quarta-feira, março 23, 2011

Prefeita Wanira Busca Interação Via Redes Sociais


A prefeita de Sítio Novo, Wanira de Holanda Brasil, tem buscado uma interação com a população do município através das redes sociais. Com perfis em redes como Orkut, Twitter e Facebook, a prefeita, em breve conversa com o blog de Paulo Anderson, justamente através do seu perfil no Facebook, disse crer na importância desses veículos para a aproximação do poder público com os cidadãos.
 “Sempre estou resolvendo alguma coisa do município, então as pessoas têm mais um canal para falar com a Prefeita”, disse em declaração sobre o diálogo que pode estabelecer com os munícipes e acrescentou: “com a globalização, pessoas da nossa comunidade que acessam a internet nas lan houses podem reivindicar fazer sugestões e ate mesmo reclamar de alguma coisa diretamente para mim”.
A prefeita não é bem o que podemos chamar de exceção no mundo político, pois hoje é muito comum às lideranças, prefeitos, vereadores, deputados e, até, presidentes terem perfis que possibilitam maior interação entre eleitores e eleitos, entretanto, na região Trairi Wanira é a mais envolvida com as novas redes de interação social.
Confira os perfis de Wanira no twitter e Facebook:

Concurso Miss RN


O concurso 26 de março, A grande final do consurso Miss Rio Grande do Norte 2011 será neste dia 26 de março no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró. O concurso terá transmissão ao vivo pela TV Cabo Mossoró – TCM e pelo site www.portaltcm.com.br.
(Miss Acari) Juliana Delgado 
 (Miss Areia Branca) Viviane Siqueira 


 (Miss Caicó) Natália Clemente 

 (Miss Caraúbas) Jéssica Amorim 

 (Miss Ceará-Mirim) Klícia Moniz 

(Miss Goianinha) Késsia Cortês 

 (Miss Gov. Dix-Sept Rosado) Thaís Araújo 

 (Miss Guamaré) Taciane Almeida 

 (Miss Macaíba) Sasla Coutinho 

 (Miss Macau) Bruna Cabral 

 (Miss Mossoró) Catharina Amorim 

 (Miss Natal) Larissa Souza 

 (Miss Ouro Branco) Klendja Lucena 

 (Miss Parelhas) Maria da Guia 

 (Miss Parnamirim) Daliane Menezes 

 (Miss Pau dos Ferros) Ana Cláudia Fídias 

 (Miss Porto do Mangue) Cleilma Almeida 

(Miss Santa Cruz) Aline Bezerril

(Miss São João do Sabugi) Luíza Medeiros 

 (Miss São Paulo do Potengi) Thandara Castro 

 (Miss Serra do Mel) Paula Márcia 

 (Miss São Paulo do Potengi) Thandara Castro 

(Miss Tangará) Thais Vieira 

 (Miss Tibau) Monique Escóssia 

 (Miss Varzea) Daniele Luis 

Apodi comemora 176 anos de Emancipação Política


A população apodiense comemora nessa quarta-feira 23 de março, seus 176 anos de emancipação política com uma extensa programação a ser realizada durante todo dia. A festa é promovida pela Prefeitura do Apodi que através da prefeita Goreti da Silveira Pinto montou uma programação especial que terá um bolo de 17, 6m colocado à disposição da população no Terminal Turístico da lagoa do Apodi. 

De acordo com a prefeita, Goreti Silveira Pinto, o dia 23 de março será uma data de muita movimentação, com atividades esportivas, apresentações culturais, religiosas com um ato ecumênico, queima de fogos e outras atrações. Nessa época por conta dos festejos, Apodi recebe um grande número de visitantes de diversos municípios do Médio e Alto Oeste, bem como vários autoridades políticas. 

A Comissão Organizadora da festa encaminhou convite para diversas autoridades políticas, empresarias e representantes de vários outros segmentos. Varias autoridades já confirmaram presença. 

