segunda-feira, maio 16, 2011

Pesquisa avaliou neste domingo a preferência do eleitor sitionovense com relação a sucessão municipal

O município de Sitio Novo já abriu a temporada de pesquisas eleitoral para avaliar a preferência do eleitor para as próximas eleições de 2012.

Ontem uma equipe representando uma empresa de pesquisa com nome não divulgado percorreu as  principais ruas da cidade avaliando a preferência dos sitionovenses com relação a sucessão da atual prefeita Wanira de Holanda Brasil.

Segundo informações cinco nomes foram apontados como pré-candidatos a prefeito do município são eles: A atual vice-prefeita Evanilda Mafra, do ex-prefeito Chiquinho Camilo, do vereador Missinho, dos ex-vereador Richardson (Nenê) e do Major Edilson.

Tudo indica que o resultado da pesquisa não será divulgado na imprensa, já que possivelmente não foi registrada no TRE/RN.



Aproveitando os nomes apontados pela pesquisa, o blog lança uma enquete para saber a preferência dos nossos leitores sitionovenses com relação aos nomes acima citados.  

Gatinha bebe leite em mamadeira

Um fato curioso chamou a atenção da nossa querida leitora Cleria Ribeiro, que quis registra no blog um feito que há impressionou. Segundo ela após a possível morte de sua mamãe gata, a sua vizinha por nome de Erineide resolveu adotar a gatinha órfã.

A curiosidade que chamou atenção de nossa leitora foi à incrível habilidade que a gatinha ganhou para se alimentar após a dona de casa Erineide resolver bancar a mamãe da felina e através da mamadeira de uma das bonecas de suas filhas alimentar a pequena gatinha como faria sua mamãe gata se estivesse viva.
Tanto Erineide como Cleria, ambas costumam abrigar animais que aparecem em suas casas com fome e abandonados.

Quero aqui não só agradecer como também parabenizar a nossa leitora Cleria e a dona de casa Erineide pela iniciativa de fazer o bem a mais um animalzinho que poderia está hoje morto, ferido ou ainda mesmo abandonado. Mas graças a pessoas como vocês a gatinha não só ganhou vida como também fama ao contribuiu na publicação desta curiosa postagem. 



GATA TOMA LEITE NA MAMADEIRA

Câmara Municipal: Educação e Saúde são os principais temas de discussão na 2° Sessão Ordinária do mês de Maio

Após o Presidente da Câmara Municipal de Sitio Novo/RN, Inácio Marcos das Silva facultar a palavra aos vereadores, o vereador José Lucas alertou aos demais colegas sobre supostas reclamações recebidas por ele através de alguns pais de alunos das comunidades onde o Ônibus Escolar é responsável pelo transporte dos mesmos. Segundo o vereador as reclamações vêm devido às ausências de alguns alunos que estão sendo prejudicados devido à sequencias de chuvas que caiem no município fazendo com que o veiculo não cumpra sua rota deixando alguns alunos impedidos de chegar à escolar.

Para o vereador, o problema não é apenas das chuvas, como também da falta de veículos para percorrer uma rota que no ano anterior era atendida por dois veículos de pequeno porte e duas caminhonetas os quais foram substituídos pelo Ônibus.

Em seguida a vereadora Aninha de Paulo explicou que a prefeita Wanira, já foi informada sobre o fato e tratou de convocar a secretária de educação Josefa Fernandes para que seja tomada as providencias diante do ocorrido. A vereadora pediu ainda para que os pais dos alunos prejudicados vão até a secretaria de educação para que juntamente com a secretária possam solucionar o problema.

Já a vereadora Luzia Izaura (Branquinha) acha que os conselhos municipais devem ser mais atuantes nesses casos, para resolver e cobrar da administração que esses serviços sejam executados corretamente e com responsabilidade. Para ela os problemas devem ser primeiramente levados aos conselhos que juntamente com administração buscarão formas para resolvê-los.

Dando sequencia à discussão sobre o transporte escolar a vereadora Lucinalva Régia, apesar de concordar que os conselhos deveriam serem mais atuantes, a vereadora alertou que o problema requer certa urgência para ser resolvido. Para Lucinalva o problema que está ocorrendo hoje em relação ao Ônibus Escolar, já era de se esperar porque antes o percurso era realizado por quatro veículos e hoje apenas um está suprindo a demanda de alunos que por sinal não diminuiu.

Dando continuidade a vereadora Luncinalva deu inicio a outra discussão, desta vez com relação à saúde. Lucinalva iniciou a discussão lamentando o afastamento do dentista Hilton que segundo ela passou em concurso na cidade de Santa Cruz e não faz mais parte do quadro municipal. Disse também ficado ter triste ao ver um anuncio na V USARP, onde o município de Sitio Novo estaria precisando de médico para PSF, depois de ter aprovado um projeto dando aumento no salário do médico do PSF e do Plantonista, as vereadoras Branquinha e Aninha terem confirmado que as equipes do PSF estavam completas.

