segunda-feira, maio 23, 2011

Caern reativa bombeamento de água para 7 cidades do Agreste


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reiniciou neste sábado o bombeamento de água para as cidades de Santo Antonio, Espírito Santo, Várzea e Passagem, na região Agreste depois que o serviço foi paralisado na quinta-feira quando um grande volume de matéria orgânica e barro, carregado pelos rios até as captações, em decorrência das últimas chuvas caídas na região.

A paralisação das chuvas ajudou a melhorar a qualidade da água. Quando ocorrem chuvas fortes, estas sobrecarregam o trabalho das estações de tratamento de água (ETA). O sistema integrado é abastecido através da captação do rio Una e dos riachos das Pedras, Timbó e Salto.

Segundo informações do gestor da Unidade de Serviço de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul da Companhia, Dídimo Oliveira Dantas, os sistemas de abastecimento de água de Nova Cruz, Pedro Velho e Montanhas foram retomados gradualmente desde a noite da sexta-feira. A captação para as três cidades é realizada através do rio Piquiri, onde está instalada a ETA.

A oferta de água para as sete cidades havia sido interrompida após a constatação de que, mesmo lavando os filtros com maior frequência e dobrando a quantidade de produtos químicos (policloreto para agregar partículas), ainda assim era impossível atingir um padrão de qualidade para a água distribuída a essas cidades.

Itaú: Colisão entre motos mata primos na RN-117


Ontem (22), aproximadamente às 16h30, uma forte colisão entre motos deixou duas pessoas mortas, no sítio Olho d´Água (RN 177), na zona rural de Itaú. 
As vítimas foram: Raimundo Batista de Melo, 60 anos. Era agricultor, morava em Rodolfo Fernandes, e Valdo Batista de Melo, 61 anos, morava na zona rural de Severiano Melo. Eles eram os condutores dos veículos.
Segundo informações, Valdo conduzia sua moto bêbado. Ele teria invadido a contra-mão, batendo de frente com o veículo que Raimundo pilotava. Os dois sofreram afundamento de tórax e face. Morreram no local. O blog O Câmera afirma que eles eram primos legítimos.
Policiais do destacamento de Rodolfo Fernandes e Itaú estiveram no local da ocorrência fazendo o isolamento da área até a chegada do ITEP. Uma terceira vítima foi socorrida para o hospital.
Com informações e foto do blog O Câmera

Inscrições para o Enem 2011 começam hoje


A partir de hoje (23), estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

Fiscalização está de olho nos postos de gasolina


Está em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei 517/11, do deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), que torna mais rígido a punição para postos de gasolina que adulterarem combustíveis.

Uma proposta muito interessante, pois a adulteração pode avariar os veículos e a saúde das pessoas, aumentando a emissão de poluentes. Sem falar que é um lucro fácil para os donos dos postos, que já cobram um valor “pela hora da morte”.

A lei atual determina pena de um a cinco anos de detenção para quem compra, vende ou revende derivados de petróleo ou gás em desacordo com as normas legais. Pela proposta, se a adulteração ocorrer nos postos, à punição aumenta para dois a seis anos de reclusão, além de multa.

Enquete aponta Vivaldo Costa como maior liderança de Caicó


Uma enquete realizada pelo Blog de Robson Pires apontou que o Deputado Estadual Vivaldo Costa é a maior liderança política de Caicó.  Na última enquete o leitor tinha duas opções: Álvaro Dias e Vivaldo Costa.

Dos 1.608 internautas que responderam ao questionamento 62% acham que Vivaldo é a maior liderança política do município. Alvaro Dias recebeu 38% dos votos.

O deputado Vivaldo Costa venceu com 62% (990 votos), enquanto o ex-deputado Álvaro Dias conseguiu 38% (618 votos). Portanto, uma diferença de 24%.
Fonte: Blog do Robson Pires

Em Caicó, Walter Alves descarta candidatura a prefeito


O deputado estadual Walter Alves (PMDB) declarou em Caicó que não será candidato a prefeito de Natal nas eleições do próximo ano.

Fui eleito para deputado estadual e pretendo cumprir meu mandato até o final. Não tenho pretensão de disputar a prefeitura de Natal. Mas, com certeza o PMDB terá candidato. Confirmou o deputado

Amanda Gurgel tentada pela Revista Playboy



De Tutty Vasques no Estadão:


A professorinha da rede pública de ensino de Natal (RN) que virou sucesso no YouTube protestando contra a situação do ensino no Brasil foi assunto esta semana até na reunião de pauta da ‘Playboy’.

Animal solto provoca acidente na RN-093 em Sitio Novo

Mais uma acidente foi provocado por um animal solto na RN-093 que liga as cidades de Sitio Novo e Tangará. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo e graças a Deus apesar do veiculo dirigido por Geilson, namorado da Jovem Stefani, filha da secretária de assitência social Nadja Maria, ter capotado varias vezes nada de grave aconteceu.

