terça-feira, outubro 18, 2011

Morre Pocho, o crocodilo domesticado da Costa Rica


O crocodilo Poncho, famoso por ser o único exemplar "domesticado" do mundo e por nadar, fazer truques e brincar com seu dono, o pescador costarriquenho Gilberto Shedden, morreu nesta terça-feira (11) por causas desconhecidas.

Shedden, conhecido como Chito, contou que após várias horas sem ver o animal na lagoa em que vivia, decidiu entrar na água para procurá-lo. Para sua tristeza o encontrou morto.

Pocho tinha 50 anos, pesava 445 quilos e media quase cinco metros de comprimento. Chito disse sentir uma grande tristeza pela perda de seu melhor amigo, que estava em seu sítio há 20 anos, depois de encontrá-lo doente em um rio da zona do Caribe costarriquenho. Veja video

Advogado de Wanessa vai pedir prisão de até três anos para Rafinha Bastos


Não é só o bolso de Rafinha Bastos que está ameaçado. Além do processo por danos morais, cuja ação está avaliada em R$ 100 mil, o advogado da cantora Wanessa também vai ajuizar uma ação criminal contra o humorista e pedir pena de três anos de detenção. A informação é do site EGO;

De acordo com o site, Manuel Alceu Affonso Ferreira pede que Rafinha Bastos seja enquadrado no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena por injúria de seis meses a um ano, mas com agravante de até três anos pelo fato da ofensa ter sido feita na TV.

“Decidimos entrar com a queixa-crime porque ele cometeu um ilícito com o qualificador de ter sido feito na TV, para milhares de pessoas. Entramos com esse processo na segunda-feira, 17, e novamente a ação é movida pela cantora, seu marido e seu filho, para garantir e preservar os direitos do nascituro”, explicou Fernanda Parodi, assistente de Manuel Alceu no caso.

A advogada contou ainda que o juiz já determinou a citação de Rafinha Bastos no processo civil por danos morais que a cantora também move contra o humorista.

com informações do site EGO

Baraúna: Mulher morre e criança de três anos fica ferida em acidente na RN-015


Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (18) na RN-015, próximo ao município de Baraúnas, envolvendo uma motocicleta trax de cor preta e um veiculo tipo corsa classic, de placas GWZ 9971 de Belo Horizonte/MG, resultou na morte da empregada doméstica Gerusa Alves Batista, de 44 anos.

Segundo informações de testemunhas, Gerusa estava na moto juntamente com o sobrinho de três anos que retornava da escola. Quando tentou realizar uma manobra a esquerda, a vítima acabou colidindo com o veículo que trafegava no sentido contrário. Com o impacto, a empregada doméstica acabou morrendo no local, enquanto a criança sofreu um corte na cabeça e foi socorrido para o Hospital Regional Tarcisio Maia.

O veículo envolvido no acidente é de uma empresa prestadora de serviço a Petrobras, o motorista permaneceu no local, acionou a polícia e o socorro medico. Segundo informações do Sgt "Clécio", comandante das operações do trânsito, o condutor do veículo foi conduzido para a delegacia do bairro nova Betânia em Mossoró, pra prestar esclarecimentos.

Da redação do Diário de Natal com informações do O Câmera

Futebol: ABC faz grande partida e vence


O ABC voltou a fazer mais uma grande partida e conquistou outra grande vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. Desta vez a equipe enfrentou o Boa Esporte/MG, pela 31ª rodada da competição, e venceu por 2 a 0, com dois gols do atacante Lins.

Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 42 pontos conquistados e permaneceu na 12ª colocação na tabela de classificação. Agora, o time abecedista se prepara para um importante compromisso fora de casa, contra o São Caetano/SP, no próximo sábado (22), no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano (SP).

Equipe de Comunicação

Dia do médico é destaque na Assembleia Legislativa


Os médicos do Rio Grande do Norte foram homenageados esta manhã pelos deputados Leonardo Nogueira e Vivaldo Costa, dois integrantes da bancada médica da Assembleia Legislativa, na data em que se comemora o dia do médico.