Conheça um pouco da cidade do Apodi 
A população do município é de cerca de 35 mil de habitantes 
Data de Fundação: 23/3/1835 
Prefeito: Maria Goreti da Silveira Pinto 
Área Territorial: 1.603km² 
Ano de Instalação: 1883 
Microrregião: Chapada do Apodi 
Mesorregião: Oeste Potiguar 
Altitude da Sede: 67m 
Distância à Capital: 286, 733km 
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE APODI 
Dia 23 de março 
05:30 – Alvorada – Banda Municipal de Musica Antonio de Pádua Leite Queima de Fogos. 
07:30 – Hasteamento das Bandeiras – Celebração (Ato Ecumênico) 
08:30 – Larga da Maratona da Emancipação –Apresentações Culturais Cia. A Máscara de Teatro e Samba Nobre de Mossoró - RN 
09:00 – Largada do Passeio Ciclístico 
09:30 – Oratório da Prefeita da cidade – Entrega de premiação aos vencedores da maratona; sorteio de brindes entre os participantes do Passeio Ciclístico. 
10:00 – Corte do Bolo Comemorativo dos 176 anos de Emancipação Política de Apodi 
19:00 – Cinema na Praça: Cine SESI dias 21 e 22

Paróquia de Santa Rita altera data da missa da Coroa de Santa Rita em abril


A Missa da Coroa de Santa Rita de Cássia, uma das celebrações católicas tradicionais da Cidade Santuário de Santa Cruz, terá um alteração em seu calendário anual, no mês de abril.
A Missa da Coroa é realizada todo dia 22 de cada mês, mas em abril irá coincidir com a Sexta-Feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo assim a Paróquia de Santa Rita decidiu que a celebração acontecerá no domingo de Páscoa, 24 de abril.

Câmara aprova solicitação de empréstimo de R$ 300 milhões para Copa 2014



A Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão desta terça-feira (22), por 13 votos a 4, o Projeto de Lei 002/2011, através do qual o Executivo pretende alterar a Lei 6.036/10, que trata da contratação de um financiamento no valor de R$ 300 milhões junto à Caixa Econômica Federal. A aprovação foi em segunda e última discussão e corrigiu o texto da lei, que no tocante às garantias dadas pelo Município se referia a dois artigos constitucionais que tratam de impostos estaduais e não municipais.
 
Os recursos obtidos com o empréstimo são destinados a obras de mobilidade urbana na cidade, com vistas à Copa do Mundo de Futebol de 2014.  De acordo com o líder da prefeita, vereador Enildo Alves (sem partido), o Município terá totais condições de bancar o pagamento do empréstimo. Ele destacou que os investimentos para o Mundial resultarão em um importante incremento nas receitas da Prefeitura, com reflexos extremamente positivos no desenvolvimento da cidade.

Juca Kfouri dará palestra na UFRN


Jornalismo esportivo pode ir além da cobertura rasa, voltada apenas para o entretenimento? Para o jornalista Juca Kfouri, não só pode como deve. Com quatro décadas de experiência, o blogueiro, colunista da Folha de São Paulo e comentarista da ESPN virá a Natal no dia 5 de abril para falar sobre o assunto na palestra intitulada "Jornalismo, Esporte e Democracia".

O evento, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do Departamento de Comunicação Social (Decom), é uma oportunidade para estudantes, profissionais da área e fãs do futebol conhecerem mais de perto um universo que envolve, além do esporte, interesses políticos e financeiros. E tudo sob a visão de alguém que é referência quando o assunto é jornalismo esportivo.

O quê? Palestra com Juca Kfouri - "Jornalismo, Esporte e Democracia"
Quando? Dia 5 de abril, às 19h
Onde? Auditório da Reitoria (UFRN)

Serra Caiada: Vereador prestigia festa religiosa dedicadas a São José


Considerado o parlamentar mais atuante do município de Serra Caida, o vereador e professor Junior faz juiz as consideração e está sempre marcando presença nas festividades do município. Desta vez o vereador foi até as comunidades rurais de Palmatória e Fernandes onde prestigiou a festividades religiosas dedicadas a São José.


