segunda-feira, outubro 10, 2011

Pela terceira vez, Brasil lidera ranking de combate à fome


O Brasil lidera pela terceira vez o levantamento da organização não governamental (ONG) ActionAid, divulgado hoje (10), que lista os países que mais combatem a fome. Desta vez, o anúncio de mais investimentos para a agricultura familiar levou o Brasil ao topo do ranking. Malauí, Ruanda, Etiópia e Tanzânia completam as cinco primeiras posições.


O relatório lista resultados do Programa Fome Zero, que levou à redução da desnutrição infantil  em 73% entre 2002 e 2008, e elogia a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal em fevereiro de 2010.





José da Penha: MP investiga admissão de assessores pela Câmara


O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Luís Gomes, instaurou inquérito civil com o objetivo de verificar a forma como os assessores jurídicos e contábeis da Câmara de Vereados do município de José da Penha foram admitidos.

De acordo com o promotor responsável pela investigação, Ricardo José da Costa Lima, o inquérito consiste na averiguação da natureza desses cargos, que segundo ele, devem ser preenchidos de forma efetiva, através da realização de concurso público. "Nós estamos buscando informações para que seja especificado de que maneira esses cargos foram providos. Como são cargos de natureza efetiva, não podem ser preenchidos através de contrato, ou de comissão", explica.

Agripino: 'O DEM estará proibido de fazer alianças com o PSD'


A crise política no Governo Rosalba Ciarlini (DEM) tende a se agravar. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia,  anuncia que o partido não fará nenhuma aliança no pleito de 2012 com o PSD, legenda presidida no Estado pelo vice-governador Robinson Faria.  O senador afirma que essa é uma resolução nacional dos Democratas e será seguida por completo no Estado potiguar. Embora afirme que não há problema na relação pessoal com o vice-governador Robinson Faria, José Agripino demonstra que a aliança entre o DEM e o hoje líder do PSD já é fato passado. Ao comentar o esfacelamento da bancada do PSD na Assembleia Legislativa, onde estavam sendo anunciadas a adesão de seis deputados e terminou apenas com dois (Gesane Marinho e José Dias), José Agripino confirma que partiu do Governo a reação para não ser "refém" do partido de Robinson Faria, já que esse teria 25% da Assembleia Legislativa. Para o líder do DEM, o que o vice-governador tentou fazer foi tutelar o Governo. "O Governo tem obrigação e legítima defesa de garantir sua governabilidade. O Governo tinha obrigação de trabalhar para não ser refém de ninguém. O Governo tem obrigação de ter aliados, de não ser subordinado a ninguém", destaca o senador José Agripino Maia. Enquanto demonstra afastamento político que soa como rompimento com Robinson Faria, o senador do DEM confirma a aliança com o PMDB, enaltece a tendência do PR ser aliado do Governo Rosalba e é enfático ao afirmar que a chegada das duas legendas na base "oxigena" as alianças. Na proximidade com os peemedebistas, o senador José Agripino vai além e já fala na possibilidade de apoiar o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) para o Senado em 2014. Analisando o pleito de 2012 na capital potiguar o senador praticamente descarta apoio à reeleição da prefeita de Natal Micarla de Sousa e demonstra "simpatia" com o projeto político do deputado federal Rogério Marinho, que disputará o Executivo pelo PSDB.  Sobre política partidária, ações administrativas e os polêmicos projetos que tramitam no Congresso Nacional, o senador José Agripino Maia concedeu a seguinte entrevista à TRIBUNA DO NORTE. Confira.

Quadro clínico do vereador Chagas Catarino é estável


O estado de saúde do vereador Chagas Catarino é estável, mas inspira cuidados. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Walfredo Gurgel, Chagas está no Centro de Recuperação Pós-Operatório e respira com ajuda de aparelhos. A suspeita de traumatismo craniano foi afastada, apesar do escalpelamento. Informações médicas dão conta que o vereador teve sete costelas fraturadas. Devido a gravidade do acidente sofrido na noite desse domingo, ainda não há previsão de alta.
Segundo o setor de serviço social da unidade de referência, não há registros de entrada ou procura da família. Sobre o estado dos outros três passageiro, também não há informações sobre a permanência deles ou transferência para outro hospital. A assessoria explica que, provavelmente, não houve internação caso contrário haveria notificação. No entanto, não descarta a possiilidade de estarem em observação.
Fonte: Tribuna do Norte

Fátima defende maior divulgação do escotismo


Um requerimento da deputada federal Fátima Bezerra (PT) aprovado na semana passada pela Comissão de Educação e Cultura prevê a realização de uma audiência pública para formular estratégias que divulguem os princípios cívico-pedagógicos do escotismo no Brasil. “No Rio Grande do Norte há quatro anos temos uma experiência exitosa, que é o escotismo nas escolas, e seria bom ver esse projeto se espalhar”, argumentou Fátima Bezerra. 

