quarta-feira, setembro 14, 2011

ABC vence o Goías em Serra Dourada


O ABC precisou de ótimos 20 primeiros minutos de partida para bater o Goías por 2 a 1 na noite desta terça-feira, no Estádio Serra Dourada, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um jogo rápido e de habilidade, os visitantes marcaram com Cascata e Lins. No segundo tempo, Hugo descontou, mas a reação parou por aí.

Com o resultado, o time do técnico Leandro Campos chega aos 32 pontos ganhos, se afastando da zona de rebaixamento. Quem fica com 29 são os goianos, que sentem cada vez mais perto a aproximação da degola.

Na próxima rodada, os alvinegros terão pela frente o Vitória, no estádio do Frasqueirão, sábado, às 16h20 (de Brasília). No mesmo horário, os esmeraldinos encaram o Paraná, no Durival de Brito.

Fonte:Portal Terra 

Angicos: Município deve garantir transporte de paciente


O Ministério Público recomendou ao prefeito do município de Angicos e a Secretária de Saúde, que cadastrem os moradores do local, que necessitam de transporte para tratamento de saúde. Além disso, os gestores devem garantir o transporte dos pacientes em tratamento, mediante prescrição médica, até as unidades de saúde.

A recomendação leva em conta declarações de uma moradora do município, que afirmou enfrentar dificuldades para prosseguir com o tratamento médico de sua mãe, uma idosa portadora de leucemia crônica, que precisa ser transportada até a capital, onde realiza consultas, exames e o conseqüente tratamento.

Segundo a Promotora de Justiça Sandra Angélica Pereira Santiago, que assina a recomendação, a Constituição Federal prevê que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.



Cera-Mirim: Transporte escolar param por falta de pagamento e deixam 10 mil alunos na mão


Sem receber o pagamento há sete meses, os proprietários do 27 ônibus escolares que transportam os alunos da zona rural para a cidade decidiram paralisar as atividades e 10 mil alunos, sendo 6 mil da rede estadual e 4 mil da rede municipal estão sem poder ir à escola.

Segundo um motorista que integra a Cooperativa dos ônibus que transporta os alunos, os professores também não estão indo as escolas, pois não tem como se deslocar da maioria das comunidades rurais até o centro da cidade. “São quatro meses em atraso no pagamento deste ano e três do ano passado”, disse o motorista.

A secretária de educação de Ceará-Mirim, Angela Aquino, confirma o atraso no pagamento dos veículos escolares, porém informa que o município não recebeu o repasse do convênio firmado com o governo do Estado por meio do programa de Transporte Escolar Rural devido à pendência no INSS.

Fonte: Assis Silva

TAC garante retomada de exames gratuitos de DNA no Estado


A realização de exames gratuitos de DNA realizados pelo Estado foram retomados, através de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Os procedimentos, suspensos durante a transição no governo estadual, estão assegurados, uma vez que o contrato celebrado entre a SETHAS e o laboratório responsável pelos exames foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 06 de setembro.
O TAC proposto pelo MP, através da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, assegura a contratação de 450 exames de DNA inter vivos e 150 exames post mortem para o ano de 2011, em favor dos beneficiários da assistência judiciária gratuita, que tenham ajuizado ou venham ajuizar ação judicial de Investigação de Paternidade ou Maternidade.

A realização dos exames estava sendo investigada também pela 18ª Promotoria de Justiça de Mossoró, que instaurou procedimento preparatório para averiguar a situação. De acordo com o Promotor Hermínio Perez, como os procedimentos já foram retomados, a investigação agora será direcionada para a ausência de local de coleta de material genético em Mossoró. “O Estado já está custeando os exames, agora solicitamos a SETHAS que informem se existe ou não um local onde o material seja coletado na cidade, já que os exames são realizados somente em Natal”, explica o Promotor.
Ainda segundo Hermínio Perez, o prazo para que a SETHAS encaminhasse as informações solicitados pela Promotoria já foi encerrado, e até o momento, não houve resposta da Secretaria. “Vamos reiterar o despacho. O deslocamento das partes para Natal é muito difícil, e muitas pessoas não aceitam irem até a capital somente para cederem o material, o que acaba fazendo com que os exames não sejam feitos. Nós queremos saber quando e quais providências serão tomadas de forma objetiva para que o problema seja solucionado”, conclui o Promotor.

