quinta-feira, maio 12, 2011

Água Mineral Cristalina firma parceria com a Paróquia de Santa Rita de Cássia

A imagem de Santa Rita de Cássia estará nas garrafinhas de 150 mL da água mineral Cristalina.


Piloto de aeronave da FAB e tripulante estão mortos, segundo PM


A Polícia Militar confirmou a morte do piloto e do tripulante (único a bordo) após a queda da aeronave – um A-29, conhecido como Super-Tucano – no assentamento de Manibu, zona rural de Ceará Mirim. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (12) aproximadamente às 7h20.
Ainda segundo a PM, a aeronave foi completamente destruída no impacto da queda. A polícia foi acionada por populares que viram a explosão.
O acidente aconteceu perto da RN-064, que liga Ceará-Mirim a Pureza.
Com informações do blog Fator RRH

FIQUE SABENDO: Porque temos cera de ouvido?



O cerúmen ou cerume, conhecido popularmente como “cera” ou “cera de ouvido“, é uma secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo, denominado de meato acústico externo é produzido em pequenas quantidade, e sai espontaneamente. Têm função antimicrobiana, decorre do seu pH ser levemente ácido, eliminando grande parte das bactérias aeróbicas.

Algumas pessoas produzem essa secreção oleosa em grande quantidade, sendo umas das causas mais prováveis o excesso de limpeza  e alterações do organismo da pessoa que influenciam na fisiologia  da produção do cerúmen, criando um tampão que pode levar a surdez se não removido por um especialista.

canal auditivo  contém uma variedade de estruturas especializadas que atuam em conjunto para produzir o cerume. Principalmente secretados pelas glândulas ceruminosas – cerca de 1.000 a 2.000 glândulas apócrinas tubulares e retorcidas estruturalmente semelhantes a glândulas sudoríparas apócrinas das axilas. Essas glândulas produzem peptídeos, onde a abertura das glândulas sebáceas no folículo piloso do canal secretam ácidos graxos de cadeia longa saturados e insaturados, escaleno e colesterol.

O alinhamento das células epiteliais do ouvido externo são virtualmente idênticos àqueles na superfície da pele. Assim, elas passam por um processo previsível de geração, migração para a superfície e eventual saída. Quando isso ocorre na pele externa, as células simplesmente caem. Entretanto, no ouvido, existe menor oportunidade para elas serem escoadas. Ao longo, essas células descamadas tendem a se acumular em camadas no canal auditivo, se tornando 60% do peso total do cerume. O cerume também contém lisozima, uma enzima antibacteriana  capaz de destruir parede celular das bactérias. A genética confere uma diferença significativa no tipo de cerume. Caucasianos e afro-americanos possuem um cerume que é descrito como um tom leve de marrom escuro, pegajoso e cremoso. O cerume de asiáticos e nativos americanos é cinza ou bege, quebradiço e seco, devido a baixas quantidades de lipídios e pigmentos granulares.

O Cerume possui muitas propriedades úteis para o ouvido. Ele fornece ao canal auditivo externo uma barreira protetora que cobre e lubrifica o canal. Sua natureza pegajosa aprisiona objetos estranhos, prevenindo contato direto com diversos organismos, poluentes e insetos. O Cerume possuí também um pH ácido (entre 4 e 5). Esse pH é desfavorável a organismos, que pode ajudar a diminuir o risco de infecção do canal auditivo externo.

O cerume pode ajudar a diminuir o risco de otite externa aguda difusa. Nesta condição, o paciente sofre uma quebra na epiderme do canal auditivo externo, freqüentemente associada a métodos de limpeza auricular inadequados, como o uso de escovas, lápis, chaves e assim por diante. Se não existe uma camada de cerume protetora, organismos podem infectar a área. Os mais comuns são Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus. Se a umidade e temperatura forem propícias ao crescimento de organismos, o paciente irá desenvolver otite externa aguda difusa, também conhecida como Ouvido de Nadador.

A remoção do cerume pode ser perigosa, principalmente se métodos inseguros forem utilizados.