Fábio Faria encontra Barack Obama em Brasília


O encontro aconteceu em um almoço oferecido pela presidenta da República, Dilma Rousseff, ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. 

Foto estão o presidente Barack Obama, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), e o deputado federal Fábio Faria (PMN/RN).

Pelo Twitter Padre Vicente comemora titulo do Santa Cruz e critica postura de Agnelo Alves


O Pároco de Santa Cruz, Padre Vicente Fernandes não gostou nada da brincadeira do deputado Agnelo Alves com a Padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia. “No programa da Rádio Globo, quinta-feira à noite, o deputado Agnelo Alves fez uma gozação com Santa Rita de Cássia. Dessa vez [domingo], Santa Rita estava acordadíssima. O senhor [Agnelo] é que deve estar dormindo até agora”, com os 4×0, disse Padre Vicente, via twitter.
Em outras postagens no twitter, Padre Vicente comemorou o título do Sport Club Santa Cruz. “Que chocolate o ABC tomou ontem do SANTA CRUZ. Santa Cruz arrasa com o mais querido. Que bom”.

Onde nasce o Rio Trairi?

Por Wallace Maxsuel
O Rio que dá nome a região, Trairi, ainda tem seus mistérios, isso mesmo depois de quase três séculos de ocupação não conhecemos bem os caminhos deste rio.
Segundo Hugo Tavares, que já realizou uma expedição rumo a nascente do Rio, afirma que não existe um local preciso e definido para a origem do Rio Trairi. De acordo com outros dados, a nascente está na Serra do Doutor, entre os municípios de Coronel Ezequiel e Campo Redondo.
Sendo assim podemos até lançar uma campanha… “Encontre a nascente do Rio Trairi”.

Comissão do Senado aprova fim das coligações para eleição proporcional


O fim das chamadas coligações partidárias nas eleições proporcionais foi aprovado por ampla maioria na reunião da Comissão Especial da Reforma Política, encarregada de elaborar um anteprojeto de lei. Nas proporcionais, são eleitos deputados federais, estaduais e distritais e vereadores.

Dos 18 senadores que se manifestaram apenas o senador Vicentinho Alves (PR-TO) sugeriu a manutenção das coligações nas proporcionais.

O senador Humberto Costa (PT-PE) chegou a classificar essa forma de escolha como uma “excrescência”, ou seja, uma anormalidade ou excesso do sistema eleitoral. O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse que, nas eleições proporcionais, partidos políticos criam coligações apenas para aumentarem seus tempos de propaganda eleitoral gratuita, instituindo “um mercado paralelo de tempo de televisão”.
Fonte: Panorama Político

Servidores do Detran anunciam paralisação nesta quinta-feira


Em assembleia da categoria, realizada nessa segunda-feira (21), os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deliberaram a paralisação das atividades nesta quinta-feira (24). Neste dia, as atividades serão suspensas das 8h às 12h.

Os motivos da paralisação são: a indignação da categoria pela forma como a direção do órgão está utilizando para substituir setores inteiros, servidores civis por militares, sob a alegação de corrupção; e a demora na negociação da pauta da Campanha Salarial  da categoria com o governo.

Corpo de Bombeiros interdita Centro Cultural de Caicó


O Corpo de Bombeiros interditou na manhã desta quarta-feira, 23 de março, o Centro Cultural Deputado Adjuto Dias, no bairro Paraíba, em Caicó. Segundo o sargento BM Costa, que estava realizando atividade física nas proximidades do teatro, ele percebeu a fumaça saindo de uma instalação elétrica. De imediato, uma guarnição de bombeiros chegou para isolar o local, verificando que a instalação estava inundada e ameaçando causar um incêndio.

