sábado, outubro 22, 2011

GIRO PARABENIZA


Enem: Oito candidatos são desclassificados por usar Twitter durante a prova

Oito candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram retirados de sala e desclassificados após serem flagrados por fiscais de sala utilizando o celular. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os candidatos estavam acessando a rede social Twitter via telefone. Alguns inclusive tiraram foto do caderno de provas.


Foram excluídos do Enem candidatos nas localidades de Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Porto Alegre (RS), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP),

O uso de qualquer aparelho eletrônico é proibido e os aparelhos devem ser desligados e entregues aos aplicadores antes do início da prova. O exame teve início às 13h e termina às 18h30. Hoje, os participantes responderão a 90 questões de ciências humanas e da natureza. Amanhã (23), as provas são de linguagens e matemática, além da redação. O Enem está sendo aplicado em 14 mil locais de prova a 5,3 milhões de estudantes.

Henrique Alves o Pitbull do RN


Dentre todos os políticos presentes à solenidade de posse do presidente da Fiern, Amaro Sales, o mais cortejado foi o deputado federal, Henrique Eduardo Alves, tendo sido citado nos discursos do ex-presidente Flávio Azevedo e no do atual presidente. De forma carinhosa, se referiram ao deputado Henrique Alves, como um Pit Bull, pois quando recebe um pleito de interesse do Rio Grande do Norte, só solta quando resolve, o que mereceu grande aplauso do público presente.

Por Marcelo Abdon

Mulher morre em JP e a pedido tem corpo coberto com pipocas

Um fato inusitado chamou atenção dos moradores do bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa, nesta sexta-feira (21). Uma mulher morreu e em seu último desejo pediu para ser enterrada coberta com pipocas.

De acordo com familiares, Marlene Alves da Cruz, 43 anos, passou mal na noite desta quinta-feira (20) e foi encaminhada para um hospital da cidade. Ela vinha sofrendo problemas cardíacos e não resistiu as fortes dores e veio a óbito.

Parentes disseram que antes de morrer a mulher pediu para que ao invés de flores, o seu corpo fosse coberto de pipoca. Os familiares atenderam ao pedido de Marlene Alves e o cadáver dela foi coberto com pipocas.

O fato chamou muita atenção dos vizinhos e moradores de várias partes do bairro. Ela será sepultada nesta sexta-feira (21), na Capital.

portalcorreio

ABC é goleado pelo São Caetano e se aproxima da zona de degola da Série B


Em confronto direto para fugir da zona de rebaixamento, o ABC foi goleado pelo São Caetano-SP por 4 a 0 no estádio Anacleto Campanela pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Os gols da vitória do Azulão foram marcados por Antônio Flávio aos 28 do primeiro tempo, Souza também aos 36 da primeira etapa, Arthur aos 12 e Geovane aos 34 do segundo tempo. Com a derrota, o ABC foi ultrapassado pelo São Caetano e caiu para o 13º lugar com 42 pontos, ficando a três pontos do Z-4.

Na próxima rodada, o ABC terá outro confronto direto para não entrar na zona de rebaixamento. No sábado, o alvinegro vai receber o ASA-AL às 15h20 no Frasqueirão.

Por Júlio Rocha do DN

Projeto é premiado pelo Unicef


A Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural - RPTV, projeto inovador de comunicação, desenvolvido na cidade de Currais Novos/RN, foi premiado como uma das vinte melhores experiências que transformam a realidade de crianças e adolescentes no Nordeste pelo Itaú/Unicef.  A solenidade de entrega dos certificados dos melhores da região Nordeste foi na cidade de Fortaleza/CE, quarta-feira passada (19), e contou com a presença de um grupo de estudantes/repórteres da RPTV, representantes da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura  da 9ª Dired, e da ONG Centro de Documentação e Comunicação Popular do RN.

A RPTV é uma iniciativa inédita que integra educação, cultura e comunicação dentro de uma estratégia de desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas. Na RPTV, o estudante, devidamente capacitado, tem papel de protagonismo na produção, edição e transmissão da notícia.

