sábado, outubro 01, 2011

Lajes Pintada: Nivaldo Alves é empossado como Prefeito


Aconteceu na tarde desta sexta-feira(30) a solenidade de posse de Nivaldo Alves até então vice-prefeito da cidade que apartir de hoje passará a comandar diretamente os trabalhos a frente da prefeitura municipal de Lajes Pintada em substituição ao prefeito Fábio que decidiu se afastar do cargo através de carta renuncia aqui apresenta.

Após ser declarado de fato e de direito prefeito, Nivaldo Alves se dirigiu a prefeitura municipal onde foi realizada solenidade de transmissão do cargo.

Presentes várias lideranças políticas do município, da região e do estado. Dentro os políticos presentes estavam o deputado federal João Maia e o deputado estadual Antonio Jácome, ambos apoiados por Nivaldo na ultima eleição. Além desses também estiveram presentes o deputado estadual Tomba Farias apoiado  pelo agora ex-prefeito Fábio, os prefeitos de São Tomé Babá, de Serra Caiada Jessé e de Santa Cruz Péricles Farias.

Em discurso realizado para os presentes, Nivaldo agradeceu a confiança do ex-prefeito Fábio em entregar o destino do município de Lajes Pintadas em suas mãos prometendo honrar os compromissos assumidos pelo ex-prefeito.

Nivaldo Alves é do PR e assume o comando do município no segundo mandato, após ter sido eleito por duas vezes consecutivo vereador, presidente da Câmara e  vice- prefeito em uma chapa encabeçada por Fábio Henrique.

O ex-prefeito Fábio não compareceu ao município para participar da transmissão do cargo. Fábio mandou a sua carta renuncia por um portador de sua confiança. O ex-prefeito também não compareceu a abertura da Festa do Padroeiro.

Carta renuncia

Luiz Gomes: Prefeito renuncia ao cargo um ano antes da eleição


Após se reunir com vereadores, secretários e amigos, o prefeito Carlos José Fernandes, convocou uma reunião extraordinária na Câmara Municipal para o final da tarde de ontem quando  apresentou Carta Renúncia ao cargo. Ele não compareceu à sessão. A carta foi lida pela secretária de Educação. Antes, o prefeito "Dedezinho", como é mais conhecido na região Oeste, distribuiu um documento na cidade de 9.810 habitantes explicando as razões de sua renúncia:
"Digo um grande não a tudo isto em nome de minha dignidade e em nome do que resta dos bons sentimentos em minha mãe Julita e em meu pai Canindé. Eles não merecem tamanho desconforto", escreveu.
Na cidade, a dúvida quanto à renúncia ou não do prefeito começou logo cedo, quando foi enviado a Câmara Municipal um pedido de convocação extraordinário sem explicar as causas. A decisão de renunciar ao cargo para o qual foi eleito em 2008, foi tomada num momento em que o município enfrenta uma das piores crises de abastecimento de sua história. O açude que abastece a cidade não recebe água há dois anos e, em, no máximo 30 dias, não servirá mais para abastecer a cidade serrana.

Devido à queda na arrecadação, o município de Luís Gomes vinha enfrentando dificuldades.  De acordo com o blog Serra de Luís Gomes, os problemas mais acentuados eram detectados nas secretarias de Obras e na de Saúde. Havia reclamação sobre o lixo, ruas no escuro, falta de medicamentos e de médicos entre outros.

Mas Dedezinho, que é advogado, não recorreu a estes problemas para justificar sua renúncia. Na Carta Renúncia distribuída à população de Luís Gomes recorreu à música de Roberto Carlos, à escritora Cecília Meireles e também à Bíblia Sagrada.


Disse que foi criado com princípios éticos norteados pelos seus pais e avós. Lembrou que foi o primeiro e o segundo prefeito constitucional da cidade vizinha de Major Sales e também secretário Parlamentar do Senado Federal, Secretário da Assembléia Legislativa, e finalmente prefeito de Luís Gomes. Assegurou que sempre governou fazendo o que acreditava ser o certo.

