quarta-feira, novembro 02, 2011

Santa Cruz: Projeto de Lei que cria o dia do feirante é aprovado pelos vereadores.


O Projeto de Lei de nº 008/2011 que cria o dia municipal do feirante e do camelô de autoria do nobre colega, leitor e vereador Lucicláudio Bezerra(PT) foi aprovado nesta segunda-feira(01) pelo plenário da Câmara Municipal.

O projeto que já havia sido apresentado há mais de um mês, agora seguirá para a sanção do prefeito que terá 15 dias para assinar e regulamentar de acordo com suas prerrogativas constitucionais.

O Projeto tem como finalidade definir a data de 14 de julho como o dia municipal do feirante e do camelô e assim reconhecer a importância destes trabalhadores para a economia do município.

Durant a sessão o vereador petista apresentou moção de congratulação pela posse da nova coordenação do Sindsaúde regional de Santa Cruz - RN, que foi empossada neste domingo, dia 30 de novembro onde também estivemos presentes juntamente com alguns servidores sitionovenses que participaram da cerimônia. 

Não é de hoje que o blog expõe o brilhante trabalho desenvolvido pelo vereador Lucicláudio que além de defender os interesses da coletividade como um todo, também tem lutado em defesa dos trabalhadores, sejam eles formais ou informais.

Sitio Novo: Centenas de pessoas devem passar pelo Cemitério Publico Municipal nesta quarta-feira

O blog esteve hoje pela manhã no cemitério publico municipal para acompanhar a movimentação durante dia dedicado especialmente em memória aqueles amigos e familiares já falecidos.  

Assim como no ano passado o blog foi ao local que deve receber durante todo dia desta quarta-feira (02) centenas de pessoas para a realização da tradicional visita de covas realizada anualmente no município todo dia 02 de novembro. Durante ao pouco tempo que estivemos no local foi possível registrar a grande movimentação que deve durar todo o dia desta quarta-feira (02/11) quando é comemorado o Dia de Finados. 

Todos os anos a maior movimentação no cemitério pode ser registrada na parte da tarde. Logo mais as 17:30hs na Igreja Matriz de São Sebastião será celebrada uma Missa em homenagem ao “Dia de Finados”. 



Assim como no ano passado foi possível registrar a preocupação da atual administração municipal em manter todos os túmulos em perfeito estado de conservação.

FIQUE SABENDO: A origem do Dia de Finados


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. 

O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Governo entrega proposta para subsídio da PM e CBMRN

O Governo do Estado apresentou, no final da tarde desta terça-feira (1), a proposta de implantação do subsídio para policiais e bombeiros militares, que deverá começar a ser pago a partir de julho de 2012, caso seja possível cumprir o limite da despesa de pessoal, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. A reunião aconteceu no gabinete do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, que ressaltou o empenho do Governo do Estado em promover melhorias aos servidores. "Todos saem ganhando com o acordo aqui firmado", disse.


Dando cumprimento ao compromisso anunciado no Dia do Soldado,o governo do estado apresentou proposta para o subsídio inicial do soldado no valor de R$ 2.200,00, conforme entedimento com os comandos da PM e CBMRN. A proposta de implantação de subsídio foi uma reivindicação das associações representativas dos membros da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares.

Na proposta também ficou mantido o escalonamento vertical com o soldado recebendo 20% do subsídio do coronel (último posto da corporação).

Natal é confirmada sede das olimpíadas escolares de 2013


A governadora Rosalba Ciarlini recebeu nessa terça-feira (1) um comunicado oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmando que Natal será cidade-sede da Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares em 2013, para atletas de 12 a 14 anos.


"O comunicado do COB nos enche de alegria por referendar o nosso Estado como tendo todas as condições de realizações de grandes eventos esportivos. Estas Olimpíadas Escolares, que serão realizadas nas vésperas da Copa do Mundo de 2014, serão um verdadeiro ensaio geral para as nossas equipes de trabalho", comemorou a governadora ao receber o comunicado oficial do COB.

A escolha da cidade se deu baseada nos relatórios apresentados, após as visitas de inspeção realizadas no primeiro semestre deste ano, que obedeceu aos critérios de avaliação da Comissão de Vistoria. Diante do relatório, o Comitê Olímpico Brasileiro confirmou a capital potiguar como cidade-sede da Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos. O evento será realizado em setembro de 2013.

Comando da PM anuncia mudança no subcomando do 12º Batalhão

O major PM Divanaldo Marques Duarte foi afastado nesta terça-feira (01), do cargo de subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar. No lugar dele, o Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte designou o capitão Dino Max Fernandes da Silva, que auxiliará o tenente-coronel Francisco Alvibá Gomes, comandante daquela unidade.

O major Divanaldo Duarte foi acusado de fazer uso de um automóvel de placas frias. Apesar de não haver nenhuma condenação contra o major Divanaldo Marques Duarte, que alega inocência e diz não saber que havia a irregularidade com o veículo, o comandante geral da corporação, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, decidiu afastá-lo e colocá-lo para desempenhar outras funções no Quartel do Comando geral, até que o processo seja finalizado.

Iniciado levantamento topográfico para duplicação da RN–013


Após a assinatura da Ordem de Serviço para a obra de duplicação da RN-013 (Mossoró-Tibau), na quinta-feira (27), foi iniciado o levantamento topográfico para viabilizar a execução da obra. O trabalho começou na sexta-feira (28) e está sendo feito por oito profissionais da KL Engenharia.

A expectativa é que o documento fique pronto até o final deste ano para que, então, seja iniciado o trabalho de engenharia. O projeto está orçado em R$ 1,4 milhão - somado ao levantamento topográfico da estrada de Serra do Mel que será feito pela mesma empresa.