A cera de ouvido é uma importante defesa contra infecção. Sua remoção constante compromete a integridade das defesas do ouvido contra infecções e pode contribuir para o acúmulo de cerume, levando a dificuldades de audição.

Alcimar Monteiro quer disputar Prefeitura pelo PSD


O cantor Alcimar Monteiro está articulando sua candidatura a prefeito de Juazeiro do Norte (CE). O forrozeiro ao saber que Amazan será candidato pelo PSD quis saber quais os caminhos para ingressar no partido.

O cantor Amazan ligou para o deputado Papa Vivaldo Costa (PR de muda para o PSD), para anunciar que Alcimar tem interesse em se filiar no novo partido.

Imediatamente o Papa-Jerimum telefonou para o vice-governador Robinson Faria, articulador no RN da criação do PSD, que já está articulando junto ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o ingresso de Alcimar Moneiro no novo partido.

DICIONÁRIO POTIGUAR: LETRA N e O


Letra N
Nadica: Pouca coisa

Letra O
Oitão: parte do quintal que dá para os lados da casa
Otário: sujeito bobo, leso
Oxente: Expressão de descrença
Ôba: expressão de prazer

Guamaré


O prefeito municipal de Guamaré, Auricélio Teixeira, disse ao jornal Potiguar Notícias que não será candidato à reeleição em 2012. Será?

Sport Club Santa Cruz encerra contratos com Jogadores


Os jogadores que defenderam o Santa Cruz no Estadual 2011 tiveram seus contratos encerrados nesta terça-feira (10). Agora, o departamento de futebol profissional do Tricolor do Trairy passará por um pequeno período sem atividades, em breve começará a preparação para o Brasileirão.

Feijão produzido no Seridó pode ser usado no combate ao câncer


Segundo matéria do Jornal Hoje, da Rede Globo, o feijão de corda, ou feijão fradinho, pode virar também um novo remédio contra o câncer de mama. A pesquisa da Universidade de Brasília é com o feijão da região do Seridó, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Os cientistas conseguiram separar uma molécula desses grãos, chamada BTCI, uma substância poderosa.

A substância extraída do feijão de corda só ataca as células doentes e apresentou outra vantagem em relação aos remédios já usados no tratamento da doença. É um produto consumido diariamente e acredita-se que isso também favorece a diminuição de efeitos colaterais num tratamento.

Os testes só foram feitos em animais. Agora, uma pesquisadora prepara uma fórmula começar a experiência nas pessoas. Essa pesquisa ainda pode levar quatro anos para apresentar resultados práticos, mas quando o assunto é feijão, uma novidade vai chegar mais rápido ao mercado.

Caso F. Gome: Assassino confesso de radialista muda versão

O assassino-confesso do radialista F. Gomes apresentou uma nova versão para o crime ontem. João Francisco dos Santos, o Dão, alegou que agiu em legítima defesa para matar o comunicador em 18 de outubro do ano passado, em Caicó. Após os depoimentos de ontem, o juiz Criminal Luiz Cândido Villaça concedeu prazo de três dias para as alegações finais por parte da defesa e da acusação.

“Para surpresa de todos, surgiu uma nova versão para este caso. Em juízo, Dão falou que foi à casa de F. Gomes para conversar com ele. O assassino disse que queria saber de F. o porquê de tantas notícias negativas envolvendo o nome dele serem divulgadas na rádio em que o radialista trabalhava. Ao parar a moto, ainda segundo Dão, ele pensou que F. Gomes estava com uma arma por trás do jornal que empunhava. Esse foi o motivo que o levou a disparar contra F.”, falou o promotor Criminal Geraldo Rufino. Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, foi assassinado com cinco tiros.

Ainda no interrogatório, Dão falou que escutou alguns disparos de arma de fogo. “Ele falou que ouviu alguns tiros que teriam sido dados naquela noite e associou esses tiros ao suposto movimento feito por F. Gomes no momento em que foi abordado. Mas, até hoje ninguém nunca havia falado sobre esses tiros”, completou Rufino. O advogado de Dão, Rivaldo Dantas, não quis comentar sobre essa nova versão apresentada pelo cliente dele.
Tribuna do Norte


A Parada Nacional dos Professores é aderida em Sitio Novo

Escola Estadual José Nunes de Carvalho
Os professores da rede estadual do município de Sitio Novo também fizeram seu protesto aderindo a parada nacional dos professores durante está quarta-feira (11).

