terça-feira, maio 24, 2011

Deu no DN: RioGrevedoNorte´ alcança o 2º assunto mais comentado no twitter do país

CATEGORIAS EM GREVE E SUAS REIVINDICAÇÕES
Polícia Civil - Aplicação da lei de reestruturação da carreira dos agentes policiais; nomeação dos concursados; retirada dos presos da delegacia; transformação da quentinha para vale-refeição.

Médicos - Incorporação salarial de 50% da gratificação de R$ 2.220,00 em maio

Detran, Idema, Emater, Jucern, técnicos da SET, Centrais do Cidadão - Pagamento das parcelas de aumento salarial previstas de cargos, carreiras e salários.

Motoristas e cobradores de ônibus - Aumento unificado de 13,98% no salário de motoristas e cobradores; plano de saúde, adicional de antiguidade e aumento no vale-alimentação.

Professores da rede estadual - Equiparação salarial com a administração direta estadual - aumento de 30%.

Nas redes sociais o momento de greves diversas no Estado também está dando o que falar. No Twitter a hastag “#riogrevedonorte” alcançou o segundo lugar entre os assuntos mais comentados do microblog no Brasil durante à tarde desta segunda-feira. Os internautas publicaram reclamações com os serviços em greve, além cobrar soluções do poder público para solucionar a situação compromete o cotidiano dos estudantes, trabalhadores e sociedade em geral.








Apicultores da Serra da Tapuia realizam primeira coleta de mel


Após ser reconhecida como de Utilidade Pública Municipal durante a aprovação do projeto de lei 06/2011 de autoria da prefeita Wanira a Associação Comunitária Chiquinho Fernandes realizou na manhã deste sábado(21) sua primeira coleta de mel.

A convite de Micherlan, diretor do portal Sitio Novo/RN, estive na residência do ex-vereador Adegilson, o Gí, fundador da Associação para acompanhar a coleta feita pelo técnico tangaraense Alexandre especialista no ramo. Segundo o especialista o mel produzido na Serra da Tapuia é de ótima qualidade o que deverá facilitar sua  comercialização no mercado regional.  

A comunidade da serra da tapuia ganhou um apicuário, através de um projeto pioneiro da Associação Chiquinho Fernandes em parceria com o governo do estado.

Agora a instituição tem planos de levar o programa para outras comunidades da região, visando o fortalecimento da apicultura e o desenvolvimento das comunidades, já que a apicultura é uma fonte geradora de renda para muitas famílias participantes do programa.

Mesmo assim a associação está em busca de novos parceiros, principalmente no que diz respeito à venda do mel, matéria prima gerada pela apicultura.











Mossoró: Vereador lança projeto para gratuidade em carteiras

O vereador Lairinho Rosado (PSB) apresentou o Projeto de Lei 74/2011 que autoriza a Prefeitura de Mossoró a fazer distribuição gratuita das carteiras de estudante para os alunos da rede municipal de ensino.

O parlamentar afirmou que a exemplo do que acontece em Natal, a Prefeitura de Mossoró poderia se responsabilizar pela expedição do documento. "Se critica muito a atual administração de Natal, mas essa foi uma boa ideia. Copiar boas ideias não tem qualquer problema", frisou.

O vereador destacou a necessidade dessa decisão ser instituída através de uma lei. "É importante que isso seja transformado em lei, só assim não ficará na dependência de nenhum chefe de Executivo, caso este seja contrário à ideia", finaliza.





Quatro municípios do RN devem tomar medidas para evitar maus tratos contra crianças


As Secretarias Municipais de Educação dos municípios de São Paulo do Potengi, São Pedro, Santa Maria e Riachuelo devem ficar atentas. Atendendo ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Ministério Público recomendou que os professores dos municípios sejam capacitados para reconhecer casos de maus tratos em crianças e adolescentes. 