"Nos últimos meses venho vivendo um processo que pôs à prova todas as minhas convicções". Mais adiante, fez uma indagação: "o meu avô Primo estava errado quando me ensinou a ser honesto com as pessoas e comigo mesmo? Erraram todos que me ensinaram a amar, respeitar e preservar as conveniências do seio familiar?" Dedezinho se compara a um jogador de futebol que fez três gols e foi substituído aos 40 do primeiro tempo.

Santa Cruz: Presidente da Câmara explica como está tramitando o projeto de lei sobre as vagas na Câmara Municipal


Em conversa com o Blog Wallace realizada na última quinta-feira (29), o presidente da Câmara Municipal, Tarcísio Reinaldo (PSB), falou sobre a polêmica matéria do aumento ou manutenção das vagas do legislativo municipal. “Eu respeito a opinião de quem defende o aumento, mas não vejo necessidade absoluta para aumentar o número de cadeiras na Câmara Municipal”, explicou Tarcísio. 

Sobre como anda o tramite do projeto de lei o vereador comentou. “Nós estamos diante de um projeto de lei que apresenta divergência, então neste caso devemos cumprir fielmente o Regimento Interno da Câmara, que prevê um prazo de até 10 dias para vistas no projeto. Quero cumprir o regimento, para não deixar brechas”, disse.

Tarcísio falou que poderia até abrir mão de cumprir todo o ritual que está sendo aplicado, mas ele falou que pela primeira vez a Câmara está cumprindo o que deve ser cumprido. “Não sei por que tanta polêmica. Se estranha cumprir o Regimento só porque se trata da matéria do aumento. Eu acho que quantidade não garante qualidade”, opinou o presidente.

Sobre o prazo para aprovação do projeto de lei, Tarcísio disse acreditar que o prazo é sete de outubro, pois assim estaria cumprindo o Princípio da Anterioridade da Lei Eleitoral, localizada no Art. 16 da Constituição Federal de 1988, que diz: “A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

Existe uma preocupação nacional para cumprimento desse prazo, o que já indica a dependência de cumprir este prazo.

Mossoró: PT faz festa para receber filiação de Josivan Barbosa


O reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), professor Josivan Barbosa teve a sua ficha de filiação abonada no Partido dos Trabalhadores (PT) no início da noite desta quinta-feira (29), durante realização de um ato político da agremiação partidária em Mossoró.

O ato político ocorrido na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) reuniu um grande número de filiados, lideranças políticas e também de simpatizantes do PT.

Em seu discurso, falando em nome de todos os novos filiados do Partido dos Trabalhadores, o professor Josivan Barbosa historiou a sua trajetória, como criança humilde da zona rural de Caraúbas e que alimentou o sonho de estudar. Josivan ressaltou as dificuldades enfrentadas ao longo de sua jornada, sempre enfatizando que a educação modificou a sua vida.
 
Os deputados Fernando Mineiro (Estadual) e Fátima Bezerra (Federal), em nome da executiva do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte desejaram boas-vindas ao reitor da Ufersa e realçaram a sua capacidade administrativa, referenciada pela expansão da instituição de ensino superior nos últimos anos. Os parlamentares frisaram que ele é um nome de grande aceitação para representar o PT na sucessão municipal.
 

Com informações de Luis Juetê
Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste

GIRO PARABENIZA


Lenialda e Roni

Camila Caroline
Este sábado o blog quero registrar os parabéns há mais duas jovem sitionovenses que comemoram aniversário hoje.

Primeiro que desejar toda felicidade e saúde a futura mamãe e esposa do blogueiro Roni, administrador do "Blog Sitio Novo em Destaque". Em seguida desejar muita paz e realizações na vida da jovem Camila Caroline filha do empresário e articulador politico Tarcisio Medeiros.

Feliz Aniversário meninas e comemorem muito este dia maravilhoso   



Sitio Novo: PSB realiza convenção

O plenário da Câmara Municipal foi palco da convenção do PSB, que agora se encontra sob a presidência do vereador Inácio Marcos da Silva. Durante o evento realizado na tarde desta sexta-feira também foi escolhida a nova Comissão Executiva Municipal do Partido.

