segunda-feira, setembro 19, 2011

Série D: Santa Cruz/RN vence e se classifica em primeiro

O Sport Clube Santa Cruz garantiu classificação para próxima fase da Série D ao vencer o Guarani por 1X0. O gol foi marcado por Mauricio Pantera. A equipe do Trairi precisava de um empate para passar de fase. Já o Guarani necessitava vencer para seguir vivo na competição, acabou derrotado na tarde deste domingo (18), no estádio Iberezão, no interior potiguar.

O gol do jogo foi marcado logo no começo da partida, aos três minutos. Após receber cruzamento da direita, o atacante Maurício Pantera apareceu bem colocado como sempre e mandou para a rede do gol do time cearense e saiu para comemorar com a torcida.

A outra vaga da chave acabou ficando com o xará e tradicional Santa Cruz que, com o apoio de mais de 30 mil torcedores no Arruda, em Recife, derrotou o Alecrim por 2x1.

O Santa Cruz, líder, somou 16 pontos em oito jogos disputados, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas.



Giro Politico


Parelhas: A Câmara de vereadores votou o aumento de cadeiras para as eleições, antes com nove vereadores, para onze vagas. Esse total retoma a quantidade existente antes da decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2004. Parelhas vai na esteira dos municípios de Jucurutu e Currais Novos, que também aumentaram de nove para onze. A Câmara de Caicó aprovou o maior aumento na região. A próxima legislatura terá quinze vagas, contra as dez atuais.

Alexandria: Aconteceu nesta última sessão da Câmara Municipal de Alexandria, o Presidente da Casa Chiquinho Pires recomendou aos Vereadores presentes a votar contra o Projeto de resolução que instituia a TRIBUNA POPULAR proposto pela Vereadora Corrinha do PT, que tramitava na Câmara Municipal a três meses.

São Miguel do Gostoso: O pré-candidato da oposição Paulo Roberto ainda sem partido conta com o apoio de cinco dos nove vereadores que compõe a Câmara Municipal. Liderando com folga uma pesquisa que foi feita na cidade há alguns dias, Paulo Roberto que em 2010 perdeu a campanha com uma diferença de apenas 56 votos, está confiante de que desta vez o povo saberá optar pelo melhor candidato.

João câmara: Foi insignificante o número de eleitores que participou do plebiscito realizado pela Câmara Municipal para saber a intenção das pessoas com relação ao aumento no número de cadeiras no legislativo municipal. Nos dois dias de votação apenas 209 eleitores participaram da votação, que na sua maioria optou por 13 cadeiras em 2012. Para o presidente da Câmara o eleitor não correspondeu e diante do resultado ficará mesmo para o plenário decidir se mantém as 09 cadeiras ou se aumenta para 11 ou 13.

Touros: O colunista do jornal Folha do Mato Grande, Raimundo Lindó informa que o vice-prefeito de Touros, Júnior da Emater rompeu com o grupo da prefeita Luciana Farias e do marido dela Marcos Chimbinha. Devido o rompimento alguns amigos de Júnior estariam sendo perseguidos pela atual administração, inclusive com demissões. A matéria diz que esta não é a primeira vez que o vice-prefeito rompe com a prefeita, da outras vez o vice-prefeito retornou. Mas parece que agora a coisa é mais séria e o vice-prefeito Júnior deverá fazer um pronunciamento público para explicar a situação.

São Paulo do Potengi: O PMDB de São Paulo do Potengi realizou sua convenção municipal na tarde deste sábado, onde a cunhada do prefeito Azevedo Maria do Socorro Ribeiro foi conduzida a presidência e como vice-presidente do partido a esposa do vice-prefeito José Luiz. Zé Luiz assinou a ficha de filiação no PMDB, após ter deixado os quadros do PDT.

Ipueira: Nos próximos dias, um instituto potiguar estará visitando o município com a intenção de sondar o atual quadro político da cidade, visando às eleições de 2012. Ainda não existe uma data específica para a coleta dos dados, mas de acordo com informações veiculadas, caso os dados sejam semelhantes aos recentes levantamentos feitos para consumo interno, de grupos políticos da cidade, o quadro será direcionado para uma disputa entre o atual presidente da Câmara Municipal, Diego Macedo (DEM), caso a legislação seja favorável a sua candidatura, já que é filho da prefeita reeleita Concessa Macedo (DEM). Diego lidera todas as simulações artesanais. Outro trunfo é o nome do ex-diretor do DETRAN de Caicó, Paulo Brito (PR), que aparece em situação bastante privilegiada também, com chances, a exemplo de Diego, de consolidar a permanência do atual sistema na prefeitura. Já pela oposição, o nome que mais aparece com credenciais de disputar a prefeitura, é o da vereadora Fatota, recém filiada ao PMDB.

