sábado, novembro 26, 2011

Sinal Fechado: MP divulga nota e responde "desafio" da ex-Governadora Wilma Faria


É comum que investigados, confrontados com fortes indícios e evidências de sua participação em ilícitos procurem desviar o “foco” do noticiário, por meio da desgastada estratégia de tentar acusar e desafiar o órgão investigador; Quanto à acusação de má-fé por parte desta Instituição, muito provavelmente pelo fato de se ter dado publicidade a provas, indícios e evidências de que a ex-Governadora do RN, Wilma Maria de Faria, e seu filho, advogado Lauro Maia, tiveram participação na cadeia criminosa revelada na operação “Sinal Fechado”, esta deve ser prontamente repelida;

Não existiu qualquer razão metajurídica para tanto. Não houve “pirotecnia jurídica”, mormente diante de peças bem elaboradas, claras e tecnicamente precisas. Não existem “medos políticos inconfessáveis” por parte desta Instituição. Ao contrário, o Ministério Público tem se pautado pela investigação e acusação a quem quer que seja, como no caso presente, independentemente de sua suposta importância ou “lado” na cena política; Aliás, todas as menções a Srª Wilma Maria de Faria e ao advogado Lauro Maia constantes nas petições advém de informações obtidas a partir de diálogos mantidos entre os investigados, que de forma expressa registram tais pessoas como beneficiárias das ações da organização criminosa, tendo o Ministério Público, como é de seu dever, levado os fatos ao Poder Judiciário, que reconheceu a procedência dos pedidos e determinou a realização das diligências necessárias à continuação da apuração dos fatos. Não há uma única afirmação feita pelo Ministério Público que não esteja baseada em elementos de evidências e provas, notadamente as próprias palavras dos demais investigados e pessoas referenciadas em interceptações judicialmente autorizadas.

Não é verdade que um membro do MPRN teria afirmado inexistir provas contra a ex-Governadora do RN, Wilma Maria de Faria, e seu filho, advogado Lauro Maia, na coletiva de imprensa dada na tarde do dia 24 passado. O que se afirmou foi que não havia necessidade de busca e apreensão na residência destes investigados, dado que, muito provavelmente, não seriam ali encontradas provas a esse respeito, uma vez que os fatos ocorreram em meados de 2009; Ora, as petições levadas a público com autorização judicial, que continuam à disposição no “site” da Instituição (www.mp.rn.gov.br), descreveram de forma minuciosa as diversas provas acerca da participação dos investigados em comento, colhidas ao longo de nove meses de apurações, como diálogos em que se afirma, categoricamente, que George Olímpio pagou vantagem indevida (“propina”) a Lauro Maia, bem como fez promessa de pagamento de vantagem indevida a este investigado, além de comunicações telemáticas em que George Olímpio revela que participou ativamente da elaboração de projeto de lei de autoria da investigada Wilma Maria de Faria, tendo recebido a própria mensagem por ela encaminhada à Assembléia Legislativa, com o projeto de lei que resultou na sanção da Lei n.º 9.270/09, o que representou indício de que as propostas a Lauro Maia se destinavam, em verdade, à sua mãe, então gestora máxima do Executivo Estadual;

O interrogatório do investigado José Gilmar de Carvalho Lopes (Gilmar da Montana), tomado no dia da operação, e, portanto, após a elaboração das referidas petições corrobora a prova e evidências até então conhecidas, reforçando ainda mais o que já havia sido apurado, principalmente quando o mesmo afirma que, de fato, George Olímpio lhe confidenciou que ofereceu promessa de vantagem indevida à investigada Wilma Maria de Faria, consistente em cota de 15% (quinze por cento) da sua parcela nos futuros lucros do Consórcio INSPAR, como forma de garantir a vitória deste consórcio na licitação para a inspeção veicular no RN;

Diversas provas já colhidas na investigação Ministerial, portanto, dão conta da implicação e envolvimento da Ex-Governadora Wilma de Faria e seu filho Lauro Maia no aludido esquema; Importante repisar, apesar de ser de conhecimento público, que o Ministério Público Estadual contesta veementemente a constitucionalidade da Lei n. 9.270/09, que trata da Inspeção Veicular no Estado do Rio Grande do Norte, tanto que representou ao Procurador-Geral da República em face de tal vício, tendo sido ajuizada no Supremo Tribunal Federal a competente Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin n° 4.551). A Adin está sob a relatoria da Ministra Carmén Lúcia, em pauta para julgamento;

