quarta-feira, outubro 05, 2011

Parelhas: Operação policial apreende 13 veículos e prende motorista embriagado




Policiais Rodoviários estaduais de Caicó realizaram durante todo o dia de segunda-feira, 03 de outubro, na cidade de Parelhas/RN, a Operação Extensão Seridó. O objetivo era tirar de circulação, condutores sem habilitação, veículos sem condições de tráfego e coibir principalmente a prática de embriagues no volante.


A ação foi desencadeada no início do mês de setembro pelo comando do 3º DPRE e cumpre determinação do Ministério Público Estadual.

Em Parelhas, foram apreendidos 12 veículos, sendo 9 motocicletas e 3 carros, que ficaram estacionados no pátio do Pelotão Policial parelhense. As infrações foram as mais variadas: veículos movidos a botijão de gás, com placas amarelas, documentação atrasada há vários anos e uma embriagues no volante.
Foi flagrado na operação, bêbedo e conduzindo uma motocicleta, José Francisco de Araújo, 46 anos. Ele conduzia uma Honda/Pop 100cc de placa MNZ-0927-Parelhas/RN, trazendo consigo um passageiro sem capacete. Ao ser abordado pelos PMs do trânsito, Francisco passou a desacatar a guarnição com palavras de baixo calão, mandando inclusive um Cabo “socar a moto naquele local”.


Ele foi detido e levado ao posto da PRF na serra da Rajada, para ser submetido ao teste de alcoolemia, e foi constatado o valor de 1,13 mg/l (miligramas de álcool por litro de sangue), valor 4 vezes maior do que o permitido para que seja configurado crime de trânsito.

Foi dada a voz de prisão para o condutor que foi encaminhado para os procedimentos criminais na 3ª DRP em Caicó, ficando ele a disposição da autoridade judiciária competente.

Segundo o Major Silva Neto (comandante do 3º DPRE) a operação “Extensão Seridó” não tem data para terminar, e vai abranger todas as cidades seridoenses.

Fonte: Transito no Seridó

Cursos de Mestrado e Doutorados serão oferecidos gratuitamente


Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, ontem, durante o 7º Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).

Haddad explicou que deve assinar nos próximos dias uma portaria que dará a esses cursos o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os professores que decidirem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente. O ministro da Educação admitiu que trabalha com dificuldade em um modelo de avaliação para a educação infantil. "Faço um desafio para vocês. Me mostrem os casos de sucesso e de eficiência para que possamos tabular esses valores."

Haddad creditou ao presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático. "O que mais me impressionou quando eu cheguei ao Ministério foi a constatação de que não só não havia mecanismos de financiamento, como não se dava importância a um ciclo tão importante da formação da criança".

Sito Novo: Terço dos Homens é marcado pelo aniversário de Facão


O jovem Francisco Fagner mais conhecido entre os sitionovenses por Facão, fez questão de comemorar seu aniversário ao lado do grupo de amigos que assim como ele fazem parte do Grupo do Terço dos Homens realizado toda a terça-feira a partir da 19hs na igreja de São Sebastião.

Diferentemente dos outros dias o terço dos homens aconteceu na residência de Facão onde depois de rezar os amigos cantaram parabéns e comemoram o aniversário do jovem. 

Sitio Novo: Cruzeiro de São Francisco foi o destino de centenas de pessoas nesta terça-feira


Como acontece todos os anos centenas de pessoas tiveram como destino nesta terça-feira o Cruzeiro de São Francisco onde mantiveram a tradição que há anos vem marcando o dia 04 de outubro quando se comemora o dia de São Francisco Padroeiro do Distrito da Serra da Tapuia.

Entre aqueles que vão até o alto da serra afim de pagar alguma promessa, tem aqueles que buscam o lugar como forma de lazer aproveitando a bela vista que se tem do alto do Cruzeiro para tirar fotos ou até mesmo faturar com as vendas de bebidas, lanches e sovertes.

O lugar recebe a visita de pessoas de todas as idades, o que mais nos impressiona é ver a presença de pessoas mais velhas que seguem a risca a tradição de subir o cruzeiro a pé pelas várias trilhas que dão acesso ao alto da serra.  

O Cruzeiro erguido no alto da Serra da Inés é bastante visitado não só pela população sitionovense como também de outras cidades da região.      