A duplicação da RN-013 será importante para o fortalecimento do turismo no Pólo Costa Branca e vai possibilitar novos investimentos na orla marítima do litoral Norte, como o projeto da via litorânea, que beneficiará os 11 municípios do Pólo Costa Branca, de Macau a Areia Branca. Nesse sentido, o investimento que o Governo do Estado pretende fazer na construção de novas estradas é extremamente necessário para que o projeto do turismo seja completo.  

Apodi: Prefeita confirma inauguração da Agência do INSS para 14 de novembro

Os segurados da Previdência Social dos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo, todos encravados no Médio Oeste potiguar, a partir do dia 14 de novembro passaram a contar com os serviços da nova, moderna e equipada Agência de Previdência Social (APS) sediada em Apodi.

 A data para inauguração das novas instalações da Agencia de Previdência Social de Apodi (APSA), fora decidida na tarde dessa segunda-feira, em reunião realizada no Palácio Francisco Pinto, sede do Poder Executivo apodiense, que contou com a presença da prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto, secretários de Obras, Moésio Fernandes, Urbanismo e Transportes, Tiburcio Marinho, chefe de Gabinete Civil, Klinger Pinto e do gerente-geral do INSS de Mossoró e região do Médio e Alto Oeste, Francisco Ozimar da Silva e da assessora, Maria Edna Diógenes.

A implantação da unidade da APS de Apodi vai beneficiar uma população de 56.231 mil habitantes, residentes nas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo. Antes da chega do INSS na região, a população dos municípios citados tinham que se deslocar para Mossoró ou Pau dos Ferros para serem atendidos pela Previdência Social.

Atualmente a população é atendida em um posto com funcionamento no bairro Malvinas em uma casa alugada. Mas a partir do dia 14 de novembro, os segurados terão uma agencia nova, moderna e equipada com várias posições de atendimento, incluindo duas salas para a realização de perícia médica.  As instalações estão bem confortáveis, o prédio é bem moderno, computadores de alta geração, com mais velocidade. “Vai ser bom, Apodi ganhou muito com essa nova agência da Previdência”, destacou a prefeita Goreti Pinto.

Santa Cruz: Lançamento de livro na Casa de Cultura


O jornalista e estudioso das tradições espirituais, Jomar Morais, vai lançar seu mais recente livro, "Viver - outro olhar sobre o amor, a dor e o prazer", na Casa de Cultura Popular Palácio do Inharé, em Santa Cruz, no dia 5 de novembro, às 19h30.

O livro traz reflexões sobre a vida e os sentimentos inerentes ao ser humano. Mas, se engana quem pensa que o livro trata de fórmulas mágicas e prontas para o bemviver. Para o autor, a busca pelas respostas não se faz na superfície e sim, dentro de cada um. E "Viver" é uma obra que propõe um mergulho pessoal sobre a própria essência de cada um. O livro é composto por crônicas, revisadas e contextualizadas, a partir de um embasamento teórico-filosófico, 
adquirido ao longo de muitos anos de estudo.

Jomar Morais tem vasta experiência em sua área de atuação, tanto em redações quanto na 
vida acadêmica. Recifense, radicado atualmente em Natal, Morais foi repórter, colunista e editor político no "Jornal do Brasil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "Istoé"; redator em "O Estado de S. Paulo"; coordenador de projetos especiais da "Exame" e correspondente no Nordeste, e editor especial da "Super". Lecionou Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e na Faculdade Cásper Líbero (SP). Foi o primeiro jornalista brasileiro a publicar uma coluna na Internet.

Imperdível!!!

Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprova projeto de Gustavo Carvalho que propõe sistema de cotas na UERN para PNE

A Comissão de Constituição Justiça e Redação da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte priorizaram a educação como o tema principal da sessão realizada na manha dessa terça-feira (01).


O deputado Gustavo Carvalho (PSB) que é autor do Projeto de Lei que sugere a destinação de 5% das vagas do vestibular da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), teve o seu projeto aprovado na Comissão de Constituição Justiça e Redação e agora o próximo passo será votação em plenário que deve ocorrer ate o final do ano.

“O Projeto do deputado Gustavo Carvalho é sensível ao tema da inclusão, da igualdade. A Assembléia Legislativa tem dado sua contribuição nesse aspecto. Hoje temos três funcionários que possuem Síndrome de Down. Quanto à matéria, nada mais justo que disponibilizar 5% das vagas do vestibular da UERN para estudantes que possuem algum tipo de deficiência”, disse o deputado Ezequiel Ferreira, relator do Projeto.

Senador potiguar sugere pacote de medidas para financiamento da saúde


O senador Paulo Davim (PV-RN) sugeriu, em discurso nesta segunda-feira (31), que o governo federal edite uma medida provisória com um "pacote de bondades" destinando mais recursos públicos para a saúde, área que, a seu ver, recebe menos dinheiro do que deveria.

Pela sugestão do parlamentar, o governo deveria tributar os cigarros e as bebidas, destinando à saúde a arrecadação extra, além de 15% do valor arrecadado com as multas de trânsito e ainda um percentual do montante obtido com a exploração de petróleo na camada pré-sal. Ele pediu, ainda, outras "medidas criativas" que possam aumentar o financiamento da saúde pública.

Uma providência a ser tomada, segundo Davim, é a elaboração de um programa ousado de política de recursos humanos para a saúde, com a criação de uma carreira de estado específica, evitando-se assim que o setor fique refém da terceirização, que considerou uma "excrescência" do serviço público.