quarta-feira, novembro 16, 2011

Censo 2010: mais da metade da população do RN é parda


Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte tem menos da metade da população que se classifica como branca. No Censo 2010, dos 3.168.027 habitantes do estado, 1.303.592 se classificaram como brancos, o que corresponde a 41,14%. A maioria da população do estado se classifico como parda.

Ao todo, 1.662.645 pessoas se consideram pardas, o que corresponde a 52,48% da população, enquanto 166.090 são negros (5,24%), 32.796 são amarelos (1,03%) e 0,08% são indígenas.

No Censo 2010, registrou-se uma redução da proporção brancos e o crescimento dos pardos em todo o país. Assim como no Rio Grande do Norte, foi a primeira vez que um Censo Demográfico registrou uma população branca inferior a 50% no Brasil.

Instituto Cidadania divulga fotos de Lula com barba e cabelo raspados



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou, através do Instituto Cidadania, fotos do momento em que raspou a barba e a cabeça. As imagens foram publicadas nesta quarta-feira (16) e trazem também a ex-primeira-dama Marisa, que raspou a barba e o cabelo do marido.

Com um câncer de laringe diagnosticado no dia 28 de outubro, Lula preferiu se antecipar à queda de cabelo que o tratamento quimioterápico a que já vem sendo sumbetido causaria, raspando a barba e o cabelo.

O câncer na laringe atinge, principalmente, as pessoas que fazem uso e cigarro e bebidas alcoólicas. O tumor de Lula, de aproximadamente 3 centímetros, foi descoberto antes que atingisse as cordas vocais. Mesmo assim, o ex-presidente precisará poupar a voz durante o tratamento.

No momento em que raspou a barba e o cabelo, Lula demonstrou bom-humor nas fotos, sorrindo na companhia da mulher.

Lagoa de Velhos: Mais um sitionovense confirma pré-candidatura a vereador no município vizinho.


Além do jovem Diego que há meses confirmou que irá disputar ao pleito. Outro sitionovense confirmou que também irá concorrer a uma das nove vagas no legislativo de Lagoa de Velhos.

O jovem José Rocha Neto é de uma família de políticos sitionovenses, seu avô José Rocha de quem herdou o nome já foi vereador em Sitio Novo assim como seu tio Nozinho Rocha que também já ocupou o cargo e hoje é o atual secretário de Obras na administração da prefeita Wanira.

José Rocha Neto mais conhecido por Rochinha é Técnico da Secretaria de Saúde, é pastor do Assentamento Potengi e genro do Pastor a Cidade, Severino Serafim.  O jovem também Já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Lagoa de Velhos.

A pré-candidatura de Rochinha tem ganhado força e consistência. Recentemente reuniu-se com o vereador de Natal e suplente de Deputado Federal Adenúbio Melo que obteve mais de 70 mil votos na última eleição.

“Rochinha será o nosso representante na eleição de 2012 em Lagoa de Velhos, pode contar conosco”, afirmou Adenúbio.

Rocha é vice-presidente do PSB e apoiará a reeleição do Prefeito Severino Ribeiro e do vice Dr. Nildo Galdino, somando-se ao PR, PPS, PT e PRB.

Santa Cruz: II Torneio Intermunicipal de Basquete


Nos dias 26 e 27 de novembro a ASB – Associação Santa-cruzense de Basquete realizará a 2ª edição do Torneio Intermunicipal de Basquete em Santa Cruz, Os jogos serão realizados no Ginásio do IFRN, Campus Santa Cruz, a partir das 7 horas.

O Torneio tem como coordenador o Prof.:Gildenilson Soares que conta com o importante apoio do Dep TOMBA, IFRN – Campus de Santa Cruz, do blog do Walace, também é importante agradecer a mais algumas pessoas que acreditaram na realização deste evento que cada vez mais se solidifica no calendário esportivo do interior do Rio Grande do Norte. Tais Como: IM Contabilidade, Bisaco Restaurante, Keka Embalagens, Supercópia, Melo Contabilidade, Fixação Perfumaria e Cosméticos, Alô Cell, Academia Performance, Drogaria Drogavida e Clinica Trairi.

As categorias do torneio serão divididas em juvenil e adulto, para ambos os sexos. Os vencedores da competição receberam troféus e medalhas.

