ele, as análises feitas nas temperaturas dos oceanos pacífico e atlântico norte e sul mostraram bom indicativo para o período chuvoso na região. "Podemos dizer que 45% da probabilidade são de um inverno normal, com chuvas em torno da média, 40% de chuvas acima da média e 15% de chance se ter pouca chuva", disse. 

Rosalba Ciarlini disse também que, no caso de grande volume de chuvas que possam provocar inundações, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão fazendo levantamento e vistorias em todas as barragens e açudes do Estado para identificar as áreas de risco. "Já estamos com todo o mapeamento feito pela comissão da Defesa Civil e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, inclusive com o diagnóstico das famílias que moram em locais que, porventura, se tivermos um inverno rigoroso, sejam inundados. Nós precisamos estar preparados para tomar as medidas necessárias na prevenção e na assistência", revelou a governadora.

Proposta aumenta pena para crime de desvio de dinheiro público


A Câmara analisa o Projeto de Lei 21/11, do deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), que endurece a punição de crimes de desvio de dinheiro público. Segundo a proposta, os crimes de corrupção ativa e passiva e de peculatoDelito praticado pelo funcionário público que, em razão do cargo, tendo a posse de dinheiro, valor, ou qualquer outro móvel, público ou particular, deles se apropria, ou os desvia, em proveito próprio ou alheio, ou que, embora não tenha posse desses bens, os subtrai ou concorre para que sejam subtraídos, usando das facilidades que seu cargo proporciona. Fonte: Dicionário Aurélio que causarem expressivos prejuízos aos cofres públicos terão a pena máxima aumentada dos atuais 12 anos para 30 anos de reclusãoA reclusão é a mais severa entre as penas privativas de liberdade. Destina-se a crimes dolosos (com intenção). Na prática, não existe hoje diferença essencial entre reclusão e detenção. A lei, porém, usa esses termos como índices ou critérios para a determinação dos regimes de cumprimento de pena. Se a condenação for de reclusão, a pena é cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Na detenção, cumpre-se em regime semi-aberto ou aberto, salvo a hipótese de transferência excepcional para o regime fechado. Há ainda prisão simples, prevista para as contravenções penais e pode ser cumprida nos regimes semi-aberto ou aberto., além de multa. A pena é a mesma prevista para os crimes contra a vida, como o homicídio qualificado, por exemplo. O projeto altera a Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92) e o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).

"Qual a diferença entre um homicida e um administrador público que desvia dinheiro de merenda escolar, do Bolsa FamíliaPrograma de transferência de renda destinado a famílias em situação de pobreza, com renda mensal até de R$ 140 per capita. Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 22 a R$ 200, de acordo com a renda e com o número de crianças e adolescentes da família. Para receber o benefício, a família precisa ainda matricular e manter os filhos na escola, além de cumprir o calendário de vacinação. Atualmente, mais de 11 milhões de famílias são atendidas pelo programa em todos os municípios brasileiros., da alimentação das pessoas mais pobres, das áreas de educação e saúde, podendo causar o mal e a morte de muitas pessoas? É o desvio de dinheiro público sendo escoado no ralo da corrupção", questiona Protógenes.

Vereador propõe Lei da ficha limpa para cargos comissionados


O vereador Lahyre Rosado Neto ((PSB), o "Lairinho Rosado", deu entrada no Projeto de Lei 001/2011 que proíbe a nomeação de servidores para cargos comissionados no executivo e legislativo que possuam condenação concedida por órgão colegiado (Tribunais de Justiça, de Contas, dentre outros).

De acordo com artigo II do projeto, pessoas que tem condenações neste nível do judiciário ficam proibidas de serem contratadas pelo município por um período de oito anos a partir do cumprimento da pena.

Para Lairinho, é importante que a administração pública tenha em seus quadros pessoas cuja idoneidade seja inquestionável. “Não podemos permitir que pessoas condenadas por falta de zelo com o dinheiro público trabalhem na Prefeitura de Mossoró e na Câmara Municipal”, justificou.

