sexta-feira, abril 22, 2011

São Vicente: Prefeito vai decretar estado de emergência


Em conversa com o blog de Marcos Dantas na manhã desta sexta-feira, o prefeito de São Vicente Dr. Bezerra Neto (PSB) mostrou sua preocupação com os estragos causados pelas fortes chuvas que caiem no município. De acordo com o pluviômetro, nesta quinta-feira (21) choveu 130 mm. Além de provocar a interdição da BR 226, vários reservatórios menores arrombaram e uma passagem molhada no Torrão também foi destruída.
"Nossa equipe já levantou que seis açudes, sendo um grande já foram arrombados. As chuvas ocasionaram a destruição da passagem molhada em Torrão e vários outros fatos que estão sendo levantados. Estou tentando convocar a Defesa Civil do Estado e o Corpo de Bombeiros", disse o prefeito.
"A água desses açudes menores que foram arrombados estão indo toda para o açude Torrão. O reservatório está sangrando com lâmina de 1 metro e 80 centímetros. A equipe da prefeitura está fazendo toda uma vistoria para na segunda-feira (25), a gente divulgar. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado está sendo contactada para verificar a situação do açude Torrão", adiantou. 

Santana do Seridó: Prefeito entrega comando do município ao vice


Nesta quarta-feira (20) em solenidade realizada no salão nobre da prefeitura de Santana do Seridó, o prefeito Iranildo Pereira (PMDB) entregou o comando do município ao vice, Berré Azevedo (PMDB). Iranildo embarcou nesta quinta-feira (21) para Roraima, onde passa 10 dias resolvendo questões pessoais.
Berré que é empresário no ramo de cerâmica, nunca tinha ocupado um cargo público antes. Em 2008 foi convidado por Iranildo para formar a chapa vencedora. Antes de ser eleito vice-prefeito, Berré nunca imaginou que um dia sentaria interinamente na cadeira de prefeito. "Continuaremos cumprindo as mesmas tarefas determinadas, agindo com transparência e dedicação à causa pública", discursou na transmissão do cargo.

Globo Mar destaca produção do "SAL" no RN

A equipe de reportagem do Globo Mar da TV Globo desembarcou no Rio Grande do Norte para conhecer e mostrar o grande potencial do estado responsável por 95% da produção do sal Brasileiro.

O programa foi a ar no fim da noite desta quinta-feira e foi apresentado por Glenda Kozlowski. A reportagem mostrou o potencial da produção do sal que é fonte de vida e para muita gente, fonte de renda.

A reportagem deu grande destaque a construção d o “Porto-Ilha”, cercado de mar por todos os lados, no meio do Oceano Atlântico que serve para escoar o sal. Uma ilha fincada em alto-mar, a 14 quilômetros da costa, habitada por gente que trabalha de sol a sol para garantir o sal nosso de cada dia, todos os dias.

Uma UERN para Jucurutu


O pedido foi protocolado pelo deputado estadual George Soares em sessão realizada nesta quarta-feira. Atualmente, além de Mossoró, existem campus em Natal, Assú, Caicó, Pau dos Ferros e Patu. A ideia de George é trazer uma unidade para beneficiar jovens de Jucurutu, Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino, Triunfo Potiguar...

Cumprindo determinação do Ministério do Trabalho, prefeito anuncia concurso público em São Vicente


"Estou cumprindo esse Termo de Ajuste de Conduta e, durante todo o andamento do processo de realização desse concurso, tenho mantido, através de vários ofícios, o Ministério Público do Trabalho informado sobre sua evolução. Principalmente, sobre o cumprimento da lei e dos prazos, assegurando, assim, mais uma vez, a legalidade, a lisura e a transparência dos nossos atos", explicou o prefeito Dr. Bezerra Neto (PSB), anunciado a realização do concurso público de São Vicente.
Para cumprir o Termo de Ajuste de Conduta nº 1.729/2009, do Ministério Público do Trabalho, que determina a obrigatoriedade da contratação de pessoal por concurso público, a prefeitura de São Vicente está realizando concurso. Para dar legalidade e o máximo de publicidade e universalidade ao concurso, com divulgação mínima de quinze dias, a Comissão Permanente de Licitação realizou o devido Processo Licitatório, através da modalidade "Tomada de Preços", publicada no Diário Oficial Eletrônico da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e, principalmente, no Diário Oficial da União, por tratar-se de preenchimento de vagas em programas federais.
Mais de dez empresas, de vários estados, obtiveram informações sobre esse concurso. Porém, cumprindo todas as formalidades legais e apresentando o preço abaixo do teto médio estabelecido no Orçamento do Município, a empresa MULT-SAI ganhou a concorrência.
Fonte: Marcos Dantas

Presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Branco-RN sofre grave acidente

O vereador e presidente da Cãmara Municipal de Ouro Branco Ediwilson Azevedo de Araújo (foto), 39 anos  fofreu um grave acidente quando voltava de Santa Luzia/PB. O acidente ocorrei na Rodovia Anísio Marinho, PB 233, por volta das 23hs desta quinta-feira após um dos pneus do carro ter estourado fazendo com que o vereador perdesse o controle do veiculo descendo uma ribanceira e capotando várias vezes.

No veículo, além do vereador acopanhado de sua esposa, Jeanne Cristine de Medeiros Nóbrega de Araújo, 29 anos e outra mulher, Silvana Maria de Sousa, 24 anos, grávida e sua uma criança, filha desta última, de aproximadamente 05 anos. Ambos tinham ido buscar o esposo de Silvânia, João Batista, que retornava de Recife-PE, onde trabalha.
Ao conseguir sai do veiculo Ediwilson, foi quem retirou as outras vítimas do carro inclusive a criança teria ficado presa por baixo do carro. Após retirar as vitimas e conseguir chegar a rodovia para pedir socorro, Ediwilson desmaiou.

Um homem que passava de carro com sua esposa e filho, socorreu as vítimas, deixando sua família esperando no local do acidente. As vítimas foram levadas para a cidade de Santa Luzia/PB, e depois encaminhadas para Patos/PB. Apesar da gravidade do acidente, nenhuma das vítimas corre risco de morrer. Ediwilson sofreu um grande corte na cabeça, e escoriações por todo o corpo, e permanece internado. As outras vítimas já foram liberadas de cuidados médicos. Confira as imagens do acidente:

Fonte:lenilsonazevedo

Católicos celebram a instituição da Eucaristia

A comunidade católica sitionovense celebrou na tarde desta quinta-feira na igreja matriz de São Sebastião a Missa do Lava Pés. A data relembra a última ceia, quando Jesus lavou os pés dos apóstolos e instituiu a Eucaristia.

Durante a celebração, doze homens do município representaram os apóstolos e tiveram os pés lavados pelo padre João Batista que representou a atitude de Jesus ao a lavar os pés de seus apóstolos dando o exemplo de humildade para todos nós.

Antes da benção o padre João Batista realizou a translação do Corpo de Cristo para o Santíssimo e, após a benção final, os fiéis iniciaram a vigília.
 

Hoje as 16:hs a comunidade celebra a paixão de Cristo.

APROVEITE NOSSA PROMOÇÃO DO MÊS


MERCADINHO LAGOENSE

Nesta sexta-feira o Giro apresenta o Mercadinho Lagoense, onde o preço baixo é o bom atendimento é o destaque da nossa rede no município de Lagoa de Velhos.


O Mercadinho Lagoense se prepara para realiza uma bela homenagem as mães do municio de Lagoa de Velhos. A simbólica homenagem as mães contará com um belo café da manhã que será oferecido na unidade.      






DICIONÁRIO POTIGUAR: LETRA A


Abestaiado: Desatento
Abilolado:
Pessoa desatenta, doida
Abigobel: Indivíduo tolo, leso
Abiscoitar: Ganhar, conseguir
Abusado: Chato
Abufelar: Brigar
Acabrunhar: Desanimar
Acanalhar: Bagunçar, desordenar
Acochar: Arrochar
Acoloiar: juntar-se a..
Acoitar: Ajudar, dá guarida
Acunhar: Correr, perseguir
Afolosar: Deixar frouxo
Afulibar: Ganhar todas
Afunlanhar: desorgarnizar, remexer
Agôar: regar, molhar, irrigar
Achegar: Se aproximar
Aloprar: exagerar, se irritar
Amancebado: Amasiado
Amarrado: Mesquinho
Amigado: Amasiado
Amojada: Prenha, grávida
Amolar: Fazer fio, tornar cortante
Amolengado: Pessoa frouxa, mole
Amuado: Com raiva
Amuntar: Montar
Amuquecado: Desanimado, choroso
Amurrinhado: Desanimando, doente
Ancho: Feliz, contente
Apombalhado: Leso
Apoquentado: Aborrecido, aflito
Aperriado: Estressado
Aperuando: Rodeando, espiando
Apigorar: Observar, olhar de pedinte
Apurrinhar: Perturbar
Arenga: Pequena briga
Aresia:
conversa jogada fora
Ariado: Perdido, desnorteado
Aremedar: Imitar
Arredar: Sair
Arretado: Coisa muito boa
Arreganhar: abrir ao máximo, escancarar
Arribar: ir embora, sair
Arripunar: Enjôo,nojo,ânsia de vomito
Arrochado: Pessoa de coragem
Arrombado: Furado,( Pessoa boa no que faz: Sid é o pedreiro arrombado)
Arrudiar: Dar voltas
Astronauta: Corno, traido
Assuletrar: soletrar, separar as letras
de cada palavra.