Parelhas: 70% dos parelhenses aprovam administração do prefeito

Dados revelados em pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, entre os dias 10 e 11 deste mês, apontam crescimento na aprovação popular da administração de Francisco Medeiros (PT), prefeito do município de Parelhas. Segundo números do Agorasei, o prefeito petista tem seu governo aprovado por 70.1% da população parelhense. Os entrevistados que desaprovam a atual gestão somam 21.3% e aqueles que não souberam responder são 8,6%.


Em pesquisa feita no início de abril deste ano, a aprovação da administração era de 61%. O índice de desaprovação, que naquela data era de 29.2%, caiu para os 21.3% de agora. Segundo Francisco Medeiros, as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios – uma das principais fontes de recursos – dificultam severamente a administração municipal. “Ainda assim, temos conseguido manter o pagamento do funcionalismo e dos fornecedores em dia e continuar pagando dívidas de gestões anteriores à nossa”, comentou o prefeito.

Ele afirma que a subida em sua aprovação também se deve às realizações de sua gestão e à sua presença entre a população. “Temos um conjunto de obras concluídas e muitas outras em andamento. Além disso, importante ressaltar que estamos sempre presentes nas comunidades ouvindo e discutindo com o povo aonde devemos investir o orçamento da Prefeitura”, concluiu Francisco.

Sobre a pesquisa - A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro de 2011 e ouviu 500 pessoas a partir dos 16 anos de idade, nas zonas urbana e rural do município de Parelhas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O Cadastro Eleitoral do TRE do Rio Grande do Norte e o Censo Demográfico e Contagem da População do IBGE serviram como fontes para a elaboração da amostra.

Fonte: Marcos Dantas

Tomba denuncia situação da educação em Touros


Durante pronunciamento no Plenário da Assembléia Legislativa na tarde desta terça-feira, 13, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) denunciou a situação caótica da educação no município de Touros, onde os professores estão em greve há 42 dias e a prefeita Luciana Farias descumpre acordo firmado com a categoria em 2010. Com a paralisação, sete mil alunos estão fora da sala de aula.

Segundo Tomba, a prefeita alega não poder atender as reivindicações por conta da Lei da Responsabilidade Fiscal. “É necessário que a prefeita repense a sua decisão sobre a greve, pois a educação é um dos tesouros da população. As pessoas precisam estudar”, afirmou.

De acordo com documentos enviados ao parlamentar pelo coordenador do SINTE-REGIONAL de Touros/RN, Francisco Jailson, Luciana Farias está desrespeitando o Plano de Cargos, que se comprometeu em cumprir.

O parlamentar também denunciou que os transportes que levam os alunos também parou. “Eu como gestor, faço um apelo que ela repense sua posição, que volte atrás e acabe com essa greve”, destaca.



Potiguar de 90 anos tem 50 filhos com esposas, cunhada e até a sogra

Se história de vida de cada pessoa pudesse ser traduzida diretamente em números, a de Luiz Costa de Oliveira seria verdadeiramente impressionante: 90 anos, 17 filhos com a primeira mulher, outros 17 com a segunda esposa, 15 com a cunhada, um filho com a sogra, 100 netos e 30 bisnetos. Sem muitas reservas, a frase que Luiz tem sempre na mente é: "A coisa que Deus fez mais bem feito no mundo foi mulher". O pai de 50 filhos - isto é, desconsiderando os que ele tem "por aí e pode não saber", como ressaltou- é uma dos casos mais curiosos do município de Campo Grande, no oeste do Rio Grande do Norte.