Currais Novos: O PSB de Currais Novos realizou seu congresso para renovação do diretório municipal, neste sábado (17), na Câmara Municipal. O vereador Izinho Brandão foi reconduzido à presidência da sigla, que estará no palanque de oposição ao prefeito Geraldo Gomes (DEM). Na Câmara Municipal, além de lideranças do PSB, o ex-prefeito Zé Lins (PR), que deverá disputar a prefeitura no próximo ano. Quem também foi prestigiar o PSB foi o vereador Moreira do Fisco (PP), que é ligado a vice-prefeita Milena Galvão e também ao deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB). Presidente do PDT em Currais Novos, Geraldo Júnior foi outro membro presente à mesa dos trabalhos.

Umarizal: O PR de Umarizal fez festa na noite de sexta-feira (16) para receber dezenas de novas filiações, que foram abonadas pelo próprio presidente estadual da legenda, deputado federal João Maia. Ao lado de aliados, como o ex-prefeito Nel Cavalcanti e sua esposa Elijane Paiva, além do deputado estadual George Soares, prefeita Shirley Targino (Messias Targino), vereadores e demais lideranças da região, João Maia externou sua alegria de voltar à cidade e receber seus novos colegas de partido. “O PR tem crescido porque sabe respeitar os seus filiados e principalmente os aliados políticos. E é assim que marcharemos com Elijane na disputa pela prefeitura e em vários municípios do nosso Estado”, reforçou. Apesar de ser um evento de novas filiações, todos os discursos foram de apoio a pré-candidatura de Elijane Paiva, na disputa pela prefeitura em 2012.

Jardim do Seridó: Segundo a pesquisa Agora Sei/Rádio Cabugi do Seridó que ouviu 500 eleitores na Zona Urbana de Jardim do Sreidó o atual prefeito Padre Jocimar lidera a disputa para prefeito da cidade com 39% na espontânea e 41% na estimulada. No quesito rejeição o atual prefeito apareceu com o maior índice, entre os citados.

Santana do Seridó: No relatório entregue pelo Grupo de Sondagens e Opiniões – Informe Sondagens de Natal, realizado no dia 10/09 em Santana do Seridó, foram ouvidos 105 eleitores na Zona Urbana e 45 pessoas em quatro comunidades da Zona Rural. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, quem aparece liderando na corrida para prefeito contra o ex-prefeito Hudson Pereira é o atual secretário de saúde Adriano Gomes que na espontânea aparece com 40% e na estimulada 52%.

Santa Cruz: O pré-candidato a prefeito por Santa Cruz, Marcos Lima, poderá trocar de legenda. Ele é filiado ao PT, mas tem recebido convites para se filiar a outras agremiações. Indo para o DEM Marcos poderá receber o apoio da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino Maia.

Parnamirim: O ex-secretário de Reforma Agrária do Estado, Francisco Canindé de França, transferiu seu domicílio eleitoral de Caicó para Parnamirim, onde reside atualmente. Sua decisão seria pautada no projeto do PCdoB, no qual é filiado, de lançar candidato próprio naquele município. Contudo, Canindé que disputará o cargo de prefeito, pretende apenas “ajudar o partido”. O pré-candidato comunista será o ex-secretário Walter Fernandes.

Macaiba: No final da manhã deste sábado (17), o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) chegou ao Pax Clube de Macaíba, local escolhido para a convenção do PMDB. O empresário Luiz José Queiroz, esposo da prefeita Marília Dias foi reconduzido à presidência da sigla. Antes do deputado federal Henrique Eduardo Alves e do ministro da Previdência, Garibaldi Filho chegarem, Ezequiel discursou aos convencionais e a população presente. “Estamos fortalecendo o PTB de Macaíba, sob o comando do artesão político, o médico Olímpio Maciel para ser um partido parceiro e amigo do PMDB da prefeita Marília Dias. Vamos ganhar as ruas e comunidades para mostrar as obras e ações que essa administração competente vem fazendo”, discursou o deputado Ezequiel.