Segundo informações da vitima, o mesmo teria perdido o controle do veiculo após tentar desviar de um jumento solto na pista, vindo a capotar o veiculo fiesta por várias vezes.

Ainda segundo informações a vitima teria ingerido bebida alcolica o que também contribuiu com o acidente sofrido pelo motorista que felizmente conseguiu sair ileso. O incrível foi que depois de capotar o carro o motorista conseguiu trazer o carro até o centro da cidade.  


Giro em Ação: Portal de Sitio Novo e Giro/RN realizam entrega de alimentos a população

Assim como prometido pelo portal WWW.sitionovorn.com.br e noticiado pelo Blog GIRO/RN.com, foram entregues na manhã deste sábado os alimentos não perecíveis arrecadados durante a festa de lançamento do portal que teve total cobertura do blog.

A iniciativa de promover o lançamento do portal e ainda arrecadar quase uma tonelada de alimentos a serem distribuídos entre a população carente do município foi do empresário Micherlan Morais que juntamente conosco realizou a entrega dos alimentos.
 


CRAS de Sitio Novo capacita novas artesãs com Curso de Biscuit

Uma bela exposição de peças em biscuit confeccionadas por mulheres do município de Sitio Novo foram o grande marco do encerramento do curso de biscuit que foi realizado durante a semana passada como postamos aqui.

O curso que contou com a participação de quinze mulheres, foi ofertado pelo CRAS através de uma parceria com o SENAR. Sobe a atenção super profissional da senhora Ilza, monitora do curso, as participantes aprenderam como confeccionar e modelar peças e enfeites em biscuit, como alternativa para gerar renda e ajudar no orçamento familiar.

O blog foi convidado para participar da exposição que aconteceu a partir das 16:hs no auditório do CRAS e pode comprovar o grande resultado final da capacitação das novas artesãs sitionovenses.    

Do Blog: Gostaria de parabenizar a todas as participantes do curso pela atenção e dedicação de todas durante a realização deste curso que possa lhes servir como uma fonte de renda e uma boa qualificação profissional.
 
 
 
 
  
 



Vereadoras concordam com a opinião do blog quanto a não retirada de poste no centro da cidade

As vereadoras Aninha de Paulo e Branquinha se manifestaram a favor de nossa opinião quanto a não retira do poste situado a rua José Ferreira Lima em frente a prefeitura municipal. A vereadora Branquinha disse que espera que seja realizada apenas uma revisão na parte elétrica do poste que segundo denunciou o vereador Dailton Gonçalo encontra-se dando choque e que o mesmo já foi vitima.
Do Blog: Gostaria de agradecer as vereadoras pela manifestação em favor de nossa opinião quanto a não retirada do poste que contribui para a boa iluminação no centro da cidade.

Vereador reivindica sinalização em trecho perigoso na RN-093

Após tantas reivindicações já expostos por vários vereadores do município o vereador Manoel Edmilson Belarmino, o Missinho, aproveitou a reunião deste última sexta-feira(20) para mais uma vez cobrar para que sejam tomadas providências quanto a falta de sinalização no local que já foi causa de vários acidentes graves e fatais.     

Missinho cobra para que a prefeita Wanira que hoje é correligionária do atual governo busque junto ao DER/RN uma solução em caráter de urgência. A preocupação do vereador é que algo seja feito como forma de prevenir que outros acidentes venham ocorrer no trecho que fica em frente à residência do ex-prefeito Hudson Xavier. 

Vereador parabeniza equipe de saúde pelo resultado positivo na campanha nacional de vacina contra gripe


Depois de ser tema de um boa discussão entre os vereadores de oposição e situação, o baixo índice da campanha nacional voltou a ser tema na sessão desta sexta-feira(20).

Desta vez não houve discussão e sim elogios por parte do presidente Inácio Marcos que parabenizou a equipe que faz parte da secretaria de saúde por ter atingindo a meta de vacinação da campanha no município.

O presidente destacou que não só ele como os demais vereadores foram eleitos para representar o povo, e que quando o momento for para criticar irão criticar, quando for para elogiar irão elogiar. O presidente aproveitou ainda para convocar a população para que participem das sessões.

Associação Comunitária é reconhecida por vereadores como utilidade publica municipal.


Dois projetos de lei 05/2011 que dispõe da Lei de Diretrizez Orçamentária para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual para os exercícios de 2011/2012 e o 06/2011 reconhece como de utilidade publica municipal a Associação Comunitária Chiquinho Fernandes.

Os projetos ambos de autoria do executivo municipal foram os principais assuntos da reunião ordinária desta sexta-feira na câmara municipal que contou com as ausências dos Vereadores José Lucas e Lucinalva Régia.

Após a leitura dos projetos o presidente Inácio Marcos facultou à palavra a vereadora Braquinha, relatora da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que leu o parecer da comissão favorável a votação dos projetos que após seguiram para votação foram aprovados pelos vereadores.

