quinta-feira, março 10, 2011

José Agripino convida Carlos Augusto para assumir o DEM estadual


O senador José Agripino assumirá a presidência nacional do Democratas. Assumindo o comando nacional da legenda ele não poderá acumular o cargo com o comando estadual do partido.

Para assumir a direção estadual do DEM, Agripino tem um nome de preferência: o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, esposo da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM).

O primeiro-damo (na foto com Rosalba) ainda não disse sim. Mas, deverá dar uma resposta até a próxima semana.

Fábio Faria defenderá o voto majoritário para deputado federal


Com o afastamento da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) da Comissão da Reforma Política, acusada de corrupção, o deputado Fábio Faria (PMN) ocupa a sua vaga na Câmara Federal.

“Eu já era membro suplente e agora passei a titular. Vou defender o voto distrital porque não tem cabimento um deputado com 30 mil votos se eleger e um com 120 mil não se eleger. Também defendo a coincidência dos mandatos”, destacou o deputado federal Fábio Faria.

Em Caicó jovem militar comete suicídio


A vitima foi um jovem de 18 anos identificado por Klebson Hudson Teixeira. Ele era filho de Nildo Capoteiro, muito conhecido por sinal no comercio em Caicó.

De acordo com as primeiras informações dão conta de que os próprios familiares acharam o corpo do mesmo com o lençol no pescoço em sua residência no endereço acima citado. Em estado de choque, os familiares informaram que o mesmo iria se apresentar hoje para servir o 1° Batalhão de Engenharia e Construção (1° BEC).
Fonte: Cardoso Silva

Tiroteio em Jucurutu deixa dois PM feridos e um bandido morto


Infomações do Blog de Cardoso Silva dão contas de que pelo menos 04 bandidos planejavam assaltar estabelecimento comercial no município. Policiais que realizavam uma operação na cidade, quando chegaram no perimetro urbano de Jucurutu a P2 se deparou com 4 elementos em um veículo Celta de cor preta 4 portas de placa MYK 7295, Currais Novos/RN. Dentre os elementos foi identificado o bandido conhecido como “Jordão” que é albergado do presídio Pereirão em Caicó, imediatamente os policias da P2 acionaram reforço da 3ªCia.

Os policiais de jucurutu quando se aproximaram foram recebidos por disparos pelos bandidos, a partir dai seguiu-se uma troca intensa de tiros entre os policias da P2, da 3ªCia e bandidos, onde segundo o Cel Cipriano(comandante do 6ºBPM) o Jordão foi baleado e um tiro provavelmente da própria policia acabou baleando o Sd Smith da P2.

O policial Bruno Belisário “Smith” da turma 2001 foi socorrido para a cidade de Caicó e segundo informações do Dr Gabriel que foi acompanhando o militar, ele perdeu cerca de 3 litros de sangue. Ao chegar em caicó foi direto para o centro cirurgico do hospital regional, onde se encontra sendo atendido em estado grave.

Após passar por prossedimento cirurgico inicial no Hospital Regional do Seridó o policial foi transferido de helicóptero para Natal.


O outro Policial Caicoense que foi ferido na ação criminosa foi identificado como sendo o CB Cesar,  na foto acima,  o Policial foi atendido em Jucurutu e não corre risco de morte.

O resto do bando fugiu no veículo em direção a saida da cidade de Florãnia, e a policia de toda a região está em diligência.

O bandido conhecido por Jordão acabou não resistindo aos ferimentos e morreu no local e ainda um outro elemento teria sido baleado mas ainda não foi encontrado.
Fonte: Cardoso Silva

Ministro Garibaldi Filho concede entrevista à Record News


O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, é o entrevistado do programa Brasília ao Vivo, da Record News, nesta quinta-feira (10), às 23h.


Na entrevista à jornalista Christina Lemos, Garibaldi fala do desafio de conduzir o Ministério da Previdência no governo da presidenta Dilma Rousseff, bem como dos planos que tem à frente da pasta.