Um dos maiores jornais do país traz matéria sobre atos de deputado potiguar


DO CORREIOBRAZILIENSE
Dia desses, o distrital Agaciel Maia (PTC), a caminho do trabalho, pegou o rumo da Esplanada dos Ministérios. Quase chegando ao Senado, ele se deu conta de que fazia o percurso errado. Deveria ir à Câmara Legislativa, mas, distraído, dirigiu em direção ao lugar em que esteve empregado por 33 anos, endereço onde fez fortuna e palco do escândalo que interrompeu sua carreira no Congresso. Sobretudo, a escola na qual aprendeu as artimanhas da política. Há nove meses deputado, Agaciel se vale das lições que tomou com os senadores e repete a fórmula de servir ao mundo político sem tirar o foco em satisfazer o interesse de servidores. Desde os primeiros dias de mandato, ele defende que os salários pagos na Câmara Legislativa sejam igualados às polêmicas remunerações do Senado. A medida, se adotada de imediato, colocaria o GDF em situação de ilegalidade.

No Congresso, Agaciel se especializou em agradar representantes de dois mundos que convivem debaixo do mesmo teto. Subiu as escadas do poder atendendo aos caprichos de senadores, como no cumprimento dos atos secretos editados na gestão do presidente José Sarney (PMDB) e cuidou dos interesses corporativos de servidores, tendo capitaneado o plano de carreira de funcionários que resultou em salários tão ou mais altos que o dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Criou, com isso, uma rede que lhe deu trânsito no tapete azul por mais de três décadas e lhe conduziu à direção-geral do Senado.

Na condição de distrital, Agaciel testa as práticas que lhe abriram portas no mundo político. Desde os primeiros dias de mandato, o deputado jogou uma isca infalível para conquistar o apreço, agora, dos servidores da Câmara Legislativa. Ele tem reiteradamente defendido aumentar os salários dos funcionários do Legislativo local aos patamares das remunerações pagas no Senado. O projeto é tão desligado da realidade que, se a Câmara Legislativa resolvesse aplicar imediatamente o paralelo proposto por Agaciel, ultrapassaria os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) (leia O que diz a lei). O GDF ficaria em situação de irregularidade, sujeito a punições, como a proibição de fazer convênios com o governo federal e a contratação de empréstimos internacionais.

Sitio Novo: Chiquinho Camilo promove noite de voz e violão na Serra da Tapuia.

Com total apoio da prefeita Wanira o ex-prefeito Chiquinho Camilo promoveu na noite deste sábado (17), o I Serestão da Serra da Tapuia. O evento aconteceu no Ginásio de Esporte onde vários amigos do ex-prefeito compareceram para prestigiar e abrilhantar a noite com muita música boa ao som dos violões de cantores regionais como Birunga, de Santa Cruz, os trio de irmãos de Lagoa de Velhos, Aldo, Cidoca e Doutor de Maclidones entre outros.



Em conversa com o blog Chiquinho confirmou para o próximo mês a realização do Segundo Festival de Voz e Violão de Sitio Novo. "O evento está previsto para o próximo mês, mais ainda não definimos a data". afirmou Chiquinho. 

Ano passado o festival foi disputado em três categorias Iniciante, Amador e Profissional, e premiou os três primeiros colocados de cada categoria . A orgaização também sorteou  três violões para o público presente.



Lideranças, políticos e amigos subiram a serra em noite de frio e marcaram presença no evento. Clique no link abaixo e confira as fotos.




Por Ivan Cabral


Natal: Banhistas sentem falta de policiamento em Ponta Negra


As praias da Redinha, do Meio e Ponta Negra estão lotadas. Desde as primeiras horas do dia, os natalenses aproveitam o domingo de céu limpo, temperatura agradável e sol e ventos fortes para relaxar com a família e amigos.

Após os ataques aos ônibus ocorridos na última sexta-feira, o secretário de Segurança Pública do Estado, Aldair da Rocha, garantiu que o efetivo de policiais militares iria ser dobrado nesse fim de semana. Em entrevista concedida ontem, o comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, afirmou que os policiais que deveriam estar de folga, estão trabalhando. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu, no início da tarde de hoje, algumas praias e avenidas da capital.

Na praia do Meio, era possível observar a presença de alguns policiais da cavalaria da PM, bem como policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). Ao longo da Via Costeira, a cena se repetia. O posto do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) localizada na via, estava aberto e com policiais trabalhando.



Nas avenidas Engenheiro Roberto  Freire, Hermes da Fonseca, Prudente de Morais e Bernardo Vieira, alguns policiais faziam a ronda com viaturas.


Já em Ponta Negra, zona Sul da cidade, a reportagem não viu nenhum policial no local. Os banhistas reclamavam da situação. "Com essas histórias de assaltos e ataques que aconteceram sexta passada, a gente fica com medo. Deveria ter policial por aqui. Mas não vi nenhum hoje", disse a estudante Maria Vilar.

