terça-feira, novembro 22, 2011

Parceria inaugura Indústria do Conhecimento de São Gonçalo


Uma parceria entre o SESI/RN e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante acabou criando uma ferramenta a mais para alunos e trabalhadores das indústrias e comunidade próxima ao Conjunto Amarante em busca do conhecimento. A biblioteca do Projeto SESI Indústria do Conhecimento equipada com mais de mil livros e 10 computadores foi inaugurada na última sexta-feira (18) e promoverá a inclusão digital e o acesso à cultura. A biblioteca foi Batizada de Professora Josefa Maria Antunes Soares, em homenagem uma grande professora da cidade que lutava pelos direitos dos estudantes, a Indústria do Conhecimento é mais uma opção de democratização da informação para o povo de São Gonçalo do Amarante.

Mossoró: Audiência Pública discutirá implementação de Lei Municipal


A 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, com atuação na defesa do Patrimônio Público, promoverá, no próximo dia 28 de novembro, uma Audiência Pública, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, localizada no Centro da cidade, com o objetivo de debater a implementação da Lei Municipal nº 2.572, sancionada em 14 de dezembro de 2009, e fiscalizar o cumprimento dessa resolução, que disciplina o registro, a habilitação e o uso do capacete para condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizado.

De acordo com o 7º Promotor de Justiça, Fábio Thé, a Audiência foi convocada com o propósito de colher elementos para a solução efetiva dos problemas identificados no Inquérito Civil nº 009/2010, que aponta ineficiência na aplicação da Lei que regulamenta o registro de licenciamento obrigatório dos veículos acima citados. “Nossa intenção é implementar a fiscalização policial quanto a habilitação dos condutores dos ciclomotores. A audiência também servirá de oportunidade para realização do Fórum Permanente de Segurança no Trânsito de Mossoró, constituído por entidades da sociedade civil organizada do município”, explica.

Após assembleia, servidores do ITEP suspendem paralisação de advertência


Depois de cruzarem os braços aderindo a uma paralisação que deveria durar 48 horas os servidores do ITEP resolveram suspender a manifestação depois da proposta do Governo para se reunirem nesta quarta-feira ás 16hs no Gabinete Civil. Os manifestantes também já agendaram uma nova reunião para que após o fim da reunião proposta pelo governo todos possam avaliar os resultados.     

Para o presidente da SINPOL, Djair Oliveira cabe ao governo evitar uma possível greve por tempo indeterminado. “A deflagração de uma greve por tempo indeterminado está nas mãos do Governo. Esperamos que esta reunião de amanhã seja para avançar no sentido dos servidores do ITEP terem finalmente um Estatuto que dignifique a profissão, corrigindo distorções há anos existentes naqueleórgão”, disse o presidente do SINPOL, Djair Oliveira. 

Promotora alerta políticos sobre propaganda eleitoral antecipada em Jardim do Seridó e Ouro Branco


A promotora da Comarca de Jardim do Seridó, Poliedra Magaly Bezerra, alertou os políticos de Jardim do Seridó e Ouro Branco para o risco de propaganda eleitoral antecipada. A recomendação foi dirigida aos presidnete das Cãmara e aos prefeitos dos dois municípios, principalmente.

Ela observa, inclusive, que alguns políticos usam festas como pretexto para fazerem propaganda eleitoral antecipada. Ela pede, na recomendação, que os políticos se abstenham de realizar propaganda antecipada expressa ou velada ,através da utilização de ardis, tais como realização de festas ou convenções partidárias ou mesmo votos de ‘boas-festas’, ‘bom carnaval’, bom ‘’São João’, ou ‘’Feliz 2012’, bem como se abstenham de utilizar organização comercial de vendas , distribuição de mercadoria , prêmios e sorteio para propaganda ou aliciamento de eleitores, sob pena de responsabilização através de representação eleitoral por propaganda antecipada, ação cível de investigação judicial eleitoral”.