“No dia de hoje quero homenagear todos os médicos, na data comemorativa desses profissionais que exercem a arte de salvar vidas. É muito bom quando a gente encontra um médico amigo que salva a nossa vida. Quero homenagear esses profissionais que fazem da medicina um sacerdócio”, disse o deputado e médico Leonardo Nogueira.

Em aparte, o também médico deputado Getúlio Rêgo parabenizou o colega por “enfocar com muita lucidez o profissional da medicina, que encara a profissão como uma prestação de serviço”.

Vivaldo Costa direcionou a sua homenagem aos médicos do interior que atuam com dificuldades e destacou o trabalho humano desses profissionais. Ele lembrou ainda dos “exemplos que foram os médicos Milton Aranha Marinho e Giselda Trigueiro no exercício da profissão”.

Orlando Silva reitera na Câmara que não surgirão provas contra ele


O ministro do Esporte, Orlando Silva, reiterou nesta terça (18), durante audiência na Câmara, que não há provas contra ele no caso da denúncia de que participou de um esquema de desvio de verbas do programa Segundo Tempo, destinado a incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes.

Em entrevista nesta segunda no ministério, Silva havia dito que não há nem irão surgir provas contra ele. "Não houve, não há e não haverá nenhuma prova das mentiras faladas por esse crimonoso", disse na entrevista. 

O ministro compareceu a audiência conjunta das comissões de Fiscalização e Controle e Turismo e Desporto da Câmara, que durou mais de três horas e meia. A participação do ministro na audiência foi antecipada em razão da denúncia. A antecipação da audiência foi negociada por deputados do PC do B, partido do ministro.

Governo decide conceder proteção a policial que acusou ministro


Do G1
O Ministério da Justiça informou na noite desta terça (18) que, se houver solicitação, a Polícia Federal concederá "imediatamente" proteção especial ao policial militar João Dias Ferreira, autor da denúncia de que o ministro Orlando Silva teria envolvimento com um suposto esquema de desvio de verbas públicas do Ministério do Esporte.

Segundo nota da assessoria da pasta, a decisão foi tomada depois que o ministério recebeu ofício do PSDB solicitando a proteção especial. Na tarde desta terça, parlamentares de oposição, entre os quais do PSDB, se reuniram com o policial militar. Pela manhã, alegando problemas de saúde, Dias pediu o adiamento de um depoimento que iria dar à PF.

De acordo com o Ministério da Justiça, a proteção será concedida depois que o PM comparecer à sede da Superintendência da PF no Distrito Federal e fizer a solicitação, o que, segundo a nota, não ocorreu nesta terça. O ministério também solicitou à Polícia Militar do DF que Dias seja apresentado à PF para prestar depoimento.

Sitio Novo: Lideres da Pastoral fazem a festa da criançada na Serra da Tapuia.







Atendendo a convite do grupo de mulheres que de forma voluntariada prestam serviços como lideres da Pastoral da Criança no Distrito da Serra da Tapuia acompanhado semanalmente cerca de oitenta famílias da comunidade o blog esteve presente na tarde deste domingo (16) na Escola Municipal José Machado de Souza para prestigiar a festa das crianças com tema “A Celebração da Vida do Mês de Outubro” realizado em comemoração ao “Dia da Criança”.

O evento que contou com as presenças do Coordenador da Pastoral da Criança do município de Sitio Novo Joãozinho de Bidoca e do jovem orador José Isaac.

O evento teve início com uma série de orações realizadas pelo jovem orador em prol as dezenas de famílias atendidas pela pastoral. Uma corrente de fé entre os presentes foi formada para orar em prol da saúde do pequeno Luiz Otavio de apenas oito meses atendida pela pastoral que passou por uma cirurgia de coração nesta segunda-feira (17).

Na sequência a equipe presenteou todas as crianças com brinquedos. No final das premiações algumas mamães também foram contempladas com presentes. Por fim um Lanche foi oferecido às mamães e as crianças presentes.

A equipe de voluntarias que prestam serviço as dezenas de famílias atendida pela pastoral da Serra da Tapuia é composta pelas lideres Roseani Justino, Maria Elione, Eliene Pegado, Leidiana Gonçalo e Terezinha de Jesus.