Fonte: Tribuna do Norte



Brasil inicia campanha para reduzir acidentes

O dado da Organização Mundial da Saúde é alarmante: cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países contabilizados em 2009. No  Brasil, a média é de 45 mil mortes por ano e tende a crescer com o aumento da frota. Desse montante a falha humana lidera as causas da violência no trânsito. Para driblar essa estatística, o Ministério das Cidades por meio do Denatran e em parceria com outros órgãos federais e estaduais, lançou ontem mais uma campanha educativa. O objetivo é conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito. 

No Rio Grande do Norte, o Detran preparou uma série de iniciativas. Sob o título "Trânsito na Paz", o Detran/RN e parceiros - Governo do Estado, secretarias de educação e saúde - pretendem utilizar o exemplo do acidente que vitimou fatalmente o jovem Alan Almoedo Moura,17 - em fevereiro deste ano, na avenida Hermes da Fonseca - para conscientizar sobre os perigos do trânsito. "Já existe uma mobilização nesse sentido nas redes sociais e nossa intenção é mostrar para a população que se não houver cautela, o trânsito mata", disse o diretor Detran/RN, Érico Ferreira de Souza.

De acordo com as estatísticas de trânsito, até  julho  foram registrados 5.581 ocorrências, sendo 1.339 sem e 4.242 com vítimas, somente em Natal. No mesmo período do ano passado, foram notificados 5.259 acidentes, sendo 1.157 sem vítimas e 4.102 com pessoas vitimadas. O Batalhão de Trânsito registrou 32 mortes de janeiro a julho de 2010,  e nos sete primeiros meses deste ano, 46 mortes, aumento de 43,7% em relação ao período anterior. Érico Ferreira destacou que 2/3 dos casos ocorrem em rodoviais e 1/3 deles na área urbana. O número de também aumentou: 1.183 no ano passado e 1.404 até julho último.

Na avaliação do diretor do Detran,  as causas dos acidentes estão concentradas no binômio imprudência/desrespeito às leis de trânsito. As principais vítimas são os jovens de 18 e 29 anos, faixa etária que corresponde a 60% dos envolvidos em algum tipo de ocorrência no trânsito no  RN. Desse percentual, 80% deles são do sexo masculino.

No RN, a programação vai contar com blitze educativas e disseminação de informações sobre a direção defensiva (modalidade de condução preventiva e que busca evitar ou diminuir os efeitos dos acidentes). O número do efetivo do Comando de Policiamento de Trânsito Estadual (CPRE) e ações de fiscalização também serão incrementadas, garantiu Érico.

FIQUE SABENDO: Como planejar seus estudos para concurso público


Há um consenso atualmente sobre a importância do planejamento de estudos. E existem fundamentos para esta compreensão tanto a partir das ciências que estudam a aprendizagem humana, quanto dos campos do conhecimento voltados ao estudo da gestão.


O objetivo do presente texto consiste na apresentação de uma proposta de planejamento de estudos e na articulação de conceitos relevantes para a montagem do seu próprio planejamento. A intenção é que aqueles que já contam com um plano estruturado possam refletir sobre a sua eficiência e a conveniência de promover algum ajuste, bem como aqueles que não contam com um plano montado identifiquem caminhos voltados à sua estruturação.

Para a montagem de um planejamento de estudos uma primeira premissa relevante consiste na idéia de que a preparação deve contar com dois objetivos principais, sendo um mediato e outro imediato. O objetivo mediato, correspondente ao fim último, consiste na aprovação, sendo que o objetivo imediato e mais direto consiste na apropriação intelectual e cognitiva do conjunto de informações e conhecimentos passíveis de cobrança no momento da prova.

Tais compreensões decorrem da idéia de que para passar existem duas condições a serem atendidas, sendo uma formal e a outra material. A condição formal consiste no alcance da pontuação necessária considerando os parâmetros do edital, ao passo que a condição material consiste na disponibilidade intelectual e cognitiva das informações cobradas na prova. Obviamente que a segunda condição viabiliza a primeira.

Infelizmente, muitos candidatos iniciam o processo de preparação para o concurso público sem a compreensão e clareza destas premissas, isto é, não contam com devida compreensão do sentido do processo ao qual estão se submetendo.

A proposta de estruturação e execução do planejamento de estudos que venho apresentando exige a compreensão e desenvolvimento da preparação em duas fases. A primeira fase tem como fim a apropriação primária do objeto de conhecimento a ser estudado. Já a segunda fase tem por objetivo a apropriação secundária, o que corresponde à manutenção e aperfeiçoamento das informações apropriadas intelectualmente na primeira fase.