Por Anna Ruth

Hospital apela por doações para manter cirurgias


As doações dos clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para o Hospital Infantil Varela Santiago atingiram o menor índice desde que a campanha teve início, há 23 meses. Em outubro, o valor repassado pela Caern relativo às doações feitas pelos clientes da empresa nas contas de água foi de apenas R$ 2.870,00. Com a redução e a falta de verbas para manter os serviços, um dos procedimentos de maior custo, as cirurgias neurológicas foram suspensas. 

Comando da PM abre sindicância para apurar ameaça de policial a fotógrafa


A presidente do Sindicato dos Jornalista do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Nelly Carlos, se reuniu na manhã desta terça-feira com o Comando Geral da Polícia Militar, para cobrar providências em relação à agressão sofrida pela repórter fotográfica do Diário de Natal Ana Amaral, antes do jogo entre América e Paysandu, no último domingo. Na ocasião, o comandante geral da PM, Coronel Francisco Araújo, informou que foi aberta uma sindicância para apurar os fatos. “Nós viemos cobrar providências por parte do comando da PM, para que seja identificado o policial que fez isso e que ele seja punido”, disse Nelly Carlos.

De acordo com o coronel Araújo, o comando da PM vai apurar a conduta do policial que ameaçou a fotógrafa do Diário de Natal e ainda avaliar se outros policiais se excederam no trato aos torcedores. “O comando da PM não aceita, em hipótese alguma, essa conduta de ameaça e agressão. Primeiro porque a repórter estava trabalhando, no exercício da sua profissão e ainda com o agravante de ser uma mulher, ou seja, nada justifica um policial apontar uma arma para ela”, disse o coronel.



Fonte: DN Oline

Chagas Catarino retorna a Câmara Municipal


FOTO: Elpídio Júnior/Assecam

Depois de 43 dias de recuperação após o acidente sofrido pelo vereador Chagas Catarino (PP), o parlamentar surpreendeu a todos ao retornar aos trabalhos legislativos na Sessão Ordinária desta terça-feira (22). "Admito que achei que não fosse voltar mais. Agradeço as orações de todos vocês. Obrigada Deus e a Nossa Senhora por estar vivo e aqui hoje", disse Chagas Catarino.

Ele também fez referência ao atendimento recebido no Hospital Walfredo Gurgel. Chagas Catarino elogiou toda equipe e agradeceu pelo zelo e presteza nos primeiros cuidados que lhes foram concedidos. Ele ainda lembrou o apoio que recebeu de líderes políticos durante o período hospitalar.

Santa Cruz tem o Primeiro Museu Rural do RN

O Museu Auta Pinheiro Bezerra foi inaugurado no dia 16 de novembro de 2009, na Fazenda Boa Hora, de propriedade de Severino Cavalcanti e Auta Pinheiro Bezerra (ambos já falecidos), município de Santa Cruz.

Este é o primeiro museu rural do Rio Grande do Norte, localizado em Santa Cruz, na região do Trairi, e tem um acervo formado por peças resgatadas na casa e nos armazéns da Fazenda Boa Hora.

A iniciativa da criação do museu é da filha do casal dono da Fazenda Boa Hora, a professora aposentada da UFRN Cleudia Bezerra Pacheco.

As pessoas interessadas em visitar o museu ou até contribuir na doação de peças que possam enriquecer o acervo podem entrar em contato pelo telefone: 9982 3518.

Informes do RN


CAMPANHA: O Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha Barbosa (Hemonorte) lança nesta terça-feira (22), às 18h, na Central do Carnatal, no Natal Shopping, a campanha "Seu coração no ritmo da alegria - Doe Sangue". O objetivo é a manutenção diária do estoque em torno de 800 a 1.000 bolsas. O lançamento contará com a presença dos músicos Pedro Luccas, Camila Masiso e os jovens do Projeto Clube 25, que incentiva a doação de sangue entre pessoas de 18 a 25 anos de idade.