O projeto RPTV é fruto, de forma pioneira, da parceria entre a SEEC e a ONG Cecop. O prêmio Itaú/Unicef 2011 é voltado para instituições do terceiro setor e a RPTV participa dele através do Cecop. "É um importante reconhecimento para um projeto que considero bem sucedido. A RPTV é uma fonte formadora e eu tenho uma grande expectativa de que esse projeto vá além dos canais a cabo. Espero também que sejam estabelecidas outras parcerias com instituições que trabalham no campo da educação e do audiovisual", afirma a secretária Betânia Ramalho.

Areia Branca: Baleia que estava encalhada consegue voltar ao mar


Por volta das 12h30, deste sábado (22) a baleia Jubarte de 10 metros e pesando aproximadamente 20 toneladas voltou ao mar. A Operação de desencalhe, sob o comando da professora doutora Bernadete Fragoso, do Projeto Cetáceos da Costa Branca da UERN, durou cerca de 50 horas e contou com a participação de 200 voluntário. Biólogos do Projeto Cetáceos da Costa Branca acompanharam a jubarte por cerca de 500 metros mar a dentro.

A operação teve o apoio da Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Ibama, além de pesquisadores da UERN e da Ufersa.

Desde as primeiras horas de encalhe, foi grande a concentração de pessoas. Antes dos especialistas chegarem para iniciar o processo de socorro, na quinta-feira, crianças, jovens e adultos se aproximaram muito, chegando a subir no animal.

A primeira tentativa de desencalhe aconteceu durante a noite. Fracassou. A maré terminou foi jogando a baleia para a areia da praia. Na manhã de ontem, o animal ficou totalmente fora d'água e precisou de mais atenção dos pesquisadores, que usaram toalhas para hidratar a pele e colírio nos olhos do animal. Apesar da situação adversa, a saúde da baleia foi considerada estável pelos pesquisadores.

Fonte: Tribuna do Norte

Serra de São Bento/RN: Jovem encontra lixo hospitalar em roupa


Depois do escândalo veiculado no Jornal Nacional onde tecidos de lixo hospitalar eram utilizados em lençóis de pousadas e hotéis e ainda em roupas vendidas no pólo têxtil do agreste, na cidade de Serra de São Bento já aparecem alguns casos onde moradores encontraram em suas peças de vestuário logomarcas de hospitais, é o caso do estudante João Marcos da Silva, que encontrou em uma de suas bermudas tecido de lixo hospitalar, mais precisamente do hospital Jayme da Fonte.

Para ele foi uma surpresa detectar a existência deste tecido e só percebeu após o noticiário. - Assim que percebi isto isolei a bermuda e vou queimá-la, isto é um absurdo - declarou João Marcos.

Fonte: Blog da Serra 

Estudo descarta ligação entre uso de celular e câncer no cérebro


O maior estudo do tipo já feito sobre o assunto não encontrou ligação entre o uso prolongado de telefones celulares e um maior risco de desenvolvimento de tumores cerebrais. A informação é de um estudo publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ). 

Cientistas dinamarqueses não encontraram evidências de um risco maior entre mais de 350 mil donos de telefones celulares analisados por 18 anos.


Pesquisas anteriores sobre uma possível relação entre o uso de celulares e tumores cancerosos tinham sido inconclusivas, parcialmente devido à falta de dados de longo prazo.


Em junho, a IARC (Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer), da OMS (Organização Mundial da Saúde), classificou a radiação dos celulares como "possivelmente cancerígenas para humanos".

O novo estudo é a sequência de uma pesquisa anterior, que comparou o risco de câncer enfrentado por todos os assinantes de telefonia celular na Dinamarca – cerca de 420 mil pessoas - com o restante da população adulta. Leia mais sobre o estudo.

Polícia prende maior traficante do interior do RN

Na madrugada deste sábado foi preso no município de João Câmara, um homem identificado por Josenilson Monteiro da Rocha, o “Nilsinho” considerado um dos traficantes mais procurados da região Oeste potiguar.