Avechado: Com pressa
Avia: Ande logo
Avoar: Voar
Azalado: Azarado, sem sorte


Alto do Rodrigues: Câmara cria Comissão para investigar prefeito


A Câmara Municipal da cidade de Alto do Rodrigues em sessão ordinária nesta quarta-feira(20), aprovou requerimento apresentado a pedido de um morador da cidade no sentido de que seja criada uma comissão processante para investigar os atos arbitrários do prefeito Eider .

Um dos atos a serem investigado diz respeito o prefeito não responder aos requerimentos que são apresentados e aprovados pela Câmara Municipal. As informações daquela Casa Legislativa  são de que treze requerimentos já foram enviados ao prefeito e nenhum deles respondido pelo gestor.

Em um desses requerimentos, a Câmara solicita informações sobre notas fiscais da compra das ambulâncias, além de todas as informações sobre o contrato. Outro requerimento que não foi atendido pelo chefe do executivo altorodriguense  foi o de n 18/2010, onde os edis queriam cópias dos estratos bancários e documentos de conciliação do ano de 2009.
Fonte: Assis Silva

Shopping é esvaziado após guarda-chuva ser confundido com rifle


Um shopping foi esvaziado na terça-feira (19) em Burlington, no estado de Massachusetts (EUA), depois que a polícia recebeu denúncias de que um homem estaria carregando um rifle dentro do estabelecimento. Ao chegar ao local, porém, os policiais descobriram que o homem carregava, na verdade, um guarda-chuva.
Dylan Cate, de 19 anos, disse que estava carregando o guarda-chuva, pois a previsão de tempo indicava que ia chover durante o dia. O jovem disse que não entendeu porque seu guarda-chuva de US$ 27 foi confundido com um rifle. Segundo ele, o objeto até parece uma espada, mas não um rifle.

Pedra Grande: Vereadores aprovam lei do piso salarial dos professores


Em meio as notícias negativas de sua administração, o prefeito Marcão, da cidade de Pedra Grande dar um passo importante junto a área da educação com a aprovação por parte dos vereadores da lei que dar benefícios salariais aos professores instituindo o piso nacional  para a categoria. A aprovação aconteceu na última terça-feira(19) em sessão ordinária da CÂmara que contou com a presença do prefeito, secretários municipais, diretores de escolas, professores e comunidade.

A lei aprovada institui o piso salarial dos professores do município de Pedra Grande nos termos da Lei Federal nº 11.738 de 16 de julho de 2008, alterando a tabela salarial dos professores da rede pública de ensino.

Além do piso salarial que será equiparado e abrangerá aposentados e pensionistas profissionais do magistério, deixa garanti a promoção salarial de uma classe para outra, progressão funcional, Plano de Carreira, Remuneração do Magistério, gratificação de regência de classe, dentre outros benefícios.

O piso salarial profissional inicial das carreiras para os profissionais do magistério da educação básica com carga horária de 30 horas, será de R$ 1.187,74.
Fonte: Assis Silva

Rosalba recebe a Medalha da Inconfidência


A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, recebeu a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais (MG), a Medalha da Inconfidência, na manhã desta quinta-feira (21), em Ouro Preto, na região Central do Estado de MG.
O governador de MG, Antonio Anastasia, presidiu a solenidade de entrega da medalha, ao lado da Presidenta Dilma Rousseff.
Após o evento, a governadora do RN integrou um grupo de 60 convidados para um almoço na fazenda do ex-ministro do Turismo no governo Lula, Walfrido Mares Guia, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. O almoço será no distrito de Santo Antônio do Leite, na cidade de Ouro Preto.
A comenda
Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente, desde 1952, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão Ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais. A solenidade encerra as comemorações da Semana da Inconfidência.

