sábado, março 05, 2011

Sitio Novo: Folia Carnavalesca no Assentamento Pedra de São Pedro

Uma verdadeira folia carnavalesca contagiou os alunos da Escola Senador Cortez Pereira na Comunidade do Assentamento Pedra de São Pedro. A tal folia para o pequeno grupo de alunos da escola foi uma iniciativa da senhora Maria Verônica mãe da pequena Yasmim que o blog parabenizou na última terça-feira (01) juntamente com as professoras Maria Edineide, Rejane e Rosangela.  

Aproveitando o aniversário da pequena Yasmim o grupo reuniu os alunos e realizaram uma grande folia com direito a bolo, muita alegria e descontração.  










Setur abre novas vagas para Programa de capacitação profissional


O governo do Estado, através da secretaria de turismo do RN (SETUR), anuncia que abre esta semana novas vagas para o Programa de Qualificação Profissional. O projeto, executado com recursos do Prodetur II, irá beneficiar desta vez os municípios de Natal, Parnamirim, dando continuidade a qualificação já iniciada desde 2009 nos municípios integrantes do Pólo Costa das Dunas.

De acordo com informações da subsecretária do Prodetur, Sânzia Cavalcanti, ao todo, serão mais de 7.700 alunos beneficiados nesta segunda etapa, com cursos como artesanato, informática, relações humanas, qualidade no atendimento, empreendedorismo, auxiliar turístico, espanhol, italiano e português. "Os investimentos nestes cursos de capacitação para esses três municípios é da ordem de R$ 8 milhões", afirma.


Finalizados os três meses de duração dos cursos a serem iniciados em março de 2011, a intenção é beneficiar na próxima etapa, os municípios de Baia Formosa, Arêz, Canguaretama, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso com mais 1.500 vagas. Ceará-Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Touros foram as cidades que receberam os cursos na primeira etapa, já totalizando 3.965 pessoas capacitadas.

Micarla de Sousa divulga nomes dos novos secretários


A prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) divulgou na tarde desta sexta-feira (4) nota oficial com os nomes dos novos secretários de sua gestão à frente da Prefeitura de Natal. Dos 27 auxiliares previsto no organograma do Município, a prefeita mudou 17 nomes após muitas articulações políticas.

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e
Modernização Organizacional (Segelm)
Francisco Vagner Gutemberg de Araújo - bacharel em ciências contábeis, foi prefeito de Lucrécia em dois mandatos (1997 e 2000); Secretário de Turismo de Natal (2002); Secretário Geral e fundador da FEMURN (2001), Secretário de Estado do Planejamento e Finanças do RN (2003 a 2009); Secretário-Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do RN (de mai/2009 a Mar/2010).


Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município
de Natal (NatalPrev)

Silvio Eugênio - Economista, formado pela UNB – Universidade de Brasília. Pós Graduado em Finanças Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEX, tendo atuado como gerente financeiro das hodings de telecomunicações Vivo e Brasil Telecom. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, atuou como gerente do Banco do Brasil nos segmentos Corporate e como gestor de liquidez da mesa internacional do banco. Na Prefeitura do Natal, foi secretário adjunto de Saúde e secretário executivo do Gabinete da prefeita.


Secretaria de Gestão Estratégica e Ouvidoria – SEGEO

Carlos Von Sosten – Administrador, consultor da área de Orientação Empresarial do SEBRAE/RN. Foi assessor do Projeto Pólo Gás-Sal, atuando junto a Secretaria Extraordinária criada pelo Governo do Estado, entre 1999 e 2001; Foi diretor da Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa, durante a gestão do SEBRAE, no período de 1997 a 1999; Diretor Administrativo e Financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE/RN, Natal, de outubro de 1995 a setembro de 1997; Diretor Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Norte – DATANORTE;

Secretaria de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig)

Sergio Pinheiro - Engenheiro Sanitarista com experiência administrativa na iniciativa privada e no setor público. Foi diretor presidente da Urbana e foi diretor presidente da Caern – Companhia de Águas e Esgotos.