Gostaria de agradecer a equipe da pastoral pelo convite e pelo prazer que sentir em participar dessa linda festa feita com muito amor e carinho para todas essas crianças lindas. Que esse gesto de carinho e atenção que foi possível registrar neste domingo possa se repetir por muitos e muitos anos.
Parabéns a todas. 

Jucurutu:


A Promotoria de Justiça da Comarca de Jucurutu recomendou ao Prefeito do Município, Nelson Queiroz Filho, que exonere algumas pessoas a fim de acabar com o nepotismo no município. A Recomendação levou em consideração o ofício 321/2011- PMJ-GP e a informação de existência de "trabalho voluntário" de parentes de Secretários Municipais, espécie de trabalho sem qualquer formalização ou regulamentação normativa no âmbito municipal, cuja situação pode implicar em prejuízos aos cofres municipais.


Ficou constatada a existência da prática ilegal entre o Secretário de Esportes de Jucurutu e médica contratada sem vínculo efetivo para prestar serviços, observando-se também outros casos referentes a vínculo familiar entre o Secretário de Finanças e sua filha, prestadora de "serviço voluntário" e também entre o Secretário de Administração e sua irmã, também prestadora de "serviço voluntário". A Recomendação indica que as exonerações aconteçam em 10 dias.

O Promotor de Justiça, Fausto de França Júnior, considerou que a nomeação de parentes para o exercício de cargos públicos em comissão ou de confiança, ou ainda de função gratificada, constitui uma prática nociva à Administração Pública denominada nepotismo. No caso em questão, estão envolvidos o Secretário Municipal de Finanças e sua filha, prestadora de "serviço voluntário" no Hospital do Município; o Secretário Municipal de Esportes e sua esposa, médica contratada; o Secretário Municipal de Administração e sua irmã, prestadora de "serviço voluntário" no CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) do Município.

As portarias de exoneração ou termo de rescisão contratual ou ainda portaria ou ato administrativo equivalente determinando aos Secretários Municipais, especialmente a de Saúde, a proibição de admissão ou tolerância de qualquer forma de "serviço voluntário", notadamente de parentes de agentes públicos municipais  devem ser remetidas a Promotoria de Justiça.

*Fonte: MP/RN 

PRF registra acidente envolvendo juiz do RN na BR - 427



O juiz da Vara da Família da comarca de Caicó, Luiz Antônio Tomaz do Nascimento, foi vítima de um acidente de carro na manhã dessa segunda-feira(17), quando seguia para Natal pela BR 427 (entre Caicó e Jardim do Seridó). De acordo com o blogueiro e radialista Sidney Silva, o magistrado disse que seu carro derrapou na pista quando ao passar em uma curva se deparou com grande quantidade de brita sob a rodovia, que resultou na perda do controle do veículo.

Segundo o juiz, dois pneus do veículo, um corola de cor preta, estouraram, e parte da lataria ficou danificada.“Por muita sorte não capotei o carro. Eu não pisei no freio, e acho que isso impediu que o acidente fosse mais grave”, disse.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para fazer a sinalização e evitar outros acidentes até que a limpeza da pista.

Giro Policial

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1,2 kg de crack em uma Van que fazia o trajeto Caicó/Natal, na manhã desta segunda-feira (17). O flagrante aconteceu no Km 135 da BR-226, em Campo Redondo, distante 136 quilômetros de Natal. Uma pessoa foi presa.

Em uma ação investigativa rápida, policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI) prenderam no final da tarde dessa segunda-feira um homem conhecido como Alexandre “do Gesso”, 39 anos, acusado pelo estupro de uma idosa de 82 anos a duas semanas, no bairro de Lagoa Seca, Zona Leste.

O crime aconteceu no bairro Pintos, à margem da BR-101, na saída da cidade de Mossoró. Esta foi a 162ª morte violenta registrada no município só este ano.

A equipe da Força Nacional de Segurança prendeu na manhã dessa terça-feira (18) em Natal três homens, dois deles por acusação de homicídio. Os mandados de prisão foram cumpridos em Felipe Camarão, Cidade Nova e no município de Santa Cruz.

Dnocs assegura início das obras do projeto de irrigação em Apodi ainda para este ano


As obras do Santa Cruz do Apodi deverão ser iniciadas ainda este ano, com recursos da ordem de R$ 280 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC.