Equipes confirmadas: Categoria Adulto masculino
NBAR Novo Basquete Alto do Rodrigues (Alto do Rodrigues RN)
BASQUETE PARELHAS (Parelhas RN)
BRT (São Paulo do Potengi RN)
GRD (Gov Dix Sept Rosado/RN)
CALANGOS WARRIOS (Santa Cruz RN)
ASB - Associação Santa-cruzense de Basquete (Santa Cruz)
FRIZITA BASQUETE CLUBE (Parelhas RN)
SADE – (Mossoró RN)
BASQUETE MACAIBA (Macaíba RN)
AABB – (Natal RN)
CAICÓ STREET (Caicó RN)

Equipes confirmadas: Categoria Juvenil masculino
ASB - Associação Santa-cruzense de Basquete (Santa Cruz)
E.E. João Ferreira (Santa Cruz)
CEDAP - (Santa Cruz)
IFRN - (Santa Cruz)

Giro Rápido


PEDRO AVELINO: Em avaliação política e desempenho administrativo, realizada pelo Instituto POLITIC Pesquisas, no município de Pedro Avelino se apresenta uma vantagem para a ex-prefeita Neide Suely de 31% das intenções de voto na modalidade espontânea. Numa disputa direta entre o atual prefeito, Élson Trindade, Neide sobe o percentual para57%. A amostra probabilística casual simples coletou 300 entrevistas, no último dia 10 de novembro. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3,2%, com confiabilidade de 96,8%.


JARDIM DO SERIDÓ: No último sábado (12) a Câmara Municipal de Jardim do Seridó realizou uma sessão solene oficializando o Dia do Evangélico no município, a ser comemorado todos os anos na mesma data. A lei que criou o dia é a de número 002 do dia 4 de abril deste ano. O requerimento foi de autoria da vereadora Geralda Sampaio (PSD).

CAICÓ: O vereador Milton Batista (PSB) voltou a demonstrar sua preocupação, na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (14) com a utilização de “cama de frango” na criação de bovinos em Caicó. Miltão disse ter sido procurado por várias pessoas e ter sido alertado da permanência do problema no município. O vereador não quis generalizar e disse entender que nem todos os criadores utilizam dessa prática proibida, mas é a segunda vez que a discussão é levantada pelo vereador. “Essa semana algumas pessoas me disseram que compraram carne e quando chegaram em casa tiveram que jogar fora. É lamentável que os nossos conterrâneos estejam consumindo essa carne”, denunciou.

BENTO FERNANDES: A Tribuna Popular espaço criado democraticamente por algumas Câmaras Municipais para dar oportunidade das pessoas simples se pronunciarem durante a sessão ordinária da Câmara, apresentando reivindicações, denunciando o não funcionamento de algum serviço público ou até elogiando o trabalho do gestor, foi vetado pelos seis vereadores que formam a base da situação no município. O projeto foi apresentado pelo vereador da oposição Marcos Câmara, enviado as comissões e reprovado no plenário por seis votos a três. Os vereadores da base do governo municipal entenderam que o eleitor não tem direito a opinião ou reivindicar melhorias para seu município na tribuna da Câmara.

LAJES: O Partido dos Trabalhadores no município de Lajes, entregou neste final de semana a Secretaria de Agricultura, cargo que ocupava na administração municipal e oficializou o fim da aliança com o gestor municipal. O anuncio foi feito pela própria secretária Gorete Santos, acompanhada da presidente da legenda, Lucimar Roque, do vereador Canindé Rocha e dos membros do diretório municipal de Lajes, professor Mendes Wanderley e José Mendes. O encontro aconteceu no Center Via.

OURO BRANCO: Na visita que o Senador Paulo Davim fez a Ouro Branco-RN, no último sábado (12) para o Encontro Anual do Partido Verde, aconteceu o encontro do pevista com a pré-candidata a prefeita de Ouro Branco pelo Partido dos Trabalhadores, a odontóloga Fátima Araújo da Silva. Após a solenidade de posse da Nova Executiva do PV, o senador conversou com a Dra. Fátima, e já comunicou prontamente o seu apoio à sua pré-candidatura: “Caminharemos juntos, e espero fazer parte dessa vitória. Farei de tudo para que o nosso mandato e o nosso partido caminhe de mãos dadas com o seu projeto (da pré-candidata), que seguramente será o melhor para o município de Ouro Branco”, afirmou o senador.