Secretaria Executiva do Gabinete Civil
Rivaldo Fernandes – Foi Secretário Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig) é mestre em Geografia, cursa doutorado em Ciências Sociais, é fundador do Partido Verde no Rio Grande do Norte e foi coordenador do projeto “Novo Teto”, de habitação popular, no governo Geraldo Melo, na década de 80. Rivaldo ocupou, na atual gestão da Prefeitura, o cargo de secretário adjunto da Semurb e da própria Serig.


Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)
João Bosco Afonso - Jornalista e executivo empresarial. Foi Assessor da Diretoria da Companhia de Desenvolvimento Mineral do Rio Grande do Norte – CDM/RN, Chefe de Gabinete da Presidência e Superintendente Administrativo da Alcanorte, Assessor Parlamentar do Senado Federal, Diretor de Jornalismo, Comercial e Executivo da Tv Ponta Negra. É presidente da URBANA da atual gestão.


Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)
Cláudio Henrique Pessoa Porpino – Empresário, odontólogo por formação, foi diretor presidente da Urbana. Exerceu funções públicas na Prefeitura do Natal e Governo do RN. Foi secretário de Articulação com os Municípios do Estado e diretor-presidente da Emprotur – Empresa Estadual de Promoção Turística. Foi deputado estadual.


Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi) 
Dâmocles Pantaleão Lopes Trinta – Engenheiro Civil com experiência nas áreas pública e privada. Foi sub-secretário para Habitação RN (SETHAS) 2007/2008, presidente da Companhia Estadual de Habitaçao do RN (CEHAB)2008/2009, secretário de Estado da Infraestrutura- 2009/2010 e Diretor do DER de Nov/2009 a dez 2010.

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) 

Ana Elizabete Thé Bonifácio Freire – Engenheira civil há 26 anos. Já atuou no Banco Nacional de Habitação (BNH), na Companhia de Habitação Popular do RN (Cohab) e na iniciativa privada. Trabalhou como projetista, desenhista e no planejamento e orçamento da Cohab-RN. Foi Engenheira Civil na Divisão de Mobilização de Terras do Banco Nacional de Habitação (BNH). Foi Secretária de Habitação da atual gestão municipal.

Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e
Projetos Estruturantes (Seharpe) 
 
Paulo Roberto Menezes Junior – 36 anos, engenheiro Civil formado na UFRN
(Universidade Federal do Rio Grande do Norte), MBA em gestão empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Experiência na iniciativa privada como empresário da área de construção civil.

Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana)
Luiz Almir – 30 anos de atuação como jornalista e radialista em rádios AM e FM e canais de TV no Rio Grande do Norte, foi vereador em Natal e deputado estadual no Rio Grande do Norte, tendo atuado no último mandato como vice presidente da comissão de constituição e Justiça e terceiro secretário da Assembléia Legislativa. Foi diretor da Alcanorte em Macau.


Secretaria da Mulher (Semul)

Rosy de Sousa – Administradora de empresas, empresária, foi presidente do Instituto Pontes da Vida e secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura do Natal.


Secretaria de Municipal de Defesa Social (Semdes)
Carlos Antônio Paiva – Administrador, Graduando em Direito, funcionário público estadual (Sejuc) há 22 anos. Foi diretor-presidente do Procon Municipal na atual gestão da Prefeitura do Natal por dois anos e está secretário interino da Semdes há 2 meses.


Fundação de Cultura Capitania das Artes (Funcarte)

Roberto Lima - Graduado em Direito, mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp e doutor em Filosofia, na Bélgica; já foi vice-diretor do CCHLA, da UFRN; fundador do Departamento de Artes da UFRN; foi diretor administrativo da Emproturn; chefe da Casa Civil do Estado, e um dos consultores para a criação da Central do Cidadão. Foi secretário de Administração da Prefeitura do Natal, tendo sido coordenador da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores municipais. É artista, compositor, músico instrumentista tendo conquistado prêmios.

Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do
Mundo da FIFA 2014 (Secopa)

Rodrigo Sinta (Copa) – Especialista em gestão de instalações eventos e entidades esportivas. Pós graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (RJ- Brasil). Graduado em licenciatura plena em educação física e desportos, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Oficial de arbitragem profissional desde 1999. Atuou como gestor de portifolio de projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 na Cidade sede Salvador, tendo coordenado 130 projetos da Copa e participado de eventos internacionais relacionados à Copa, em países como África do Sul, Alemanha, China e Espanha.

José Vanildo (Esporte) – Advogado, ocupará a Secretaria Adjunta de Esportes e cuidará diretamente da política esportiva do município de Natal. Foi secretário da antiga STTU e atualmente é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Fundação de Cultura Capitania das Artes (Funcarte)

Roberto Lima - Graduado em Direito, mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp e doutor em Filosofia, na Bélgica; já foi vice-diretor do CCHLA, da UFRN; fundador do Departamento de Artes da UFRN; foi diretor administrativo da Emproturn; chefe da Casa Civil do Estado, e um dos consultores para a criação da Central do Cidadão. Foi secretário de Administração da Prefeitura do Natal, tendo sido coordenador da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores municipais. É artista, compositor, músico instrumentista tendo conquistado prêmios.

Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do
Mundo da FIFA 2014 (Secopa)

Rodrigo Sinta (Copa) – Especialista em gestão de instalações eventos e entidades esportivas. Pós graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (RJ- Brasil). Graduado em licenciatura plena em educação física e desportos, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Oficial de arbitragem profissional desde 1999. Atuou como gestor de portifolio de projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 na Cidade sede Salvador, tendo coordenado 130 projetos da Copa e participado de eventos internacionais relacionados à Copa, em países como África do Sul, Alemanha, China e Espanha.
José Vanildo (Esporte) – Advogado, ocupará a Secretaria Adjunta de Esportes e cuidará diretamente da política esportiva do município de Natal. Foi secretário da antiga STTU e atualmente é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
 Do Portal Nominuto.com

Bombeiros liberam carnavais no interior; alguns com restrições e interditados


O Corpo de Bombeiros divulgou na sexta-feira (4) à noite as cidades que estão liberadas para realizar seus festejos de carnaval sem que haja qualquer proibição da Corporação. Os organizadores da folia em Macau conseguiram apresentar documentos que estavam pendentes .

Enquanto isso, em Guamaré, os festejos tiveram restrição por não atender as normas de segurança exigidas pelo Parecer Técnico nº 004/10 do Corpo de Bombeiros. O ponto principal foi a questão de compatibilidade da altura do trio com a altura da rede elétrica do percurso, os trios elétricos funcionarão parados como se fossem palcos, semelhante ao que irá ocorrer em Acari, onde os organizadores assinaram um termo se comprometendo a obedecer as condições impostas pela corporação. 

Já em Governador Dix Sept Rosado a folia programada continuará interditada. A estrutura montada na cidade não continha os requisitos mínimos de segurança contra incêndio e controle de pânico exigido pelo Parecer Técnico. Os organizadores do evento no município também não apresentaram as documentações referentes às normas vigentes. Além disso, a vistoria dos técnicos do Serviço de Engenharia dos Bombeiros foi inviabilizada pelo fato da estrutura está incompleta.

Em Itajá, os organizadores do carnaval também não apresentaram as documentações exigidas pelo Parecer Técnico tais como Art´s e declaração da Cosern. A estrutura montada no município não dispunha dos itens de segurança contra incêndio e controle de pânico como as saídas de emergências e extintores.

Em Apodi, o projeto estrutural apresentado pela Prefeitura Municipal, para análise dos bombeiros, não contempla todo o evento e a estrutura permanece incompleta inviabilizando a liberação do evento. 

O carnaval de Upanema foi liberado às 19 horas quando a Prefeitura finalmente apresentou todas as documentações solicitadas pelo Parecer Técnico.

Brasília, Urgente: Wilma desbanca Iberê e vai para Sudene


Na coluna política ("Painel") que escreve diariamente na Folha de S.Paulo, a jornalista Renata Lo Prete publica hoje uma nota curta, seca, diretíssima, dando conta de que a ex-governadora potiguar Wilma de Faria será a nova presidente da Sudene - Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

"A ex-governadora Wilma de Faria (PSB-RN) deve ser indicada para a presidência da Sudene" , eis a nota na íntegra.

