terça-feira, maio 10, 2011

NESTE SÁBADO TEM BOLÃO DE VAQUEJADA EM SITIO NOVO


Rede Serrana de Alimentos: Um café da manhã recheado de presentes foi a homenagem do Mercadinho Lagoense ao "Dia das Mães"

Na manhã deste domingo a Rede Serrana de Alimentos através do Mercadinho Lagoense, uma das unidades da rede que já há alguns anos é referência de bom atendimento e preço baixo aprovado pela população da cidade de Lagoa de Velhos, fez questão de prestar sua homenagem ao dia das mães.

O mercadinho reuniu várias mães lagoenses e ofereceu um belo café da manhã que teve inicio com uma serie de sorteios para presentear algumas mães pela tão merecida data de quem tem o dom e é capaz de gerar vidas que se multiplicam pelo mundo.






 

Atenção Galera Sitionovense

Já estão disponível no site  as fotos da festa de lançamento do mais novo Portal de Noticias da Região. Acesse e confira toda cobertura do evento que agitou a galera sitionovense na noite do último sábado.

DICIONÁRIO POTIGUAR: LETRA M


Maiado: Pessoa chata
Maciota: Disfarçadamente
Maçaroca: Pênis grande 
Magote: muitos indivíduos
Mangar: Rir de alguém, zombar
Mamão: Carro ruim
Maracatu: Indivíduo que não pertence à turma
Massa: Coisa boa
Maluvido: Que teima (joão-teimoso)
Melada:Sair-se mal
Melado: Bêbado
Malamanhado: mal arrumado
Malamém: Mal amém ( ...livrai-nos do mal, amém)
Mengar: Mexer, rebolar
Merreca: Pouco dinheiro
Miaeiro: Cofre de juntar moedas
Mixaria: Pouco dinheiro
Mixuruca: Pouca coisa, sem valor
Mole: Sem sorte
Môco: Surdo
Mói: feixe
Muído: Coisa difícil, coisa conversa longa
Mufina: Desanimada
Mufunfa: Dinheiro
Mulesta: Coisa ruim
Muquequinha: Pouca coisa, pouca gente
Murrinha: Desanimo, doença
Mulher-macho: Mulher desteminda, sem medo, corajosa
Mundiça: Povo, gente
Munganga: Performance
Muriçoca: Pernilongo
Muxicão: Empurrão na cabeça

FIQUE SABENDO: Curiosidades sobre os músculos


O que fazem os músculos?

Os músculos permitem fazer movimentos. Os músculos movem-nos. Sem músculos seriamos incapazes de abrir a boca, falar, andar, falar, ou até mesmo digerir a comida. Não conseguiriamos mover nada dentro ou fora do nosso corpo. De fato, sem músculos, não conseguiriamos viver muito mais do que alguns minutos.

Quantos músculos temos?

Em média, 40% do peso do corpo está nos músculos. O corpo humano tem mais de 630 músculos. Os músculos não puxam, eles empurram. Pode se perguntar, se os músculos não puxam, como é que eu consigo mover os dedos para trás e para a frente? A resposta? Os músculos funcionam aos pares. Deste modo há sempre um músculo que faz um movimento inverso ao outro.

Como é que os músculos se movem?

As células que constituem os músculos fazem movimentos de contração e relaxação. Pequenas fibras microscópicas nestas células contraem-se deslizando umas ao lado das outras, tal como quando abrimos e fechamos uma porta de correr. As células dos músculos usam a energia química proveniente dos alimentos para poderem fazer estes movimentos. Sem alimentos, e alguns tipos de nutrientes, os músculos não seriam capazes de obter a energia para se moverem.
Alguns músculos são chamados “voluntários”, ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários. E como é que estes músculos se movem? Eles movem-se através de sinais provenientes de alguns nervos e, em alguns casos, do cérebro.

Qual o músculo que mais trabalha?

Os músculos dos olhos são os que mais trabalham. Estima-se que eles se movam mais de 100.000 vezes por dia.
Fonte: www.treinototal.com.br

Lages Pintada: Ônibus de estudantes colidiu com caminhão no cruzamento da BR-226 com a RN-036


Na Semana passada o ônibus responsável pelo transporte dos estudantes do município de Lajes Pintadas que estudam na IFRN de Santa Cruz acabou colidindo com um caminhão que no cruzamento da RN 036 com a BR 226, e por pouco não aconteceu o pior.

Com a colisão o ônibus foi jogado para fora da BR pelo caminhão. Segundo relatos dos estudantes houve imprudências entre os dois motoristas. Tanto do motorista do ônibus que não foi atento ao entrar na BR, quanto ao motorista do caminhão que não observou o espaço concedido ao ônibus vindo a bater na sua traseira. Alguns alunos tiveram ferimentos leves sem nenhuma gravidade.