Inscrições prorrogadas para concurso do CREA-RN


O Instituto Cidades, órgão responsável pela organização do concurso público do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN), informa que foram prorrogadas as inscrições para a seleção até o dia 4 de marco, devido o baixo número de inscritos no período de inscrição regular, havendo inclusive cargos sem preenchimento de candidatos.
São oferecidas 121 oportunidades de níveis médio e superior, sendo 21 vagas imediatas e 100 destinadas a formar cadastro reserva. De acordo com o edital de abertura, a remuneração inicial varia entre R$ 700 e R$ 4,5 mil, de acordo com o nível de escolaridade exigido pelo cargo.
As inscrições devem ser feitas por meio da página do Instituto Cidades, organizador do concurso. Também existe a possibilidade de se inscrever presencialmente na sede do Crea/RN, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, 1840, Lagoa Nova, Natal/RN, entre 8h e 17h. O custo da taxa de inscrição vai de R$ 50 (nível médio) a R$ 80 (nível superior).

Ex prefeito de são joão do sabugi foi levado para natal com suspeita de avc


O ex-prefeito de São João do Sabugi, médico Elísio Galvão, foi levado às pressas para Natal, na noite de ontem (17), sob suspeita de ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral).

Elísio chegou a perder os sentidos, mas foi atendido pelo cardiologista Sério Bezerra, que o encaminhou ao Hospital da Unimed na capital. 

No transcurso da viagem, o ex-prefeito já havia recobrado a consciência. Chegando à Unimed, ele foi medicado e ficou em observação num apartamento, mas a situação está estabilizada e com boa recuperação, apenas com a suspeita de um leve derrame. Elísio deverá passar por alguns exames, para acompanhamento de qualquer alteração no seu quadro de saúde.
Por Robson Pires

Fernando Mineiro representa AL na Alemanha


O deputado Fernando Mineiro (PT) irá representar a Assembleia Legislativa do Estado, na 9ª reunião do Comitê de Revisão da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CRIC), que acontece na cidade de Bonn, na Alemanha, entre os dias 21 e 25 de fevereiro.
Fernando Mineiro foi convidado a integrar a equipe brasileira que participará do evento, na qualidade de Ponto Focal Parlamentar de Combate à Desertificação no RN. O deputado será o único representante do parlamento estadual brasileiro.
Durante os últimos anos, Mineiro vem trabalhando pela implantação de políticas de combate à desertificação no Estado, sendo autor do projeto de lei que institui a Política Estadual de Combate à Desertificação no RN.
A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação foi elaborada em 2006 e conta com a participação do Brasil, que assumiu o compromisso de trabalhar pelo combate a esse fenômeno climático. O país já conta com seu próprio plano nacional para tratar do tema, o PAN Brasil.
No Rio Grande do Norte, também foi elaborado um programa específico para tratar do combate à desertificação e seca no Estado, o PAE RN.

Oblog traz um pouco do que rolou na sessão de quinta-feira na AL


A suspensão de pagamentos de gratificações a alguns servidores, como do Itep e da Sejuc que trabalham nas centrais do cidadão, foi a base do pronunciamento do deputado Fábio Dantas-PHS, na sessão desta quinta-feira, a última da primeira semana de trabalho em plenário.
O parlamentar disse que havia recebido servidores que tiveram as suas gratificações suspensas desde o dia primeiro de janeiro e não sabem se vão retornar aos seus órgãos de origem. “Esse pessoal que faz atendimento especial nas centrais do cidadão, recebiam uma gratificação que tem o mesmo valor desde o governo de Garibaldi Filho, já estando muito defasada. Acredito que o governo vai ter a sensibilidade de pagar”, disse.
Em aparte, o deputado Getúlio Rêgo –DEM disse que o as providências estão sendo tomadas pelo governo, que está fazendo estudo da situação encontrada. Segundo Getúlio, no caso do ITEP, dois servidores do órgão procuraram o novo diretor e afirmaram que há nove meses estavam sem trabalhar e recebendo as gratificações pelos plantões. “O governo anterior abusou da ilegalidade para poder pagar pessoal, sem ter recursos específicos para o pagamento. Agora o governo está sendo planejado e com certeza, em pouco tempo vão deixar de existir essas reclamações. O governo Rosalba tem como marca a ética e a seriedade”, afirmou.
O deputado Fernando Mineiro-PT retomou o assunto referente ao seu pedido ao governo de detalhamento da dívida de curto prazo encontrada pelo novo governo. Segundo Mineiro, o governo também precisa explicar quais são os órgãos atingidos com o contingenciamento de 30 por cento do orçamento geral do Estado para este, registrado na mensagem da governadora lida na Assembleia Legislativa. “Que ações serão afetadas. Quais os serviços prestados a população vão ser prejudicados?, indagou.
O deputado de oposição também questionou algumas obras que foram paralisadas, como a de esgotamento sanitário na praia de Pipa, em Tibau do Sul e as de abastecimento de água em comunidades rurais de Caicó, Currais Novos, Santana do Matos, Serra Negra do Norte e São Fernando.
O deputado Hermano Morais-PMDB fez a sua estréia em plenário, falando sobre a trajetória política dele e sobre como vai ser a sua atuação no Legislativo. Disse que vai cumprir os compromissos assumidos em campanha. Hermano destacou as potencialidades do Rio Grande do Norte, que segundo ele precisa de infraestrutura para o desenvolvimento.
Já o deputado Gustavo Fernandes-PMDB usou o Grande Expediente para registrar a morte do ex-vereador Wilson Mariz, do PMDB de São João do Sabugi.  