Telas de artistas potiguares são expostas na Governadoria


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Governadoria abre suas portas para receber a exposição “Elas nas Artes Visuais do Rio Grande do Norte”. A mostra reúne telas de mais de 30 artistas potiguares que fazem parte dos acervos do Memorial da Mulher e da Pinacoteca do Estado.

“Esta exposição mostra a força e o talento da mulher potiguar. São muitos os nomes que se destacaram e se destacam hoje nas artes plásticas, mostrando que quando se tem talento e vontade de vencer, nenhum obstáculo é suficiente”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

“Elas nas Artes Visuais do Rio Grande do Norte” é uma realização do Governo do Estado, da Secretaria de Estado Extraordinária da Cultura, do Memorial da Mulher e da Pinacoteca do Estado do RN. Os quadros estão expostos nas dependências da Governadoria. A exposição segue até o dia 31 de março, das 8h às 18h.

PARABÉNS TAIPU


ATENÇÃO


Blogueiros, reportres, redialistas, e você que tem bom coração, vamos ajudar a localizar a família deste cidadão que está precisando muito de sua ajuda.

Ele foi encontrado próximo a cidade de Santana dos Matos, desorientado, desnutrido e desidratado. Os moradores locais desta comunidade o encontrou e acionou o corpo de bombeiros e conduziram o mesmo ao Hospital de Currais Novos, local onde encontra-se internado para curar de uma grave enfermidade na região glútea.

Ele disse que sua mãe é Josefa Quitéria e seu pai José Garcia de Morais, entretanto essa informação não é confiável, pois ele encontra-se desorientado, ao ser perguntado de onde ele era, respondeu: Bahia, Lagoa Nova, Paraná etc.

Em resumo, vamos divulgar para tentar achar a família deste cidadão.

Ambientalista se revoltam com corte indiscriminado de árvores


Uma mangueira com mais de 100 anos de idade foi cortada no Largo Santa Inês, no Alecrim, entre as avenidas Presidente Bandeira e Alexandrino de Alencar. Os moradores da rua em que a árvore pertencia não sabem dizer o porquê dela ter sido cortada, já que ela não apresentava sinais de que estava morta. O ambientalista Haroldo Mota, da Ong Baobá, foi até o local e ficou indignado ao constatar que a mangueira estava com o tronco intacto e dando frutos. A equipe da Secretária Municipal de meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) alegou que a árvore estava sem vida, com risco de tombamento e que o corte foi requerido por meio de um abaixo assinado dos moradores. Mas no local, as opiniões se contradizem e não foi mencionada a questão do replantio.

Para Haroldo, não foi apresentado um laudo técnico satisfatório. “Dá para perceber pelo tronco da árvore que ela estava forte, firme. Apenas uma camada do caule estava coberta por cascas provenientes de uma poda mal feita. A árvore só precisava de uma manutenção, e não ser arrancada. Estão tirando as árvores da cidade como se não houvesse um amanhã”, diz Haroldo, decepcionado com o descaso da prefeitura.

Caicó: Vice-prefeito anda insatisfeito e pode romper com prefeito

Deu no blog de Marcos Dantas

O vice-prefeito Gilberto Costa (PT) anda insatisfeito com o prefeito Bibi Costa (PR). Apesar de ainda não confirmar publicamente, as reações negativas já estariam sendo expostas, principalmente em conversas com amigos do próprio Gilberto. Uma das principais mágoas do vice de Caicó tem sido a falta de espaço na administração. Durante a campanha de 2008, Gilberto adotou um discurso que queria ser um vice diferente, participando ativamente da administração, inclusive usando sua amizade com pessoas ligadas PT e ao Governo Federal, para contribuir com o Governo de Bibi.