Fotos Aqui

RN é referência em número de transplantes


Uma leve infecção ou febre na garganta ocasionou um problema que marcou a precoce vida do estudante Luiz Eduardo Félix, 13 anos, morador de Baía Formosa, a 96 quilômetros de Natal. A consequência da febre reumática que o acometeu foi uma estenose valvar aórtica, problema bem mais grave cuja solução seria um transplante parcial de coração. A cirurgia foi feita em um hospital particular da capital, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). 60 dias depois, o pré-adolescente comemora a nova vida. "Antes eu vivia cansado, desmaiava. Tive medo da cirurgia, mas precisava fazer. Queria conhecer a família de quem doou minha vida nova", afirmou ele.

"Luiz chegou bem debilitado a Natal. Não podíamos cuidar do coração dele, e sim dele próprio. Fizemos de tudo para que a cirurgia fosse feita", afirmou o médico José Madson Vidal da Costa, coordenador da instituição que recebeu o garoto na capital, a Amigos do Coração da Criança. A associação recebe mensalmente uma média de 100 crianças de todo o Estado, e consegue realizar entre 12 e 15 cirurgias cardiopatas pela rede pública de saúde. O transplante de Luiz Eduardo foi um deles.

Histórias como a de Luiz Eduardo e da associação que o acolheu tendem a se multiplicar no Rio Grande do Norte. O número de pessoas que recebem órgãos doados só cresce no Estado, que hoje já ocupa a liderança nas estatísticas da região Nordeste. Com 16,4 captações multiorgânicas por milhão de habitantes/ano, o Estado se coloca em 3º lugar nacionalmente, perdendo apenas para Santa Catarina e São Paulo em número de captações de órgãos (ambos beiram 20 doadores por milhão/ano), e ultrapassa a média no país, de 11 captações. Os dados são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). "Acredito que o Rio Grande do Norte é um exemplo a ser seguido. Santa Catarina e São Paulo levaram uma década para conseguir isso, e vocês o fizeram em pouco mais de dois anos", declarou o presidente da ABTO, Ben-Hur Ferraz Neto.

Os números do RN foram anunciados ontem pela Associação e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), durante a abertura da Campanha de Doação de Órgãos. Mas o evento trouxe à tona um desafio: como fazer aumentar o número de doações com as limitações do Sistema Único de Saúde (SUS) e a falta de recursos para garantir a continuidade dessas doações? A questão não tem solução simples. "Ainda temos problemas especialmente em infraestrutura e falta de recursos por sermos um Estado pequeno", revelou Rodrigo Furtado, coordenador da Central de Transplantes potiguar, que coordena os dados e as equipes responsáveis pela operacionalização da captação e transplante de órgãos no RN.

Apesar de a Política Estadual de Transplantes ter como objetivo fortalecer os serviços de saúde para garantir à população o acesso a todos os procedimentos relacionados, antes e após o transplante, são inúmeros os desafios que o RN tem a enfrentar no que se refere ao fortalecimento da regularidade dos transplantes de órgãos. "O RN nos surpreendeu, saindo de 3 pessoas por milhãopara 16,4. Para essa conquista houve motivação, houve mobilização", ressaltou Silvano Raia, coordenador-executivo do Comitê Estratégico de desenvolvimento de Centros de Procura e Captação de Órgãos, ligado ao Ministério da Saúde.

Contudo, o coordenador informou que o Estado ainda tem algumas limitações. Uma delas é capacitação de profissionais. Para minimizar esse problema vários médicos da rede pública serão treinados em centros nacionais de referência em transplante. "Quatro deles vão fazer treinamento em Enucleação Nuclear no Banco de Olhos de Sorocaba (SP); seis vão participar, no Hospital das Clínicas (SP), do treinamento de Diagnóstico de Morte Encefálica com aparelhos Doppler Transcraniano; e outro grupo participará de um treinamento para retirada de múltiplos órgãos: coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, córneas, pele e até osso", revelou. Após os treinamentos, dois aparelhos Doppler Transcranianos serão doados à Sesap e a equipe médica estará pronta para novos desafios como o transplante em pessoas queimadas.