A prisão ocorreu durante operação realizada pela Companhia de polícia de Macau, comandada pelo major Fernandes. A polícia chegou ao traficante após receber a informação de que ele estaria saindo de Alto do Rodrigues em direção nesta madrugada em um veículo modelo L-200 de cor preta e placas de Parnamirim.

Os policiais montaram uma barreira na BR-406 no município de João Câmara e localizaram o veículo em um posto de combustível, onde foi realizada a abordagem e prisão do acusado que foi conduzido para a delegacia de Macau. Além das acusações de tráfico de drogas, Josenildo ainda responde na Justiça por três homicídios.

Fonte: DN

Serra Caiada/RN: Acusado de abusar sexualmente da filha e da neta é preso; ele ainda é suspeito de matar o filho em 2008


Um homem identificado como Francisco Alexandre da Rocha foi preso nesta quinta-feira (20), acusado de abusar sexualmente da própria filha no município de Serra Caiada, distante 66 quilômetros de Natal. Ele também é suspeito de matar o filho em 2008 e de abusar sexualmente da neta.

De acordo com o delegado Petrus Antonnius Gomes, a vítima relatou que fugiu de casa com destino a cidade de Recife quando supostamente o pai teria agredido e matado o irmão dela, em janeiro de 2008. Na capital pernambucana, ela teria sido encontrada em situação de risco pelo Conselho Tutelar, para o qual ela relatou os abusos cometidos pelo pai. O órgão encaminhou a jovem de volta à família e o relato dela ao Conselho Tutelar da cidade de Serra Caiada. O depoimento foi conduzido então para a Polícia Civil, que após investigações solicitou o mandado de prisão preventiva contra o acusado.

A filha de Francisco está grávida e tem outros três filhos, que a polícia desconfia que sejam do acusado. “Nós vamos solicitar que seja feito o exame de DNA nas crianças”, disse o delegado. A vítima também acusa o pai de abusar da filha dela, de apenas três anos de idade e disse também que costumava sofrer os abusos sexuais todas as noites, desde os seus 12 anos de idade.

O atestado óbito colhido do filho do acusado, na época com 17 anos, mostra que ele teria morrido por edema cerebral. O delegado afirma que pedirá a exumação do corpo do garoto que se encontra enterrado no cemitério de Serra Caiada e também colherá o depoimento da médica que assinou o atestado. A polícia também pretende ouvir os familiares da vítima.

DN Online

Informes do RN

Audiência Publica: Na tarde dessa quinta-feira (20) deputados estaduais, representantes da promotoria de justiça, do sindicato dos trabalhadores em educação e de diversas escolas públicas e particulares, discutiram, em audiência pública, a violência no âmbito das escolas, e ouviram de alunos e professores relatos de violência. leia mais...
Farmácia Popular: A Secretaria de Estado da Saúde Pública, através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), firmou um contrato com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz, beneficiando o estado com mais uma unidade da Farmácia Popular do Brasil até o início do próximo ano. Atualmente o Estado atende mais de 100 mil pessoas e conta com 10 Unidades nos municípios de Natal(6), Mossoró(2), Parnamirim(1) e São Gonçalo do Amarante(1). Leia mais...
Estágio: A Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN) abre oportunidade de estágio para alunos do ensino médio, devidamente matriculados na rede pública estadual. O período de inscrições preliminares para o processo seletivo será de 24 a 28 de outubro, por meio de preenchimento do formulário online disponível aqui. O valor da bolsa-estágio é de R$ 540,00, além do auxílio transporte. A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva para estagiar na PR/RN, em Natal. leia mais...



Giro Rápido


Caiçara do Rio do Vento: Dois ex-prefeitos do município foram citados pela corte do Tribunal de Contas do Estado com relação a irregularidades praticadas quando estavam no exercício da função. Ao fazer a análise das contas do município, na gestão do prefeito Etevaldo Câmara Lisboa, o corpo técnico do TCE encontrou irregularidades e sugeriu a devolução de R$ 51.690,44, referente aos processos de despesas solicitados e não entregues. Também foi multado em R$ 1.500,00 o ex-prefeito do município Felipe Eloi Muller pelo descumprimento de diligência solicitada pela Corte de Contas. Os ex-gestores ainda podem apresentar recurso da decisão.