Após a escola dos novos membros o presidente do partido Inácio Marcos foi breve agradecendo a presença de todos que compareceram no evento e em seguida facultou a palavra ao ex-vereador Richardson Xavier "Nenen".

Nenen deu inicio ao discurso parabenizando o partido que já soma 12 anos de existência no município destacando o vereador José Lucas como um de seus fundadores. Em seguida Nenen destacou a futura aliança entre o PSB e PR que deverá ser a melhor opção que o quadro politico do município já teve. 

O vereador José Lucas no usos de sua palavras falou de sua historia com o partido que ajudou a fundar e onde foi eleito e reeleito vereador. Quanto a grande debanda de filiados que deixaram o PSB para se filiar ao PSD só agradeceu a todos que durante anos fizeram parte do partido. Já ao novos filiados o vereador fez questão de dar a boas vindas desejando que as novas adesões ao partido seja ainda mais duradouras. Por fim o vereador destacou as inúmeras vitorias conquistada pelo partido nos últimos 12 anos. 

O vereador Missinho também agradeceu a todos e destacou seu orgulho de poder fazer parte da historia do partido lembrando que suas últimas duas reeleições foram conquistadas dendro do PSB onde dará continuidade na sua vida publica. Missinho lembrou dos esforço do Deputado Tomba que foi fundamental para que seu grupo passasse a comandar o partido no município de Sitio Novo que antes estava sob o comando da prefeita Wanira.

Veja os novos membros da comissão:

Petrobras divulga resultado de processo seletivo público

Já está disponível o resultado final das provas objetivas do processo seletivo 2011, com exceção dos cargos de advogado júnior e inspetor de segurança interna júnior para os quais houve uma segunda etapa. Estes serão divulgados em 20/10, de acordo com o edital. O resultado do processo seletivo, a pontuação e a classificação geral, por área, podem ser consultados no site www.petrobras.com.br.

PRF dá dicas para quem vai ‘pegar estrada’ no feriado


Muitas pessoas vão aproveitar o feriado para viajar. O fluxo de veículos nas rodovias deve aumentar e o risco de se envolver em algum acidente também. Para que não ocorra nenhum acidente grave e a viagem ocorra em segurança, Iatamy Gurgel, inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), repassa algumas dicas à população.

Ele explica que a PRF não irá fazer nenhuma operação especial no feriado, no entanto a fiscalização nas vias federais e estaduais será intensificada. “O motorista precisa ter atenção redobrada na hora de dirigir, evitar conversar com os passageiros e principalmente obedecer à sinalização. Se o cidadão respeitar as leis de trânsito e as sinalizações, o risco de ocorrer algum acidente é quase zero”.

O inspetor ainda recomenda que antes de viajar os motoristas devem observar a documentação, revisar o veículo, verificando as condições dos pneus, suspensão, faróis, lanternas, limpadores de parabrisa e os níveis dos fluidos do motor, freios, sistema hidráulico e todos os outros itens de segurança.

Após toda verificação, Iatamy Gurgel revela que a maioria dos acidentes é causado por motoristas que ingeriram bebida alcoólica e por excesso de velocidade. A PRF tem utilizado 25 bafômetros nas rodovias do Estado para coibir que motoristas alcoolizados trafeguem nas vias.

“O condutor do veículo não deve de forma nenhuma ingerir bebida alcoólica e viajar. Ele põe em risco a sua vida, a das pessoas que estão com ele no carro e das demais pessoas que estão na pista. Pelo contrário, o motorista deve dirigir com cautela, com atenção e de forma defensiva. Se o trajeto for muito longo é importante que o condutor faça uma pausa de no mínimo 10 minutos a cada três horas”, afirma.

Além dos cuidados com a segurança, o inspetor lembra que crianças com até 10 anos de idade, são obrigadas a ser transportadas no assento traseiro do veículo, inclusive usando os dispositivos de segurança como bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação, de acordo com a idade, tamanho e peso da criança.