Nas escolas públicas potiguares onde os escoteiros estão presentes a violência e depredação física dos prédios são menor e o desempenho dos alunos é melhor.

E é nesse nicho pedagógico que entra o Movimento Escoteiro, pois na mais comum das atividades escoteiras, que são os jogos, o autocontrole é exigido”, explica Fátima Bezerra no requerimento. “Tanto nos jogos e no dia a dia, os jovens lidam todos os dias com sucessos e frustrações, aprendendo a reconhecer suas melhores qualidades e limitações, de modo a buscar sempre o aperfeiçoamento”, conclui a parlamentar.

Servidores estaduais da saúde realizam paralisação nesta terça-feira


Os servidores estaduais da saúde estadual pretendem realizar na manhã desta terça-feira (11), uma paralisação de alerta, com objetivo de que o governo atenda as reinvidicações colocadas pela categoria. A partir das 9h, o servidores pretendem se reunir na Praça 7 de setembro, no centro da cidade e em seguida, ocupar as galerias da Assembleia Legislativa. À tarde, às 15h, os servidores se reúnem no Walfredo Gurgel para um Ato Público.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde), em maio de 2011 os servidores entregaram a pauta de reivindicações, mas até agora nada foi feito. Entre as propostas, está a mudança de nível  (que corresponde a 3% de reajuste no salário base dos servidores aprovados na mudança de nível) e os plantões indenizatórios cumpridos entre agosto de 2010 e abril de 2011  que ainda não foram pagos.

Na pauta de reivindicações deste ano estão um reajuste de 7,01% equivalente a inflação até abril, reajustes na GAE e na Jornada Especial, reedição da tabela de incentivo à qualificação e convocação de concursados.

Santa Cruz: Polícia prende cinco pessoas em operação contra o tráfico de drogas


As polícias Civil e Militar de Santa Cruz realizaram na madrugada deste sábado (08) uma operação intitulada Trairi, que resultou na apreensão de cinco pessoas. A operação, que teve por objetivo coibir o tráfico de drogas na cidade, foi comandada pelo delegado titular da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Cruz, Dr. Petrus Antonio Gomes Ferreira.

Cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de Santa Cruz, Dr Ricardo Antonio M. Cabral de Fagundes a polícia visitou algumas residências nos bairros Paraíso, Centro e Conjunto Cônego Monte, em busca de drogas e de traficantes.

Foram presos, Ana Paula Confessor da Silva, 19 anos, José Adalberto Silva de Souza, Beto, 18 anos, Micael Marques da Silva, Menininho, 41, Dayane Kelly de Souto Lira, 20 anos e Francisca da Silva, vulgo Xuxa, 38 anos, todos santa-cruzenses.

As cinco pessoas serão autuadas em flagrante por tráfico de drogas e ficarão a disposição da justiça. Com eles foram apreendidos R$ 2.011,00 (em espécie), 30 pedras de crack pequenas e 3 grandes e uma pequena quantidade de maconha.


Uma das pessoas presas usava inclusive um ursinho de pelúcia para esconder as pedras de crack.

“O tráfico de drogas é um dos crimes que mais tem afetado Santa Cruz e região, mas a Polícia Civil está realizando um trabalho de investigação para coibir a prática. Inclusive aqui em Santa Cruz está um caos, com relação ao tráfico”, afirmou o delegado Dr. Petrus.

Fonte: Rádio Santa Cruz AM

O blog está aderindo a campanha do "Outubro Rosa" 2011



O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. No Brasil, o movimento ganhou força em outubro de 2002, quando vários monumentos importantes do país foram iluminados.

Como forma de demonstrar nossa adesão a campanha, o blog resolveu mudar a cor do plano de fundo externo que ficará na cor rosa até o fim da campanha.

Sitio Novo: Vice-prefeita assumiu o comando do município


Wanira e Evanilda

A prefeita Wanira transmitiu o comando da prefeitura municipal de Sitio Novo para a vice-prefeita Evanilda, que ficará no comando do município pelo período de 15 dias enquanto Wanira estiver na Espanha onde fará uma formação profissional.
A cerimônia de transmissão aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (07) no gabinete da prefeita que reuniu seus, secretários, vereadores, correligionários, coordenadores, professores e amigos para recepcionar Evanilda que passará a conduzir o município na ausência de Wanira.    

Antes de transmitir o cargo para vice-prefeita, Wanira justificou sua ausência no município durante os próximos dias, dizendo a todos que além de priorizar o cargo de prefeita durante todos esses anos, também vêm priorizando sua vida particular e profissional por está no termino de seu segundo mandato e diante de um mercado de trabalho bastante competitivo a advogada especializada em “Gestão de Políticas Públicas” hoje está cursando doutorado.
Ao destacar em seu discurso a importante experiência adquirida como prefeita em tom de despedida que Wanira tratou logo de corta brincando. “Eu não vou fazer despedidas aqui, minha despedida como prefeita só acontecerá em 31 de dezembro 2012, mais eu quero só adiantar que nada vai ser mais importante na minha vida profissional como a experiência como prefeita, que foi riquíssima há não ser que eu seja Presidente da Republica ai sim vai superar”. Brincou Wanira.
Ao falar sobre a responsabilidade de suprir a ausência da prefeita, Evanilda destacou total empenho de sua parte pedindo a todos os presentes o mesmo empenho para que juntos sigam em frente com o belo trabalho da atual administração para não deixar a peteca cair apesar de ser por poucos dias. 
 