Outro fato levantado pela vereadora na discussão foi o baixo índice na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no município. Segundo ela o motivo para o baixo índice seria a falta de transporte das equipes responsáveis por realizar a vacinação na zona rural.

A vereadora Branquinha justificou o fato de recomendar que os problemas ocorridos com relação à educação fossem levados ao conselho. Segundo ela, não se referiu ao problema em discussão e sim aos demais que venha a ocorrer, evitando tamanha repercussão e demora para que sejam resolvidos.  

Com relação ao dentista Hilton, a vereadora disse saber que o mesmo estaria de férias e que é essa informação que a população do Distrito da Serra da Tapuia tem. Mais prometeu que irá saber a verdadeira situação em relação ao dentista. Sobre o baixo índice de vacinação Branquinha disse desconhecer se o problema é realmente a falta de transporte e também irá procurar a secretaria para saber do caso.

A vereadora Aninha de Paulo mostrou surpresa com relação à declaração de Lucinalva sobre o afastamento do dentista Hilton. Já que o mesmo até agora não comunicou tal fato a administração.

Já sobre a falta de médico visto em um anuncio pela vereadora, Aninha mais uma vez mostrou-se surpresa já que foi a própria prefeita que contratou os médicos Mario Toscano e Marcos Daniel e garantiu com convicção que as duas equipes do PSF do município estão sim compostas por seus profissionais.

Sobre a falta de transporte para equipes de vacinação a vereadora disse não entender, já que os carros do selo e de Neto Correia estão prontos para atender as necessidades de locomoção das equipes de saúde alegando que o motivo poderá ser outro e não a falta de carro.

Como a discussão entrou na área da saúde o presidente Inácio Marcos trouxe uma reclamação de um pai que esteve na Unidade Mista Mª Aparecida Ferreira de Medeiros com seu filho que estava com febre. Após ser medicada a criança ficou em observação para que no dia seguinte as 08hs ao iniciar o atendimento o médico pudesse atendê-la. Segundo o presidente após algumas tentativas em vão para que o médico atendesse a criança no horário previsto, o próprio pai teve que se dirigir até o quarto do médico para que mesmo atendesse seu filho. O fato fez com que o presidente chamasse a atenção da Secretária de Saúde Cleiza para que seja tomada providencias com relação à reclamação exposta por ele lembrando que há oito dias a casa aprovou um projeto dando aumento ao profissional.

Sitio Novo: Projeto leva uma nova fonte de renda para comunidade da Serra da Tapuia


A comunidade da serra da tapuia ganhou um apicuário, através de um projeto pioneiro da Associação Chiquinho Fernandes em parceria com o governo do estado.

Givanilson e Adegilson (Gí)
A iniciativa veio através do ex vereador Adegilson (Gí), fundador da  Associação Chiquinho Fernandes, e que depois de muito esforço e dedicação conseguiu um convênio com o governo para implantação da apicultura na região.

Agora a instituição tem planos de levar o programa para outras comunidades da região, visando o fortalecimento da apicultura e o desenvolvimento das comunidades, já que a apicultura é uma fonte geradora de renda para muitas famílias participantes do programa.

Mesmo assim a associação está em busca de novos parceiros, principalmente no que diz respeito a venda do mel, matéria prima gerada pela apicultura, segundo Adegilson, a maior dificuldade agora é o escoamento da produção, a venda do material produzido no campo.

Fonte: www.sitionovorn.com.br

DICIONÁRIO POTIGUAR: LETRA P


Paia: mulher feia, objeto ruim, de má qualidade
Pai d’egua: Coisa boa
Pão d’agua: Pão francês
Pantim: fazer simulação
Papar: Comer, pegar, receber,ganhar
Papudin: Bêbado, Alcoólotra
Papoco: Estouro
Pastorar: Vigiar
Parêa: Par, dupla
Peido:Pum, traque
Pêia: Bater em alguém
Peinha: Pequeno, pelo fio
Peba: Ruim, de má qualidade
Pabulagem: Contar vantagem
Peduvido: Ouvido (pé do ouvido)
Pelezão: Pessoa que gosta de levar vantagem em tudo.
Penosa: Galinha
Penca: Em quantidade
Penso: Torto, inclinado
Pegar ar: ficar com raiva
Peguento: suado, suarento
Perôba: Veado, bicha
Pia: veja, olha
Picica: Insistência
Picuinha: Implicância
Piúba: Ponta de cigarro
Pimbar: fazer sexo
Pinote: pulo
Pinguços:Bêbados
Pirangueiro: sovina, mão-fechada
Piroca: Pênis pequeno
Pitoco: Botão Coisa pequena
Pixototinho: Coisa pequenina
Puxavanque: Puxavante, puxão
Puxincói: Situação indecisa, chove-não-molha
Pracatas: Sandálias
Prejura: Coisa ruim
Prexeca: Vagina
Primeira: Coisa ótima

CRAS de Sitio Novo realizará Curso de Biscuit


O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, inicia nesta segunda-feira a partir das 08hs o Curso de Biscuit, às 08:00 horas. 