A primeira fase termina com a conclusão da execução do planejamento estabelecido. A segunda fase termina com a aprovação no concurso público.

O planejamento da primeira fase da preparação se estrutura em torno de quatro elementos, sendo os dois primeiros correspondentes ao planejamento estratégico e o terceiro e quarto ao planejamento tático. O planejamento estratégico envolve aspectos decisórios fundamentais a serem estabelecidos pelo candidato, ao passo que o planejamento tático consiste nos meios eleitos para a implementação do planejamento estratégico.

O primeiro elemento estratégico consiste na definição de objetivo, correspondendo ao cargo ou cargos almejados. Este objetivo pode ser específico, envolvendo uma carreira ou cargo público único e específico, ou genérico, envolvendo um conjunto de cargos ou carreiras. O preço do objetivo genérico é assumido pelo candidato na definição do segundo elemento estratégico, ou seja, o programa.

O programa, em termos conceituais, consiste no objeto de conhecimento a ser intelectualmente apropriado pelo candidato. Em termos concretos, trata-se das matérias e conteúdos correspondentes. Se o candidato estabeleceu um objetivo específico, o programa será aquele previsto no último edital do concurso público realizado para o referido cargo, ou seja, o programa será específico. Se o objetivo for genérico, o programa também será genérico, sendo que o candidato deverá avaliar as matérias e conteúdos semelhantes ou não, conforme os editais dos concursos de cada um dos cargos, e estruturar o seu próprio programa, ou seja, o conjunto de matérias e conteúdos a serem intelectualmente apropriados.

O terceiro elemento que compõe a estruturação do planejamento, o qual se relaciona com o planejamento tático, consiste na definição das fontes de estudo. Naturalmente que tal decisão também envolve a definição dos processos cognitivos a serem adotados. Se as fontes de estudos forem bibliográficas, o processo cognitivo será a leitura, a qual pode contar com alguma técnica de estudo agregada ou não. Se o candidato vai cursar um curso preparatório, a fonte será as aulas, sendo outro o processo cognitivo, o qual pode variar conforme a modalidade do curso (presencial, satelitário ou web) e mesmo a forma como o candidato participa, por exemplo realizando ou não anotações.

O quarto elemento da estruturação do planejamento da primeira fase de preparação consiste no levantamento do tempo e alocação de matérias. O levantamento do tempo consiste na montagem da grade de horário, o que envolve a apuração de quantas horas e quais as horas o candidato irá disponibilizar aos estudos. Também é importante que o candidato apure o potencial de disponibilidade intelectual para cada uma destas janelas a serem disponibilizadas.

O passo seguinte consiste na montagem da grade de matérias, o que corresponde à alocação das matérias e fontes de estudo na grade de horários. Para isto é importante contar com critérios racionais de otimização de esforços intelectuais e cognitivos. Um exemplo, que considero uma típica aplicação do Princípio de Pareto à preparação para concursos públicos, consiste em alocar as matérias tidas por mais relevantes ou de maior dificuldade nos momentos de maior disposição intelectual e física.

Cumpridas as etapas propostas, ou seja, definição de objetivo, programa, fontes de estudo, levantamento do tempo e alocação de matérias ou fontes, o candidato tem estruturado o seu planejamento da preparação para o concurso público. A partir daí é importante contar com mecanismos de monitoramento e controle da execução.

Esta preocupação com o monitoramento e controle, por um lado, deve ter o sentido de acompanhar os avanços na execução do planejamento estabelecido, o que traz repercussões inclusive no plano motivacional, no sentido de mostrar que os esforços implementados estão levando ao objetivo pretendido. Por outro lado, permite a construção de metas de curto prazo, o que é fundamental para que o candidato tenha o foco no processo e não se angustie com a preocupação do foco no resultado.

Estas atitudes devem ser adotadas antes da publicação do edital. Ou seja, o candidato deve trabalhar focado na execução do seu plano e não no aguardo do edital. Assim, executando o plano de estudos adequadamente estruturado, a aprovação no concurso público passa a ser uma conseqüência lógica, racional, cartesiana e natural. 

Por Rogerio Neiva

***Rogerio Neiva é juiz do trabalho desde 2002. Além disso, é psicopedagogo e possui pós-graduação em administração financeira. Atua como professor de nível superior e de cursos preparatórios para concursos.

