sexta-feira, novembro 11, 2011

Nasce o mais novo cidadão sitionovense


O blog gostaria de parabenizar nossos queridos leitores Neto Correia e Francisca Geise pelo nascimento do mais novo sitionovense Jonas Gabriel Silva de Oliveira que nasceu na noite desta quinta-feira(10) as 19:41hs na Maternidade do Hospital universitário Ana Bezerra em Santa Cruz.

Parabéns pela chegada do pequeno Jonas a quem desejo que cresça com muita saúde e
com certeza dando a vocês muito orgulho e  alegrias.

SITIO NOVO: HOJE TEM FORRÓ EM PRAÇA PÚBLICA


Politicagem Sitionovense: Cap XVII

Dailton demonstra gratidão e admiração por Wanira, mas declara paixão política a Nenên

Cutucado pelos vereadores Zé de Santiago e Lucinalva sobre uma demonstração de neutralidade apresentada já há alguns meses com relação atual situação do grupo político no qual o vereador Dailton Gonçalo deverá seguir nas eleições do próximo ano. O vereador resolveu por um fim aos poucos que duvidavam que sua posição política não fosse ao lado de Nenên.

Sobre sua demonstração de neutralidade adotada pelo vereador e levantada pelos colegas, Dailton disse não acreditar que a postura adotada por ele nos últimos anos possa influenciar na opção do eleitor para escolhê-lo como seu vereador por isso tomou a decisão de não se manifestar nos próximos anos.

Continuando seu pronunciamento o vereador comentou o golpe financeiro que seu irmão e ex-vereador Adegilson sofreu no início deste ano dizendo que a primeira pessoa a estender a mão para ajudar seu irmão teria sido a prefeita Wanira a quem demonstrou total gratidão e admiração durante sua explicação sobre o fato ocorrido com seu irmão que teve que vender a casa e fazer alguns empréstimos para sanar a divida que segundo o vereador passa dos 100 mil reais.

Ainda segundo o vereador, dentre as diversas decisões que Adegilson tomou junto com sua família entrou em jogo a venda do prédio deixado pelo saudoso Chiquinho Fernandes, pai do vereador Dailton. Nesse momento a prefeita Wanira se demonstrou disposta a ajudar e não deixou que a família fosse em frente com a decisão.

Mais no fim o vereador resolveu responder a dúvida de seus colegas dizendo que nada nesse mundo mudaria seu voto para outro candidato que não seja Nenên. Mesmo por que segundo ele hoje não vê um nome para disputar a eleição contra seu candidato destacando o grande grupo que hoje o apóia.

O vereador disse ainda acreditar na vitoria de seu candidato devido a não participação direta da tão admirada e melhor prefeita na chapa já que para ele foi a melhor de todos os tempos definindo que a possível vitória de seu grupo será com uma grande maioria. 

Arena construída com areia das dunas

A areia utilizada na construção do estádio Arena das Dunas para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, está sendo, literalmente, retirada das dunas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Jenipabu, à margem da Estrada Professora Alice Rodrigues, próximo ao Rio Doce.

Mesmo existindo um parecer contrário do Instituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), datado de 25 de agosto deste ano,  a empresa J.C Oliveira Ltda   obteve, judicialmente, um mandado de segurança para continuar operando a extração de argila, areia e saibro numa área de 2,26 hectares, situada na comunidade Campinas, mais conhecida como "buraco do Correia", em Extremoz.


Em 7 de junho a empresa J. C. Oliveira Ltda havia protocolado Carta no Idema, na qual solicitava que, durante o período de recuperação da área do empreendimento, fosse permitida a continuidade das atividades de lavra dos minérios.

O diretor Técnico do Idema, Jamir Fernandes, informou ontem à tarde, que a empresa tinha obtido uma primeira licença em 2007, mas com a realização do zoneamento da APA de Jenipabu, que completou dois anos agora, em 6 de outubro, a renovação da licença ambiental deixou de ter amparo legal.

Politicagem Sitionovense: Cap XVI


Não tem zunzum, não tem blábláblá, vereadora Branquinha em Nenên vai votar  

Depois de anunciar seu rompimento com o grupo da situação na tribuna da câmara municipal em sessão realizada na última sexta-feira (04), a vereadora Branquinha resolveu confirmar o que todos já sabiam, seu apoio as pré-candidaturas de Nenên e Missinho.

O anuncio foi feito na sessão que foi antecipada para ontem a pedido da vereadora Aninha de Paulo e que foi atendido pelo Presidente da casa o vereador Marcos de Bidoca.

Ao iniciar suas palavras sobre seu total apoio ao grupo da oposição a vereadora tratou logo de lembrar os inúmeros convites feitos pela bancada de vereadores da oposição na sessão da sexta-feira. 