O médico e secretário estadual de saúde, Domício Arruda, comemorou as novidades e explicou que verba necessária para fazer aumentar o número de doações é importante. Ele contou que o Estado segue o caminho certo ao apostar na organização do sistema. "Basta organizar logisticamente o sistema. Garantir que as informações sobre doadores vivos ou mortes cerebrais chegarão ao conhecimento da central, motivar a equipe e oferecer estrutura necessária para manter os sinais vitais necessários aos transplantes", afirmou. A equipe que lida com transplantes no Estado é composta por 35 profissionais, entre enfermeiros, assistentes sociais, médicos e especialistas com parte de sua carga horária destinada a procedimentos de transplante, como é o caso de 17 urologistas do Hospital Walfredo Gurgel, o maior captador de órgãos do Rio Grande do Norte.

"Esses profissionais foram treinados no Hospital Albert Einstein e estão habilitados a fazer transplantes", disse Domício. A próxima meta do Governo do Estado é expandir o sistema de captação e doação para o interior. Atualmente apenas o Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró) e o Hospital Deoclécio Marques (Parnamirim) informam da disponibilidade de potenciais doadores, "mas todos os hospitais dotados de centro cirúrgico teoricamente oferece condições para se fazer captação de órgãos", afirmou o secretário.

Nova pílula faz bêbados ficarem sóbrios rapidamente


Exagerou na bebida alcoólica? Seus problemas acabaram. Um comprimido promete acabar rapidamente com a embriaguez. Pesquisadores da Adelaide University estão desenvolvendo uma pílula que age diretamente no cérebro, cortando os efeitos do álcool no organismo.

O objetivo maior do estudo é o tratamento de alcoólatras. “Os dependentes do álcool podem tomar uma pílula por dia ou ainda implantar um chip que faça a administração da droga no corpo em doses controladas e constantes”, dizem os pesquisadores.

Detalhe: o tal chip poderia localizar os bêbados por GPS.

Fonte: Estadão

Tomba anuncia que 2012 será o último ano como dirigente do Santa Cruz


Depois de 8 anos a frente do Sport Club Santa Cruz, o ex-prefeito e deputado estadual Tomba Farias anunciou que 2012 será o seu último ano como presidente do clube.

“O ano de 2012 será o meu último ano. Vou participar da Copa do Brasil e vou para o último ano como presidente”, anunciou Tomba.

Apesar do anúncio, Tomba afirmou que não abandonará o seu projeto. “Não vou deixar de ajudar, mas vou continuar como torcedor do Santa Cruz”, disse.

Sethas destina R$ 330 mil para qualificação no Oeste


O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas, Luiz Eduardo Carneiro, anunciou investimentos de R$ 330 mil em projetos de qualificação para Mossoró e região Oeste.

O anúncio foi feito durante a instalação do governo Rosalba Ciarlini na cidade. Os recursos serão aplicados nos projetos Via de Acesso, Qualificação Profissional Gerando Inclusão Social e Projovem Trabalhador.

O Via de Acesso é um projeto-piloto, voltado para a qualificação de profissionais a partir dos 40 anos, que estão fora da População Economicamente Ativa (PEA), no município de Mossoró. Inicialmente, serão qualificados 950 profissionais. Serão destinados a este projeto R$ 155 mil.

O Projovem Trabalhador, fruto de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego-MTE e o Governo do Estado, é voltado, unicamente, para pessoas na faixa de 18 a 29 anos. Mossoró ficará com 300 vagas, distribuídas em cursos nas áreas de Administração, Turismo, Serviços Domiciliares, Beleza e Estética e Construção e Reparos.

Já o projeto Qualificação Profissional Gerando Inclusão Social vai possibilitar às pessoas socialmente excluída uma formação profissional para torná-las capazes de disputarem uma vaga no mercado de trabalho. No primeiro momento, serão beneficiadas 2 mil famílias em 10 municípios da região – Mossoró, Tibau, Governador Dix-sept Rosado, Apodi, Serra do Mel, Messias Targino, Porto do Mangue, Felipe Guerra e Upanema. Para isso, serão liberados R$ 178 mil. 

Lagoa de Velhos: Opositores do prefeito se unem para disputar as eleições 2012.