FLORÂNIA: O prefeito Sinval Salomão apresentou pessoalmente a proposta orçamentária para o ano de 2012, sendo o primeiro prefeito na cidade de Florânia a ter essa atitude, pois, para o prefeito, não basta preparar a proposta orçamentária e enviar à casa legislativa: Estou apresentando e quero debater com os vereadores e a população o que é prioridade para 2012, por isso que realizamos as conferências da saúde, esporte, agricultura, entre outras, para sentir de perto o desejo da população, as dificuldades por que a população está passando e reclamando em seu bairro ou sua comunidade, por isso que estamos construindo novos caminhos”, explanou Sinval Salomão. Ao final da apresentação a vereadora Galega do PT parabenizou o prefeito e disse que os vereadores nunca tiveram esse acesso: Quero parabenizar o prefeito pela iniciativa; nunca tivemos essa oportunidade, esse acesso ao orçamento comentou a Galega do PT. Outro que não economizou elogios a iniciativa do prefeito foi o vereador Geovani (PSB): Eu desejo, senhor prefeito, que consigamos juntos com o poder Legislativo e a sociedade cumprir essa proposta orçamentária… quero parabenizar essa brilhante atitude”, explanou Geovani Cruz.

APODI: O município será palco da segunda etapa do VIII Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar constará da Oficina de Caprino e Ovinocultura, que será realizada no período de 16 a 18 de novembro no IFRN. A promoção do Circuito de Tecnologias é da  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e da EMATER-RN, que levarão seus pesquisadores e técnicos para discutirem a transferência de conhecimentos para agricultores de todas as regiões do Estado em que o circuito será realizado, até o mês de maio de 2012. O principal objetivo é a consolidação da "Rede Potiguar de Ciência, Tecnologia e Informação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar".

RN descumpre lei do Piso Nacional do Professor


O Rio Grande do Norte está incluído entre os 17 Estados brasileiros que não cumprem a lei do Piso Nacional do Professor. Reportagem do jornal Folha de São Paulo mostrou que no Estado potiguar não está sendo cumprida a determinação legal de que os docentes passem ao menos 33% do tempo fora da sala de aula para dar assistência aos alunos e preparar aulas.

Em situação semelhante ao do Rio Grande do Norte estão outros 14 Estados. E no total são 17 que não cumprem a determinação de pagar o piso nacional do professor que é de R$ 1.187.

Fonte: Cardoso Silva

Programação: Destaque divulga ordem de saída dos blocos do Carnatal 2011

Quinta-feira (1 de dezembro)
19h Me Leva - Netinho
19h30 Nana Banana - Chiclete com Banana
20h00 Burro Elétrico - Capilé
20h30 Trio 51 - atração a ser divulgada

Sexta-feira (2 de dezembro)
18h30 Nana Banana - Chiclete com Banana
19h00 Cerveja e Coco - Ása de Aguia
19h30 Bicho - Ricardo Chaves
20h00 Swingaê - Psirico
20h30 Caju - Eva
21h00 Trio 51 - atração a ser divulgada

Sábado (3 de dezembro)
17h30 Nana Banana - Chiclete com Banana
18h30 Cerveja e Coco - Ivete Sangalo
19h30 Caju - Cláudia Leite
20h Swingaê - Parangolé
21h30 - Bicho - Tomate
22h30 - Amar É - Jammil

Domingo (4 de dezembro)

17h30 Cerveja e Coco - Ása de Aguia
18h00 Swingaê - Grafith
18h30 Caju - Tuca Fernandes
19h00 Bicho - Ricardo Chaves
19h30 Trio 51 - atração a ser divulgada

"FIQUE SABENDO"

Taxa de analfabetismo cai 27,2% no Rio Grande do Norte


A taxa de analfabetismo caiu 27,2% em uma década no Rio Grande do Norte, passando de 25,4% em 2000 para 18,5% no ano passado. Mesmo assim, o RN tem 441.723 habitantes, com 15 anos ou mais de idade  que não sabem ler e escrever, o equivalente à população de Mossoró e Parnamirim, as duas maiores cidade do Estado depois de Natal, a capital. Os números são do Censo-2010, divulgado na manhã desta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados, divulgados na manhã desta quarta-feira apontam João Dias, Espírito Santo, Serra de São Bento, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Boa Saúde, Jundiá, Olho D'água dos Borges e Japi como os municípios de maior taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte. E, em pelo menos dois municípios o analfabetismo aumentou. Em Martins, a taxa que era de 18,2% subiu para 19,2%. Em São Bento do Norte passou de 30,6% para 32,4%.