Sitio Novo: Tulanga vence I Torneio de Futsal Master

Uma parceria entre o Blog Giro/RN.com e a Prefeitura Municipal de Sitio Novo através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer promoveram durante a manhã deste sábado o I Torneio de Futsal Master de Sitio Novo.  

A competição que tem como objetivo inserir os atletas praticantes da modalidade futsal com idade a partir dos 30 (trinta) anos no calendário de esporte deste município como forma de lazer e entretenimento esportivo aconteceu no ginásio de esporte da Serra da Tapuia.

Ao todo seis equipes participaram do torneio onde o grande campeão foi a Equipe Tulanga da Serra da Tapuia que bateu o São Caetano também da Serra da Tapuia pelo placar de 2X1. A equipe campeã foi premiada com um troféu, um carneiro e uma bola.  

Campeão - TULANGA
Vice-Campeão - SÃO CAETANO
3º Colocado - PALMEIRAS

O torneio atendeu as expectativas do blog que agora pensa na realização de um campeonato municipal para categoria máster. 


Fotos Aqui

Sitionovense lança campanha para arrecadar recursos para reformar Igrejinha de Santo Antonio


O jovem sitionovense Issac lança nesta terça-feira (20) uma campanha para conseguir recursos para reformar a pequena Igrejinha de Santo Antonio construída em 1947. O lançamento será marcado por um grande Louvor de Cura e Libertação com animação e pregação da Canção Nova a partir das 19hs na Igreja de São Sebastião.

A força de vontade e a fé do jovem Issac são tão grandes que o mesmo já resolveu dar inicio as obras que começaram, como por exemplo, o forramento do teto da Igrejinha. Segundo o idealizador o objetivo é que a comunidade católica sitionovesnse possa se unir em prol da campanha para que a pequena Igrejinha volte a receber as celebrações e missas durante todo o ano.

Hoje a Igreja só é utilizada nas festividades de Santo Antonio no mês de Junho, no decorrer do ano a estrutura não recebe nenhum evento religioso. Com o sucesso da campanha o jovem quer resgatar a participação dos fieis através de missas que serão realizadas mensalmente. 
   
O jovem que é filho da saudosa Maria dos Anjos que durante vários de sua vida ajudou a conservar a igrejinha lembra que no decorrer de alguns anos atrás apenas serviços de pinturas foram realizados no local. Atendendo o convite de Issac o blog percorreu toda a estrutura da igreja e pode comprovar a necessidade da campanha em recuperar a igreja. Confira as Fotos.  

Para aqueles que desejam contribuir com a campanha é só procurar o jovem Issac ou ligar para o telefone (084) 8831-3206.



Artista fotografa multidão sem roupa no Mar Morto


Mais de mil israelenses posaram nus na madrugada deste sábado para a produção mais recente do fotógrafo americano Spencer Tunick, célebre por sus composições de multidões sem roupas. Para este projeto, o primeiro de Tunick no Oriente Médio, o fotógrafo escolheu como cenário uma praia privada da costa israelense do Mar Morto.

Denominado de Mar Nu, este trabalho de Tunick integra uma campanha internacional a favor do reconhecimento do Mar Morto como uma das sete maravilhas naturais do mundo. Segundo especialistas, o Mar Morto corre o risco de desaparecer até 2050 caso não sejam adotadas medidas urgentes para evitar a seca. A cada ano o nível diminui um metro e em algumas áreas a margem recua mais de um quilômetro.

Apesar da grande aceitação do trabalho de Tunick em Israel, alguns políticos e rabinos criticaram a ideia e chegaram a citar Sodoma e Gomorra. Por este motivo, o local das fotos foi mantido em sigilo até o último momento.

Do Portal Uai




Briga: Torcedores ficam feridos em confronto na área externa do Frasqueirão


Um tumulto na área externa do estádio Frasqueirão foi registrado durante o início do jogo entre ABC e Vitória, válido pela 24ª rodada da Série B. De acordo com o tenente Jean, oficial em serviço do Batalhão de Choque da Polícia Militar, devido ao número grande de torcedores que ainda entravam no estádio, a confusão deu início a partir da chegada da torcida do Vitória, onde alguns torcedores do time baiano se desentenderam com torcedores do clube potiguar.

Segundo o tenente, apesar do início de confusão, o Batalhão de Choque conseguiu conter rapidamente o tumulto, e informações de troca de tiros foram desmentidas. “Utilizamos balas de borracha no objetivo de intimidar os torcedores com os ânimos mais acirrados, mas ninguém foi atingido", explicou.