Os estudantes aproveitaram para relatar alguns problemas que estão acontecendo com certa freqüência, segundos os estudantes além de problemas mecânicos a superlotação e as imprudências do motorista preocupa os estudantes.

Com informação da Tribuna LP


Jovem Fotografo santacruzense é impedido de tirar fotos no Santuário de Santa Rita


Alegando estarem cumprindo as normas do Santuário os vigias pediram para que o jovem fotógrafo Leonardo Luciano de Souza, de 18 anos, se retirasse do local onde não é permitido fazer fotos para fins comerciais.
Indignado o fotógrafo permaneceu no local e foi parar na delegacia depois que a administração do Santuário chamou a Polícia Militar.
Em depoimento na delegacia Leonardo disse que foi impedido de tirar fotos, mesmo tendo um outro fotógrafo naquele local e ninguém o impediu de exercer a função.
O fato vem revoltando muita gente na cidade inclusive o vereador Lucicláudio que presenciou o fato e fez um questionamento sobre o ocorrido em seu Blog:
Lucicláudio: “O interessante é que o Santuário foi feito pra atrair turistas e gerar renda para a cidade. No santuário não tem nenhuma placa impedindo fotógrafos de exercerem sua atividade. Quem é o responsável? A Prefeitura Municipal ? A Paróquia?”


Artista potiguar transforma Paula Fernandes em boneca


Conhecido por transformar celebridades em bonecas, o artista plástico natalense Marcus Baby criou uma boneca da cantora Paula Fernandes. Ao site EGO, o artista plástico informou que fez a boneca em apenas cinco dias, depois de ver apresentação de Paula Fernandes no programa "Aventuras do Didi".

IFRN abre inscrições quinta-feira para concurso público


O IFRN inicia inscrições para concurso pública para professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nesta quinta-feira (12). As inscrições começam no dia 12, às 10h e terminam às 22h do dia 22 de maio, exclusivamente, via internet. A taxa de inscrição custa R$ 68,94 e pode ser paga até o dia 23. O processo seletivo será composto por três fases: prova escrita, prova de desempenho e prova de títulos.

As vagas são para professor das disciplinas de Didática; Engenharia de Pesca; Física; Fisicoquímica; Libras; Língua Inglesa; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Manutenção de Equipamentos de Informática; Meio Ambiente e Agroecologia; Produção Cultural; Química; Química Analítica; Redes de Computadores e Sistemas de Informação.


Nova Cruz: SUVISA revoga interdição do hospital


A SUVISA/RN enviou ofício a Prefeitura Municipal de Nova Cruz e Secretaria Municipal de Saúde, autorizando a reabertura dos setores que estavam interditados dentro do Hospital Monsenhor Pedro Moura. A vigilância sanitária reconheceu que a prefeitura cumpriu com as recomendações para que a unidade de saúde volte a funcionar sem perigo de causar risco a saúde pública.

Ao jornal Gazeta do Agreste o Prefeito Flavio Azevedo disse estar satisfeito com a liberação dos setores que estavam interditados dentro do hospital e afirmou que vai tentar conseguir recursos do Estado e União para investir na saúde pública. Flávio também criticou o fato da administração passada ter recebido recursos para manutenção da unidade hospitalar e ter entregado o prédio sucateado.

Robinson confirma rompimento com Cid Arruda


Cid Arruda não tem mais o apoio político de Robinson Faria. Foi o que deixou claro o próprio vice-governador em entrevista em um programa de rádio, na capital potiguar. Robinson não ficou satisfeito com o fato de Cid ter rompido com Rosalba quando tentava medir forças política com Flávio Azevedo na indicação de cargos dentro governo do estado. Cid Arruda queria indicar um nome para ocupar o cargo de Chefe do 3º DIRED, mas Rosalba deu o cargo a esposa do Prefeito Flávio Azevedo, Ana Karla.

Arruda então anunciou o rompimento com o Governo do Estado, e minimizou a crise política dizendo que não havia rompido com o vice-governador Robinson Faria, e sim apenas com Rosalba (governadora). Mas o vice-governador não aceitou as declarações de Cid Arruda, e afirmou que se ele rompeu com o governo, rompeu também com a sua pessoa.


Sem o apoio de Robinson Faria, e sem estrutura para manter acesa sua base política em Nova Cruz, o ex-prefeito Cid Arruda tem amargado nos últimos meses uma evasão em massa de seguidores para o bloco do Prefeito Flávio Azevedo.