Secretário de Agricultura se reúne com produtores de leite em Afonso Bezerra


O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, Betinho Rosado, esteve reunido com produtores de leite e o prefeito na cidade de Afonso Bezerra, nesta quarta-feira(20). Na oportunidade, o secretário esclareceu aos produtores de leite algumas dúvidas quanto ao pagamento aos produtores, principalmente os pronafianos que estão com dez quinzenas em atraso.

Betinho Rosado tranqüilizou os produtores garantindo que a governadora Rosalba Ciarlini irá fazer o pagamento, mas não soube precisar a data certa devido os entraves burocráticos, mas que será em breve. O secretário foi a Afonso Bezerra a pedido do prefeito Jackson Bezerra, para uma conversa franca com os produtores de leite.

O presidente do Sindicato Patronal de Lajes, vereador César Militão, também participou do encontro e agradeceu a presença do secretário por ter se deslocado até Afonso Bezerra para um encontro com os produtores de leite que estão apreensivos quanto ao não pagamento pelo fornecimento do produto.

Com informações do blog de Robson Cabugi

Mais um sobrevivente do massacre de Realengo deixa o hospital


Teve alta na tarde desta quinta-feira (21) do Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na zona oeste do Rio, o adolescente Carlos Matheus, de 13 anos, um dos quatro alunos feridos no massacre da Escola Municipal Tasso da Silveira que permaneciam internados. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil estadual. 

Carlos Matheus tinha retornado ao hospital no último dia 19, queixando-se de fortes dores no braço esquerdo, atingido por dois tiros disparados pelo assassino Wellington Menezes de Oliveira.

No mesmo hospital permanece internado em estado estável o aluno Edson, de 14 anos. No Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, se recuperam os outros dois adolescentes, Luan Vitor, de 13 anos, e Thayanne, da mesma idade, que está em observação rigorosa, pois o estado de saúde dela ainda inspira cuidados.

Corpo de atirador de Realengo é enterrado no cemitério do Caju


Foi enterrado às 9h desta sexta-feira (22) o corpo de Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, autor do massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, onde 12 estudantes foram mortos e outros 12 ficaram feridos no último dia 7. Oliveira foi sepultado em uma cova rasa no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na zona norte carioca.

A Justiça do Rio autorizou a Santa Casa de Misericórdia a fazer o enterro, já que nesta sexta chegou ao fim o prazo de 15 dias para que algum parente liberasse o corpo dele no IML (Instituto Médico Legal). Como isso não aconteceu, o rapaz foi enterrado como corpo não reclamado, já que foi identificado formalmente pela polícia.

Como praxe do IML, um corpo pode ser mantido por até 15 dias no órgão. O cadáver de Oliveira foi levado para o IML dia 7, após o rapaz ter se matado com um tiro na cabeça.

Passados os 15 dias, um amigo de Wellington, portando alguma documentação do rapaz, poderia fazer o reconhecimento e liberar o corpo, mas como o caso teve grande repercussão, inclusive na imprensa internacional, o IML informou que apenas parentes estavam autorizados. A medida foi adotada pelo órgão foi para evitar que o corpo sofresse algum tipo de violação.

PRF interdita rodovia em São Vicente

A Polícia Rodoviária Federal interditou um trecho da BR 226, em São Vicente, mais precisamente no km 203,5. O ponto foi totalmente bloqueado a partir 16h desta quinta-feira (21).


De acordo com a PRF, a interdição foi feita em virtude das fortes chuvas na região. A Polícia Rodoviária Federal encontra-se monitorando a situação e orientando o trânsito. 



Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (Dnit) fo acionado, mas ainda não esteve no local. 



A PRF sugere àqueles que se dirigem as cidades além do ponto de interdição, que tomem a rodovia estadual que passa por Cruzeta, seguindo até Caicó, e de lá tomar a RN 118 até Jucurutu.

Portaria amplia número de vagas para 4.600

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão autorizados a contratar docentes e técnicos administrativos para as escolas federais de educação profissional em funcionamento no país.