SALÁRIO: A partir de Janeiro o salário mínimo receberá reajuste de 14,26% passando de 545 para 622,73. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21). O novo número consta no ofício que o Ministério do Planejamento enviou ao Congresso nesta segunda-feira (21) com a atualização dos parâmetros econômicos utilizados na elaboração da proposta orçamentária do próximo ano (PLN 28/11). A diferença de R$ 3,52 deve-se à revisão do INPC deste ano, que reajusta o mínimo.

PARALISAÇÃO: 530 servidores do ITEP deflagram na manhã de hoje uma paralisação nas atividades como forma de reivindicarem a criação do estatuto do orgão que foi encaminhado para a Assembléia Legislativa do RN. A paralisação deverá durar 48 horas.

PRÊMIO: A Universidade Federal do Rio do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu na segunda-feira, 21, em São Paulo, o Prêmio Santander de melhor Universidade do Brasil na categoria Parceria com o Setor Privado. O projeto premiado foi o Sistema para a Supervisão de Poços de Petróleo (SISAL). Este software é fruto de uma parceria iniciada em 2001 entre a UFRN e a Petrobras, da qual também participa atualmente a empresa RN Tecnologia, fundada por ex-discentes participantes do projeto.

São Miguel do Gostoso: Prefeitura convoca concursados


A Prefeitura de São Miguel do Gostoso publicou edital convocando concursados para ocuparem suas funções no quadro efetivo do município. Os convocados terão que se apresentar na sede da prefeitura, munidos de documentos no período de 18 de novembro a 02 de dezembro.

Os convocados são
Cargo ASG(sede)
Marcos Antonio Nunes da Silva
Edivania Teixeira da Silva
Francisca Cláudia Menezes Miranda
João Wilson Cardoso da Silva
Cargo: motorista CNH “D”
Ivanilson dos Santos Cunha
Valter Luiz Barbosa da Silva
Cargo: Tratorista
Rubens Eduardo Santa Rita Oliveira
Cargo: Instrutor de Informática
Kleber Rodrigues Ribeiro da Silva

João Câmara: Ex-deputado Wober Júnior pede a cassação do mandato do vereador Aldo Torquato


O ex-deputado estadual Wober Júnior, proprietário da rádio Baixa Verde AM, depois de proibir o vereador Aldo Torquarto(PT) falar em sua emissora, agora entrou com um processo na justiça eleitoral pedindo a cassação do mandato do vereador que pertencia ao PPS.

O motivo alegado pelo ex-deputado é o fato do vereador ter trocado o PPS pelo PT. O detalhe é que o PPS de João Câmara não tem suplente e com isso o cargo ficaria vago ou seria assumido por um suplente da coligação.

O vereador Torquato disse ter recebido a informação com surpresa e começou a arregimentar forças para garantir sua permanência na Câmara Municipal. O vereador acusa a influência dos seguidores do atual gestor municipal pela decisão do ex-deputado que se aliou ao sitema do prefeito recentemente.

Fonte: Assis Silva

Serra do Mel: Prefeito diz que está sendo vitima de perseguição política


O prefeito Josivan Bibiano (PSDB), da Serra do Mel, concedeu entrevista ao Blog Retrato do Oeste no sábado, comentando a respeito do seu indiciamento como autor intelectual da execução de Ednaldo Figueira (PT), ocorrida no dia 15 de julho de 2011.

Josivan nega qualquer participação na morte de Ednaldo Filgueira. Diz que está sendo perseguido politicamente e que está sofrendo uma grande injustiça, com efeito devastador em sua vida pessoal, no seio familiar e entre amigos. 

O prefeito nos recebeu no escritório do seu advogado Francisco Welinton. Welinton observa que o indiciamento feito pela Policia Civil foi ilegal e explica os motivos do ponto de vista jurídico. 