Facebook adiciona novas opções de relacionamento para público gay

O Facebook adicionou novas opções de estado de relacionamento para os usuários da rede social, que agora podem divulgar que estão em "uma união civil" e "morando junto". A novidade, de acordo com o Facebook, atende a pedidos da comunicada GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais) e está disponível, por enquanto nos Estados Unidos, Canadá, França, Austrália e Reino Unido. Ainda não há previsão da novidade ser lançada no Brasil.


Segundo o gerente de comunicação do Facebook, Andrew Noyes, a intenção da rede social é "oferecer opções para que as pessoas reflitam sobre o estado de relacionamento de seus amigos". "Essas novas opções foram muito requisitadas pelos usuários", conta. A novidade, no entanto não será lançada em países que já permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

Em entrevista publicada no jornal "The Huffington Post", o porta-voz da Human Rights Campaign, Michael Cole-Schwartz, disse que, "enquanto as pessoas encontram leis fragmentadas para os seus relacionamentos, a novidade permite que as pessoas descrevam seus relacionamentos com precisão para os amigos.

FRAUDE: Primeiro lugar de Medicina é eliminado do Vestibular da UFRN


O aluno aprovado em primeiro lugar no Vestibular 2011 de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Antônio Gomes da Silva Filho, foi desclassificado por fraude. O comunicado foi feito pela vice-reitora da instituição, Maria Ângela Pavam, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (18).

Após denúncias feitas logo após a divulgação do resultado final do certamen, em janeiro, a UFRN montou uma Comissão de Sindicância para investigar os documentos utilizados para benefício do Argumento de Inclusão utilizados tanto por Antônio Gomes como por um outro estudante, Pedro Hugo Alves fontes, que não ficou entre a lista dos 100 convocados em Medicina, mas que também teve a fraude descoberta.

Os dois estudantes já possuiam matrículas na UFRN. Antônio era matriculado no curso de Odontologia desde 2008 e Pedru cursava Ciência & Tecnologia desde  ano passado. Para ingresso na instituição, ambos apresentaram históricos de escolas particulares nos vestibulares anteriores.

No entanto, aproveitando-se do benefício do Argumento, aberto para alunos do Supletivo no ano passado, os alunos realizaram matrículas na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas e se apresentaram como tal na inscrição do Vestibular 2011. 

"Acontece que ambos tinham ciência do edital do concurso, inclusive do trecho que trata do Argumento de Inclusão. Para ter acesso ao benefício, o aluno precisa ter cursado os três últimos anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública", explica Ângela Pavam.

Segundo a vice-reitora, a Comissão de Sindicância recomendou o cancelamento do cadastro e da matrícula do candidato Antônio Gomes Filho. "Por infringir o edital, o noss reitor acatou a recomendação da Comissão e eliminou o candidato do concurso", informou Ângela Pavam.

Por esse motivo, o candidato que estava na primeira suplência de Medicina será convocado. "Nós lamentamos o ocorrido, até porque o candidato ficaria dentro das 100 vagas se não tivesse fraudado o certame", disse Pavam.

Já que ambos os candidatos já eram alunos da UFRN, o próximo passo será encaminhar os processos às unidades acadêmicas às quais eles fazem parte. A partir daí, será aberto um Processo Administrativo Disciplinar, que será encaminhado também ao Ministério Público Estadual.
Fonte: No minuto 

NOMEADO: Robson Pires Irá dirigir o Teatro Adjuto Dias


O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (18) publica o ato de nomeação do radialista e blogueiro Robson Pires, para dirigir o Teatro Adjuto Dias, na cidade de Caicó. O Teatro integra a estrutura administrativa da Fundação José Augusto.