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (03) acabou sendo definida a união das lideranças que fazem parte da oposição no município. A decisão foi tomada diante do entendimento dos ex-prefeitos Ailton Araujo, Déde, dos vereadores Cidoca, Sergio e Pedro Malhada, além de mais algumas lideranças que acharam por bem unir forças para disputar a prefeitura de Lagoa de Velhos nas eleições de 2012.

A união que conta com representações dos partidos PDT, PMDB, PSDB, PMN, PSD e DEM

está feita, agora só resta saber quais os nomes que irão compor a chapa da oposição. 

Matemáticos surpreendem e apontam América com 54% de chance para acesso


Se depender dos cálculos do site Chance de Gol, as torcidas de Paysandu e Joinville já podem começar a preparativos para festejar o acesso no Campeonato Brasileiro da Série C. O Papão mais ainda, já que após a vitória sobre o Rio Branco-AC, por 2 a 1, no domingo, viu suas chances de acesso chegarem a 99,3%.


Quem mais se aproxima do time bicolor no Grupo E é o América-RN. Mesmo após empatar com o CRB-AL, por 1 a 1, em Natal, o time potiguar soma 54%. Logo em seguida aparece o Rio Branco, com 37,5%. Apesar do empate fora, o Galo alagoano é o lanterna, com apenas 9,2%.

ABC perde para o Criciúma e se aproxima do Z-4 da Série B

Pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B o ABC viajou até Santa Catarina, mas não resistiu à pressão do Criciúma-SC e acabou derrotado por 3 a 1 na noite desta terça-feira no estádio Heriberto Hulse.

O gols da vitória do time catarinense foram marcados por Leonardo contra aos 43 minutos do primeiro tempo, Doriva aos 8 e Schwenk aos 27 do segundo tempo, enquanto o alvinegro marcou com Pio aos 19 também do segundo tempo. Com a derrota, o ABC caiu para o 14º lugar com 33 pontos e novamente ficou a apenas três pontos da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o ABC recebe o Guarani-SP no sábado às 16h20 no Frasqueirão.

Goleiro de time potiguar ganha adiantamento de salário e foge do clube


O goleiro Roberto causou um grande problema para o Centenário de Parelhas. Após receber um adiantamento salarial, ele desapareceu dos treinos da equipe que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Estadual e dificultou o planejamento do clube. Roberto é um goleiro de 21 anos nascido na cidade de Caraúbas-RN e que já havia atuado por Fortaleza, Baraúnas e Ypiranga-AP.
 
O dirigente do Centenário, Marcos Nascimento, afirma que tentou por várias vezes negociar com o atleta, para que o mesmo fizesse a devolução de parte da quantia, já que o jogador estava com um dinheiro que não era seu, uma vez que ele não trabalhou o tempo suficiente para receber esse dinheiro.
 
No entanto, o atleta se recusou a negociar, falando sempre que procuraria um advogado ou uma contadora. E, desde o último sábado, não atende mais qualquer telefone das pessoas ligadas ao Centenário de Parelhas.
 
A problemática iniciou na véspera do jogo contra o Caicó, que aconteceu no dia 25 de setembro. Após perder o horário do ônibus, o goleiro alegou não ter condições de ir ao treino em Santana do Seridó (10 km de Parelhas) no seu carro próprio, por não ter recebido um adiantamento. A partir daí, pressionou a diretoria para receber o dinheiro e conseguiu receber. Como o técnico Zezinho Mossoró não o relacionou para a partida, devido à falta do treino, ele ficou de se apresentar ao clube na terça-feira (27).
 
O jogador deu inúmeras justificativas, para não se apresentar ao Centenário. Na terça-feira (27), alegou que não viajaria porque o seu carro estava quebrado. Quando sugerido para viajar de ônibus, Roberto justificou que seu pai não deixaria ele viajar sozinho para Parelhas. Essa mesma justificativa foi dada na quarta-feira, quando o carro já estava pronto.
 
O clube decidiu não esperar mais pela vinda do jogador e tentou negociar a devolução de parte do dinheiro. No entanto, ele estabeleceu valores inegociáveis e depois resolveu desligar o aparelho celular.
 
"O nosso planejamento foi quebrado por conta disso. Contávamos com ele, para todo o campeonato e ele poderia ter sido mais correto conosco. Ficamos desamparados, sem poder contratar outro goleiro a tempo e até mesmo sem dinheiro para isso. E esse é um dos motivos que justifica a gente ter sofrido sete gols nos últimos dois jogos", salientou o diretor Marcos Nascimento.