Terremoto atinge a costa do nordeste e cria falso alerta de tsunami no RN


Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu a costa leste do litoral nordestino na manhã deste domingo (15). Segundo o laboratório de Sismologia da UFRN, o tremor de terra foi registrado às 10h08 (horário de Brasília) no meio do oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica. O sismo ocorreu a 1.276 km de Natal e foi registrado nas estações de Riachuelo, Pau dos Ferros e Gravatá (PE).

Segundo o coordenador do laboratório, Joaquim Ferreira, o tremor não foi sentido pela população. Porém, por conta da magnitude, houve um alerta falso de tsunami, que assustou a população natalense.

“O problema causado foi à informação divulgada de que poderia causar um tsunami. Mas não teve nenhum risco. O tremor foi às10h08, se tivéssemos tsunami, já teria chegado aqui. Não foi nada perigoso como foi divulgado”, disse Ferreira.

O sismólogo afirmou que para haver risco de tsunami o tremor teria que ter magnitude de pelo menos 7. “A magnitude 6 é baixa para tsunami. Além disso, o movimento foi horizontal. Só causaria tsunami se fosse vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente”, afirmou.

O técnico em sismologia Eduardo Menezes informou que tremores de terra no oceano Atlântico são comuns, e a população não deve ficar assustada. “Se não fosse no mar, poderia causar problemas, mas esse foi no meio do oceano”, garantiu.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Josenildo Acioli, foi a primeira vez que o Estado registrou um tipo de evento como esse. Porém, nenhuma ocorrência foi registrada. Mesmo assim, a Defesa Civil está monitorando qualquer evento natural.

“A informação de tsunami foi divulgada boca a boca, porque o tremor não foi sentido em Natal. Então não houve pânico generalizado. Mas realmente algumas pessoas ficaram receosas, mas a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência. Estamos alertando e pedimos que a população não entre em pânico, pois não há perigo de ondas gigantes”, disse.
Fonte: Uol notícias

Lajes: MP recomenda contratação imediata de aprovados em concurso


O prefeito do Município de Lajes, Benes Leocádio de Araújo, deverá nomear todos os aprovados no último concurso público realizado na cidade, e homologado em 16 de junho de 2010, substituindo dessa forma todo e qualquer que esteja sendo ocupado precariamente por pessoal contratado e/ou servidor em desvio de função. A recomendação é do Promotor de Justiça Substituto, Márcio Cardoso Santos.

A Promotoria expediu a recomendação a partir de uma quantidade significativa de informações que apontavam a existência de contratados e/ou servidores ocupando cargos que deveriam ser preenchidos pelos aprovados no último concurso, o que caracterizaria prejuízo aos valores da moralidade, da impessoalidade e da legalidade.

Fonte: Panorama Político

Alto do Rodrigues: Juiz anula decisão do prefeito que prejudicava 29 servidores concursados


A decisão do prefeito de Alto do Rodrigues, Eider Medeiros que tornou sem efeito todas as nomeações referentes ao concurso púbico prestado em 2008, prejudicando 29 servidores, foi anulada pelo juiz da Comarca de Pendências Marco Antônio Mendes Ribeiro.

No entendimento do juiz, o prefeito cerceou a defesa dos servidores, tendo em vista que não foi instaurado o devido processo legal administrativo, nem tampouco foram explicitados os reais motivos que levaram a prefeitura de Alto do Rodrigues a determinar a demissão dos servidores contratados.

Os 29 servidores que entraram com a ação na Justiça alegaram que apesar de terem sido aprovados em concurso público realizado pelo município, tendo sido nomeados e receberem os seus vencimentos, foram surpreendidos pelo ato do Executivo tornando sem efeitos todas as nomeações referentes ao concurso púbico realizado pela prefeitura em 2008.

O Ministério Público opinou, em parecer, favoravelmente pela concessão do Mandado de Segurança em favor dos servidores demitidos.

Detento morre de choque elétrico no Pereirão em Caicó


O presidiário Erasmo Carlos Pereira, 26 anos, morreu no início da tarde deste sábado (14) na Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, em Caicó (RN), onde cumpria pena por assalto desde 2006. Ele sofreu um choque elétrico ao encostar-se em uma caixa de eletricidade no pátio do presídio durante o banho de sol.

Erasmo chegou a ser socorrido por outros detentos, que o levaram até os agentes penitenciários, mas já estava sem vida. O Itep foi chamado ao local para recolher o corpo. De acordo com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, a perícia já foi acionada para apurar o caso.

Erasmo foi uma das pessoas presas depois da ação que vitimou fatalmente o PM Smith na cidade de Jucurutú. Ele foi preso no bairro Recreio em Caicó no dia seguinte daquela fatidica ação, por policiais da 2ªseção do 6ºBPM.