sexta-feira, abril 15, 2011

Governadora assina ordem de serviço para Estádio das Dunas


A governadora Rosalba Ciarlini juntamente com secretário Demétrio Torres, assinaram na tarde desta sexta-feira a ordem de serviço para o Estádio Parque das Dunas dando inicio aos preparativos de Natal como uma das sedes da Copa 2014. "Estamos aqui assinando esse contrato para ganhar tempo em uma obra exequível, que tem um projeto de engenharia e um cronograma que está sendo seguido", disse o secretário, lembrando que, com esse ato, o Governo do Estado se antecipa em 75 dias do prazo final dado pelo Comitê Organizador Local (COL) para a assinatura dos documentos.

Em seu discurso, a governadora afirmou disse "tenho esperança, tenho fé e confiança no Rio Grande do Norte".  Ela também agradeceu o esforço da equipe de governo, à Procuradoria-geral do Estado, ao Ministério Público Estadual e Federal, à bancada de deputados federais e senadores e aos deputados estaduais e, ainda, da classe empresarial. 

"Desde o primeiro momento tivemos o apoio da nossa classe política nos contatos com os ministérios em Brasília e na compreensão dos deputados estaduais que entenderam a importância de votar em regime de urgência o Projeto de Lei que autorizou a contratação de empréstimos para o Fundo Garantidor", registrou a governadora.

Rosalba Ciarlini enfatizou também que a Copa é uma grande oportunidade para alavancar o desenvolvimento do RN, vez que vários outros investimentos serão feitos paralelamente à construção do novo estádio. "Temos a oportunidade de concluir o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, de realizar obras de drenagem e saneamento, de melhorar a infraestrutura de mobilidade urbana, hospitalar e turística. Estes investimentos vão aquecer a nossa economia, favorecer a qualificação profissional da nossa gente e gerar emprego e renda que irão continuar depois da realização da Copa", observou.


Prefeito diz que vai indenizar famílias de estudantes mortos em escola de Realengo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou na manhã desta sexta-feira (15) que pretende indenizar as famílias dos estudantes mortos no ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste carioca.

Paes afirmou que já pediu à Defensoria Pública do Estado do Rio e à Procuradoria Geral do Município que se reúnam para definir um critério sobre o valor a ser concedido aos pais das vítimas.

Essas famílias passaram por um sofrimento que nada vai compensar, nada vai resolver. Mas a gente não quer ver essas pessoas que já sofreram o que sofreram passar mais 20 anos brigando na Justiça contra a prefeitura.

O prefeito também disse que pretende reforçar o policiamento nos arredores do colégio, principalmente no período de retomada das aulas. As declarações foram dadas durante visita à comunidade Cidade de Deus, na zona oeste.

Do R7






Foi divulgada pela policia sete fotos do atirador de Realengo






 
Exibindo carta encontrada no dia do massacre
Do R7




Filha do prefeito de Frutuoso Gomes tenta burlar sistema de cotas da UERN

A estudante Ana Sérvula Regalado Ferreira, aprovada no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte para o curso de medicina, através do sistema de cotas, e que foi impedida de fazer sua matrícula na universidade, apelou ao Tribunal de Justiça contra a sentença da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró que manteve a decisão do Reitor da UERN para não efetuar sua matrícula. Os documentos também comprovam que a autora é filha de médico e prefeito de Frutuoso Gomes (RN), Lucídio Jácome Ferreira, tendo ainda freqüentado o curso de Medicina em uma faculdade particular.

A autora afirma que foi aprovada no processo seletivo 2009 da UERN e argumenta que o Edital do certame e a Lei Estadual 8.258/02 exige apenas a integralidade no ensino fundamental e médio em escolas públicas, e não sua exclusividade.

O relator do processo, desembargador Saraiva Sobrinho, ao observar a documentação trazida aos autos pela autora, constatou que a estudante cursou o ensino fundamental e médio em escolas particulares (Escola Doméstica e Geo), e apenas após a conclusão do ensino médio, novamente se submeteu ao ensino Fundamental e Médio por meio de exames supletivos em escola pública (Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra).

Para o desembargador, o maior objetivo do sistema de cotas é garantir acesso universitário aos menos favorecidos, diminuindo a desigualdade social com os detentores de recursos econômicos, e considerou inconcebível aceitar que uma aluna proveniente de escola particular efetue supletivo em instituição estatal e concorra em igualdade de condições com estudantes provenientes exclusivamente de escola pública.
 