A reportagem do DN Online também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que confirmou o ferimento de alguns torcedores em consequência da briga entre organizadas, no entanto, sem grande gravidade, onde foram atendidos na própria enfermaria do estádio e liberados. 

Ministro Garibaldi receberá Prêmio Nacional da Seguridade Social


O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, foi um dos dez escolhidos para receber o Prêmio Nacional de Seguridade Social, que está na sua 16ª edição. A premiação é a mais alta distinção conferida pelo Sistema Brasileiro dos Fundos de Pensão.

Promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) o prêmio tem como finalidade reconhecer publicamente as autoridades, personalidades e instituições que se destacaram na colaboração à causa do desenvolvimento da sociedade brasileira, especialmente na mobilização em favor da Seguridade.

A solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Seguridade Social ocorre nesta segunda-feira (19), às 17h30, durante o 32º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, no Auditório Quest Investimentos 1, em Florianópolis. O Congresso promovido pela Abrapp tem como tema, esse ano, “Visão de Futuro: Inovar no Presente”. Garibaldi Alves receberá o prêmio na categoria “Seguridade Social”.

Tribuna do Norte: "Pequenos arranjos a grande sacada"


O que os municípios de Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Santana do Seridó e Ipueira têm em comum além da localização geográfica e do pequeno número de moradores? Os quatro estão no topo da lista de cidades potiguares com menor grau de extrema pobreza. O ranking foi elaborado com base nos dados de renda familiar do Censo de 2010 do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Timbaúba, os recenseadores apontaram apenas 92 moradores com renda familiar abaixo de R$ 70, ou seja, pessoas que sobrevivem com apenas R$ 2,30 por dia. 

Entre os dez municípios com menor índice de pobreza, sete são  do Seridó. "Isso mostra que o combate à miséria não depende de projetos mirabolantes. A região do Seridó há muito não recebe grandes projetos desenvolvimentistas. No entanto, tem os melhores índices de desenvolvimento humano", diz o economista Aldemir Freire, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte.  O menor porcentual de pobreza foi verificado na cidade de Timbaúba dos Batistas. 

Outra fonte de renda vem das aposentadorias da Previdência Social. O sustento as famílias tiram do que colhem nas lavouras. Nos últimos anos, dois problemas empurraram a economia municipal para baixo: a irregularidade do inverno e o pagamento de  empréstimos consignados, uma praga que levou os aposentados ao endividamento. 

Localizada em cima de uma serra, João Dias enfrentou secas e  inverno acima do normal nos últimos anos. Nos dois casos, a agricultura de subsistência foi prejudicada com o mesmo rigor.

Atraídos por juros baixos, dinheiro farto e ofertas tentadoras, os aposentados carregaram nos empréstimos. Hoje, enfrentam a ressaca pagamento das parcelas com juros acertadas com os bancos e financeiras.

Em função disso, o peso da assistência social aumentou. A prefeitura é quem praticamente banca tudo: do medicamento para jovens, idosos e crianças, até transporte para deslocamento de estudantes e também de pacientes para as cidades-polo da região e até Natal, a  mais de 300 quilômetros de distância. "Temos uma despesa alta com medicamentos", afirma a secretária de Administração, Maria de Fátima Brito. As obras da prefeitura em parceria com o governo federal são um alento. No município estão sendo construídos um estádio de futebol, casas populares e uma área de lazer.

Barragem
Localizado na zona gravitacional de Mossoró, o município de Upanema tem grande potencial de desenvolvimento. No início da década passada, o governo do Estado construiu um imenso reservatório para represar as águas dos rios. A Barragem de Umari tem capacidade para 300 milhões de metros cúbicos. Mas o projeto de construir um eldorado da agricultura irrigada ficou no papel. Na área da barragem existem hoje pequenos criadouros de alevinos. Sem acessos pavimentados, Upanema é um ilha na divisa das regiões Oeste e Central. A população espera, há mais de 25 anos, a conclusão da BR-110, iniciada no governo do presidente José Sarney.

No RN, quem faz o melhor uso dos recursos hídricos é a cidade de Serra Negra do Norte, onde o ex-prefeito Ruy Pereira construiu uma sequência de 12 barragens submersas, possibilitando a exploração da agricultura irrigada de baixo custo. O município produz feijão o ano todo. Em Serra Negra, o índice de pobreza é de 13,3%.