O projeto conta com uma área de 5.200 hectares e irá gerar 15.600 empregos diretos. A informação foi do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - Dnocs, Elias Fernandes Neto, na terça-feira (11/10), durante reunião para apresentação do projeto Santa Cruz do Apodi.

Os secretários de Estado Betinho Rosado, e Gilberto Jales (Agricultura e Assuntos Fundiários, respectivamente) representaram o Governo do RN no encontro que aconteceu nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, no município do Apodi e fez parte de um ciclo de debates realizado em parceria com o Ministério da Integração Nacional para dirimir dúvidas à comunidade local quanto ao projeto e sua estrutura fundiária. "É obra para sustentar uma cidade de 50 mil habitantes", comemora Betinho Rosado.

Também participaram da reunião o secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Rennys Frota, o engenheiro José Augusto Tostes e a técnica Keila Margateth Cândido Rolim, do Dnocs, além do representante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Genildo Fonseca; o chefe de gabinete da Prefeitura do Apodi, Kinger Péricles Pinto; o presidente do sindicato rural de Apodi, Fábio Roberto e Francisco Edilson Neto, presidente do sindicato dos trabalhadores. Estiveram presentes, ainda, os presidentes de cooperativas, professores e alunos do IFRN.

Fonte: O Mossoroense

Demolição do ginásio Machadinho é iniciada e atrai curiosos

O processo de demolição do ginásio Machadinho foi iniciado na manhã desta terça-feira (18), por volta das 7h. Os curiosos que passaram pelo local puderam presenciar a derrubada de duas faixas de arquibancada através de seis máquinas, de acordo com o cronograma estabelecido até a limpeza da área. Veja Video

Concursos públicos poderão ter exame antidoping

Os concursos públicos poderão ter mais um requisito para seleção dos candidatos: o teste antidoping. A novidade se aplicaria apenas nos concursos públicos que tenham provas físicas, de acordo com as normas e procedimentos adotados pelas entidades brasileiras de administração do esporte olímpico.

A proposta (PLS 318/10) do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pode ser votada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (18). A matéria recebeu parecer favorável do senador Wellington Dias (PT-PI) e deve seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votada em caráter terminativo

Para o relator, é justa a imposição dos exames antidoping, o que garantiria uma situação de igualdade entre os candidatos, punindo aquele que buscar meios ilícitos para obter uma vantagem desleal no concurso. Wellington Dias também concordou com a exigência de os exames observarem as normas e os procedimentos adotados pelas autoridades mais especializadas no assunto. leia mais...

Mineiro protocola denuncia contra propaganda enganosa do Governo



Nesta terça-feira, 18, a assessoria jurídica do mandato do deputado Fernando Mineiro deu entrada, junto ao Ministério Público Estadual, a denuncia contra propaganda irregular e prática de improbidade administrativa do Governo Rosalba Ciarlini.

Veja denúncia aqui

Como o parlamentar já havia denunciado em seu site e no plenário da Assembleia Legislativa, o Governo do Estado veiculou propaganda em que afirmava a contratação de 600 policiais para o recém-criado 12º Batalhão de Policia de Mossoró. 

Trata-se de informação inverídica. O que aconteceu de fato foi a transferência de 228 praças do efetivo da 2º BPM de Mossoró e nenhuma nova contratação. Veja boletim interno que trata da transferência.


Segundo o jornalista Carlos Santos, o 2º BPM já trabalhava com apenas 40% do efetivo necessário, ficando ainda mais desfalcado com a transferência. Veja aqui

Leia trecho da denúncia:

"Veicular propaganda cujo teor é desprovido de veracidade, buscando apenas promoção pessoal ou da gestão do agente público, atentando inclusive contra o princípio da moralidade administrativa e desvirtuando o princípio da legalidade, termina-se por configurar a prática de improbidade administrativa".