Por fim, é de se reconhecer que é absolutamente compreensível a insatisfação e, mesmo, a revolta, expressadas por pessoas que estão sendo investigadas por fatos tão graves quanto os descortinados com a operação “Sinal Fechado”. É, inclusive, uma reação humana natural e esperada a autodefesa diante da magnitude dos fatos. Todavia, o papel do Ministério Público sempre será regido pelo aspecto técnico, não se deixando envolver partidária e emocionalmente em qualquer caso, nem aceitando desafios pessoais. Afinal, no Estado Democrático de Direito cada instituição deve exercer as suas atribuições, sendo as ações do Ministério Público pautadas dentro da estrita ordem constitucional, da qual jamais se afastará;

O Ministério Público do Rio Grande do Norte reafirma o seu total compromisso com a verdade, não havendo qualquer interesse em imputar culpa a pessoas realmente inocentes. Por outro lado, com a mesma serenidade, afirma que jamais deixará de investigar quem quer que seja, inclusive aqueles que, não se sabe por qual motivo, parecem imaginar que estão acima da lei.

Sinal Fechado: Gilmar da Montana divulga nota sobre acusação

Ele destaca que o seu relacionamento com a Inspar se deu exclusivamente no âmbito comercial, já que a sua empresa, a construtora Montana, foi contratada para construir os prédios onde funcionaria  as unidades de inspeção veicular.


Confira nota do empresário abaixo:
Do leito hospitalar onde me encontro, assisto com revolta, indignação e tristeza o meu nome ser jogado numa vala comum entre supostos corruptos e corruptores. Sempre pautei a minha vida pessoal e profissional sob os alicerces do trabalho, da família, do respeito e da honestidade. Não posso, portanto, ficar calado diante das acusações sem provas que fazem contra a minha pessoa. Desde o primeiro momento em que o meu nome foi envolvido nesse assunto, sempre procurei ser claro, positivo e transparente nos questionamentos que me foram feitos, até como forma de poder dar ao MPE a oportunidade e as condições de separar o joio do trigo.

È preciso que se diga que o meu relacionamento com o grupo Inspar se deu tão somente no âmbito comercial. Sou construtor e a minha construtora – como poderia ter sido qualquer uma do nosso estado – foi a escolhida para erguer os prédios onde funcionaria as bases de prestação de serviço de inspeção veicular.

Trabalhei, investi, fiz obras pelas quais não recebi um único centavo. Fiquei no mais completo e absoluto prejuízo. Tive a minha casa e escritório devassados, fui preso e hospitalizado, me vejo condenado sem julgamento, com o meu nome negativamente exposto perante a sociedade, envolto em um ‘mar de lama’. No entanto, os meus acusadores não apresentam – e não vão apresentar porque não existe – uma única prova, cabal, consistente e fulminante, que indique que eu me beneficiei de dinheiro público, que recebi ou ofereci propinas, que fui corrompido ou que sou agente corruptor.

Mesmo sem ser protagonista de qualquer ato de corrupção passiva ou ativa, estou com meus bens seqüestrados, impossibilitado de movimentar os meus negócios. A decisão judicial que me veta o direito de exercer a minha vida empresarial, penaliza também 180 famílias de operários e trabalhadores sérios e honestos, privados agora de receber seus vencimentos e vantagens como o 13º salário.

Continuo preso, sofrendo de uma privação de liberdade temporária, cuja legalidade é questionável, pois o Ministério Público já colheu os objetos que julgou necessário para subsidiar a ação investigativa.

Confio na Justiça do meu estado e desafio a quem quer que seja que apresente as provas dos crimes que me acusam, ou me esqueçam. Não posso continuar a ser usado como ‘bode’ expiatório de um espetáculo midiático do qual eu sou vitima e não réu.

Reafirmo a minha inocência e enfatizo que em nenhum momento cometi qualquer ilicitude, nem atos que possam envergonhar a minha família, meus amigos, parceiros comerciais, colaboradores e a sociedade potiguar como um todo. 

Fátima Bezerra aproveita prisão de suplente de Agripino e faz recomendação ao senador


"Se o preso fosse um aliado do governo Dilma, Agripino estaria esbravejando. Mas, como se trata de seu suplente, clama pela inocência do suspeito." 

A declaração é da deputada federal Fátima Bezerra(PT) e foi dada ao jornal Folha de S.Paulo. Fátima recomenda ao senador José Agripino, presidente nacional do DEM, que não se antecipe à Justiça na condenação de agentes públicos acusados de ilícitos.    