As filhas das Franciscas: a história que poderia ser filme

A existência desse patriarcado no século XXI chama atenção especialmente pela convivência pacífica entre todos os galhos dessa gigantesca e, saliente-se, extremamente frutífera, árvore genealógica. O núcleo central da família Oliveira Silva é hoje composto por Luiz Costa de Oliveira, o chefe de família, por Maria Francisca da Silva, 64 anos, a esposa, por Ozelita Francisca da Silva, 58 anos, irmã de Maria Francisca e cunhada de Luiz, e por Francisca Maria da Silva, 89 anos, mãe de Maria Francisca e Ozelita, sogra de Luiz.

A historia de Luiz começou com o matrimônio com Francisca, cujo nome completo ele não recorda. Até ficar viúvo, foram 17 filhos. Em seguida, conheceu Maria Francisca da Silva. Ela ajudou a cuidar das crianças do casamento anterior e ainda teve outros 17 descendentes. Nesse tempo, a irmã de Maria Francisca, Ozelita Francisca, costumava cuidar do resguardo da irmã. Nas muitas visitas, iniciou um relacionamento amoroso com Luiz e teve 15 filhos. Para deixar a saga digna de qualquer roteiro intricado e aparentemente sem solução, a mãe de Maria e de Ozelita, Francisca Maria, também se relacionou com o genro. Resultado óbvio do teste de gravidez: positivo.

Ele já perdeu as contas e os nomes de todos os descendentes: “Eu não sei dizer o nome de todo mundo, mas sei que tenho muitos filhos, netos e bisnetos espalhados por aí”, disse Luiz. Como a família tem considerável tempo de existência, muitos já faleceram, sobretudo, os da primeira união.

O último dos românticos

Parece que o segredo de Luiz reside justamente no amor incondicional que tem pelas mulheres. É o que afirmam as irmãs Maria Francisca e Ozelita Francisca. De acordo com elas, o principal atributo dele é o jeito galanteador e o excelente trato que confere às duas. “Ele nunca maltratou nenhuma de nós, sempre cuidou bem dos filhos e nunca deixou faltar nada em casa”, relatou Maria Francisca. As duas também afirmaram que a única diversão de Luiz era namorar.

Hoje as famílias que vivem em duas casas simples localizadas na Rua Artur Almeida, 55, Campo Grande, compartem praticamente todos os dramas, as dificuldades e contentamentos.

Sem muitos mistérios

A quase inacreditável vitalidade e disposição de Luiz empenhadas na construção dessa família não tem, segundo ele, grande mistérios. Há 40 anos sem fumar e sem beber, o patriarca se alimenta quase que exclusivamente de comidas mais simples como feijão, arroz, batata e macaxeira. Apesar do bom estado de saúde e da sua lucidez, Luiz não pensa em ampliar a prole: “Hoje não consigo mais namorar, mais ainda lembro como mulher é bom”, finalizou.

Coronel Ezequiel: quadrilha invade cidade e deixa PMs nus e desarmados

Dez homens armados invadiram a cidade de Coronel Ezequiel, distante 141 quilômetros de Natal, renderam policiais, e explodiram um caixa eletrônico, mas não conseguiram levar o dinheiro da máquina. O grupo fugiu com seis reféns, depois liberados na estrada. Dois policiais levados pelos assaltantes foram abandonados sem roupa, já na Paraíba.

Por volta da meia noite desta quarta-feira (14), a quadrilha chegou ao município, em uma caminhonete. Os bandidos abordaram um vigia que realizava a segurança de um posto de combustíveis, na companhia de três adolescentes. Os quatro foram levados pelos homens até a delegacia local, onde estavam dois policiais militares.