Justiça vai reavaliar autorização

A decisão judicial que concedeu  autorização à empresa JC de Oliveira Mineração para extrair piçarro de uma jazida localizada em Extremoz será revisada. A análise do processo será feita pelo juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, Ibanez Monteiro da Silva, que concedeu liminar favorável à mineradora no final de agosto passado. Na ocasião, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) foi obrigado, a partir da decisão do magistrado, a conceder licença ambiental para exploração de areia, argilo e saibro que estão dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental de Jenipabu em uma propriedade que pertence, também, aos donos da mineradora. A expectativa é de que o magistrado reveja os documentos relacionados ao tema  nesta semana.

Santa Cruz: Lucicláudio se posicionou contra a aliança do PT com Péricles


No que depender da posição do vereador Lucicláudio Bezerra para se consolidar uma possível aliança entre o PT e o atual prefeito de Santa Cruz a mesma está muito longe de acontecer.

Recentemente o PT de Santa Cruz foi procurado por Péricles para uma composição política e a idéia era que o partido indicasse o vice na chapa para o ano que vem. Houveram algumas conversas, inclusive com a participação da deputada Fátima e dirigentes do PT estadual e foi determinado que o próprio diretório do PT de Santa Cruz decidiria sobre a questão.

O vereador Lucicláudio que tem levantado a bandeira da oposição na Câmara Municipal e inclusive tem sofrido com as barreiras impostas pelo Governo Péricles foi um defensor ferrenho contra a aliança PT - Péricles. No dia 29 de outubro em reunião do diretório o petista já havia se mostrado contra a aliança e defendeu a criação de um bloco oposicionista.

"O PT ao se aliar com Tomba ou com Péricles perderia sua identidade e nos deixaria numa saia justa", alegou Lucicláudio. O vereador oposicionista ainda indagou: "Como iríamos explicar uma aliança dessas ao nosso eleitorado"?

Lucicláudio defende a união dos grupos oposicionistas encabeçados por Dr. Cabral, Dr. Petrônio e Dr. Marcos e Paulo César para enfrentar o atual sistema rachado. 

Eles são do mesmo sistema, apenas estão rachados, mas o interesse de um grupo é o mesmo interesse do grupo que rachou. Eles não estão preocupados em resolver os problemas relacionados ao trânsito, a moradia, ao meio ambiente, ao abastecimento de água da cidade, entre outros problemas que persistem em nossa cidade. A preocupação pelas benesses está acima das causas coletivas.

Fonte: Lucicláudio Bezerra

Sitio Novo: Como nova líder da bancada Aninha deixa seu recado a oposição

Depois das confirmações já esperada feitas pelos vereadores Dailton e Branquinha que anunciaram total apoio a pré-candidatura de Nenên os vereadores Marcos de Bidoca e Missinho resolveram brincar com as vereadoras Aninha e Judrene que seguem firmes e fortes no apoio ao grupo da prefeita Wanira.

Ao destacar o apoio de seis vereadores a campanha de Nenên Marcos e Missinho deixou um convite no ar convidando as vereadoras a também fazerem parte da aliança. 

Foi ai que a vereadora Aninha tratou logo de responder aos colegas de forma clara e responsável. “Quero iniciar senhor presidente, agradecendo o convite do senhor e do colega Missinho, mas esclareço novamente com muita convicção que já tenho minha opinião formada, estou no grupo da situação onde vou continuar nele até o fim”. Respondeu Aninha.

Em seguida a vereadora tratou de salientar aos demais vereadores os conteúdos politiqueiros que vem sendo tratados nas últimas sessões tendo em vista que a eleição só acontecerá no ano que vem. A vereadora também cutucou os vereadores da oposição pelas inúmeras qualidades apontadas por eles com relação à Vereadora Branquinha, qualidades essas que segundo Aninha a vereadora já demonstrava há muito tempo e que não sabendo o porquê que só agora foram apontadas por eles.