Pureza: O ex-prefeito Henrique Eufrásio Santana Júnior foi condenado a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 73.320,80(Setenta e três mil, trezentos e vinte reais e oitenta centavos) referentes a despesas não comprovadas no balancete do ano 2000. Henrique Santana apresentou defesa, ma não conseguiu sanar todas as irregularidades verificadas pelo corpo técnico do TCE. Por essa razão, o ex-prefeito ainda foi multado em 20% sobre o valor do débito, em razão da concessão irregular de diárias e pelo fato de não ter prestado contas dos recursos do município na sua gestão.

João Câmara: Em solenidade realizada na tarde desta quinta-(20) foi inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial de João Câmara (CAPS), obra fruto de uma parceria do Ministério da Saúde, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde. A unidade, instalada no prédio da antiga Maternidade Noêmia Lucena, vai oferecer um trabalho de atenção e assistência as pessoas e famílias que precisam de atendimento na área de saúde mental. Este serviço até então era feito em Natal, provocando despesas e desconfortos para os pacientes e suas respectivas famílias.

Touros:  A Câmara Municipal terá 13 vereadores a partir de janeiro de 2013, conforme Emenda Modificativa a Lei Orgânica do Município e aprovada pela Casa. A referida Emenda foi publicada no Diário Oficial dos Municípios com data de de 06 de outubro. Com essa decisão a Câmara Municipal passa a ter quatro novas cadeiras, passando de 9 para 13 vereadores.

São Paulo do Potengi: O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente publicou a lista dos candidatos ao Conselho Tutelar. A nova composição do Conselho Tutelar do município terá mandato de Janeiro/2012 à Dezembro/2014, onde serão eleitos (05) cinco membros titulares e respectivos suplentes. A eleição acontecerá no dia 11 de dezembro de 2011 das 8:00 às 17:00 horas, o local da votação será na Escola Estadual Mauricio Freire. Os eleitores poderão votar em até (05) cinco candidatos. Todos os eleitores do Município podem votar, devendo apresentar o Título de Eleitor acompanhado de qualquer outro documento oficial com foto.
Mossoró: A Gerência de Saúde do Município se prepara para autorizar a convocação ainda neste ano de médicos e auxiliares de consultório aprovados no último concurso público. A previsão do município é que sejam chamados 47 médicos e 10 auxiliares. No entanto, a convocação de novos agente de Endemias só deve ficar para o início do próximo ano, com a previsão de novos 26 profissionais. 

Robô feito de Lego resolve Cubo Mágico em 5 segundos


Um robô feito de peças de Lego e com o cérebro fornecido por um smartphone quebrou o recorde mundial ao resolver o quebra-cabeça Cubo Mágico (Rubik's Cube, em inglês) em pouco mais de cinco segundos. Assista o vídeo


De acordo com a edição norte-americana do site Gizmodo, a máquina, chamada de CubeStormer II, criada por David Gilday e Mike Dobson, resolveu o quebra-cabeça em 5.352 segundos. O recorde anterior era do australiano Felils Zemdegs – um ser humano – com o tempo de 5.66 segundos que foi registrado pelo Guinness.

O robô utiliza a câmera do celular para capturar imagens de cada lado do cubo e as analisa. Em seguida, envia as instruções por meio da conexão sem fio Bluetooth para os braços da máquina que rodam e resolvem o quebra-cabeça em alta velocidade.

Do G1

Caicó: Município sediará uma das principais feiras da região reunindo fornecedores e produtores do setor boneleiro


Para o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, o evento será um marco para a indústria boneleira seridoense, uma vez que a Expoboné divulgará o setor e a região para todo o Brasil, consolidando como um dos principais polos fabricantes e fornecedor do boné do país.
A cidade de Caicó ocupa a segunda posição no ranking nacional de produção desse acessório, ficando atrás apenas de Apucarana, no Paraná.