Depois do primeiro atendimento, o Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN), também do Corpo de Bombeiros, encaminhou um vistoriador ao Centro Cultural, em caráter de urgência, para avariar as condições físicas do local. Segundo o bombeiro Quirino, há falhas estruturais no telhado, nas saídas de emergência e extintores vencidos, além de carências na parte elétrica e hidráulica. “Essa situação poderia trazer riscos às pessoas que freqüentem o Centro Cultural”, disse o técnico.

Diante disso, a área toda foi lacrada e interdita, até que seja confeccionado o laudo pericial que será encaminhado à Fundação José Augusto e ao governo do Estado, para que sejam tomadas as providências necessárias. Nos próximos dias uma equipe do CREA-RN também fará uma vistoria no Centro Cultural, para anexar mais informações aos dados emitidos pelo Corpo de Bombeiros.

Gustavo Carvalho cobra explicação sobre cancelamento de convênios


Ao cobrar explicações do governo do Estado sobre o cancelamento de 222 convênios com municípios do interior, o deputado Gustavo Carvalho-PSB fez um apelo à governadora Rosalba Ciarlini- DEM para que se restabeleça o diálogo com os prefeitos e suas entidades, com o objetivo de que se evitar prejuízos maiores à população dos municípios prejudicados.

“O governo tem alegado por declarações feitas por alguns auxiliares, que os referidos convênios teriam tido fins eleitoreiros quando de sua assinatura. No entanto, segundo informação do presidente da Femurn, prefeito Benes Leocádio todos os contratos estão dentro da legalidade, pois foram firmados antes da data-limite de cinco de julho, estabelecida pela lei eleitoral para se firmar parcerias entre órgãos públicos, antes do período de eleições, onde atos de convênios são proibidos pela legislação”, disse.

Pau dos Ferros: Prefeitura realizará a sétima copa de ciclismo


A Coordenadoria de Esportes, da Secretaria de Educação, Cultura de Desportos de Pau dos Ferros está ultimando os detalhes para realização de mais uma Copa Pau-ferrense de Ciclismo, que acontecerá neste domingo, 27 de março.

Em sua 7ª edição (começou, em 2005, no primeiro ano do mandato de LEONARDO Rêgo), a prova se destaca como uma das mais importantes do Estado, pelo nível dos competidores envolvidos na disputa. Há vários anos, grandes concorrentes de Estados como Ceará, Paraíba e Pernambuco participam, caracterizando como um evento de nível regional. Ela conta com as categorias Elite e Master.

O trajeto da corrida para os atletas da Elite terá início em Pau dos Ferros, com largada em frente à Prefeitura e o fim da disputa acontecerá também na cidade. Estes atletas seguirão por Francisco Dantas / Portalegre / Viçosa / Riacho da Cruz / Itaú / São Francisco do Oeste / Pau dos Ferros.

Já os da categoria Master, para os atletas com idade superior aos 40 anos, terá início na cidade de Riacho da Cruz, seguindo por Itaú, São Francisco do Oeste até Pau dos Ferros. As duas divisões vão encerrar a volta na Avenida Independência, em frente ao Banco do Brasil. Para ambas as categorias, as provas terão início às 8h00 e com previsão de término às 10h30.


Para os competidores da elite, o primeiro colocado levará o prêmio de R$ 700,00, o segundo colocado receberá a premiação de R$ 500,00. Já o terceiro colocado o valor de R$ 300,00. Já os atletas que chegarem em primeiro, segundo e terceiro lugar da categoria Master, receberão a premiação de R$ 400,00, R$ 300,00 e R$ 200,00, respectivamente.

Todo o trajeto será acompanhado por médicos e enfermeiros, que estarão acompanhando com ambulâncias todos os participantes, em caso de ocorrer algum incidente, além da equipe de coordenação, que estará presente durante toda a prova.

O Prefeito, LEONARDO Rêgo, disse que a atividade esportiva é essencial para a saúde física. Por isso, "a Prefeitura de Pau dos Ferros apoia todos os eventos nessa área, como forma de proporcionar à população pau-ferrense e regional uma alternativa a mais de prática de esportes e lazer".