Além disso, os profissionais devem receber material pedagógico com as consequências dos maus tratos para o crescimento e desenvolvimento infanto-juvenil e tenham acesso a uma Ficha de Notificação de Confirmação ou Suspeita de Maus Tratos contra Criança e Adolescente, que deverá ser preenchida e encaminhada à Secretaria Municipal de Educação e ao Conselho Tutelar do município.



Assinada pelo Promotor de Justiça Diogo Augusto Vidal Padre, as recomendações valem ainda para os Secretários de Saúde dos municípios, que devem implantar Núcleos de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde, para desenvolver estratégias de atenção e prevenção, evitando comportamentos violentos no âmbito familiar. 



O Promotor de Justiça também recomendou que os Conselhos Tutelares, informem casos de suspeita de maus tratos ao Ministério Público, para que sejam investigados pela Polícia Civil.

Fonte: Agência Brasil



Charge do Brito


DICIONÁRIO POTIGUAR: LETRA Z


Zambeta: De pernas tortas
Zona: Bordel
Zuvido: Ouvido
Zuada: barulho
Zuretado: Nervoso
Zuruó: Tonto
Zaroiô: Estrabico
Zóvus:Tésticulo.

Servidores em greve preparam marcha


Servidores do Governo do Estado lotados na capital se preparam para uma mobilização na próxima quarta-feira (25) no Machadinho. O objetivo é pressionar o Executivo a conceder aumentos salariais. Atualmente, pelo menos 20 mil deflagraram movimento paredista, e não há previsão para o fim das greves.

Estão paralisados os serviços ofertados pelos professores da rede de ensino (18 mil promovem a greve), polícia civil (pouco mais que 1.300); técnicos da Secretaria Estadual de Tributação – SET – (600) e Detran (260).

Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente (Idema), que juntos somam quase mil servidores, entram em greve na quarta (25) e quinta-feira (26), respectivamente. A Junta Comercial do RN (Jucern) paralisará as atividades por três dias a partir também da próxima quarta-feira.

MP vai acompanhar instalação de Parque Eólico em Maxaranguape


A Promotoria de Justiça de Extremoz instaurou o Inquérito Civil n° 017/2011 para acompanhar o licenciamento da implantação do Parque eólico do Município de Maxaranguape.

A Promotora de Justiça Emilia Matilde Zumba requisitou ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) cópia integral do processo de licenciamento de empreendimento para produção de energia eólica em Maxaranguape no prazo de 15 dias.

Os Parques eólicos são concentrações de aerogeradores - grandes turbinas localizadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho que ao ser movimentado pela força dos ventos produz energia elétrica através de um gerador, que é a chamada energia eólica.

Secretária de educação comenta notoriedade da professora Amanda Gurgel


Para a secretária de estado da educação, Betânia Ramalho, o caso da professora Amanda Gurgel é emblemático. A titular pasta disse não ter se surpreendido com a fala da professora que ganhou fama nacional ao expor a realidade da educação durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “Eu já a conhecia. Ela atuava no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, conta a secretária, que também é professora da referida instituição.

Sobre o quadro da educação, mostrado pela professora Amanda Gurgel, a secretária afirmou ser um histórico conhecido pela população de todo o país. Além disso, ela ressaltou que essa é uma realidade não apenas do Brasil e que muitos daqueles hoje considerados desenvolvidos, passaram por situação semelhante há algumas décadas. “Os professores dos demais países, como na Espanha no final da década de 1980, por exemplo, passaram por esse processo de greve, com reivindicações, e hoje vivem uma realidade completamente diferente”, lembra.

A secretária nega a existência de um movimento para desqualificar as declarações da professora Amanda Gurgel, devido ao fato de que ela entrou nos quadros do ensino público por um concurso em 2007 e logo em seguida, pediu afastamento por um problema de saúde. “Isso é legal, é justo, no entanto há uma quantidade enorme de professores nessa situação. Não é o caso de querer desqualificar, pois ela toca em um assunto que é preciso ser repensado”, completa Betânia. 

Durante sua participação em um programa em rede nacional, na tarde de ontem (22), a professora Amanda Gurgel lançou a campanha “10% do PIB (Produto Interno Bruto) já”. A sugestão da professora é que essa porcentagem seja empregada na educação pública, a cada ano.