O Relator também concordou com o parecer da Procuradoria de Justiça que interpretou o fato de uma estudante que já tinha concluído os dois graus escolares na rede particular de ensino, se submeter ao exame supletivo em rede pública, se deu com o único objetivo de burlar o sistema de cotas. Diante disso, o desembargador Saraiva Sobrinho negou seguimento ao apelo. (Processo nº 2010.015179-3)
* Fonte: TJ/RN

População faz novo protesto contra aumento dos combustíveis

Os protestos contra os atuais preços dos combustíveis em Natal terão mais um capítulo nesta sexta-feira (15). Assim como fizeram na sexta-feira passada, os manifestantes da capital irão a um posto de gasolina realizar a mobilização que visa pressionar os donos de postos a baixarem os preços dos combustíveis.

Para o protesto desta sexta-feira, o local escolhido inicialmente pelos manifestantes é a avenida Engenheiro Roberto Freire, em um posto próximo ao shopping Cidade Jardim. A movimentação deve ocorrer a partir das 18h30 e há a possibilidade que o trânsito fique ainda mais lento no início da via, no sentido Candelária - Ponta Negra.

Força Nacional vai investigar assassinatos sem solução no RN

A Força Nacional de Segurança Pública vai investigar cerca de mil assassinatos que não foram elucidados pela polícia do Rio Grande do Norte. Delegados, agentes e escrivães da Força Nacional devem chegar ao Estado nos próximos dias para integrar uma força-tarefa com policiais do RN. A meta é, até julho, relatar à Justiça homicídios que tenham sido cometidos até junho de 2007 e que não foram solucionados.

"Há uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça no sentido de relatarmos esses assassinatos. Como não temos pessoal suficiente para isso, pedimos ajuda à Força Nacional. Ao todo, serão dez delegados, dez escrivães e cerca de 50 agentes", disse o secretário-adjunto de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Clidenor Silva Júnior.

A Força Nacional foi criada em 2004 e é um programa de cooperação de Segurança Pública brasileiro, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).

A autorização para a vinda da Força Nacional ao Rio Grande do Norte foi publicada na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial da União (DOU). O pedido foi feito pela governadora Rosalba Ciarlini, através de ofício encaminhado ao Ministério da Justiça em março passado.

Pela portaria, a Força Nacional vem ao Estado "a fim de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, através de Ações de Polícia Judiciária, com o objetivo de contribuir nas investigações policiais em curso e pendentes". Os policiais da Força Nacional terão apoio logístico e supervisão da Polícia Civil potiguar.

"Com a confirmação da vinda da Força Nacional, vamos local um prédio e equipá-lo com computadores e outros equipamentos para abrigar os policiais. Isso deve demorar mais uns 15 dias. Em seguida, eles serão autorizados a vir e integrar a força-tarefa. O mais importante de tudo isso é que essa força-tarefa será o embrião da nossa Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP)", ressaltou Silva Júnior.

Sitio Novo recebe Cia de Arte Tropa Trupe

O município de Sitio Novo recebe será o primeiro município do RN a receber a primeira edição do projeto de circulação de espetáculos da Cia de Arte Tropa Trupe.  

O projeto está intitulado como “A Graça da Praça” acontecerá no período de 16 de abril a 18 de maio nas praças públicas de 10 municípios do Estado Rio grande do Norte, além de Sítio Novo, municípios como Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Santa Cruz, Caicó, Mossoró, Assú, Ielmo Marinho, São Gonçalo e Natal serão palcos do projeto. O projeto foi viabilizado através do Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua – 2010 e conta com também com o apoio das prefeituras dos municípios.

O espetáculo escolhido para circulação “O Equilibesta” é autoral e foi concebido há dois anos em formato de esquete teatral. Mas durante uma estada de quatro meses em Buenos Aires/ARG (novembro de 2009 a março de 2010) os artistas Luísa Guedes e Rodrigo Bruggemann transformaram-o num espetáculo após participarem da Oficina de Direção de Números de Humor, com o consagrado diretor argentino Walter Velázquez.

Em Sitio Novo o intuito é de proporcionar uma vivência artística inexistente no cotidiano dos moradores. O projeto também visa estabelecer essa relação entre o ator, a praça e o espectador, se contextualizando a particularidade de cada cidade, população e sua relação com o espaço público, procurando incentivar a utilização desses lugares por outros artistas e a população em geral que deseja se expressar artístico e politicamente.