Por Ivan Cabral


Giro Rápido


CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS: Na última sessão da Câmara Municipal, uma mãe emocionada conta a historia de seu Filho. Segundo a Mãe, o Filho foi levado ao Posto de Atendimento Médico, por que a mais de um dia o garoto reclamava de dores de cabeça constante, Coriza, que estava virando feridas em seu nariz, e bolhas internas no céu da boca. Porem o médico de Plantão DR. Daniel, se recusou a atender o menino de apenas 03 anos, por não estar febril, e disse para a mãe marcar uma consulta por vias normais.

LAJES: A Câmara Municipal aprovou um projeto de Lei do executivo municipal que autoriza a cobrança de IPTU em atraso judicialmente para aqueles devedores que não negociarem suas dívidas num prazo mínimo de doze meses. Em Natal onde o poder aquisitivo das pessoas é bem maior o prazo de negociação pode ser de até 70 meses.Os vereadores da base do prefeito Benes votaram todos a favor da cobrança. São eles: Luquinha Leocádio(presidente da Câmara), César Militão, Clóvis Vale, Canindé Rocha e Jimmy Cleison. Votaram contra o projeto, os vereadores Zé Mata e Antonio Ozik. Os vereadores Canindé Almeida e Gilson Nunes não compareceram a sessão.

APODI: O deputado federal Fábio Faria (PSD) está agendando audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para assegurar o empenho da emenda indicada por ele ao Orçamento Geral da União (OGU) deste ano e que ainda não foi liberada. Os recursos, da ordem de R$ 60 milhões, seriam destinados à instalação de um campus da Universidade Estadual do RN (UERN) em Apodi, município do Médio Oeste que possui uma grande demanda por cursos de graduação, mas não dispõe de universidades públicas. Fábio Faria ressalta importância da UERN para a região do Vale do Apodi. “Além de se criarem novas frentes de atuação para professores titulados e para técnicos administrativos universitários, a criação desse novo campus abriria oportunidades extraordinárias para os jovens da cidade e região se formarem para o trabalho em novos cursos de graduação e de tecnologia,” lembra.

NATAL: O deputado estadual, Walter Alves, líder do PMDB na Assembleia Legislativa foi entrevistado pelo jornalista Alex Viana e o apresentador Sêmio Segundo na 94 FM, na manhã desta quinta-feira (10), Walter defendeu a candidatura de Hermano Morais (PMDB) a prefeito de Natal em 2014. “O último voto do eleitor para um candidato a prefeito do PMDB foi em 1985. Há este desejo natural pela candidatura própria”, disse Walter Alves. Durante a entrevista o deputado falou sobre a Lei de sua autoria para ajudar a combater o crime de “Saidinha de Banco” no estado do RN. “É um projeto simples, mas de grande alcance. Já é Lei. Em 23 de setembro venceu o prazo para os bancos se adaptarem. O Procon está fiscalizando. A Lei diz que as agências bancárias têm que colocar biombos/divisórias para impedir para a visualização das transações bancárias, com isso coibir os assaltos”, esclarece Walter.

FLORÂNCIA: Embora o prefeito Sinval Salomão (PTB) venha afirmando que não pretende disputar a reeleição em 2012, alguns de seus aliados estão tentando convencê-lo a repensar o assunto e disponibilizar seu nome para a disputa. Políticos influentes já saíram em defesa da reeleição do prefeito Sinval Salomão, como os empresários Neto Oliveira (PSB) e Júnior de Janúncio (PSD), além dos deputados Ezequiel Ferreira (PTB) e João Maia (PR).

CAICÓ: Nos próximos dias 18 e 19 de novembro a Casa do Estudante de Caicó estará comemorando o aniversário de 51 anos. E vai ganhar um excelente presente de aniversário. Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infra-instrutora estará na cidade na próxima semana para fazer um completo levantamento da situação hidráulica, elétrica e física do prédio para fazer um projeto de reforma.

MACAU: O Partido dos Trabalhadores em Macau, poderá ter candidato próprio na majoritária nas eleições municipais de 2012, inclusive se reuniu para falar seriamente sobre o assunto. O nome é do médico Wilson Roberto, que tem grandes serviços prestados a população macauense na área de saúde, além de não ter nenhuma rejeição no meio social, político e popular e por isso é o mais cogitado do partido, além de também ser cobiçado por outros partidos para formar chapa.

JOÃO CÂMARA: Um fato que pode ter passado despercebido pelas autoridades presentes, mas que o blog de Assis Silva registrou para seus leitores foi a forma como ocorreu o ato religioso da benção da agência do Bradesco. O padre Edvan Lucena decidiu dividir com o vice-prefeito Tico Melo, que é evangélico, a celebração da benção e atribuiu a Tico a missão de fazer a leitura da palavra. O próprio Tico se surpreendeu com o padre pediu para que fizesse a leitura.  