Assessoria de Comunicação 

Equador: Deputado Ezequiel Ferreira prestigia o São João fora de época de Equador


O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) prestigiou o XIII São João Fora de Época de Equador, cidade do Seridó. O evento já virou tradição e acontece este fim de semana, onde deve reunir cerca de 15 mil pessoas nas três noites, na Rua 7 de Setembro, no Centro.
Antes de prestigiar a festa, o deputado Ezequiel foi recebido pelo prefeito Vanildo Fernandes (PMDB), vereadores e dezenas de pré-candidatos a Câmara Municipal no próximo ano. “Já defendemos várias ações na Assembleia Legislativa para beneficiar a população de Equador, onde conseguimos com a força de Vanildo ser o mais votado do município. Este evento criado pelo prefeito em administrações passadas eleva o turismo e incentiva o emprego e renda na cidade”, comentou o deputado. 
Créditos das Fotos: Rodrigo Rafael

Natal: I Corrida dos Corretores de Seguros do RN reuniu amadores e profissionais



Um feriado diferente para toda a família, com a saúde em primeiro lugar. Nessa quarta-feira, 12 de outubro, cerca de mil pessoas estiveram reunidas na Praça Cívica de Natal para disputar e acompanhar a primeira edição da Corrida dos Corretores de Seguros do RN. A prova largou às 7h e os corredores amadores e profissionais, de todas as idades e profissões, encararam percursos de 5 e de 10 Km, cada um no seu ritmo e no seu tempo.

A I Corrida dos Corretores de Seguros do RN arrecadou brinquedos durante a entrega dos kits aos participantes e fará as doações nos próximos dias à entidades que atuam na cidade. O evento foi realziado pelo SINCOR/RN, com organização das empresas Hora do Correr, Natal Runner e Usina Comunicação. Mais informações podem ser obtidas no http://sincor.horadecorrer.com/, pelo e-mail contato@horadecorrer.com ou pelo telefone (84) 3645-6674.

CRÉDITO DAS FOTOS: PAULA FERNANDES

Interior do RN será privilegiado com a realização de grandes eventos esportivos


O secretário estadual de esportes e lazer, Joacy Bastos, anunciou a realização de grandes eventos esportivos em todo o interior do Rio Grande do Norte. Durante o Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, em Assú, Joacy anunciou a democratização do Circuito das Cidades e das Olimpíadas Escolares.

O debate sobre a realização do calendário 2012 já começou a ser realizado. O Fórum decidiu pela democratização do esporte e irá levar as Olimpíadas Escolares e o Circuito das Cidades para todas as regiões do estado.

As Olimpíadas Escolares serão divididas por regiões e todas as cidades que puderem obedecer ao caderno de encargos irão sediar algumas modalidades esportivas, assim como o Circuito das Cidades será composto por grandes eventos em cidades de todos os tamanhos, chegando até os municípios de pequeno porte, como Pureza, Santana dos Matos e Serra do São Bento.

“Será uma forma de fazer com que essas cidades ganhem projeção estadual e se motivem com a realização de eventos esportivos, assim como está acontecendo com a cidade de Assú no Campeonato Brasileiro de Vôlei Juvenil”, comentou o secretário.

Durante o Fórum Estadual, a democratização do esporte foi um ponto bastante valorizado pelos participantes do evento, que viram as suas cidades sendo privilegiadas de forma igualitária. O Fórum aconteceu, propositalmente, em paralelo ao Campeonato Brasileiro de Vôlei Juvenil, no intuito, dos gestores esportivos presenciarem o grande evento realizado em Assú.

“O evento tem sido fantástico. Todos os atletas, técnicos e representantes da Confederação Brasileira de Vôlei estão elogiando a competição. Fizemos a aposta certa de levar o esporte para o interior e vamos continuar com esse mesmo trabalho”, salientou o presidente da Federação Norte-riograndense de Vôlei, Igor Ribeiro Dantas.

Cinco municípios do RN sanaram pendências e desbloquearam o FPM


Cinco dos quatorze municípios do Rio Grande do Norte que estavam com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados pela Secretaria da Receita Federal sanaram as pendências e tiveram o acesso ao fundo liberados.
Conforme informações do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) até as 10h00min da manhã desta terça-feira (18) apenas os municípios de Antônio Martins, Espirito Santo, Santa Maria, Serrinha dos Pintos e Venha-Ver que na ultima semana estavam como o FPM bloqueado haviam sanado as pendências.