“Todos do veículo devem estar usando o equipamento de segurança. Caso seja flagrado excesso no número de passageiros e alguma irregularidade, o motorista estará sujeito a multa e apreensão do veículo”, finaliza Iatamy Gurgel.

Com informações do repórter Fidel Nunes
Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste

Segurança: Governadora assegura maior apoio à segurança pública


A governadora Rosalba Ciarlini anunciou, durante inauguração do 12º Batalhão da Polícia Militar Coronel Revoredo, na manhã desta sexta-feira (30) em Mossoró, que o Governo adquiriu mais 13 mil armas e que a morosidade da entrega se volta aos trâmites no Exército, que precisa liberar o armamento. Além disso, a governadora afirmou que uma série de ações à área de segurança pública do Estado estão sendo trabalhadas para melhorar, principalmente, as atividades preventivas e de conscientização em todo o Rio Grande do Norte.

Segundo a governadora, o combate à violência, drogas e à criminalidade em geral passa, necessariamente, por um trabalho educativo. Nesse sentido, Rosalba Ciarlini afirmou que o PROERD teve seu rol de atuação ampliado e atualmente chega em todas as regiões do Rio Grande do Norte, criando núcleos de apoio de multiplicação nos municípios potiguares.


Caern: Inadimplência já atinge 10% dos usuários


Segundo o assessor comercial da Caern, José Dantas, das 854.048 famílias cadastradas no Estado (dado de agosto), 151.406 teve o fornecimento de água cortado, o equivalente a 17,7% dos domicílios. O índice de inadimplência na empresa atinge a média de 10%, considerando os usuários ativos com mais de três contas em atraso. Dantas explica que a empresa deixa de receber dentro do mês, o valor de R$ 8,3 milhões, prejudicando o cumprimento dos compromissos financeiros da Companhia. Em Natal, entre as 284.621 famílias cadastradas, 46.720 estão cortadas por falta de pagamento, um índice de 16,4%, sendo o maior percentual na Zona Norte, 20,9%.

Esta semana alguns usuários sitionovenses que estavam em débito com CAERN há mais de três meses foram alvos de cortes realizados por funcionários da companhia. A ação da empresa provocou uma grande correria entre os usuários que estavam na lista de cortes para tenar regularizar a situação.  

Caern prorroga prazo para quitação de dívidas com desconto

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está prorrogando por mais 180 dias, a contar de 1º de outubro, o prazo para negociação de contas em atraso, com isenção de multas e juros para pagamento à vista, ou parcelamento em 36 vezes.

A empresa também está oferecendo descontos de 50% nos valores das multas regulamentares, taxas de corte/religação e também dos períodos não faturados. A Companhia está dispensando acréscimos nos juros de mora e atualização monetária, sejam nos débitos faturados ou para cobrança futura. Quem parcelar o débito no máximo em 36 vezes mensais, terá anistia total dos acréscimos, dos juros e atualização monetária da dívida. José Dantas lembrou que o valor da parcela não pode ser inferior a metade do valor da respectiva tarifa mínima, cobrado através das faturas mensais. Mesmo que o cliente tenha feito um parcelamento em negociação anterior, poderá efetuar outro para cobrança futura, aproveitando o incentivo oferecido pela empresa.


A Caern também contratou firma especializada para detectar as ligações feitas indevidamente e com base nessas informações, adotar as medidas punitivas. O assessor ressalta que consumir água sem pagar é um crime e prejudica os usuários que pagam as contas e dia. É comum o excesso no consumo dos clandestinos provocar a falta de água nos imóveis que possuem ligações normais, pagam pelo serviço e o líquido perde pressão pelo uso descontrolado do vizinho que gasta sem controle porque não paga. 

Os clientes interessados em aproveitar o incentivo da Caern, devem dirigir-se a um dos escritórios da empresa, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, portando documentos como RG, CPF e uma fatura dos serviços de água e esgotos. Outra alternativa é procurar um dos guichês da Caern nas centrais do cidadão, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 17h. Informações adicionais podem ser vistas no site da empresa (www.caern.com.br).