"A Expoboné será um marco para as empresas que estão instaladas em Caicó ao levar produtos que possam atender a mercados importantes no eixo Sul-Sudeste e farão a diferença na economia local", destaca o diretor, ressaltando que o boné seridoense apresenta design diferenciado, que agrega valor ao produto.

O boné é um produto importante na cadeia produtiva da região. Hoje, existem mais de 200 fábricas situadas nas cidades de Caicó, Serra Negra do Norte e São José, gerando mais de 3 mil empregos diretos.

Machadão começa a ser demolido

O Machadão começou a ser demolido na tarde desta sexta-feira (21). Algumas máquinas já trabalham na demolição de parte do anel inferior do estádio.


Segundo informações da assessoria de comunicação do Governo do Estado, a derrubada foi "uma surpresa", já que o início do desmonte estaria previsto após a derrubada completa do estádio Machadinho, que ocorreu na última terça-feira.

O secretário Extraordinário para Assuntos da Copa, Demétrio Torres, afirmou em uma matéria veiculada no portal Nominuto.com, que os estádios iriam ao chão ainda em setembro – no máximo, em outubro.

O processo faz parte das obras para a construção do complexo da Arena das Dunas. Toda essa parte de demolições tem previsão para acabar até o próximo mês de janeiro.

Nominuto.com

Ao romper, Robinson critica influência de Carlos Augusto

O vice-governador Robinson Faria (PSD) anunciou ontem o rompimento com o grupo político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) após se dizer "humilhado, usado e descartado", sobretudo por quem disse ser "o casal que comanda o Estado". O ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM) foi o alvo potencial das críticas externadas durante coletiva à imprensa. Robinson o acusou de ter uma influência no governo tão substancial que ultrapassa os limites da esfera política e chega à administração. "Quando eu deixei a interinidade do Executivo, a governadora Rosalba Ciarlini foi procurada pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, para me renomear à frente da Semarh [Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos],  ela respondeu que fosse falar com Carlos Augusto", externou. O ex-deputado foi procurado por três ocasiões, mas não houve resposta. O episódio foi a ponte para o rompimento definitivo. Mas Robinson garante que não foi o único motivador.

O anúncio de rompimento se deu dez meses após iniciada a atual administração estadual, mas os indícios de afastamento já datavam dos primeiros meses de gestão.

Segundo o próprio Robinson, o as divergências tiveram início ainda no início do ano, quando a governadora visitara as enchentes do Vale do Açu. O vice-governador se ressentiu de ter sido esquecido, ainda que fosse à época o titular da pasta responsável pelas obras hídricas para contenção de enchentes, que era Semarh.  Robinson não mencionou sobre o conflito gerado quando da votação na Assembleia do empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), cujo rol de beneficiados excluiu a Semarh, e o qual gerou uma quebra de braço no âmbito da AL.

Confira a entrevista feita ao Tribuna do Norte


Após reunião com Dilma, Orlando Silva diz que continua ministro

Após reunião de quase uma hora e meia com a presidente Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse em entrevista no Palácio do Planalto que permanecerá no cargo"Ela me sugeriu serenidade, paciência e reafirmou confiança no nosso trabalho", relatou o ministro. Ao final da entrevista, no salão nobre do Palácio do Planalto, ele recebeu um abraço do assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Indagado sobre se ficaria no Ministério do Esporte, Silva disse que "não há qualquer tipo de discussão sobre o assunto". "Eu não entendo o porquê da pergunta porque a presidenta Dilma recomendou que eu continuasse o meu trabalho. Não há qualquer tipo de discussão desse assunto. Até onde eu sei, só houve especulações, dúvidas a respeito, de uma publicação. Mas a presidenta se mostrou absolutamente tranquila, atenta a todas as explicações que fiz e mostrou-se uma pessoa absolutamente tranquila e confiante", afirmou.