Ao conceder a parte ao vereador Zé de Santiago que tratou logo de se dirigir a vereadora Aninha de Paulo como a nova líder da bancada para questionar informações sobre a solução de um pagamento de interesse particular do mesmo que segundo ele a prefeitura está em débito desde dezembro do ano passado, Aninha foi direta e objetiva com relação ao pagamento que é interesse do vereador.

Colega vereador, em relação a pagamentos, eu acho que não cabe a mim, ir a prefeitura procurar saber quem recebeu ou quem deixou de receber e explanar ao povo aqui nesta casa. E se fosse de interesse da população de Sitio Novo eu traria sim com certeza a resposta. Agora vereador, isso é de interesse particular do senhor, eu acho que o senhor está no seu direito se está sendo lesado o senhor deve procurar a prefeitura tomar essa informação para com o senhor, não eu ir até lá saber quando vão lhe pagar. O que se tratar de oficio, o que se tratar de um requerimento, o que se tratar de interesse do povo vou fazer o possível para atender a qualquer pergunta ou solicitação dos colegas”. Disse Aninha. 

O vereador Zé não gostou nada colocação da vereadora ao se referir que a pergunta feita por ele seria de interesse particular do mesmo chegando a dizer que a maior interessada em efetuar o pagamento deveria ser a própria prefeitura onde o mesmo já esteve e não obteve resposta.

Aninha encerrou sua participação no plenário deixando bem claro que não está na câmara para ser moleque de recado de vereador nenhum, já que o questionamento feito por Zé de Santiago não seria de interesse da população e sim do próprio vereador que deve sim receber o tal pagamento mais que não aceita ser usada para atender questionamentos de interesse particular de nenhum dos colegas e sim do povo de Sitio Novo. 


Sitio Novo: Vereador solicitar providencia para falta de sinalização destacada pelo blog na estrada que liga a Sede do município ao Distrito


O presidente da casa legislativa, vereador Marcos de Bidoca, também durante sessão realizada no dia 10 cobrou que sejam tomadas providencias com relação à falta de sinalização apontada pelo blog sempre que acontece um acidente no trecho da estrada que liga a sede do município ao Distrito da Serra da Tapuia onde a poucos dias mais um veiculo acabou tombando no local.

Do Blog: Sabemos que alguns dos acidentes registrados no local podem ter sido provocados pelo excesso de velocidade e até mesmo o consumo de álcool como pudemos constatar em alguns casos que flagramos. Mais é muito importante que as autoridades cumpram sua parte, sinalizado e apontando o perigo no local já que o trecho perigoso leva os nossos visitantes principais vitimas dos acidentes a um dos mais importantes pontos turísticos que temos no município o Castelo de Zé dos Montes que está situado no alto da Serra da Tapuia e que recebem muitos turistas e curiosos que vem ao município para conhecer o tão famoso castelo erguido no alto da serra.     

Ruy Barbosa: Prova Brasil é Aplicada no Município


No último dia 08 de novembro alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino foram avaliados com aplicação da Prova Brasil no Colégio Municipal Rita Juventina de Souza.
Sabendo da importância desta avaliação para o município na melhoria da qualidade de ensino e do IDEB, a Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo ações pedagógicas através de estudos, reforço escolar e planejamentos, tomando como norteador os cadernos Matrizes de Referência, Temas Tópicos e Descritores, trazendo informações para professores, coordenadores pedagógicos e diretores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e exemplos que os professores da Rede fizeram uso em sala de aula.

Assim, através da Coordenação Geral de Ensino do município e da sistematização da Coordenação Pedagógica do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza, que vem buscando ampliar o trato com as informações e a análise pedagógica dos itens baseados no resultado do desempenho dos alunos, para a melhoria das metas projetadas para o município e a escola.

Vale ressaltar que o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza, em especial, aos professores: Jakeline de Lima Medeiros, José Januário de Souza Neto e Maura Lúcia de Moura, que demonstraram comprometimento e responsabilidade no fazer pedagógico, oportunizando o trabalho com as diretrizes da avaliação ao longo de todo o ano letivo tanto nos 5º anos quanto nos 9º anos do Ensino Fundamental.

Para melhor entendimento do que o Prova Brasil, acessar: portal.mec.gov.br para saber o IDEB da escola e do município, acessar: ideb.inep.gov.br, onde você encontra os resultados e metas de 2005 a 2021.