O grupo chegará pela manhã deste sábado onde deverá percorrer o município convidado a população para prestigiar o espetáculo que acontecerá a partir das 19:hs na Praça José Ferreira Lima. 

NOVOS PARCEIROS


Inicio do Sub-15 de Futsal é adiado para dia 30


feira foi adiada para o dia 30/04 em decorrência da realização da Vaquejada de Tangará que acontece neste fim de semana e também por conta da Semana Santa.

A realização da Tradicional Vaquejada de Tangará é um evento que mobiliza não só o município de Tangará, como também todos os municípios que compõe a região Trairi.    


PUBLICIDADE


Lutador brasileiro terá revanche em luta do UFC no Rio


Numa entrevista ao site do jornal americano "USA Today", o presidente do UFC, Dana White, confirmou o que já se especulava no Brasil: o campeão dos médios, Anderson Silva, vai lutar no UFC Rio, em 27 de agosto, na arena multiuso da Barra da Tijuca, contra o japonês Yushin Okami, o único a ter derrotado a fera brasileira nos últimos seis anos.
Na luta entre os dois, realizada no Havaí, num torneio de MMA intitulado "Rumble on the Rock ", Anderson - que ainda estava no meio-médio - perdeu por desclassificação, após acertar um chute no japonês quando ambos estavam no chão, o que não era permitido. Desde aquele confronto, em janeiro de 2006, o brasileiro venceu seus 14 combates. No mesmo período, Okami teve 12 vitórias e três derrotas.
A cotação de Okami subiu desde a vitória em novembro do ano passado sobre Nate "The Great" Marquardt, quando então passou a se gabaritar para uma luta valendo cinturão. O japonês tem treinado numa academia em Oregon, Estados Unidos, com Chael Sonny, adversário que o derrotou em outubro de 2009 e que no ano passado foi superado por Anderson Silva numa luta duríssima. Contra o campeão dos médios, Sonny levou vantagem praticamente em todo o combate, sucumbindo no último round, a poucos segundos de terminar a luta, numa finalização espetacular do brasileiro no chão.
Foi a primeira vez em muito tempo que se viu Anderson Silva ficar em desvantagem flagrante, o que levantou a discussão sobre se o "Spider" seria mesmo imbatível.
Na luta seguinte de sua carreira, porém, Anderson Silva mostrou que se mantinha em grande forma. Contra Vítor Belfort, em fevereiro deste ano, em Las Vegas, venceu de forma avassaladora. Nocauteou o carioca com uma sequência de dois socos após um chute espetacular que explociu em cheio no queixo do adversário. O combate, tratado pela mídia e pelo UFC como a "luta do século", durou apenas três minutos e 25 segundos.
Agência O Globo

CBF divulga tabela da Série C


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira a tabela de jogos da Série C do Campeonato Brasileiro e o América, único representante potiguar na competição, pôde conhecer seus adversários na primeira fase.
O time rubro está no Grupo B e faz sua partida de estreia no dia 23 de julho contra o Fortaleza em local ainda a ser definido, já que o Castelão está fechado para as obras da Copa do Mundo e o Pici passa por reformas. O primeiro jogo do Dragão diante de sua torcida é exatamente uma semana depois, no dia 30, diante do Campinense-PB.
Na tabela divulgada pela CBF não consta também o estádio onde o time de Natal irá jogar, já que o clube ainda não anunciou de forma oficial onde mandará seus jogos na Série C, ao que tudo indica no estádio Nazarenão, em Goianinha.
Confira Tabela da Primeira Fase
23/07 - Fortaleza x América 
30/07 - América x Campinense 
06/08 - América x CRB 
13/08 - Guarany/CE x América 
20/08 - CRB x América 
27/08 - América x Guarany/CE 
03/09 - Campinense x América 
10/09 - América x Fortaleza

Açúde de pataxó continua sangrando


Começou a sangrar na manhã de desta quarta-feira (13), por volta das 10hs da manhã com a lamina de 7cm. Segundo membro do NUDECs – Núcleos de Defesa Civil do município de Ipanguaçu, José Erenildo Cavalcante o Açude de Pataxó.