Governo começa a pagar Bolsa Família Gestante neste mês


O governo deve começar a pagar neste mês um adicional de R$ 32 para as gestantes e mulheres em fase de amamentação beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A única exigência é que as gestantes façam os exames pré-natais.

O governo está terminando de fazer o cruzamento de dados do programa de distribuição de renda com informações do Sistema de Saúde para identificar as gestantes e mulheres em fase de amamentação que serão atendidas.

A previsão é de que o benefício seja pago no dia 21. Serão 15 meses extras do pagamento. As contempladas receberão o adicional pelo período de nove meses. Após o nascimento do bebê, as mulheres terão direito a mais seis meses de repasse, a contar do registro da criança no Cadastro Único. A criança registrada também terá direito a um benefício variável extra que não poderá ultrapassar o teto de cinco benefícios variáveis por família.

Santa Cruz: IFRN oferece 144 vagas para cursos técnicos subsequente e integrado proeja


A partir do próximo dia 16, o IFRN abrirá inscrições para o Processo Seletivo 2012.1 destinado aos cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados de nível médio Proeja (educação de jovens e adultos). O Campus Santa Cruz está disponibilizando 144 vagas, divididas nos seguintes cursos: subsequente em Informática (36), subsequente em Refrigeração e Climatização (36), integrado Proeja em Manutenção e Suporte em Informática (36) e integrado Proeja em Refrigeração e Climatização (36).

Poderão se inscrever para o processo seletivo dos cursos técnicos subsequentes, candidatos que possuam certificado de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente. A duração do subsequente é de apenas dois anos, visto que o aluno cursará apenas as disciplinas profissionalizantes.

Já o processo seletivo dos cursos técnicos integrados Proeja estará aberto exclusivamente aos portadores de, no máximo, certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou de curso equivalente, que desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham 18 anos completos até a data de inscrição.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 04 de dezembro no site www.ifrn.edu.br. O pedido de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 20,00, poderá ser efetuado nos dias 17,18 e 21 deste mês, no Setor de Serviço Social do IFRN Santa Cruz, das 14h às 21h. É importante lembrar que, para efetuar a inscrição, é obrigatório informar os números da carteira de identidade e CPF.

Os candidatos que não dispõem de acesso à internet podem fazer a inscrição no Campus Santa Cruz, entre os dias 16 de novembro e 04 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h. As provas serão realizadas no dia 15 de janeiro.

Fonte: IFRN

Educação profissional: bolsas de formação atenderão 1 milhão de pessoas até 2014


Acordo de cooperação técnica firmado nesta quarta-feira, 9, em Brasília, cria a bolsa Formação Trabalhador, destinada a promover a capacitação profissional, a inclusão produtiva e a superação da pobreza. Inicialmente, serão oferecidas 60 mil bolsas em cursos de formação, que devem ter início em 2012. Até 2014, a previsão de atendimento abrange 1 milhão de pessoas.

O acordo foi firmado pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na abertura do Encontro de Prefeitos e Secretários Estaduais e Municipais sobre a Estratégia de Inclusão Produtiva Urbana do Plano Brasil sem Miséria. Esteve presente também o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi.

PRF realiza a operação Proclamação da República no feriado


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará das 0h desta sexta-feira (11) até às 8h de quarta-feira (16) a "Operação Proclamação da República 2011". Durante esse período, a PRF disponibilizará um efetivo de 15 policiais, que se somará às equipes de serviço, com o objetivo de reforçar a fiscalização e o policiamento das rodovias federais do RN, durante o período que inclui o feriado de 15 de novembro. 

Segundo a PRF, radares e bafômetros serão empregados nas ações, além de 28 viaturas. As ultrapassagens indevidas, o excesso de velocidade, a desatenção de condutores e a embriaguez ao volante estarão no centro das atenções dos agentes.

Durante a operação, condutores e veículos serão alvos de fiscalização rigorosa, o que impõe aos motoristas o cumprimento das normas de trânsito e e o aprontamento de seus veículos no que tange aos itens de manutenção preventiva e ao porte de equipamentos de segurança, além dos documentos obrigatórios.

A Polícia Rodoviária Federal lembra aos condutores que um planejamento de viagem com previsão de paradas para breve descanso e a abstenção do álcool ou drogas que alterem a concentração contribuem decisivamente para a prevenção de acidentes.

*Com informações da PRF

João Câmara: MP apura danos ambientais causados pelo abate de aves


A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de João Câmara instaurou Inquérito Civil Público para apurar os danos ambientais decorrentes da prática clandestina do abate de aves, tendo em vista denúncia da III Unidade de Vigilância Sanitária do Estado do Rio Grande do Norte.
Durante um procedimento de fiscalização de rotina, a III Unidade de Vigilância Sanitária do RN constatou que não havia local especifico nem apropriado para o abate de aves no Município de João Câmara. Os animais são abatidos nos próprios estabelecimentos onde são comercializados ou nas residências de quem também os comercializa.