E Gilberto estaria chateado por não ter tido oportunidades de dar essa tão sonhada contribuição. O PT, partido do qual Gilberto faz parte ficou de fora da última reforma política. Hoje não está à frente de nenhuma secretaria ou cargos importantes na Prefeitura. Durante a folia de momo, Gilberto não teria nem feito questão de esconder seu descontentamento. E o mais recente sinal de que um possível rompimento está as claras, teria sido a atitude poética, encontrada por Gilberto para criticar uma possível falta de investimento do Poder Público, no Carnaval de Caicó. E a tempos que Gilberto não acompanha o prefeito Bibi em seus compromissos oficiais, como costuma fazer nos anos anteriores.

Veja a tal poésia

A fantasia que o Magão exibia
Não tinha as cores do Potengi;
Não tinha a etiqueta do Príncipe.
Era a fantasia da gente simples;
A fantasia da mistura da cultura
Dos Bonecos do Ala Ursa!

A fantasia que o Magão exibia
Nos dias de Reinado da Folia,
Tinha as cores singelas da alegria!
Era a fantasia concebida
No Oitão de São Sebastião;
A fantasia do som das marchinhas
Cantadas pelas afinadas sereias!

A fantasia que o Magão exibia
Parecia estar alheia
Ao enredo governamental;
Ao Poder sem carnaval.
Era a fantasia de pé no chão;
A fantasia do suor dos foliões!

A fantasia que o Magão exibia
- A fantasia desse carnaval -
Era de Moedas de 1 Real!
Era a fantasia sem rosas nas costas;
Era a fantasia da Matriz Imperial!

CONVITE: Iberê pode retornar para o PMDB

O jornalista Luiz Juetê repercute em sua coluna na Gazeta do Oeste que o deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) teria convidado o ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), a retornar para o partido que lhe projetou na política do RN. A mudança seria inevitável se Iberê venha a ser preterido por Wilma de Faria (PSB), na indicação para a superintendência da SUDENE.

A indicação para o posto nacional, por final, tem causado uma crise interna dentro do PSB em nível estadual. Enquanto Iberê diz que foi sondado para comandar o órgão, a ex-governadora e presidente estadual da legenda, Wilma de Faria também diz ter recebido o convite.

Oito mortos nas estradas do RN


O número de acidentes e mortes nas estradas estaduais e federais durante o carnaval 2011 superou as ocorrências do ano passado. Nos quatro primeiros dias de folia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 55 acidentes com 46 feridos e oito vítimas fatais. Dos seis acidentes com mortes, quatro foram causados por colisões envolvendo motocicletas. Além disso, 28 pessoas foram presas por dirigirem alcoolizadas.

Para o inspetor da PRF, Everaldo Morais, a falta de consciência e o desrespeito às leis de trânsito são os principais motivos para o aumento do  número de ocorrências este ano principalmente entre os motociclistas. “As motos lideram o número de acidentes com mortos. Em 2010, a Polícia Rodoviária registrou que os acidentes envolvendo motos chegaram a 46%”. O inspetor afirma que o baixo contingente de inspetores prejudica os serviços da PRF. Existem hoje 210 inspetores para atender todo o estado.

Do sábado até a terça-feira foram realizados 807 testes de bafômetro com a reclusão de quase 30 condutores que dirigiam sob o efeito de álcool. Foram realizados, em média, 200 testes por dia. Uma das vítimas do excesso de velocidade e álcool nas rodovias foi José Marcolino do Silva, 39 anos. Ele foi atropelado na BR-101 que dá acesso a Canguaretama e morreu no local. 


O balanço oficial da Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal sairá na manhã da desta quinta-feira. Segundo o inspetor Morais, com base nos dados apurados este ano a Polícia montará a operação com um enfoque específico para as regiões que apresentarem os maiores índices de ocorrências.

Hoje é dia de FPM reduzido


O Tesouro Nacional deposita hoje nas contas das prefeituras de todo o país um total de R$ 1,8 bilhão, referente à primeira cota de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para os 167 municípios potiguares serão R$ 36,5 milhões, um valor 20% maior do que a primeira parcela de março de 2010, mas 51% menor do que o primeiro repasse relativo a fevereiro deste ano. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a queda em relação ao mês passado não é considerada negativa, uma vez que indica a volta à normalidade do fundo, após dois meses de arrecadação atípica, que chegaram a ser consideradas as melhores dos últimos anos. A entidade explica que os altos volumes de FPM, registrados nos dois primeiros meses deste ano, foram motivados pela boa arrecadação do imposto de renda ao longo dos meses de dezembro de 2010 e janeiro passado.