É a segunda vez que Robson Pires dirige o Teatro Adjuto Dias. A primeira foi durante o governo de Garibaldi Filho, quando o Teatro foi inaugurado. E foi durante a gestão de Robson Pires que as portas do Teatro estiveram abertas aos artistas de Caicó e do Seridó.

No governo Wilma de Faria e de Iberê Ferreira o Teatro Adjuto Dias se transformou num elefante branco. Os próprios artistas reivindicavam a volta de Robson Pires à direção do Teatro, o que acabou acontecendo.

Do Giro: Parabéns e boa sorte caro blogueiro, que seu brilhantismo e sucesso como radialista e blogueiro, continue te seguindo nessa nova oportunidade que chega. 

Homem é linchado e morto após atirar contra duas pessoas no Planalto


Esposa da vítima, diz que não sabe o que pode ter motivado
a morte do marido

Após atirar contra dois homens por volta das 23h30 de ontem, no Planalto, Francisco de Assis Soares,  38, morreu após ser  linchado por populares.  O homem foi atingido no rosto por pedradas e esfaqueado no pescoço quando se encaminhava para o seu carro na tentativa de deixar a rua São Patrick, logo depois de executar os disparos.

Francisco havia atirado contra os irmãos José Hélio Bezerra,   30, e Edésio Fernandes Bezerra, de 34 anos. O primeiro foi atingido na perna, e o segundo, na virilha e no tórax. Os dois foram encaminhados ao hospital Clóvis Sarinho, onde passaram por procedimentos médicos e no momento passam bem.

Policiais civis e militares estiveram no local tentando identificar os culpados pela morte de Francisco, mas a vizinhança não apontou ninguém.  

O corpo da vítima caiu próximo ao seu carro, onde foi encontrada uma faca. O óbito foi declarado na hora.
Tribuna do Norte

Acusado de praticar assalto é preso em Santa Cruz


Um homem acusado de efetuar assaltos no interior do estado foi detido em Santa Cruz pelos policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia. José Cleiton da Silva Menezes, de 38 anos, estava foragido desde o último sábado (12), quando, na companhia de um comparsa, assaltou um mercadinho na cidade. “Fabinho”, o outro acusado, já havia sido preso na noite do próprio sábado, com o dinheiro roubado do estabelecimento (R$ 600,00).

De acordo com o tenente Costa Neto, da 4ª Companhia, Menezes foi localizado em um sítio na zona rural de Santa Cruz, após uma denuncia de moradores da região. Com ele, foi recuperada uma pistola 380, com 12 munições. O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia local. Ainda segundo o tenente, José Cleiton da Silva Menezes é suspeito de ter participado de um assalto a um posto de gasolina em São Paulo do Potengi.
DN Online.

SITIO NOVO: Sem recursos do governo federal, prefeita inicia obras com recursos próprios

Cansada de esperar por recursos do governo federal para o projeto de ampliação da Escola Municipal Presidente Emilio Garrastazu Médici, situada na zona urbana. A prefeita Wanira de Holanda Brasil resolveu dar início com recursos do município às obras de reforma e ampliação da escola que atende mais 500 estudantes do ensino fundamental.

A escola receberá novo revestimento, novo piso, pintura, forro nas salas de aulas, grades e ainda contará com um novo espaço que será destinado a uma biblioteca o que deverá estimular a leitura nos alunos. A escola que no ano passado recebeu obras de acessibilidade, este ano passará a dar mais conforto e comodidade a seus alunos.

Além da Escola Presidente Médici, à Escola Municipal José Machado de Souza situada no Distrito da Serra da Tapuia também passa por reforma. Outras unidades de ensino situadas na zona rural também passarão por reparos.




Nísia Floresta comemora hoje 59 anos


Os primeiros habitantes da região de Papary, conhecida desde os idos de 1600, foram os índios Tupis. O nome Papary vem da lagoa de pesca abundante existente no território, ao lado de várias outras.

Durante o domínio holandês nada de significativo aconteceu na povoação. O tempo passou e os holandeses foram embora. Já em 1703, com a presença portuguesa, o povoado de Papary tomava forma de arruado e a igreja de Nossa Senhora do Ó começava a ser erguida, concluída somente 52 anos depois. O progresso econômico da povoação foi impulsionado pela pesca farta nas várias lagoas das redondezas e terras de boa qualidade para o plantio de várias lavouras, especialmente a de Papary, chamada Paraguaçu no século XVII.