Desta forma o estado do Rio Grande tem hoje nove municípios com FPM bloqueado: Baía Formosa, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Luís Gomes, Nísia Floresta, Paraná, Pedra Preta, Pendências e Tibau. Para sanar as pendências e desbloquear o fundo estes municípios devem encaminhar-se a Delegacia ou Agência da Receita Federal da sua região.

GIRO PARABENIZA


Santa Cruz: Senai capacitará pescadores que vão trabalhar em barcos japoneses


São cada vez maiores os investimentos na pesca em alto-mar, setor de alta rentabilidade. Para encarar essa nova realidade, principalmente os jovens estão buscando a formação de mão de obra especializada para trabalhar nessa modalidade, que visa à captura de espécies de grande valor comercial, como o atum.

O pontapé inicial para alcançar esse objetivo está sendo dado no interior do Rio Grande do Norte, mais precisamente na cidade de Santa Cruz, onde houve a aula inaugural do Curso de Pesca em Alto-Mar no Centro de Treinamento de Pesca Oceânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na referida cidade.

O curso foi aberto pelo diretor operacional do Senai/RN, Josenilson Dantas, que disse na oportunidade que essa é uma experiência inédita no órgão.

"Estamos fazendo algo inédito na América Latina, realizando esse treinamento em pesca oceânica", disse.
A primeira turma, com 20 jovens entre 18 e 26 anos selecionados em um total de 112 inscritos, será qualificada por especialistas japoneses.

Josenilson Dantas explicou que a localização em Santa Cruz se dá pela necessidade de confinamento dos treinandos, que precisam estar aptos a passar cerca de noventa dias em alto-mar. "Eles ficarão confinados aqui no Centro todo o período do curso, que é de sete semanas. Aqui aprenderão a profissão e descobrirão suas vocações para o trabalho", afirmou.
   

Orlando Silva presta esclarecimentos na Câmara sobre denúncias no Ministério do Esporte


Alvo de denúncias de irregularidades, o ministro do Esporte, Orlando Silva, confirmou que estará hoje (18) em audiência pública na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos. A audiência, prevista para as 14h30, reúne as comissões de Turismo e Desporto, Fiscalização e Controle.

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Jonas Donizete (PSB-SP), disse ontem que Silva pediu a convocação da audiência e comprometeu-se a comparecer. Até quinta-feira (20), ele deverá ir ao Senado para falar sobre o mesmo assunto. Segundo Donizete, não haverá blindagem para proteger o ministro.

Em reportagem da revista Veja desta semana, o policial militar João Dias Ferreira disse que o ministro integra um esquema de desvio de dinheiro do Programa Segundo Tempo. Pelo programa, há a distribuição de recursos a organizações não governamentais com o objetivo de motivar jovens à prática de atividades esportivas.

Na audiência pública, o ministro deverá responder também a perguntas sobre a Lei Geral da Copa. O assunto é considerado polêmico porque a Federação Internacional de Futebol (Fifa) diverge do governo em vários aspectos e cobra mudanças.

Apresentador da Band receberá título de cidadão natalense


A Câmara Municipal de Natal concederá nesta terça-feira (18), às 9h, no Plenário Érico Hackradt, o título de cidadão natalense ao jornalista esportivo Milton Neves. A iniciativa é do presidente da Casa, vereador Edivan Martins (PV).

Milton Neves é apresentador do programa esportivo Terceiro Tempo, veiculado para todo o Brasil pela Band, onde constantemente Natal é citada pelas suas belezas naturais. O apresentador realiza uma mídia espontânea, divulgando em rede nacional a capital do sol.

João Câmara: Prefeito é condenado a pagar indenização por danos morais a Marco Montoril


Em fevereiro do corrente ano, o prefeito da cidade, em seu programa intitulado “Vavá e o povo”, apresentado na emissora de sua propriedade, tomou como alvo de várias agressões verbais o fotógrafo-blogueiro, cinegrafista e conterrâneo Marco Montoril, fato que foi amplamente comentado na cidade, haja vista o teor obsceno das palavras utilizadas pelo chefe do executivo  o se referir a pessoa de Marco, colaborador do blog.