Nos bastidores da política estadual, conforme foi noticiado meses atrás pelo jornal Gazeta do Agreste, rola conversas sobre a possibilidade de Robinson Faria subir no palanque de Flávio Azevedo em 2012 com Rosalba Ciarlini.
Fonte: Gazeta do Agreste

Mulher ferida gravemente é abandonada em terreno baldio e consegue sobreviver


A Polícia realiza diligência para prender o vigilante Luís Veríssimo de Lima, tido como principal suspeito de tentativa de homicídio e ter praticado lesão corporal contra uma mulher de 50 anos, que foi encontrada no meio de uma estrada em Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal, ensanguetada e pedindo socorro no fim da tarde desta segunda-feira (9).

Segundo a Polícia, a vítima (nome preservado) havia desaparecido desde ontem, e nesta tarde conseguiu se arrastar do matagal onde fora deixada, próximo à rua 3 de agosto, onde foi socorrida por populares que chamaram o Samu.

O tenente PM Gustavo, que comandava a guarnição da rádio-patrulha que atendeu o chamado na área de Lagoa Azul, disse que a mulher estava cortada na face, pescoço, braços e pernas. “Acho que pensaram que ela estava morta e a abandonaram”, disse ele.

Nesta noite, a Polícia prosseguiu com as investigações e descobriu, com a mulher do vigilante, que a vítima é amante dele. Os dois tinham saído para beber no domingo, Dias das Mães e, provavelmente, houve um desentendimento que acabou com a tentativa de homicídio por parte do amante, segundo informou a Policia.

A mulher foi socorrida para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas, até o começo da noite, não havia sido divulgado o primeiro boletim médico sobre o seu estado de saúde.

O tenente Gustavo disse que já tinha uma foto do suspeito, que não voltou para a casa de sua mulher desde o domingo, dia 8, “e nem prestou queixou na Delegacia sobre o desaparecimento da pessoa com quem ele andava bebendo".
Fonte: Tribuna do Norte

Rio Açu serve de sustento para lavadeiras de roupa


Do Portal Gazeta do Oeste

O rio Assu é uma fonte de renda para muitas famílias que residem na região do Vale. No município de Itajá, ele representa um dinheiro a mais às donas de casa que se utilizam de suas águas para lavar roupa e “faturar” com esta profissão, que ainda sustenta muitas famílias residentes no interior.

Rita Ferreira Etelvina é uma delas. Aos 33 anos, a moradora de Itajá é uma das muitas lavadeiras de roupa do rio Assu. Ela conta que prefere lavar no rio porque a água “é mais farta e o trabalho se torna mais fácil”. “Eu lavo roupa de ganho e as minhas. Acho melhor lavar aqui do que em casa”, declara.

A dona de casa comenta que passa, aproximadamente, duas horas por dia nesse trabalho. “Moro próximo e não vejo problema com a distância”, fala. Além de lavar a roupa, leva os três filhos pequenos que aproveitam o tempo para se divertirem nas águas. “Enquanto trabalho, eles ficam brincando. Mas tomo conta deles também”, acrescenta, sorrindo.


Nísia Floresta: MP determina que prefeitura forneça transporte escolar


O Ministério Público conseguiu decisão liminar que garante o fornecimento de transporte escolar aos alunos do município de Nísia Floresta. A ação surgiu depois que a Prefeitura interrompeu o transporte de um estudante que precisava caminhar cerca de 3 km para chegar à escola.
Durante as investigações, a Promotoria de Justiça da comarca de Nísia Floresta acionou a prefeitura, que alegou prejuízos no transporte do aluno. Um dos argumentos do Ministério Público para embasar o pedido diz respeito às consequências que a longa caminhada poderiam causar ao aprendizado do estudante.
A ação, que teve a tutela antecipada pela justiça, estendeu o benefício para todos os alunos do município.
Fonte: MP/RN

Assu: MP investiga ausência de Vigilância Sanitária no município


A ausência de uma Vigilância Sanitária (VISA) no município de Assu, que implica na falta de fiscalização de produtos e serviços relacionados à saúde, levou o Ministério Público a instaurar Inquérito Civil para averiguar a situação. 

O Secretário Municipal de Assu terá um prazo de dez dias para fornecer informações referentes à criação de uma estrutura legal, com atribuições e competências para o desenvolvimento das ações da Vigilância. 

Também estão sendo requisitadas informações quanto à existência de estrutura física e recursos materiais para a efetivação das atividades da VISA.

A Prefeitura de Assu e à Câmara de Vereadores da cidade também estão sendo oficiadas, para que informem se existe Lei Municipal com relação ao recolhimento de taxas tributárias e multas decorrentes do descumprimento das determinações da VISA.