Presidente do América - RN Hermano Morais é roubado na hora da festa

Parazinho: Polícia identifica três integrantes de quadrilha que aterrorizou a cidade.


Segundo informações que circula na impresa a policia já teria pistas que levam a indentificação de alguns integrantes que aterrorizaram moradores da cidade no último domingo ao invadirem estabelecimentos comerciais e render os dois policiais militares de serviço fazendo um grande arrastão na cidade.

Até agora, três suspeitos já são conhecidos dos agentes de segurança pública. A informação foi repassada pelo major Josemário Xavier, comandante do 2ª Companhia Independente da Polícia Militar em Touros. Segundo ele, desde o dia do crime, o trabalho é intenso nas buscas dos responsáveis pelos assaltos. "Não paramos desde domingo. Nossa equipe de inteligência trabalha junto com a delegacia regional em João Câmara para tentar desvendar o assalto", disse.

Arês: Mais medicamentos são encontrados jogados no interior do estado


Mais um absurdo envolvendo disperdicio de medicamentos no interior do estado segundo constatou o Portal Tribuna do Norte após uma denuncia feita por um taxista cerca de 40 de caixas de medicamentos foram encontradas jogadas as margens da BR-101 no município de Arês.

Blog encerra participação visitando o Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra


Assis como todos os colegas que participaram do 1º Encontro de Blogueiros do Trairi, nosso blog finalizou a participação conhecendo o Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra é uma instituição de direito privado com sede na Fazenda Boa Hora - Santa Cruz/RN. A iniciativa é da professora aposentada da UFRN Cleudia Bezerra Pacheco filha do casal dono da fazenda que também foi uma das parcerias firmadas para realização do evento.


Depois de fazer uma bela excursão pela fazenda museu foi servido o almoço com direito a uma deliciosa sobremesa.

Panificadora Seridó promoveu o Coffee Break do 1º Encontro de Blogueiros


A Panificadora Seridó foi uma das grandes parceria firmadas para realização do 1º Encontro e Blogueiros da Região. O belo estabelecimento sob administração do senhor Neto Borges foi responsável por promover o Coffee Break aos participantes do evento. já são mais de trinta anos fabricando massas com qualidade e ótimos sabores. Santa Cruz se orgulha de poder contar com uma estrutura tão bonita e sofisticada.
     

Canindé Soares prestigia 1º Encontro de Blogueiros do Trairi

O blogueiro Canindé Soares garantiu partipação durante todo evento, assistindo todas a palestras, participando do coffe break na Panificadora Seridó e falando um pouco de sua experiencia como jornalista e amante das midias sociais.

Canindé iniciou sua fala lembrando que nasceu no trairi, mais precisamente no município de São Bento de onde saiu ao 7 anos juntamente com seus pais que largaram a vida de agricultor para começar uma vida nova na capital. Canindé lembrou que sempre trabalhou desde de pequeno quando ajudava seu pai que era marchante vendendo buchada.

Sobre a atual profissão Canindé disse ter surgido por acaso, mas destacou também que sempre teve um dom artístico que acabou encontrando mais tarde na fotografia.

Questinado sobre as inúmeras fotos que nós blogueiros acabamos usando em nossos blogs, com muita simplicidade Canindé disse ser um privilegio e uma satisfação ver seu trabalho sendo reconhecido e valorizado pelos colegas que de certa forma acabam virando parceiros do meu trabalho.  Outra questão bastante discutida no evento foi a grande mania do ctrl C ctrl V utilizada pela grande maioria dos blogueiros não só do estado como em vários lugares onde   tem casos que a pratica é utilizada e nem se quer é dado o credito a fonte.

Com relação a isso Canindé destacou que suas matérias tem livre acesso entre os colegas desde que o companheiro tenha no minimo respeito e consideração para com seu trabalho. Depois do bate-papo o fotografo seguiu com os demais companheiros para encerrar o evento com chave de ouro conhecendo o Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, situado há cerca de 7km da cidade de Santa Cruz.