Dezoito pessoas e apenas um salário

Ricardo Araújo - repórter
A geladeira é nova, porém está vazia. Somente duas garrafas pet com água preenchiam o espaço que comporta até 280 litros não só de líquido. O aposentado Damião Domingos Cardoso, 65 anos, a adquiriu após contrair empréstimo de R$ 3 mil junto à Caixa Econômica Federal. Além do refrigerador, ele comprou um aparelho de som e construiu um poço artesanal para captar água para as 18 pessoas que residem na casa de taipa, com sete cômodos, erguida há mais de 40 anos nas cercanias de Ceará-Mirim. A aposentadoria, de R$ 545, reduziu para R$ 384 e assim se perpetuará por mais 30 meses, até que a dívida, acrescida de juros, seja paga. Damião é  apenas uma, das 405.812  pessoas que vivem na pobreza extrema no Rio Grande do Norte.

Além da aposentadoria recentemente concedida pelo Instituto Nacional da Previdência Social (INSS), as demais fontes de renda da família Cardoso, se resumem ao programa Bolsa Família, do Governo Federal. Pelos filhos que mantem na escola, eles recebem mais R$ 166. Esta regalia, porém, corre o risco de ser perdida, caso as três crianças em idade escolar não retomem a frequência regular nas instituições nas quais estão matriculadas. "Eu abandonei os estudos porque quando acordava de manhã, não tinha o que comer e eu não conseguia aprender nada", disse José Roberto, um dos filhos de Damião.

 Somando o repasse do INSS com o do Bolsa Família, a renda acumulada mensalmente pelos Cardoso chega a R$ 550. Dividindo-se a monta pelo número de pessoas que dependem diretamente da verba, cada uma "dispõe" de R$ 30,55. O que é insuficiente para financiar, mensalmente, a compra de alimentos, medicamentos e roupas. Para Maria das Graças Basílio, 47 anos, esposa de Damião, entretenimento é "uma coisa que eles não conhecem". Afinal de contas, são "muitas bocas para alimentar e nem sempre o que tem é suficiente".

 Sem perspectivas de ampliar a renda, resta a Damião plantar parte do que alimenta a família. "Eu planto feijão, milho, batata e melancia. Tudo é para nosso consumo. Eu não tenho condições de comprar muitos mantimentos", lamenta. Sobre a pobreza na qual vive, ele afirma que hoje os tempos são melhores, mesmo com tantas dificuldades. Na panela com o fruto tingido de preto pelo carvão, cozinhava feijão preto temperado somente com sal e algumas das hortaliças da horta do agricultor.

"Meu filho, a gente agradece a Deus quando tem pelo menos feijão pra comer. Mesmo que seja puro, sem mistura", dizia Maria das Graças enquanto mexia a panela. Os três filhos mais velhos que ainda moram com os pais, não trabalham. Fazem apenas bicos que não garantem a subsistência de nenhum deles. Francisco de Assis, aos 30 anos, sonha no dia que poderá dizer: "sou independente". "Eu queria poder trabalhar pra ajudar meus pais, ter minhas coisas. Mas é tudo muito difícil", reclamava. Francisco jamais teve sua carteira de trabalho assinada.

As lamentações acerca da situação na qual se encontram, ecoam como se toda a família orquestrasse o mesmo discurso. "A falta de dinheiro é triste. Quando a gente escuta um filho pedindo comida e não tem como dar, é de partir o coração. Só conhece de verdade a miséria, quem vive nela", ressalta Maria das Graças. Além das consequências da pobreza absoluta, a família Cardoso enfrenta problemas de infraestrutura. Para chegarem ao povoado de Capela, precisam de deslocar sete quilômetros a pé. As escolas e o posto de saúde mais próximos estão na comunidade.

Além disso, os casos de doenças provocadas pela má qualidade da água que abastece o povoado, são recorrentes. Parte da população sofre com moléstias como verminoses e escabiose. "Este tipo de doença ocorre devido à falta de tratamento na água que bebemos", comenta a agente de saúde, Izabel Cristina. Mesmo diante de tanta miséria, Damião e Graças, unidos à família, não hesitam em sonhar que dias melhores estão por vir.

Crescimento agravou a situação de Ceará-Mirim
O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, reconhece a situação miserável na qual vivem 10.724 habitantes do município. Segundo ele, a cidade cresceu muito nos últimos anos, mas o crescimento não foi acompanhado de desenvolvimento. "Nós somos a sexta maior população do Estado, mas ocupamos a 14ª posição na arrecadação de ICMS", ressalta o prefeito. Atualmente, Ceará-Mirim arrecada mensalmente cerca de R$ 6 milhões em impostos e repasses federais. O valor é similar ao que Guamaré arrecada somente com o ICMS do petróleo extraído da cidade.