Do total que vem para o estado hoje, Natal receberá, brutos, R$ 7,6 milhões, enquanto para Mossoró haverá repasse de R$ 2,2 milhões e Parnamirim receberá o mesmo montante, de R$ 2,2 milhões. A parcela de São Gonçalo do Amarante será de R$ 941,8 mil e de Macaíba, R$ 807,2 mil.

Já para os municípios com população abaixo de 10.188 habitantes, que correspondem a 80% das cidades potiguares, o total recebido será de R$ 201,8 mil. Essas localidades são classificadas como município 0.6. Além disso, pelo menos sete municípios do estado terão saldo zero do FPM na primeira parcela de março, após serem descontadas as quantias referentes à educação, saúde, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É o caso de Parnamirim, Mossoró, Guamaré, Ceará-Mirim, Upanema, Pendências e Touros.

Fonte: Tribuna do Norte

DENGUE: Já virou epidemia no RN


O Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue. A confirmação foi feita, ontem, pelo secretário estadual de saúde, Domício Arruda, com base nos dados divulgados pela secretária, no último dia quatro. Este ano foram notificados 2.562 casos, sendo 25 confirmados e dois óbitos suspeitos pendentes de confirmação. Comparado com o mesmo período de 2010 – quando notificou-se 322 casos – houve um aumento de 695,25%.

Os dados referentes ao início de 2011 também dão conta de 70 casos suspeitos de dengue hemorrágica, dos quais 19 já foram confirmados. 

“A gente não tem conseguido controlar a dengue. E pelos números, já podemos considerar que estamos em uma epidemia porque os casos notificados  ultrapassaram o previsto. Mas os técnicos do Ministério da Saúde já previam o aumento desses casos devido ao comportamento cíclico da doença”, disse o titular da Sesap, Domício Arruda.


A Sesap já enviou equipes às Unidades Regionais de Saúde para supervisionar os municípios e verificar o trabalho de campo que está sendo feito pelos agentes de endemias. O trabalho já foi feito nas regionais em Pau dos Ferros, Caicó, João Câmara e São José de Mipibu. Na Grande Natal a supervisão foi feita nos municípios de Natal, Macaíba e Extremoz, municípios que mais têm preocupado a Sesap.

Uma medida emergencial feita pela Sesap é a operação com os carros-fumacê. “O carro fumacê é a última medida e só pode ser utilizado, segundo recomendações do Ministério da Saúde quando o índice de infestação é superior a 1%. Como o material utilizado é tóxico, não pode ser utilizado indiscriminadamente”, disse o secretário.

A ação  está sendo feita nos municípios de Santa Cruz, Equador, Baraúna, Pau dos Ferros, Doutor Severiano, Alexandria, Pedro Avelino, Messias Targino e Santo Antônio. E a secretaria avalia a utilização do carro em Mossoró.


“O combate a dengue é uma prioridade. Erradicar a dengue do nosso Estado não é um trabalho fácil, porém, também não é impossível. No entanto, é preciso, preliminarmente, educar as pessoas para que elas entendam a importância de combater o Aedes aegypti, principalmente nas escolas, associações de bairros ou igrejas. Temos de nos unir em uma grande corrente de enfrentamento. Este dia de mobilização no Walfredo, portanto, é fundamental não só para os funcionários do hospital, mas, para toda a população do RN, uma vez que englobará servidores, pacientes e acompanhantes”, disse o secretário de saúde Domício Arruda.

Fonte:TN online

Corpo de Bombeiros registra 197 ocorrências durante o carnaval no RN

 O Corpo de Bombeiros do RN registrou um total de 197 ocorrências entre os dias 04 e 09 de março de 2011, período em que foi realizada a Operação Carnaval promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.