Com isso, indignado com a forma imoral e injuriosa com que foi tratado, Marco Montoril buscou reparação dos danos causados a sua imagem, desejando também, que o resultado da ação servisse de exemplo para as pessoas que sofrem constantemente ataques maldosos do prefeito.

No dia 1º de setembro, o Juiz de Direito Gustavo Henrique Silveira Silva, proferiu sentença no sentido de condenar o réu(Vavá) ao pagamento de determinada quantia em dinheiro a título de indenização por danos morais, crescida de juros de mora a contar do evento danoso e correção monetária com atualização a iniciar a partir da publicação da sentença. 

Nas palavras do juiz “No caso em análise, restou configurado o ato ilícito do demandado ao proferir palavras injuriosas contra o autor em programa de rádio. Ressalta-se que o ato ilícito tomou notoriedade em razão de várias pessoas tomarem conhecimento dos fatos, haja vista a publicidade da matéria. Ademais, o autor comprovou suas alegações mediante as provas constantes dos autos. A conduta ilícita do réu é reprovável sob todos os aspectos, gerando dano moral à parte autora”. 

Por Assis Silva

Colapso da sistema adutor Mosenhor Expedito


Antes da ampliação, a adutora abastecia as cidades de Lajes Pintadas (4.315 habitantes), Santa Cruz (29.249), Sítio Novo (4.518) e Tangará (10.765), atendendo a um total de 48.847 habitantes da região do Trairi. Hoje, 13 anos depois, a Adutora Monsenhor Expedito atende a mais cidades da região, além daquelas que já pertenciam ao sistema. Foram incluídas no sistema adutor Campo Redondo (10.266 habitantes), Coronel Ezequiel (5.405), Jaçanã ( 7.925), Japi (5.522) e São Bento do Trairí (3.905).

Após a expansão, a Adutora contou com mais 33.023 habitantes para atender. Em 1998, eram beneficiados 86.301 habitantes, hoje já são 101.385, isso na região do Trairi.

Analisando somente o polo de Santa Cruz, que em 1998 contava apenas com a ramificação de Lajes Pintadas, o sistema adutor abastecia apenas as duas cidades, que juntas representavam 33.564 habitantes. Hoje o polo de Santa Cruz conta com seis ramificações: Japi, São Bento do Trairi, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas e Campo Redondo. Na ampliação do sistema adutor foram cinco novas cidades inseridas no polo, que hoje atende a uma população de 73.432. Um aumento de quase 120%.

Com o crescimento no número de ramificações, o polo, no caso Santa Cruz, sofre com o aumento da demanda. As cidades que estão no final das ramificações não apresentam novas ramificações, o que não torna o abastecimento tão caótico. Sem projetos para manutenção, a adutora passou pelo Governo Wilma/Iberê sem qualquer obra de manutenção que procurasse minimizar os efeitos do crescimento da demanda pelas águas de Bonfim. Sem a cultura do racionamento, sem projetos para controlar o desperdício d’água e sem obras para reforçar o sistema adutor, Santa Cruz sofre com a falta d’água por dias e dias.

Informes do RN


No evento gestores municipais, representantes de conselhos e de organismos públicos estaduais, federais e municipais discutem os avanços na consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

O rio Pitimbu lança água na lagoa do Jiqui, de onde é captada 30% de todas a água que abastece a cidade do Natal.

Durante a estadia nos EUA, em Washington, Rosalba Ciarlini visitou duas instituições financeiras: o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Rosalba Ciarlini lança programa que oferece cursos profissionalizantes para alunos da rede pública

A governadora Rosalba Ciarlini lança nesta terça-feira (18), às 9h, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seec), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) no Rio Grande do Norte. Ainda este ano as escolas da rede pública estadual vão oferecer aos seus estudantes 8 mil vagas em diversos cursos profissionalizantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nove cidades do RN serão contempladas nesta primeira etapa. As cidades contempladas são Assu, Mossoró, Caicó, Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Macaíba, Parnamirim e Natal.

Os cursos serão nas áreas de Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Sistemas de Irrigação, Operador de Computador, Almoxarife, Garçom, Mecânica e Manutenção de Motocicletas, Mecânica e Manutenção em Motores Diesel, Montagem e Manutenção de Computadores, Agente de Inspeção de Qualidade, Operador de Processos Químicos Industriais, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Armador de Ferragem.