Pela Lei número 242, de 18 de fevereiro de 1852, o povoado desmembrou-se de São José de Mipibu, tornando-se município com o nome de Vila Imperial de Papary, e em 1º de fevereiro de 1890, passou a denominação de Vila de Papary. Em 1948, a comunidade de Papary, em homenagem a sua filha mais ilustre, mudou seu nome para Nísia Floresta.

A homenageada nasceu em Papary, mais precisamente no Sítio Floresta, no ano de 1810. Nísia Floresta começou sua vida literária em 1831, publicando em jornal de Pernambuco artigos defendendo o ideal republicano, igualdade política dos sexos e liberdade aos escravos. A escritora de Papary passou a ser admirada por muitos e questionada por outros. Foi chamada ao mesmo tempo de extraordinária, de notável, de mestiça, de indecorosa e de monstro sagrado. Devido à saúde de sua filha, Nísia foi morar na Europa em 1849 e entre idas e vindas ao Brasil, 28 anos se passaram.

Nísia Floresta Brasileira Augusta morreu no dia 24 de abril de 1885, na Normandia, vítima de pneumonia, e foi enterrada no cemitério de Bonsecours. No dia 12 de setembro de 1954 seus restos mortais chegaram a sua terra natal, Papary, e foram colocados no mausoléu construído em sua homenagem.

A escritora de Papary, Dionísia Gonçalves Pinto, decidiu usar um pseudônimo literário que veio a se tornar internacionalmente conhecido, Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia representando a parte final do seu primeiro nome, Floresta é o sítio onde nasceu, Brasileira é uma referência nacionalista para quem teve de viver fora do país, e a palavra Augusta está diretamente ligada à lembrança de seu marido Manoel Augusto de Faria Rocha, pai de sua filha Lívia.

Antônio Jácome rompe com Robinson


O deputado estadual mais votado do RN , Antônio Jácome (PMN), anunciou ontem seu rompimento político com o vice Governador Robinson Faria.

“Anunciei a pouco o meu rompimento político com o vice governador Robson Faria. Porém, continuo fazendo parte da bancada da gov Rosalba. Digo rompimento político, pois não tenho nenhum problema de ordem pessoal com Robson Faria. Mas nao gosto conflitos. Gosto de está em paz!”.

Prefeito de Parelhas pede sequestro dos bens de funcionário que meteu a mão no dinheiro da prefeitura


A prefeitura já pediu o seqüestro dos bens do acusado. A justiça atendeu ao pedido. Se isso vai ser suficiente para pagar a dívida gerada por ele, ainda não é possível saber. Mas nós queremos de volta cada centavo e que a justiça tome todas as providências cabíveis. Estaremos sempre prontos para cobrar.       
      
Na última audiência com Ministério Público, através da pessoa do excelentíssimo Dr. Glauco Coutinho, nosso secretário de Administração Pepeu, esteve presente, para prestar todos os esclarecimentos necessários. No entanto, o acusado não esteve presente, porque o seu advogado alegou que estava em outra audiência.
Assim como todos os outros cidadãos de bem de Parelhas, esperamos que a justiça seja feita. Nós torcemos e lutamos por isso.
Francisco Medeiros – Prefeito de Parelhas
Do Blog de Marcos Dantas

Embaixadora da Suécia visita Governadora


“Vim conhecer o melhor do Rio Grande do Norte e saber um pouco mais para formarmos planos de investimentos”. Foi assim que a embaixadora da Suécia, Annika Markovic, começou a conversa em sua visita a Governadora Rosalba Ciarlini nesta quinta-feira, 17. O encontro contou com a presença do vice-governador, Robinson Faria; do secretário de Estado para Assuntos da Copa 2014, Demetrio Torres; do o Cônsul da Suécia, Sérgio Lobo; da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; do secretário de Estado do Esporte e do Lazer, José Joacy Bastos.

De acordo com a Annika Markovic, existem hoje 230 empresas suecas no Brasil, mas a maioria operando no eixo Sul-Sudeste.  Segundo a Embaixadora, a Suécia tem interesse em distribuir os investimentos. “Queremos fazer parte do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse Annika. A intenção do governo é captar alguns desses investimentos para o RN. “O Brasil tem que voltar os olhos para o Nordeste. O eixo Sul-Sudeste já está congestionado”, ressaltou Rosalba, e acrescentou: “Vamos trabalhar idéias para o desenvolvimento do Estado”.