Portaria interministerial dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que será publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira altera anexos dos decretos do banco de professor-equivalente e do quadro de referência dos técnicos administrativos dos institutos federais.

Na prática, a medida amplia o banco e o quadro de referência, permitindo que as instituições contratem, via concurso público, pelo menos 2.800 professores e 1.800 técnicos administrativos. Aqueles institutos que possuam concurso válido poderão convocar e nomear o candidato aprovado de imediato.

O banco de professor-equivalente e o quadro de referência de educação básica, técnica e tecnológica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram criados por decretos em setembro de 2010. No entanto, o quantitativo de vagas previsto estava desatualizado em relação às novas escolas da rede federal.

Bullying nas escolas do RN preocupa deputada


Em pronunciamento no Grande Expediente da sessão plenária desta quarta feira, dia 20, a deputada Larissa Rosado-PSB defendeu a necessidade de se criar mecanismos para prevenir, atenuar e evitar o bullying- (termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos)- nas escolas do Rio Grande do Norte.

Ela disse que não é de hoje que esse problema lhe preocupa. Lembrou que no ano passado apresentou Projeto de Lei para instituir o Programa Estadual de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. A Assembleia aprovou a matéria, mas o governo do Estado vetou, alegando vício inconstitucional.

“Fizemos a nossa parte e continuaremos a fazer, cobrando do governo ações concretas. A tragédia na escola de Realengo, no Rio de Janeiro reforça a nossa idéia de que o bullying não pode ser negligenciado nas escolas do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Segundo Larissa, a negligência favorece a continuidade do problema e pode levar os alunos-vítimas a avaliações abaixo da média, não retorno das tarefas escolares, segregação na comunidade escolar, entre outras conseqüências.

“Por isso, precisamos conscientizar as escolas sobre sua responsabilidade no combate ao bullying, envolver os pais nessa rede do bem, educar os alunos para acabar com práticas preconceituosas e violentas contra seus colegas”, sugeriu a deputada.

Prefeitura atrasa repasses e compromete cirurgias


O convênio entre a Prefeitura do Natal e os hospitais Memorial e  Médico-cirúrgico está com dois meses de atraso. Segundo o diretor do Memorial, Francisco Gomes, a Prefeitura não faz o repasse do convênio referente à cirurgias eletivas ortopédicas desde janeiro. Por conta do atraso, os hospitais, após publicar ontem uma nota de esclarecimento à população, deram um prazo de 72 horas para o pagamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Caso contrário, o serviço será interrompido.

O convênio com os dois hospitais particulares é custeado com verbas municipais e estaduais. Trata-se de uma parceria para a realização de cirurgias eletivas na área de ortopedia. Dessa forma, o primeiro atendimento é realizado pelo Hospital Walfredo Gurgel, para estabilizar o paciente vítima de trauma, e após essa estabilização a cirurgia de correção, quando necessária, é de responsabilidade da rede conveniada. Sem esse atendimento, espera-se que a fila de pacientes nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel aumente.

Apodi se prepara para campanha de vacinação contra Influenza


A Prefeitura do Apodi, via Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 25 de abril a 13 de maio, tendo o dia 30 de abril como o dia de mobilização nacional, o dia "D". O slogan da campanha é ”Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS".

A campanha de vacinação contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza, na população acima de 60 anos, nos trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para influenza, nas crianças da faixa etária de seis meses a menores de dois anos e nas gestantes.

Emparn prevê chuvas até a próxima semana no interior


A Emparn prevê que o volume de chuvas será acima da média nos meses de maio e junho. O céu estará nublado em todas as regiões do Rio Grande do Norte durante o feriadão. O meteorologista Gilmar Bristot explica que as chuvas intensas nas regiões Sudeste e Centro Oeste influíram no sistema que traz as chuvas à região Nordeste, ocasionando um veranico no mês de abril que tradicionalmente tem bons índices de precipitações. O serviço de meteorologia da Emparn recomenda que os prefeitos e chefes de Defesa Civil do Estado adotem providências de prevenção urgentes diante do quadro de previsão de chuva para os próximos dias.

Mossoró é a 28ª no país em mortes por acidente de motos


O estudo divulgado pelo Instituto Sangari apontando Mossoró como a 28ª cidade do país no ranking de mortes por acidente de motos colocou as autoridades em alerta. Por esse motivo, o comandante do Pelotão de Trânsito de Mossoró, capitão Maximiliano, deve se reunir na próxima semana com Francisco Carlos, gerente de Cidadania da Prefeitura de Mossoró, para tratar sobre como reduzir os.