Também serão oferecidos cursos de Operador de Sondas de Perfuração, Soldador Manual de Solda Branca, Torneiro Mecânico, Instrumentista Industrial, Operador de Máquinas da Construção Civil, entre outros.

Pronatec
O Pronatec é um programa do Ministério da Educação que tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A implantação do Pronatec na rede estadual de ensino irá fazer com que o aluno esteja os dois turnos (manhã e tarde) estudando. Isso vai auxiliar no processo de criação da Escola em Tempo Completo.A oferta de cursos atenderá alunos que tenham alfabetização (letramento inicial), que estejam cursando o Ensino Fundamental, e que tenham o Ensino Médio incompleto.  


Maioria dos sindicatos dos bancários decide acabar com a greve


A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf -CUT) informou na noite desta segunda (17) que a maioria dos sindicatos dos bancários decidiu encerrar a greve e aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. 

A categoria volta ao trabalho nesta terça  (18) - inclusive os bancários do Rio Grande do Norte que, em assembleia realizada nesta segunda-feira (17), na sede do Sinte, apesar de rejeitaram por ampla maioria a proposta salarial da Fenaban, seguiram a decisão da maioria do país e encerraramm a greve (a exceção potiguar é o BNB), onde a greve continua por tempo indeterminado. A paralisação durou 21 dias.

As propostas, segundo a confederação, foram aprovadas pelos bancários das seguintes cidades: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Bahia, Mato Grosso, Campinas, Uberaba, Londrina, Criciúma, Blumenau, Teresópolis, Vitória da Conquista, Dourados e Campina Grande.

A Fenaban propôs aumento salarial de 9% e reajuste do piso da categoria, de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os bancários vão receber ainda até 2,2 salários por ano como participação nos lucros das instituições onde trabalham.

De acordo com a Contraf, o ponto dos trabalhadores não será cortado. Os funcionários vão compensar os dias parados com extensão da jornada semanal em até duas horas extras por dia, até o dia 15 de dezembro. E informam ainda que o horário da abertura dos bancos nesta terça-feira (18) vai obdedecer o horário nacional de verão, das 9h às 15h.

Demolição do Machadinho começa nesta terça-feira

Mais uma importante etapa na realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 em Natal tem início nesta terça-feira (18), às 8h, com a demolição do ginásio Humberto Nesi, o Machadinho. A governadora Rosalba Ciarlini acompanhará o início do trabalho de demolição.


O processo de demolição da estrutura do Machadinho acontecerá de forma mecânica, ou seja, com a utilização de máquinas, as quais já se encontram no canteiro de obras. Todo o material da demolição será reaproveitado dentro da própria obra.
 
De acordo com Charles Maia, a demolição do Machadinho deverá ser concluída em 30 dias. Logo após esse período, será iniciada da demolição do Machadão. O diretor-presidente da Arena das Dunas avalia positivamente o processo de desenvolvimento da obra. 

Governo quer revisar aposentadorias


Cerca de 25 mil aposentados e 9 mil pensionistas do Rio Grande do Norte poderão ter os benefícios revistos nos próximos anos. Como parte da política de redução de custos que objetiva equilibrar as contas estaduais e mantê-las abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o secretário de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), José Anselmo de Carvalho, afirmou que irá propor uma mudança na Lei que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores do RN. A intenção é criar um dispositivo jurídico que obrigue os servidores inativos passarem por vistorias médicas em determinado tempo. "A legislação previdenciária estadual não é clara com relação aos benefícios. É bom fazer essa revisão", disse.Não fosse uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a auditoria já teria sido concluída. A Searh já planejava contratar, sem licitação, a empresa de auditoria e consultoria tributária Deloitte, porém, o TCE interveio na questão. "Na verdade, por mim, essa auditoria já tinha se encerrado, mas o TCE recomendou a licitação e assim vamos proceder", afirmou Anselmo.

O secretário não soube informar qual o valor da licitação nem quanto o Estado poderá economizar após a auditoria. "O valor ainda está sendo visto internamente. Com relação à economia na folha de pagamento, se for de 1%, já é grande coisa", disse. A porcentagem representa R$ 2,8 milhões na folha.