A ser verdadeira a informação, Iberê Ferreira de Souza, também ex-governador do Rio Grande do Norte, perdeu a parada. Segundo se dizia no estado, ele seria o indicado à presidência da Sudene pelo PSB - partido de Iberê e também de Wilma.

Aliás, registre-se: quem primeiro disse que Iberê iria para a Sudene foi um primo seu, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, do PTB potiguar, em postagens pelo twitter. Iberê negou, desmentiu, fez cara de paisagem. Talvez soubesse que a concorrência era pesada...

Sitio Novo: Grupo de Idosos escolhem nova Rainha do Carnaval 2011

O carnaval começou mais cedo para grupo de idosos do município de Sitio Novo. Na noite desta sexta-feira o grupo se reunião para escolher a nova Rainha do Carnaval 2011.

Com muita alegria e disposição o grupo mostrou vitalidade e não parou de dançar até a escolha da de sua Rainha.

 

 

 

 


O coreografo Kiney comandou o concurso para escolha da Rainha onde seis candidatas foram avaliadas na escolha onde cada uma se apresentou individualmente dançando para o resto do grupo que avaliava o desempenho de cada candidata. 







Mais a disputa ficou mesmo entre dona Severina e dona Rita, que por várias vezes tiveram que fazer suas apresentações dançando pelo salão. Depois disso a escolhida foi mesmo dona Severina que mais uma vez venceu o Concurso de Rainha do Carnaval do Idoso.    


A Rainha do Carnaval 2010 dona Edite de 82 anos, mostrou porque foi a vencedora do concurso no ano passado ao fazer sua última apresentação entes de passar a faixa e a coroa para a nova Rainha deste ano.



A vencedora foi presenteada pela Secretária de Assistência Social Nadja Maria pelo titulo de Rainha do Carnaval 2011. Depois do concurso foi hora de repor as energias. 



GIRO PARABENIZA

Neste sábado o blog parabeniza a jovem Maria Aparecida mais conhecida por Cida que hoje comemora mais um aninho de vida.

Te desejo um aniversário maravilhoso, viva e aproveite da melhor forma possível esse momento.


Essa é a homenagem do Giro/RN.com pelo seu dia.

Parabéns 



Caraúbas completa hoje 143 anos


“As margens de um afluente do Rio Mossoró, eram tantas as Caraúbas que davam sobra e ostentava um cerne gigantesco que os viajantes, nas suas jornadas, marcavam sempre um ponto de descanso na várzea das Caraúbas, nome que passou a município e à cidade que hoje se ergue, com seu casario regular e bem tratado, no meio de extensos tabuleiros.”

O primeiro nome dado a Caraúbas foi Várzea das Caraúbas; depois os índios Payacus chamaram Carahu-mba (fruta da casaca negra) – nome de uma árvore na linguagem indígena (tupy Guarany); logo após os tropeiros chamaram-na de Caraúbas, nome que passou ao Município e posteriormente á cidade.
Com o crescimento da povoação foi criado o Distrito de Paz de Caraúbas no dia 23 de março de 1852, pela Lei Provincial nº. 250, sendo instalado um Juizado de Paz, depois é que passou a Município e, mais tarde, a Cidade.

O Capitão Leandro Bezerra Cavalcante, veio de Pernambuco, com a finalidade de fixar residência em nosso município atendendo um convite do tenente General Francisco de Souza Falcão, entre 1760 e 1770, e aqui instalou uma fazenda de gado.

Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.

Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.

O distrito Caraúbas foi criado pela Lei  n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Existem no Município Distrito de São Geraldo; os povoados de Cachoeira, Jordão e Mirandas; as comunidades: Rio do Umari, Santo Antônio, Mariana, Apanha-Peixe, Santana, além de outras. Mirandas, que hoje por erro técnico de políticos e funcionários do IBGE, desmembraram-na, favorecendo assim, ao município vizinho de Upanema.