O 1º Promotor de Justiça da Comarca, Roger de Melo Rodrigues, requisitou a III Unidade de Vigilância Sanitária a realização de inspeção sanitária nos locais onde se dá a prática do abate, com a elaboração dos respectivos relatórios técnicos que especifiquem os danos ambientais causados e indiquem as providências técnicas a serem adotadas no caso. A III Unidade de Vigilância Sanitária deverá apresentar os resultados requisitados no prazo de 30 dias.

Jogador de rúgbi sofre AVC, acorda gay e vira cabeleireiro


O jogador de rúgbi, Chris Birch, 26, tinha acabado de pedir a namorada em casamento, mas um acidente vasculhar cerebral (AVC), em setembro, deu um novo rumo a sua vida.

O atleta inglês sofreu o derrame na academia e virou outra pessoa. Acordou no hospital se dizendo gay, largou a noiva, pediu demissão no trabalho como bancário e agora, dois meses depois, tem vida nova trabalhando como cabeleireiro.

“Sei que isto soa estranho, mas quando acordei me senti imediatamente diferente. Não estava mais interessado em mulheres. Era definitivamente gay”, disse o ex-machão ao jornal Daily Mirror.

RN ganha unidade de Defesa da Mulher


O Rio Grande do Norte foi um dos dois estados escolhidos pelo Ministério da Justiça para receber novas unidade de atendimento especializado às vítimas de violência doméstica e familiar. O objetivo é garantir às mulheres o direito a integridade física, sexual, psíquica e moral, conforme previsto na Lei Maria da Penha (Lei de n. 11.340/2006). A estimativa de investimentos totalizam R$ 250 mil no Rio Grande do Norte e R$ 320 mil no Piauí (outro Estado contemplado). Os valores serão destinados por meio da ação de Efetivação da Lei Maria da Penha, iniciativa da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

No município de Parnamirim (RN), será implementado um Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. Já em Teresina (PI), a população contará com um Núcleo da Promotoria da Mulher pelo Ministério Público. A expectativa é que os novos espaços comecem a funcionar já no próximo ano. "Desde sua entrada em vigor, a Lei Maria da Penha tem avançado na proteção e garantias dos direitos das mulheres. Com o objetivo de tirar a legislação do papel, atuamos na sensibilização e apoio aos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Brasileiro", explica o secretário de Reforma do Judiciário, Marcelo Vieira. Para o secretário, a Efetivação da Lei Maria da Penha é uma forma de o Ministério da Justiça apoiar a ampliação da rede de assistência às mulheres vítimas de violência doméstica e de democratizar o acesso à justiça.  

Fátima: "Lula vai vencer o câncer no peito e na raça"


“Lula vai vencer a luta contra o câncer de laringe no peito e na raça”. A declaração foi feita pela deputada federal Fátima Bezerra durante entrevista à rádio PT.

“A gente traz o nosso abraço de fé, de luta, de coragem, de esperança. Quero dizer ao presidente Lula que o Brasil inteiro está ao lado dele. Que ele vai vencer mais essa batalha”, disse Fátima.

Acrescentando: “Todos nós amamos muito o Lula pela pessoa e pela figura que ele é. Pelo político que só deu exemplos, lições de vida as mais bonitas, as mais significativas para o povo brasileiro. O Brasil precisa dele ainda. Muito, muito, muito mesmo".



Acari: Tradicional Pega de Boi no Mato na Fazenda Pitombeira


Diferente da famosa vaquejada, onde o boi corre numa arena demarcada perseguido por uma dupla de cavaleiros, a “Pega de Boi no Mato” acontece no meio da vegetação caatingueira com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o boi, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia.

Com o objetivo de preservar a memória do sertanejo, reconhecendo a valentia e a importância do vaqueiro e para manter viva uma tradição nordestina, a Fazenda Pitombeira, anfitrião Marcus Nepomuceno,  realiza a “ VI Pega de Boi no Mato” e o “VII Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari neste domingo dia 13 de novembro. A Pega de Boi no Mato é uma grande festa que acontece durante o domingo inteiro, reúne um público de mais de 2.000 espectadores e vaqueiros, vindos de toda a região do Seridó e de algumas cidades da Paraíba. Não há cobrança de taxa para fazer inscrição. A premiação é feita com troféus e brindes (animais, selas, arreios) doados pelos parceiros.

A organização do evento convida toda a população acariense, seridoense e todos os Potiguares a participar da Pega do Boi no Mato.