Juiza do RN é surpreendida pelo noivo durante casamento coletivo


A 26ª edição do programa Justiça na Praça, que aconteceu durante esta sexta-feira (30) foi marcado por mais de 100 casamentos. Na Praça do Conjunto Estrela do Mar, em Extremoz, o projeto realizou 70 casamentos comunitários, além de outros 31 registrados na cidade de Barra de Maxaranguape. Apesar do grande número de participantes no evento, a grande surpresa do evento foi feita com a juiza da cerimônia.

Durante a realização dos casamentos coletivos, a juíza Marina Melo, presidente da cerimônia do casamento civil foi surpreendida pelo seu noivo Tiago Luiz Araújo Almeida, que pediu a juiza em casamento diante da população em praça pública.

A desembargadora Zeneide Bezerra realizou a apresentação de Tiago, dizendo que os juízes realizam casamentos, mas também sentem vontade de casar. Em seguida, o noivo assumiu o microfone e fez o pedido de casamento à jovem juíza, o qual foi atendido, sob o aplauso de todos. “O amor tem que ser verdadeiro. Tem que ser sentido e o que eu sinto não encontro palavras para expressá-lo. Assim, peço inspiração a Santo Antônio para te pedir em casamento: Marina, quer casar comigo?” disparou o noivo inspirado. O que se seguiu foi um sorridente SIM, com direito a trocas de alianças.

O casal selará sua união no dia 21 de outubro, em plena praça pública de Baia Formosa, quando acontece a próxima edição do Justiça na Praça.

Da redação do Diário de Natal com informações do TJRN

Todas as praias da capital estão próprias para o banho

Pela quinta semana consecutiva, todas as praias de Natal se encontram próprias para o banho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) em relatório apresentado pelo programa Água Azul, realizado em parceria entre o IFRN e o IDEMA, o qual verifica a baneabilidades das praias do litoral potiguar.

Municípios enfrentam queda nos repasses


As prefeituras do Rio Grande do Norte fecharam o mês de setembro com duas das principais fontes de arrecadação em queda. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), transferido pelo Governo Federal, registrou queda de 20,17% em relação ao mês de agosto. O rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), arrecadado pelo Governo do Estado, caiu 26,45% em relação a agosto passado.

Em setembro, o FPM transferido a todas as 167 prefeituras do Rio Grande do Norte somou R$ R$ 52.359.472,48. Em agosto passado, o valor total transferido aos municípios foi de R$ 78.116.360,58, o que representa um decréscimo de 20,17%.

Em setembro de 2010, o valor transferido aos municípios do RN foi de R$ 60.782.624,76. Na comparação com setembro do ano passado, o FPM deste mês também registrou queda, de 2,59%.

ICMS
Para agravar ainda mais a crise financeira dos municípios, que ainda estão muito longe de se recuperar dos efeitos da retração econômica iniciada a partir de 2009, as prefeituras do RN amargaram, também neste mês de setembro, com diminuição na receita do ICMS. Em setembro, o total transferido pelo Governo do Estado ao conjunto das prefeituras totalizou R$ 57.041.424,69, contra R$ 77.551.745,99 transferido em agosto passado e R$ R$ 48.096.925,10 em setembro de 2010. 

Carceragens da capital não podem receber novos presos

Em Natal, não é permitido recolher novos presos em centros de detenção provisória e cadeias públicas. A determinação foi firmada no fim da tarde de ontem pelo juiz da 12ª Vara Criminal, Henrique Baltazar dos Santos, através da Portaria 05/2011. O juiz quer impedir um agravamento ainda maior da superlotação constatada em todos os estabelecimentos prisionais da cidade. A medida também é uma conseqüência da recomendação expedida ontem pelo promotor Wendell Beetoven, sobre a responsabilidade de custódia de presos.


"Eu tenho que tomar alguma medida porque o sistema prisional está sob minha responsabilidade e não há vagas", disse o juiz.

O secretário estadual de Justiça prometeu ao juiz a finalização das obras do anexo em Alcaçuz, com 400 novas vagas, em 15 dias. Além disso, o prédio da Delegacia de Veículos deverá virar um centro de detenção provisória.