De acordo com a Betânia Ramalho, essa é uma reivindicação de toda a categoria. “O Brasil tem hoje ótimos resultados na economia e precisa repensar a educação, principalmente a pública”, analisa.

Em 2010, o PIB brasileiro totalizou mais de R$ 3,6 trilhões.


Fonte: Nominuto.com

Crurrais Novos: Jovem grávida é encontrada acorrentada


Uma adolescente de 14 anos e grávida de dois meses foi encontrada no último domingo (22), com os pés acorrentados dentro de sua própria residência no município de Currais Novos, interior do estado. De acordo com o agente da polícia civil da cidade, Chacon, a atitude teria sido tomada pelo pai e a madrasta da jovem, com a intenção de evitar que ela se encontrasse com o suposto pai da criança.
Por volta das 18h30, Policiais Militares de Currais Novos receberam uma denúncia anônima informando que uma jovem estaria sendo mantida em cárcere privado. A equipe se deslocou até a residência da adolescente, localizada no bairro Padre João Maria e encontraram a vitima com um dos pés acorrentados. Ela informou que havia conseguido soltar a corrente que prendia o pé esquerdo, utilizando-se de uma faca de cozinha e em seguida chamou por socorro.
O agente da Policia Civil Chacon, relatou que o caso foi registrado na delegacia local e os pais foram liberados. Após o ocorrido, a adolescente de 14 anos pretende acionar a justiça.

Viatura capota próximo a posto da PRF na BR 101


Uma viatura da Polícia Militar, de placas não identificadas capotou na tarde desta segunda-feira (23), nas proximidades de um Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 101, município de São José, na Grande Natal.

De acordo com informações da PRF, o veículo derrapou na pista molhada e acabou capotando várias vezes. Segundo a polícia, houve apenas danos materiais e as duas vítima, que não tivera seus nomes identificados sofreram apenas ferimentos leves.

Tragédia: Criança de 11 anos morre com tiro na cabeça enquanto brincava com revólver


Uma criança de 11 anos morreu após ser atingida por um disparo de revólver acidental na cabeça enquanto brincava com uma arma de fogo com o irmão de 15 anos, em sua residência em Mossoró, no início da tarde desta segunda-feira.
Segundo informações da polícia, a vítima e seu irmão de 15 anos brincavam com um revólver que seria do pai dos jovens. Sem perceber que a arma estava carregada, a criança foi atingida com um tiro na cabeça e morreu no local. A polícia e o Itep estiveram no local e o caso será investigado pela delegacia de Mossoró.

Trote faz PF procurar explosivos na Caixa Econômica de Mossoró


Um trote fez a Polícia Federal procurar material explosivo na Caixa Econômica Federal do município de Mossoró na manhã desta segunda-feira (23). Funcionários e clientes foram retirados do local, no início do expediente bancário, mas nenhum objeto suspeito foi encontrado. A polícia buscará identificar o autor da falsa denúncia.

Paraiba: Vice-prefeito é acusado de espancar agricultores

Os moradores do município de Boa Vista, no Cariri paraibano, foram surpreendidos com a denúncia feita contra o vice-prefeito do município, André Luiz Gomes de Araújo, que está sendo acusado por dois agricultores de agressão.

Sidnei Pereira de Oliveira, 48 anos, e o seu filho, Luiz Eduardo Pereira de Oliveira, 25, que residem na zona rural daquele município, estão acusando de espancamento o vice-prefeito, o seu pai, Marconi Gomes de Araújo, e dois funcionários, José Bonaldo e José Leonardo. A agressão teria acontecido na tarde de sábado, conforme relato de pai e filho, quando eles retornavam para casa, no Sítio Poço de Pedra.

A propriedade onde ocorreu o fato, pertence ao pai do vice-prefeito. Os agricultores estão passando pelo local por conta das últimas chuvas na região que fez o volume do rio subir e fechou o outro acesso.