Profeta do apocalipse já errou três vezes


Harold Camping é o nome do “profeta do apocalipse” que disse que o mundo iria acabar nesta sexta-feira(21). Anteriormente, ele havia dito que o mundo acabaria no último dia 21 de maio, mas, como não rolou, ficou para dia 21 de outubro. 

Camping não explica direito como ocorreu esse mal entendido. Assim como não explica como ocorreram outros mal entendidos como o de 21 de maio de 1988, em que ele previu um apocalipse que não aconteceu e – de novo – em 6 de setembro de 1994. 

O pior é que teve gente que acreditou no cara e, pelo menos em maio deste ano, muitos de seus seguidores pediram demissão de seus empregos e, quando o apocalipse não veio, eles acharam o fim do mundo. 

Camping, por outro lado, já não é mais um garotinho e, aos 90 anos de idade, está esgotando suas possibilidades. Logo mais, pode acontecer de Camping se acabar antes que o mundo acabe.

Areia Branca: Desencalhe de baleia Jubarte fracassa

As tentativas de desencalhe da baleia Jubarte de 10 metros e pesando aproximadamente 20 toneladas na praia de Upanema, em Areia Branca, fracassaram todas até agora. Hoje, os pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca, com apoio da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), informaram que vão fazer uma nova tentativa. Estão otimistas.

Jubarte encalhou na praia de Upanema no início da manhã de quinta-feira. Antes dos especialistas chegarem para iniciar o processo de socorro, crianças, jovens e adultos se aproximaram muito do animal, chegando a subir em cima. Cerca de 4 horas depois, a professora doutora Bernadete Fragoso, do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), assumiu o comando da operação.


O primeiro passo foi afastar as pessoas do animal. Segundo Bernadete Fragoso, a aproximação das pessoas deixa a baleia estressada e é perigoso. A primeira tentativa de desencalhe aconteceu durante a noite. Fracassou. A maré terminou foi jogando a baleia para a areia da praia. Na manhã de ontem, o animal ficou totalmente fora d'água e precisou de mais atenção dos pesquisadores, que usaram toalhas para hidratar a pela e colírio nos olhos do animal.

Galinhos e São Miguel do Gostoso serão atendidos pela Caern

Dois municípios que ainda não são atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deverão passar a contar com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela empresa de saneamento. A Caern vai elaborar os projetos para implantar os sistemas de água e esgotos das cidades de Galinhos e São Miguel do Gostoso. 


As duas cidades se constituem em dois importantes pólos para o desenvolvimento de atividades turísticas, inclusive atraindo visitantes do exterior. Na última quarta-feira (20), foi realizada a licitação, de dois lotes, na modalidade tomada de preços, visando a contratação de empresa para a elaboração dos projetos de execução do serviço de coleta de esgotos e ampliação dos sistemas de distribuição de água, existentes nos dois municípios.

A Caern está investindo R$ 1 milhão na elaboração dos projetos, sendo R$ 500 mil para cada município. A empresa ou empresas vencedoras do processo licitatório terão um prazo de 180 dias para concluir cada um dos projetos, a partir da data do recebimento da ordem inicial de serviços a ser expedita pela Caern. Os recursos para a contratação dos dois projetos serão repassados à Caern pelo Ministério do Turismo. Na fase seguinte, será iniciada a licitação para a contratação das duas obras, em Galinhos e São Miguel do Gostoso, o que deve acontecer no início do ano que vem.

Segunda parcela do FPM veio maior que a previsão da Receita FEderal


As prefeituras receberam o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de outubro. O repasse será 62,9% maior do que a previsão da Receita Federal – divulgada no começo do mês. O cálculo é parte do levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na previsão Receita o FPM de outubro deve fechar com repasse de R$ 4,5 bilhões em valores brutos. O que, pelos dados da CNM, representa aumento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2010, em valores já descontados à inflação. O levantamento da CNM destaca que se a previsão da Receita para este mês se confirmar, os Municípios receberão 16,1% a mais do que comparado com o mesmo período do ano passado. A previsão para o terceiro decêndio de outubro é 13,2% maior do que o mesmo período do ano passado.