No ano que o Instituto Sangari realizou o levantamento, em 2008, só em Mossoró morreram 50 pessoas vítimas de acidente de moto, ou seja, 22,5 mortes por universo de 100 mil habitantes e o número de vítimas feridas quase 10 vezes mais.

O comandante Maximiliano disse que uma das ideias é trabalhar a educação de trânsito nas escolas, como já acontece em dois estados na região Sul do Brasil. Nestas cidades, conforme o comandante, o índice de acidentes é baixo.

Neste caso, ele sugere um trabalho teórico quando a criança está no Fundamental I, um pouco mais no Fundamental II e no Ensino Médio já propõe aulas práticas, participando de blitz e até multando junto com os policiais na rua. “Aproxima o cidadão da PM e o jovem aprende na prática como sobreviver no trânsito.


Futsal tem inscrição até quarta-feira
As inscrições para a 5ª edição da Taça RN de Futsal, etapa de Natal, terminam nesta quarta-feira, 27, às 17h30. O aviso é do diretor técnico da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, Charles Eliont de Freitas. Conforme o dirigente, neste mesmo dia, porém, às 19h30, será realizado o Congresso Técnico, na sede da federação, no ginásio Humberto Nesi, Machadinho. A taxa de inscrição é de R$ 300.
A competição está prevista para o período de 2 a 7 de maio, no ginásio Nélio Dias, na zona norte de Natal. Até a semana passada 16 agremiações tinham feito a pré-inscrição, e apenas uma confirmado participação.

A etapa potiguar das Olimpíadas Escolares já tem data para começar. No dia 3 de junho, atletas de 12 a 14 anos disputarão o título da etapa estadual da competição, em 12 modalidades. Os campeões representarão o Rio Grande do Norte na etapa nacional, marcada para o período de 9 a 18 de setembro, em João Pessoa, Paraíba. A Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, com apoio das federações esportivas e da Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar (FNDE), realiza a competição.

O esporte é um dos que mais crescem no País e, no Rio Grande do Norte, a federação já está em contato com as escolas para fazer as inscrições dos participantes. Além do badminton, também vão ocorrer competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

"Todas as escolas que tiverem o interesse poderão participar. Essa é a mais importante competição escolar do Brasil e é um incentivo ao surgimento de novos atletas de ponta", disse o presidente da FNDE, Gileno Souto.
Os formulários para as inscrições, além do regulamento e demais informações sobre a competição, serão disponibilizadas no site da SEEL (www.seel.rn.gov.br) a partir da quarta-feira (27). O prazo de inscrições vai até o dia 5 de maio.
Fonte: SEEL

Sem premiação, surfistas ficam indignados

Atletas de várias regiões do Rio Grande do Norte foram até o pontal de Baia Formosa, no final de semana - 16 e 17 -, em busca da premiação de quatro pranchas e quatro passagens para Fernando de Noronha oferecida pela marca Noronha Agitos.


A onda do pontal funcionou e mesmo estando pequena proporcionou um show de surf, com destaque para o local, Chico, que venceu a categoria sênior com direito a um lindo tubo na semifinal que teve media 9,8. Outro destaque foi o pequeno e também local Gabriel Teixeira, que surfando com muita velocidade, mostrou estar seguindo os passos trilhados pelo conterrâneo Alan Jhones.
Porém, quando acabaram as disputas na água, começou um problema na areia. Os organizadores da Noronha Agitos não chegavam com a premiação e os atletas e publico presentes já estavam impacientes. Depois de uns 40 minutos de espera, eles chegam com apenas uma parte da premiação. Ninguém recebeu troféus. Os quarto primeiros lugares de cada categoria não tinham premiação. Os terceiros receberam R$ 50, e os segundos ganharam quites com apenas uma peça de roupa. Das quatro pranchas, apenas duas chegaram para os vencedores.
Os atletas ficaram indignados e alguns chegaram a ir à delegacia prestar queixa contra os organizadores. Mas de acordo com Valdecir, responsável pelo evento, o restante da premiação não chegou porque os parceiros dele não mandaram a tempo, porem garante que os vencedores irão receber as pranchas e as passagens, como foi combinado.
Fonte: Vida Surf