Júlia Arruda é parlamentar com melhor produção legislativa da Câmara Municipal de Natal


A vereadora Júlia Arruda (PSB) é a parlamentar com melhor produção legislativa da Câmara Municipal de Natal, segundo a organização Transparência Brasil. De acordo com os dados do projeto Excelências, que traz informações sobre a atuação dos parlamentares em exercício no país, Júlia possui o maior percentual de projetos considerados relevantes para a sociedade. Das 26 matérias apresentadas por ela até a data da última atualização pesquisa (19/04/2011), 25 foram consideradas importantes para a população, o que representa um total de 96,2%.

“É muito gratificante ver que nosso trabalho é reconhecido como relevante para os cidadãos. Resultados como estes me motivam a querer trabalhar ainda mais em defesa dos interesses dos natalenses”, disse a vereadora, acrescentando que está feliz por corresponder à confiança de seus eleitores.

Conforme sumário organizado pela Transparência Brasil, as matérias legislativas são classificadas em duas categorias: relevantes ou sem relevância. De acordo com o estudo, a maioria das matérias propostas por Júlia foi considerada importante para a sociedade, contemplando áreas como Educação, Álcool, Drogas, Fumo, Comércio, Criança e Adolescente, Cultura, Defesa Civil/Segurança, Deficientes, Habitação/Questões Urbanas, Meio Ambiente/Lixo/Água, Mulher, Saúde e Utilidade/Interesse Público.

O Portal registrou ainda que apenas 3,8% do total de matérias apresentadas pela parlamentar não tinha relevância - segundo seus critérios -, ou seja, uma das 26 apresentadas no período do levantamento, atualizado pela última vez em 19 de abril de 2011.
De acordo com as especificações do projeto, são consideradas irrelevantes atividades como: homenagens a pessoas e instituições; batismos de logradouros, salas etc.; simbologia; cidades-símbolo, cidades-irmãs; pedidos de convocação de sessões solenes e especiais para comemorações e homenagens; e datas comemorativas.

FIQUE SABENDO: Limpeza dental ajuda a reduzir risco de infarto


Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC), revelou estudo publicado este domingo durante encontro anual da American Heart Association em Orlando (EUA).

Os cientistas descobriram que as pessoas cujos dentes foram limpos por dentista ou profissional tinham 24% menos riscos de sofrer um ataque do coração e 13% menos de sofrer um AVC do que aqueles que nunca fizeram limpeza dental em um dentista.

Para o estudo, realizado no hospital geral de veteranos de Taipé, em Taiwan, foram coletadas amostras de 100.000 pessoas, que foram acompanhadas por sete anos.
Os cientistas consideraram a limpeza dental frequente aquela que ocorria pelo menos duas vezes a cada dois anos ou mais, e ocasional a que ocorria uma ou menos de uma vez a cada dois anos.

A limpeza profissional dos dentes parece reduzir a inflamação provocada pela proliferação de bactérias, que pode provocar infartos e AVCs, explicou a doutora Emily (Zu-Yin) Chen, cardiologista do hospital de veteranos.

Paulo Wagner apresenta Projeto de Lei que dá direito a meia-entrada para doadores


O Deputado Paulo Wagner (PV-RN) apresentou Projeto de Lei nº 2560/2011, que institui a meia-entrada para doadores de sangue ou de medula óssea em estabelecimentos que promovam cultura, entretenimento e lazer. Neste projeto, fica assegurado o pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor realmente cobrado para o ingresso.


A meia-entrada corresponderá sempre à metade do valor do ingresso cobrado, ainda que sobre os preços incidam descontos ou atividades promocionais. O benefício não se aplicará aos ingressos relativos às áreas VIP's, camarotes e cadeiras especiais.

Com a presente proposição legislativa, pretendemos contribuir para o incremento das doações de sangue e de medula óssea nos hemocentros, espalhados em todo o território nacional, mediante a concessão do direito à meia-entrada aos doadores regulares nos estabelecimentos que promovam cultura, entretenimento e lazer. Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população brasileira é doadora de sangue. Por sua vez, nos últimos anos, houve um aumento de 30% no transplante de órgãos o que acarreta a necessidade de um maior estoque de sangue para os procedimentos de transfusão”, destaca Paulo Wagner.