NOTA DE FALECIMENTO: Morre mãe do ex-prefeito de Lagoa de Velhos

O blog acaba de receber a noticia de que a mãe do ex-prefeito de Lagoa de Velhos Ailton Araújo, a Sra. Antonia Ferreira da Silva de 88 anos, acaba de falecer no município vizinho.

Segundo informações colhidas pelo blog, o fato aconteceu depois que a mãe do ex-prefeito voltava de mais uma de suas caminhadas realizada todos os dias pela manhã próximo a sua residência, quando passou mal e foi encontrada caída por um vaqueiro da fazenda que a levou para o hospital da cidade, onde já chegou sem vida.

O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira (24), o horário ainda não foi definido pela família. Dona Antonia Ferreira da Silva, além do ex-prefeito Ailton Araújo, Canindé, Alberto e Selma completam a lista de filhos.

Família acompanha buscas por ossadas de sitionovense Virgilio morto durante o regime militar

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria Naiconal dos Direitos Humanos, disse na tarde desta terça-feira, na porta do Cemitério de Vila Formosa, em São Paulo, que defende a instalação da Comissão Verdade, na Câmara dos Deputados, para investigar possíveis crimes cometidos durante o regime militar no Brasil, mas que isso não significa estar movida por sentimentos de "revanchismo e ódio". Segundo ela, o objetivo da comissão é a "reconciliação nacional".

Defendo a implantação da Comissão Verdade não como revanchismo. O próprio Ministério da Defesa e as Forças Armadas estão coloborando de forma institucional para o sucesso da iniciativa. Não tem revanche ou ódio, pois se isso acontecesse não conseguiriamos mobilizar a sociedade em torno do projeto - disse a ministra, que esteve hoje à tarde no Cemitério de Vila Formosa, onde pesquisadores do Ministério da Justiça e da Procuradoria da República trabalham na busca por ossadas de presos políticos que desapareceram durante o regime militar (1964 a 1985).

Segundo ela, a Comissão Verdade do Brasil pode ser muito semelhante à da África do Sul, que levou o país à reconciliação.

Os trabalhos pela busca de ossadas pode levar à identificação dos restos mortais de pelo menos quatro presos políticos mortos no final da década de 60 e cujos corpos não foram entregues aos familiares até hoje. Entre eles estão os restos mortais de Virgilio Gomes da Silva, o Jonas. Os peritos já recolheram ossadas de vinte corpos em dezembro que são compatíveis com a ossada de Virgilio. Isso não significa, porém, que alguma delas seja a de Virgilio. Apesar dos ossos terem sido recolhidos em dezembro, somente agora começarão a ser examinados pelos peritos. Eles acham que com o apoio da ministra dos Direitos Humanos, o processo de identificação das ossadas possa ser intensificado.

Jovem seridoense comete suicídio


O repórter Cardoso Silva esteve na cidade de São José do Seridó, a história é a mesma, a mãe da estudante a senhora Geralda Oliveira (foto) bastante emocionada disse que perdeu um tesouro da sua vida: “Ela só queria estudar, não entendo como pode isso, sei que ela gostava muito do menino de nome Rubenildo, não sei como pode isso”, lamentou.

A estudante Isadora Sibele Pereira de Oliveira,17 anos usou uma corda para o suicídio em um pé de cajarana no quintal da casa. O ITEP de Caicó compareceu no local removendo o corpo para Caicó. Um irmão da mesma estudante de apenas 14 anos de idade teria tentado também contra a própria vida ingerindo comprimidos.

Relatos de amigos da estudante na cidade de São José do Seridó, que outras vezes ela ameaçou se matar por causa deste mesmo namorado.


fotos/Meiriely Chacon 

Garibaldi pede pelo turismo do RN


O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, acompanhou o secretário de Turismo do RN, Ramzi Elali, em audiência com o ministro do Turismo, Pedro Novais, nesta terça-feira (22), em Brasília (DF).