A visita da Embaixadora da Sueca se deu a partir de um convite da Governadora, que ressaltou a importância do Rio Grande Norte em expandir as relações com países com grande poder de investimento, como a Suécia. “Sempre tivemos muitos interessados em fazer negócios no nosso estado, mas ficávamos parados. A postura agora é de fazer acontecer”, disse a governadora.

A Suécia é um dos países que mais recicla no mundo, além de apresentar um forte investimento em energias sustentáveis e limpas, como a energia eólica. Anikka Markovic ressaltou o trabalho recente do consulado da Suécia no Brasil com ações sobre desenvolvimento urbano sustentável que foram realizadas em Fortaleza, Recife e Salvador. De acordo com o Cônsul da Suécia, Sérgio Lobo, que acompanhava a Embaixadora, o plano é desenvolver ações semelhantes no Rio Grande do Norte. “Fizemos seminários sobre desenvolvimento urbano sustentável nessas capitais e agora com essa abertura também podemos ter um aqui em Natal”, disse Sérgio Lobo.

Paulo Davim deverá acompanhar visita de ministro da Saúde em Natal neste fim de semana


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha virá ao Rio Grande do Norte neste sábado. Atendendo a um convite do próprio ministro, o senador Paulo Davim deverá acompanhá-lo em sua agenda, que ainda está para ser divulgada pelo Ministério da Saúde.

George Soares confirma rompimento com Ivan Júnior

Não estamos em ano de campanha, mas as coisas estão quentes pelos lados do Vale do Açu. O deputado estadual George Soares, representante da região, foi o entrevistado do Repórter 98, da 98 FM, e falou sobre o rompimento do com o prefeito de Assu, Ivan Júnior.

O deputado eleito pela primeira vez em 2010 falou sobre os problemas de relação com o prefeito. "A gente foi aliado até dezembro do ano passado. Apoiamos Ivan para prefeito e ele me apoiou para deputado. Porém, o desgaste estava muito grande. Dessa maneira, Ronaldo Soares foi até o rádio anunciar o rompimento. Eu sigo Ronaldo e também estou rompido com o prefeito Ivan", falou o deputado.

George Soares explicou os motivos do desgaste na relação política. "O desgaste é antigo. Na realidade ele me deu apoio na campanha, mas não fez muito esforço. Fazia grande festa nas carreatas de Rosalba, mas nas minhas eu não via essa força. Além disso, afastou as pessoas do nosso grupo da administração. A situação ficou insustentável", falou o deputado.

O deputado também afirmou que o seu grupo vai levar a eleição em 2012. "O Ivan Júnior não vai contar com o apoio do nosso grupo. Vencemos seis eleições seguidas. Pode anotar: vamos vencer a eleição em 2012. Não sei quem será nosso candidato, mas o prefeito vai ser do nosso grupo", encerrou o deputado.
Fonte: Robson Carvalho

Liminar determina que Câmara de Elói de Souza dê posse a suplente de partido, e não de coligação


Uma liminar do juiz de Tangará, Flávio Ricardo Pires de Amorim, pode dar uma remexida na decisão, anunciada há poucos dias, do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins, que deu posse aos suplentes de coligações - e não de partidos - para ocupar as duas vagas abertas no plenário da Casa, por vereadores eleitos deputados.

Em uma decisão inédita no RN, os advogados Frederico Carlos Ferreira Machado e Sebastião Leite Júnior conseguiram que a Câmara Municipal de Elói de Souza empossasse o suplente de Vereador do PMDB, Geraldo de Aquino, que havia assumido a vaga do ex-vereador Kerginaldo Junior (PMDB), cassado pelo TRE.


A vaga estava ocupada pelo suplente da coligação, Gilson Ferreira Lins (PT). À ação dos advogados, o juiz concedeu Tutela Antecipada (antecipação dos efeitos da sentença) e o suplente do partido, e não da coligação, terá que ser empossado em 48 horas. 

"No caso, o Juiz de Direito da Comarca de Tangará seguiu nossa tese de que o mandato pertence ao partido e não à coligação", disse o advogado Sebastião Leite.


A liminar do juiz abre caminho para que os suplentes Rejane Ferreira (PMDB) e Dinarte Cruz (PV) possam pleitear, junto à Justiça Comum, as vagas dos ex-vereadores Paulo Wagner (PV) e Hermano Morais (PMDB), ocupadas recentemente pelos vereadores Assis Oliveira (PR) e Fernando Lucena (PT). "Nosso entendimento que norteou a decisão judicial é o mesmo do Supremo Tribunal Federal", afirmou Leite.
Fonte: Francy Victor