A parada tem como objetivo, a reivindicação pela a aprovação ainda este ano do Plano Nacional de Educação (PNE) e cobrar dos gestores públicos o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) - Lei 11.738/08.




Campo Redondo: Caern ativa sistema alternativo para abastecer a cidade

Enquanto o nível da água do rio Inharé não baixa, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) continua trabalhando para suprir a falta de água provocada pelo rompimento da adutora Monsenhor Expedito, no trecho entre Santa Cruz e São Bento do Trairi. Uma das quatro cidades afetadas, Campo Redondo, está recebendo água do açude Mãe D´água através de um sistema antigo que foi reativado e está atendendo 5.187 habitantes da zona urbana.

Segundo informações do gestor da Unidade de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul da Caern, Dídimo Oliveira Dantas, a água captada no Mãe D´água, mesmo tratada, não tem a mesma qualidade da água da adutora Monsenhor Expedito mas pode ser usada nos serviços domésticos e higiene pessoal. Nesta quarta feira (11), foram enviados a Campo Redondo, dois técnicos da Caern, especializados em tratamento de água, para monitorar o produto e adotar medidas que possam melhorar a qualidade da água.

Túnel é descoberto na Penitenciária de Alcaçuz

Uma tentativa de fuga abortada pelos agentes penintenciários na penitenciária estadual de Alcaçuz, situada no município de Nísia Floresta, pode ter resultado no desabamento de parte de um túnel criado pelos presos. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros no início da manhã desta quinta-feira(12).

Segundo informações preliminares, uma contagem foi realizada durante a madrugada, onde foram constatadas a ausência de dois presos. A reportagem do DN online entrou em contato com o coordenador do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, José Olímpio, que confirmou a descoberta do túnel, mas ainda não se sabe se os presos conseguiram fugir ou se ainda estão presos no buraco.

Polêmica: Deputado lança cartilha contra homossexuais

Depois de várias polêmicas travadas com o movimento gay, o deputado federal do Rio de Janeiro, Jair Bolosonaro (PP), colocou à disposição, em seu site, uma cartilha que critica o plano nacional que defende os direitos homossexuais. Logo na capa do panfleto, que, segundo o site do jornal Folha de S. Paulo, será distribuído em escolas e residências, há a seguinte exclamação: “querem, na escola, transformar seu filho de 6 a 8 anos em um homossexual”.

O deputado teria mandado imprimir 50 mil cópias. Ele ainda informou ao jornal que vai incluir a despesa na sua verba de gabinete. Posteriormente, promete pedir reembolso à Câmara.

“Ilustríssimos senhores e senhoras chefes de família, apresento alguns dos 180 itens deste que chamo Plano Nacional da Vergonha, onde meninos e meninas, alunos do 1º grau, serão emboscados por grupos homossexuais fundamentalistas, levando a mensagem de que ser gay ou lésbica é motivo de orgulho para a família brasileira”, diz a apresentação da cartilha.

Agência O Globo

MPF tem 44 inquéritos para investigar merenda no RN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) tem 44 procedimentos de investigação relacionados a denúncias de irregularidades na aplicação do dinheiro destinado pelo Governo Federal para a merenda escolar no Estado. Parte deles também diz respeito a problemas relacionados à crise que ora se instala na rede municipal de Natal, com muitas escolas tendo de liberar os alunos mais cedo por conta da falta de alimento.

Avião bimotor da FAB cai na região metropolitana de Natal

Um avião bimotor  da Força Aérea Brasileira(FAB) caiu na manhã desta quinta-feira(12), no município de Ceará- Mirim, região metropolitana de Natal. De acordo com informações preliminares, ainda não se tem confirmação sobre vítimas.