Em matéria publicada nesta quarta-feira no Jornal De Fato, Luis Alberto da Silva explicou que a água do Açude Pataxó só atinge a cidade se houver um sangramento com uma lâmina de água superior a 70 centímetros. "O sangramento do açude não representa qualquer risco para a população. Está tudo sobre controle, normal", garantiu Luis.

O coordenador da defesa civil ressaltou também que as cheias que castigam Ipanguaçu são causadas pelo sangramento da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no município de Itajá, que atualmente está a 1,8 metro de sangrar. Luis Alberto reiterou que a população deve ficar tranquila e informou que a Prefeitura já elaborou um plano de contenção como forma de prevenção para caso de nova enchente. "Devemos lembrar também que as chuvas não estão sendo fortes nas cabeceiras dos açudes e barragens que mandam água para o Açude Pataxó", acrescentou.

HOJE: Estádio das Dunas terá contrato e ordem de serviço assinados


Acontecerá nesta sexta-feira, 15, a solenidade de assinatura da ordem de serviço e do contrato com a empresa Arena das Dunas Concessão e Eventos S.A. para a construção do Estádio das Dunas - Novo Machadão. O evento será realizado às 16h, no Auditório da Secretaria de Estado da Educação e Cultura - SEEC, localizado no Centro Administrativo, em Natal.

A solenidade contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; do Gerente Geral de Relacionamento com as Sedes - FIFA, Fábio Starling; do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, da prefeita de Natal, Micarla de Sousa; integrantes do Comitê Organizador Local - COL, em Natal; entre outras autoridades. 

Com esse ato, o Governo do Estado se antecipa em 45 dias do prazo final dado pelo Comitê Organizador Local (COL-FIFA) para a assinatura dos documentos. Apesar do trabalho só começar após o encerramento do Campeonato Estadual de Futebol, em meados de maio, já será dado início à montagem do canteiro de obras da empresa, que tem a Construtora OAS como proprietária.

Caminhão desgovernado atinge creche e mais duas casas na Grande Natal


Um caminhão de placas MXJ 1653(Natal-RN) perdeu o controle na RN -160, no bairro de Regomoleiro, situado no município de São Gonçalo do Amarante, atingiu três casas e por pouco não causou uma tragédia na manhã desta quinta-feira (14), por volta das 7h. O fato mais agravante é que uma das residências funciona uma creche, onde 12 crianças estavam no local, no entanto, em uma outra área que não foi atingida.

Segundo informações de populares, o caminhão conduzido por Ozimar Batista da Silva , 30 anos,  passou por uma baixa e de repente perdeu o controle em uma espécie de problema mecânico.
O impacto destruiu a entrada de duas residências, porém, ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros esteve presente ao local para a retirada do veículo, assim como o Comando da Polícia Rodoviária Estadual, que realizou o trabalho de desobstrução do trânsito.

Comissão de combate às drogas vai à "Crackolândia" de São Paulo


Está marcada para o próximo dia 5 de maio a visita de um grupo de deputados à chamada "Crackolândia", em São Paulo, uma grande área onde o consumo de drogas alcança níveis bastante elevados. A proposta foi do deputado federal Fábio Faria. Ele acredita que conhecer o cotidiano dos usuários vai contribuir para a busca de proposta e debates na Comissão. No mesmo dia, os deputados irão visitar a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica que abriga jovens dependentes químicos ansiosos por se ver livre das drogas e do álcool.

"Nosso objetivo é conhecer a realidade dos usuários, seus hábitos, suas histórias, como chegaram àquela situação, conversar com familiares e com profissionais de saúde que prestam assistência. Tenho certeza que voltaremos mais convencidos ainda da importância desta Comissão e com uma visão mais consolidada do prejuízo que o uso das drogas causa aos seus dependentes", justifica o deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack.

Tomba cobra mais investimentos do governo


O deputado Tomba Farias (PSB) cobrou do governo mais e urgentes investimentos nas diversas áreas sociais. Ele também criticou o atraso, pela segunda quinzena, no pagamento aos produtores do Programa do Leite, prejudicando milhares de famílias em todo o Estado.

O deputado fez um pronunciamento cobrando outras providências do governo, como o pleno funcionamento da Central de Marcação de Consultas, cujo site esteve fora do ar e mais agilidade para resolver problemas como a superlotação nos hospitais. Tomba visitou recentemente unidades hospitalares em Parnamirim e Natal