A quadrilha rendeu os PMs, que, junto com os outros reféns, foram levados até um terminal do banco Bradesco, no bairro do Centro. Depois o bando explodiu o caixa eletrônico, mas não conseguiu levar o dinheiro. Da DP, os criminosos roubaram a viatura e os armamentos. Os adolescentes e o vigia foram liberados na estrada, ainda perto de Coronel Ezequiel. Com os policiais militares os assaltantes agiram diferente: retiraram a roupa, e os algemaram em uma cerca no município de Salgado (PB). Nesta cidade, o grupo roubou um veículo Doblo, pertencente à prefeitura. O automóvel foi encontrado em Parnamirim.

A caminhonete usada para cometer o crime também foi abandonada junto com os PMs. O grupo fugiu na viatura policial, com destino ignorado, e a polícia ainda realiza diligências para encontra-los. Segundo o sargento Lopes, da polícia local, a cidade conta com um efetivo de oito policiais, sendo que apenas dois atuam diariamente no município, cumprindo escala de 24h.

Fonte: Tribuna do Norte

Defesa Civil faz levantamento em cidades com registros sísmicos

Nesta quarta-feira (14), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil visitará a cidade de Tabuleiro Grande para levantar situação dos abalos sísmicos na região. Além disso o técnicos irão verificar casos de deslizamentos, inundações, e cadastrar pessoas que estão em áreas de risco na região agreste.

A ação visa conscientizar as autoridades municipais e estaduais que os investimentos em prevenção e preparação para as emergências e desastres, podem reduzir significativamente os custos e impactos de um acontecimento diverso.

"Através de visitas às prefeituras do interior do Estado, estamos oferecendo palestras educativas, informando sobre a importância da implantação destas coordenadorias e suas atribuições junto ao órgão estadual e nacional", destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, Ten, Cel. Acioli.

A equipe de técnicos será composta pelo Ten. BM Nicholas, 1º Sgt BM Marques e o SD BM Paulo. Os demais municípios que serão visitados pela Defesa Civil são: Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Souza, Serra Caiada, Santana dos Matos e Florânia.

RN realiza primeira Semana de Mobilização Social pela Educação do país

O Rio Grande do Norte é o único Estado do país a aprovar o Projeto de Lei que inclui a Semana Estadual de Mobilização pela Educação no calendário oficial, como foi proposto pela deputada estadual Gesane Marinho em junho deste ano.

Como parte da programação da primeira edição da mobilização, que acontece entre os dias 15 e 21 de setembro, a parlamentar vai realizar uma audiência pública com o tema “A importância da parceria família e escola” nesta segunda-feira (19), às 14h, no Centro de Educação Profissional Jessé Freire.

Autoridades, pais, alunos e professores foram convidados a participar do encontro, que terá também a presença do consultor do MEC, Paulo Ronaldo Soares. Esta é a primeira audiência pública realizada, em Natal, fora da Assembleia Legislativa, e tem como objetivo principal aproximar família, escola e poder público em prol da qualidade de ensino.

Além da audiência, diversos eventos foram programados para a semana, como palestras, intercâmbio entre estudantes e Entrega da Carta da Mobilização Social pela Educação do RN ao Governo do Estado.

Funcionários dos Correios em greve

Os servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Rio Grande do Norte estão em greve desde a zero hora de hoje, segundo informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Rio Grande do Norte, Moacir Soares.

A paralisação, por tempo indeterminado, atinge, principalmente, os funcionários lotados nas unidades da Grande Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos. No total, devem parar 70 por cento dos funcionários da empresa no estado - em torno de 500 profissionais.

A paralisação foi decidida em assembleia da categoria, realizada no final da tarde de ontem, com comparecimento de cerca de 200 servidores. Os trabalhadores não consideraram satisfatória a proposta da direção dos Correios.

De acordo com a primeira avaliação do sindicato, feita no início da manhã desta quarta-feira, a greve na região metropolitana de Natal já conta com a adesão de 70 por cento da categoria; em Caicó, a paralisação é de 100 por cento; em Currais Novos, de 70 por cento; em Mossoró, 80 por cento.

Os serviços mais prejudicados são os operacionais, em especial a distribuição de correspondências.