Antes da aprovação dos projetos a vereadora Branquinha parabenizou como louvável a atitude da prefeita Wanira em reconhecer como de utilidade pública municipal a Associação Comunitária da Serra da Tapuia que leva o nome do saudoso Chiquinho Fernandes, pai do vereador Dailton Gonçalo e do ex-vereador Adegilson (GI).


Em sua fala o vereador Dailton Gonçalo agradeceu em nome de seu irmão e presidente da Associação Chiquinho Fernandes, Juvanilson Fernandes e toda sua família aos vereadores pela  aprovação do projeto que dá o reconhecimento municipal da a associação como de utilidade pública, que também já foi reconhecida com de utilidade pública estadual através do Deputado estadual Gustavo Carvalho. O vereador destacou ainda o grande projeto que está sendo desenvolvido pela associação na área da apicultura como já mostramos neste blog.

Depois de reclamação de leitor blog vai conferi situação do Rio que corta comunidade Caiçarinha


Depois do e-mail enviado pelo nosso leitor Ronilson Lourenço que reside no Sitio Exú município de Sitio Novo, lamentando a situação de descaso das nossas autoridades políticas em relação aos transtorno pelo qual vem passando a décadas centenas de pessoas que precisam se arriscar na travessia do Rio Inharé durante o período chuvoso em busca de serviços e outras utilidades na cidade de Santa Cruz.

Nesta sexta-feira o blog juntamente com o leitor foi até o local onde o descaso faz parte do cotidiano das centenas de pessoas que residem na zona rural dos município de Santa Cruz e Sitio Novo e que necessitam diariamente trafegar pela estrada de barro que liga os dois município do trairi.

Durante a visita flagramos a travessia arriscada de moradores, em um dos flagrante uma família paga para se arriscar na a travessia que é feita em uma carroça puxado pelo um animal. Essa está sendo a única alternativa dos moradores da região que necessitam chegar à cidade de Santa Cruz ou voltarem para suas residências.

Segundo o nosso leitor que nos acompanhou na realização desta postagem, na sessão da última terça-feira(10) o vereador santacruzense Edmilson Silva (PSB), entrou com um requerimento solicitando a prefeitura do município de Santa Cruz e ao governo do Estado a construção de uma ponte ou passagem molhada sobre o Rio Inharé, localizado na comunidade Caiçarinha, que no período de chuvas fica complicado o tráfego de veículos e pessoas pelo local.

“Essa não é a primeira vez que o parlamentar solicitar a construção da ponte, no ano passado ele entrou com o mesmo requerimento e agora o parlamentar renova a indicação e espera que sejam atendida pelos órgãos solicitados. Que no ano de 2010 o Governador era de Santa Cruz Filho da Terra e nada foi feito. A ação do Vereador Edmilson foi louvável, mais precisamos de mais movimentos que chamem atenção, como um abaixo assinado para entregar os órgãos competentes, e apoio de toda sociedade”. Afirmou Ronilson.

A população que vem sendo prejudicada há anos não auguenta mais tanta falta de compromisso dos políticos com relação ao descaso. Por isso juntamente com nosso leitor vamos da vez e voz a população prejudicada com o lançamento da campanha “Ponte Sim, Voto Sim, Ponte Não, Voto Não” para que sejam tomadas providencias quanto à construção de uma ponte sobre o trecho citado. 












Família se arrisca em travessia

DICIONÁRIO POTIGUAR: LETRA X


Xaboque: Pedaço, naco, lasca
Xaboquêro:
Pessoa com cicatrizes de espinhas no rosto
Xanha:
Coceira na pele
Xêro: Beijo
Xexêro: Caloteiro
Xeleléu: puxa-saco
Xibiu: Vagina
Xinim: Vagina
Xiringar: Jogar líquido
Xôxa: Sem graça, sem conteúdo
Xumbrega: Feia, mal feita, sem consistência

A Futura Prefeita de Natal

Fotos: Procissão de Santa Rita

Sitio Novo: Policia investiga morte de ovelhas na zona rural

O fato ocorrido que está sobre investigação da policia aconteceu no Sitio Tanque Verdes próximo ao distrito da Serra da Tapuia. Segundo informações colhidas pelo Blog Alô Sitio Novo, quatro ovelhas foram encontradas mortas na madrugada desta quinta-feira (19).

O proprietário dos animais mortos, identificado por José Andriê da Silva, só tomou conhecimento da morte das ovelhas na manhã deste domingo quando foi conferir os animais. Uma vizinha do proprietário informou ter ouvido latidos de cachorros por volta das 04:hs da manhã.

A polícia militar esteve no local onde os animais foram encontrados, e já está trabalhando para descobrir quem são os responsáveis pelos cachorros que poderá ser os causadores das mortes dos animais.

Ainda segundo o blog José Andriê já foi vítima de um caso semelhante a esse, em Janeiro deste ano, onde Três ovelhas foram mortas. 
Fonte e Foto: Alô Sitio Novo