O Promotor de Justiça da Comarca de Assu, Rafael Silva Paes Pires Galvão, também instaurou Inquéritos para averiguar a ausência da Vigilância Sanitária nos Municípios de Carnaubais e Porto do Mangue.

Com informações da assessoria de imprensa do MP/RN.

Ministro dos Portos garante R$ 435 milhões para ampliação e construção em portos no RN


Na tarde desta segunda-feira (09), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu o ministro-chefe da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino, com quem falou sobre as obras nos portos de Natal e Areia Branca. Durante a conversa, que aconteceu na Governadoria, foi anunciado o investimento de R$ 435 milhões para ampliação do cais e construção do terminal de passageiros, além da dragagem no Porto de Natal, e a ampliação do Porto Ilha, em Areia Branca. Obras que devem acontecer até 2013.

"São recursos que darão uma condição melhor de movimentação de carga ao Rio Grande do Norte", disse o Ministro, que está visitando os portos do país para fazer uma avaliação consistente do que pode ser realizado em cada local.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, a presença do ministro Leônidas no Rio Grande do Norte serviu para reforçar o que já havia sido prometido ao Governo do RN. "Ele veio reafirmar o que já tinha me dito, os investimentos que serão feitos no RN. Tudo isso é muito importante para fazer o nosso estado acontecer e o porto está dentro dos nossos planos", afirmou Rosalba.

Ainda durante a reunião, foram discutidos assuntos ligados ao transporte de minérios e à autonomia dos portos do estado em relação às suas atividades. 

Paciente terá tratamento de coluna custeado pelo Estado


O juiz Ibanez Monteiro da Silva, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou que Estado do Rio Grande do Norte autorize imediatamente a realização do procedimento médico indicada para a autora para tratamento de problemas na coluna vertebral, através da rede pública ou privada, arcando com os custos necessários. Para o cumprimento da decisão, o magistrado determinou que o Secretário de Estado da Saúde Pública deverá ser notificado pessoalmente.

A paciente A.P.A.M.S. ajuizou Ação Judicial com de liminar contra o Estado do RN, alegando que é portadora de escoliose idiopática do adolescente. Com o agravamento da deformidade, corre risco de morte. Ela afirmou que, segundo prescrição médica, necessita urgente de intervenção cirúrgica. Depois da fundamentação, pediu determinação judicial para que o Estado que autorize a realização urgente do procedimento médico do qual necessita, na rede pública ou privada, bem como o material e os profissionais necessários à realização da cirurgia.

O juiz concedeu a liminar observando à urgência que o caso requer, diante da situação pela qual passa a autora, uma vez que a demora na realização do procedimento médico pode acarretar-lhe graves prejuízos à saúde. Para ele, sendo o direito à saúde um direito amplo e universal, os motivos apresentados pela autora revelam-se, numa primeira análise, convincentes, mais do que simples indício.  (Processo nº 0801556-86.2011.8.20.0001).

Brejinho: Prefeito quer acabar com o continuísmo familiar na política


O prefeito João Gomes, da cidade de Brejinho na região agreste do Rio Grande do Norte, em pronunciamento na Câmara de vereadores do seu município esta semana, onde fez uma prestação de contas do seu governo, surpreendeu a classe política local ao afirmar que o candidato a ser escolhido por ele para sucedê-lo em 2012 será um amigo e não um membro da família.

Dando demonstração de respeito aos aliados, o prefeito foi firme ao dizer que a indicação do seu sucessor não passará por um familiar e sim, por um companheiro político, comerciante, empresário ou cidadão comum, acabando com a tradição do político familiar. “Não sou ditado, fui eleito pela vontade do povo com a maioria de mais de dois mil votos e nunca preparei sobrinha ou qualquer parente para entrar na política” destacou o prefeito.

“Não tem candidato esposa minha, não tem candidato irmã minha, não tem candidato cunhado meu, pai ou mãe, o meu candidato será escolhido entre os amigos”. Deixou bem claro o prefeito João Gomes.


Justiça Eleitoral cancela 1,3 milhão de títulos por ausências às urnas


De acordo com levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, 1.395.334 eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, do total de 30.301.398 eleitores, 332.717 tiveram o título cancelado. A atualização cadastral ocorre sempre no ano posterior às eleições.

Quem teve o título de eleitor cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.


A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Os eleitores que detém a prerrogativa constitucional do voto facultativo não precisam se submeter às regras. São eles: os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Também não estão sujeitos ao cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais.

Para reativar o título, inclusive com o mesmo número do que foi cancelado, o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação, um comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE). Deverá, também, pagar eventuais multas a fim de ficar quite com a Justiça Eleitoral e obter novamente o seu direito ao voto.