O maior número de intervenções realizadas pelo CBMRN aconteceu na capital e região metropolitana, onde foram registradas 89 ações da corporação. A sexta feira, 4, foi o dia em que os bombeiros mais trabalharam na capital e região metropolitana, sendo necessárias 22 intervenções operacionais e 13 ações de coleta de leite materno para o Programa Bombeiro Amigo do Peito, mantido pela instituição em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. Já o domingo, dia 6, foi considerado o mais calmo sendo registradas apenas cinco ocorrências. 

Entre as atuações realizadas pela corporação durante o carnaval nesta região estão: Enxame de Insetos (14), árvore oferecendo perigo (4), incêndios e princípios de incêndios (16), parturientes (1), apoio a ocorrência policial (1), assistência a gestor de segurança pública (1), abalroamento (3), resgate (2), suicídio (2), Derramamento de combustível (1), Auxílio a público (1), animal em perigo ou provocando em perigo (7), afogamento com recuperação vítima (6), busca de cadáver em meio líquido (3), pessoas em perigo iminente (1), coleta de leite materno (13) e vistorias em eventos (13) em São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Genipabu, Pitangui, Barra do Rio, Ponta Negra, Redinha, Ribeira, Rocas, Pirangi, Centro de Parnamirim, Tibau do Sul e Goianinha. 

Na região do Seridó, a Central de Gerenciamento do 3º Sub Grupamento de Bombeiros, situada no município de Caicó, registrou um total de 75 ocorrências nos cinco dias de folia. O domingo e a terça feira, dias 6 e 8 respectivamente, foram o que mais exigiram os serviços dos Bombeiros com 17 intervenções cada. Os demais dias apresentaram índices aproximados com 16 ocorrências na sexta, 12 no sábado e 13 na segunda feira. 

As ocorrências atendidas pelos bombeiros na região foram: Embriaguez alcoólica (9), Acidente em motocicleta (5), violências interpessoais (3), desmaio (12), auxílio ao público (23), queda de fio de energia (1), resgate de suicida (1), parturiente (1), queda de pessoas de altura (6), acidente automobilístico (1), choque elétrico (1), parada cardiorespiratória (4), trote (1) e vistorias em eventos (7) nos municípios de Acari, Ilha de Santana, Currais Novos, Jucurutu, Florânia, Jardim do Seridó e Jardim de Piranhas.

Na região Oeste, as estatísticas do Corpo de Bombeiros, divulgadas pelo 2º Grupamento situado em Mossoró, apresentaram dados bem abaixo do esperado sendo registradas apenas 33 ocorrências nos cinco dias de folia, entre elas estão: Acidente Automobilístico (1), atendimento Pré Hospitalar (4), afogamento com recuperação de vítima (1), apóio a órgãos públicos (3), pessoas perdidas (1), prevenção contra afogamentos (3), incêndio em edificação (1), vazamento de GLP (1), enxame de insetos (1), mal súbito (1), queda de árvore (1) e vistorias em eventos (11) nos municípios de Alexandria, Upanema, Itajá, Governador Dix Sept Rosado, Apodi, Guamaré, Macau, Mossoró, Pendências, Grossos e Areia Branca.

De todas as ações realizadas, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, destacou as ações realizadas pelos vistoriadores do CBMRN nas estruturas carnavalescas de todo o Estado e os seis salvamentos realizados no litoral, nas praias de Pirangi, Buzius, Touros, Macau e Praia do Meio, onde os Guarda Vidas da Corporação conseguiram identificar e retirar do meio líquido pessoas que estavam afogando. “Quero parabenizar as ações preventivas realizadas pelos técnicos do serviço de engenharia da corporação que atuaram em todo o Estado e destacar a ação dos nossos guarda vidas que evitaram mortes por afogamento nas áreas fiscalizadas pelos bombeiros”, enfatizou o Coronel Elizeu Dantas.