DN Online

Definida participação do canal nacional na Festa do Boi 2011


O canal Terra Viva, um dos mais prestigiados em audiência e em número de anunciantes no Brasil, definiu a sua participação na cobertura da Festa do Boi 2011, que será promovida entre os dias 08 e 16 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Na manhã dessa terça-feira (04), os representantes da Anorc, da Federação da Agricultura, Sebrae e o secretário de Comunicação do Governo do Estado, Alexandre Mulatinho, conversaram com o diretor da Band Natal, Djalma Correa, sobre a viabilização da carreta do canal Terra Viva para cobrir os dias de festa agropecuária no Rio Grande do Norte.

De acordo com o presidente da Faern, José Álvares Vieira, essa reunião serviu para definir os pontos importantes e estratégias para o evento. “Conversamos sobre a questão das horas de transmissão, que ficou definida em 12 horas no total. E também conversamos sobre os projetos e cursos que serão exibidos nos programas do canal. Pela ordem do Sistema Faern/Senar, serão disponibilizados os nossos diversos cursos profissionalizantes, a inauguração do auditório Fernando Menezes, dentro do Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu e a entrega da medalha Senador Moacyr Duarte, para três personalidades do Estado”, explicou Vieira.

Cai preço da cesta básica em Natal


O preço da cesta básica caiu no mês de setembro em Natal. A capital potiguar apresentou a maior queda, com - 6,17%. O dados foram divulgados hoje (5) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).  

Outras oito das 17 capitais pesquisadas também apresentaram redução no preço da cesta. São elas João Pessoa (-2,85%) e Aracaju (-2,19). Também houve queda em Salvador (-0,61%), Curitiba (-0,79%), no Rio de Janeiro (-0,9%), em Brasília (0,96%), Recife (-1,22%) e Fortaleza (-1,42%). Já Goiânia, Belo Horizonte e Manaus foram as capitais com as maiores elevações no preço dos alimentos básicos: 1,87%, 059% e 0,52%, respectivamente.

Porto Alegre (0,31%) e São Paulo (0,16%) continuaram com as cestas básicas mais caras. Em setembro, a de Porto Alegre passou a custar R$ 272,09, e a de São Paulo, R$ 267,19. Em seguida vêm as de Florianópolis (R$ 260,33), Belo Horizonte (R$ 250,96) e do Rio de Janeiro (R$ 250,81). Aracaju (R$ 183,61), João Pessoa (R$ 196,69) e Fortaleza (R$ 203,20) apresentaram os menores valores.

O Dieese destaca que, com base no valor da cesta observado em Porto Alegre, o salário mínimo necessário para suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e Previdência deveria corresponder a R$ 2.285,83, ou seja, 4,19 vezes o salário mínimo em vigor, R$ 545.

O preço do leite aumentou em 15 capitais, com percentual maior em Natal (14,93%). Apenas Porto Alegre (-1,75%) e Salvador (- 2,94%) tiveram redução de preço.

A carne ficou mais cara em 13 cidades. Goiânia (6,18%) apareceu com a maior elevação e, entre as quatro capitais com redução no preço, destacam-se Salvador (-2,06%) e Natal (-3,06%).

O feijão, com aumento em 11 capitais, teve a maior alta de preço em Belém (10,81%), Manaus (7,48%) e Fortaleza (7,38%). Entre as seis regiões com quedas nos preços, destacam-se Goiânia (-2,47%) e Natal (-3,88%). O arroz subiu em dez capitais, mais acentuadamente em Porto Alegre (11,61%). Em Belo Horizonte, Fortaleza e Florianópolis não houve alteração mensal no preço do produto.

Entre janeiro e setembro deste ano, apenas Natal (-6,29%), Goiânia (-1,34%), Fortaleza (-1,19%), Manaus (-1,06%) e Curitiba (-0,78%) apresentam variações acumuladas negativas. Já os maiores aumentos foram registrados em Florianópolis (9,32%), Porto Alegre (7,91%), Belo Horizonte (6,23%) e Aracaju (4,4%). 

* Fonte: Agência Brasil