SITIO NOVO: FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO BAR DO QUEIJO

Leitores do blog visitam Sitio Novo e fazem questão de conhecer blogueiro


Quem esteve neste sábado no município de Sitio Novo foi o blogueiro Gil do Blog Barros Preto 24 Horas juntamente com a ex-vereadora e Secretária de Assistência Social do município de Lajes Pintada Claudjane Gomes, que esteve na residência de sua prima e também Secretária de Assistência Social Nadja Maria com intuito de trocar experiências relacionadas ao comando das pastas dos dois municípios.

A pedido dos visitantes que fizeram questão de conhecer pessoalmente o blogueiro do Giro/RN.com a secretária sitionovense Nadja Maria, convidou o blogueiro para um café em sua residência onde foi apresentado ao leitores do município de Lajes Pintada, Claudjande e Gil.
O encontro foi bastante produtivo para os dois blogueiros que além de se conhecer pessoalmente seguiram o exemplo das primas secretárias e também trocaram experiências referentes aos blogs. O blog aproveitou a visita do blogueiro Gil e convidou o mesmo para participar da inauguração do mais novo bar da cidade o “Bar do Queijo”.

O touro mais brasileiro do país é de Jardim do Seridó


Quem traz o título desta postagem é o Blogueiro Paulinho Barra Pesada que destacou em seu blog a informação curiosa de um touro que nasceu com o mapa do Brasil desenhado em seu quarto traseiro. “Um verdadeiro capricho da genética bovina”. Destacou o blogueiro da cidade de Jardim do Seridó.

O touro mestiço de nelore nascido no sítio de “Nelsinho Clodomiro”, recebeu um nome que muito tem a haver com sua imagem, “Patriota” seria uma das atrações da Festa do Boi, mas por problemas burocráticos não foi possível.

Para aumentar ainda mais as coincidências, o proprietário de “Patriota” garante que o mesmo nasceu no dia 7 de setembro. Ainda segundo o proprietário, o touro poderá esta sendo usado para estudos no intuito de ser clonado, e que “Patriota” não está à venda.

Bahia: Após apelo em rádio, ladrão devolve pertences de vítima


Seu Manoel vivia se gabando com os amigos: 40 anos dirigindo caminhão e nunca havia sido roubado na estrada. Não imaginava que um dia perderia o sossego dentro de sua própria casa na roça. Onde muita gente dormia de janela aberta, ele viu sumir, de repente, quase tudo o que tinha em casa. 

"Só não levaram os móveis porque é ruim de carregar", conta o motorista aposentado Manoel Damasceno. As jóias que estavam no armário, o rádio, a televisão e até o DVD que tinha dado de presente aos filhos: "O DVD eu ainda estava devendo prestações, ainda estava pagando”, conta Manoel. 

Seu Manoel ainda teve o trabalho de tapar o buraco que o ladrão abriu na parede para entrar na casa. Em vez de ir à delegacia, registrar a queixa e pedir a ajuda da polícia, seu Manoel procurou um amigo radialista que faz um programa de notícias em uma rádio. Conversaram e os dois resolveram fazer um apelo para comover o ladrão. 

O programa estava no ar e seu Manoel, muito abatido. A pedido do Fantástico, o radialista reproduziu o apelo que fez: "Eu sei que você tem sentimento. Eu sei que você é um ladrão, mas tem um coração bom. Você tem família, tem mãe, tem pai. O homem aqui está desesperado, o homem perdeu tudo, está pagando prestação. Ladrão, pelo amor de Deus, devolva os objetos do seu Manoel Damasceno", pediu o amigo radialista. 

Os moradores de Serrinha, no sertão baiano, ficaram surpresos: "Todo mundo que ouviu se emocionou e ficou torcendo para que o ladrão devolvesse tudo", conta o relojoeiro João de Jesus. 

A dúvida era saber se o assaltante também estava ouvindo o rádio. Na noite seguinte, o ladrão voltou à casa do seu Manoel e, mais uma vez, fez tudo sem ser visto. Esteve no mesmo local. Não entrou, nem roubou, mas deixou a prova do seu arrependimento: TV, DVD, jóias, tudo de volta. Seu Manoel custou a acreditar. 

Até o velho radinho de estimação reapareceu: "O radinho ia fazer muita falta, é para ouvir minhas músicas de manhã. Quase choro de alegria”, conta seu Manoel.