Garibaldi Filho e Ramzi Elali pediram apoio a projetos para o desenvolvimento no Rio Grande do Norte e aproveitaram para convidar Pedro Novais para participar da Feira Brazil National Tourism Mart 2011, que será promovida em Natal de 12 a 15 de maio próximo.

Governo cria novos incentivos para atrair indústrias


O governo do Estado está preparando um projeto para ser encaminhado à Assembleia Legislativa criando novos incentivos fiscais para atrair indústrias para Natal e o interior.

O objetivo é tornar o Rio Grande do Norte competitivo e para isso ofertará as mesmas condições de Estados como Pernambuco e Ceará, que têm levado vários investidores que já haviam escolhido o RN.

”Eu tenho certeza que nenhum Estado vai oferecer melhores condições de competitividade que as nossas”, assegurou a governadora Rosalba Ciarlini aos fabricantes de turbinas eólicas, nesta terça-feira, 22.

PMDB completa 45


A Executiva Nacional do PMDB se reuniu ontem para comemorar os 45 anos do partido. A defesa das reformas política e tributária, além de uma campanha por novas filiações marcaram o aniversário da maior sigla partidária do Brasil.

Debate na Assembleia esclarece Copa 2014


A Audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa sobre a Copa do Mundo de 2014 despertou grande interesse dos parlamentares e dos representantes envolvidos na realização do evento. A proposição do deputado Poti Junior (PMDB), reuniu 18 deputados, e cinco secretários de Estado, alem de representantes de segmentos relacionados a Copa. O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, destacou que a Assembleia é o fórum apropriado para que o Rio Grande do Norte discuta todas as dúvidas sobre o andamento da Copa. “A Assembleia será uma parceira real na construção desta Copa em Natal. E que este debate tire as dúvidas e sirva para que votemos o mais rápido possível este encaminhamento do Governo [sobre a utilização de royalties no Fundo Garantidor da Parceria Público-Privada]”, afirmou Ricardo Motta.

Para esclarecer as dúvidas dos parlamentares e da sociedade civil envolvida, o secretário da Copa (Secopa), Demétrio Torres foi convocado. Muito questionado sobre os valores totais da obra, o secretário esclareceu que os valores não se tratam apenas para a construção da Arena. “O objeto contratado é para que a empresa derrube, construa, opere e mantenha o estádio. Isso é importante que fique muito claro”, afirmou Demétrio Torres. O secretário também lembrou que a cidade de Natal vai receber cerca de R$ 5 milhões só com o pagamento de ISS por parte da construtora.
           
Representando a bancada federal do Rio Grande do Norte, o Deputado Federal Fábio Faria (PMN), destacou a luta de todos em Brasília para que Natal seja sede da copa de 2014. O parlamentar relatou que em diversas conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi citada a pressão de outras cidades para tomar o lugar de Natal no maior evento esportivo do mundo.

O Chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, fez uma explicação geral de como vai funcionar o contrato entre o Governo do Estado e a empresa vencedora da licitação pública. O governo garante que não vai gastar nada durante toda a construção da Arena das Dunas, e que este custo será proveniente de um empréstimo do BNDES (aproximadamente R$ 300 milhões) e de recursos próprios da construtora (cerca de R$ 100 milhões).

Mas também destacou a importância da aprovação por parte da Assembleia do projeto encaminhado que trata do Fundo Garantidor da PPP. “A participação da AL já se tornou hoje fundamental para a Copa em Natal com a realização deste debate. Mas vale lembrar que Temos até meados de abril para assinar o contrato com a empresa vencedora e para isso precisamos da aprovação desta matéria”. Quando questionado sobre o modelo implementado para a construção da Arena das Dunas, o secretário Paulo de Tarso defendeu a PPP. “O governo não teria capacidade de endividamento para realizar ele mesmo esta obra”.