Agnelo Alves está em casa, passa bem e afirma: "Tenho muita vontade de viver. Amo viver”


Quem já está em casa depois realizar sua primeira quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo/SP para curar o câncer no esôfago diagnosticado recentemente é o deputado estadual Agnelo Alves. Em casa o deputadao passa bem e recebendo visita de amigos e espera voltar aos trabalhos na Assembléia na próxima semana.

“Estou muito bem. Não é a primeira vez que acontece comigo, mas tenho muita vontade de viver. Amo viver”, afirmou Agnelo. O parlamentar já recebeu a visita de alguns amigos, entre eles o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Motta, e do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques.

O deputado está sendo atendido pela mesma equipe que está tratando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem à frente o médico Roberto Kalil. Na próxima terça-feira(30) volta ao Sírio-Libanês para a segunda sessão de quimio. Segundo Agnelo, foi constatado que a doença não tem metástase ou invasão para o estômago.

Mutirão libera 21 mil pessoas que estavam presas ilegalmente


Balanço do mutirão carcerário feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre janeiro de 2010 e novembro de 2011, revela a libertação de 21 mil pessoas que estavam detidas ilegalmente em presídios, cadeias públicas e delegacias.  ”Eu não conheço que exista coisa semelhante e análoga no mundo”, disse o presidente do CNJ, Cezar Peluso, ao relatar a manutenção de pessoas com penas provisórias vencidas ou tempo de condenação já cumprido.

Entre 2010 e 2011, o CNJ revisou 279 mil processos criminais em 24 estados e no Distrito Federal. Além das libertações, foram concedidos 41,1 mil benefícios, como a progressão de pena, “que não eram garantidos nas execuções penais”. Segundo Peluso, medidas de ressocialização dos presos como a capacitação para o trabalho e a escolarização, previstas em lei, são exceções nos presídios brasileiros. Apenas 14% dos detentos têm acesso a alguma atividade de trabalho e 8% a estudo. Atualmente, são realizados mutirões em São Paulo (até agora 60,5 mil processos analisados), Rio de Janeiro (13,9 mil processos) e na Bahia (pouco mais de 7 mil). O Brasil contabiliza cerca de 475 mil detentos. Desse total, 43% são provisórios. O déficit estimado de vagas é de 147 mil.

Sitio Novo: Sitionovenses prestigiam 1º Aniversário do Terço dos Homens de Barcelona-RN

Convidados para prestigiarem o evento que aconteceu na noite desta quinta-feira (24) os membros do Terço dos Homes do município de Sitio Novo foram até o município de Barcelona para participar das comemorações religiosas pelo 1º Aniversário do Terço dos Homens do município. Além dos sitionovenses, homens de municípios como Angicos, Esperança-PB, Parnamirim, Pedra Preta, Rui Barbosa, São Tomé, São Paulo do Potengí e São Pedro também marcaram presença no evento.

A festa teve inicio com uma procissão percorrendo as principais ruas da cidade encerrada na igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro com missa celebrada pelo Pe. João Maria, pároco de São Tomé.

Quem esteve presente e registrou tudo foi o Blog Sitio Novo em Destaque. Confira


Apodi: Fábio Faria indica emenda para construção de cartório eleitoral


O deputado federal Fábio Faria (PSD) prevê recursos da ordem de R$ 330 mil para a construção de um cartório eleitoral no município de Apodi. A indicação do deputado atende a um pedido do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro.


“Atendemos à solicitação do desembargador e esperamos que o pleito possa ser atendido pelo governo. Seria mais uma conquista para Apodi, que vem crescendo e sendo parte imprescindível no desenvolvimento da região”, destacou Fábio Faria. 


No último mês de agosto, o presidente do TRE e a diretora geral do órgão, Lígia Limeira, realizaram várias visitas aos parlamentares da bancada federal para solicitar apoio para a construção e reforma de cartórios eleitorais em municípios norte-rio-grandenses por meio da destinação de emendas individuais.

Cruzeta: MP apura caso de abuso de autoridade policial


A Promotoria da Comarca de Cruzeta instaura Procedimento de Investigação Criminal para apurar casos de abuso de autoridade praticados por policiais militares contra dois adolescentes na praça de eventos e contra outro jovem em via pública do Município.

O promotor de justiça da Comarca, Paulo Carvalho Ribeiro, recebeu a denúncia através de ofício encaminhado pelo Conselho Tutelar noticiando as agressões físicas cometidas pelos policias militares contra adolescentes nos meses de setembro e outubro.

O Ofício encaminhou o boletim de ocorrência relatando a agressão contras os dois adolescentes na praça de eventos e o exame de corpo de delito. De acordo com o depoimento as vítimas foram agredidas com cassetetes. O Conselho Tutelar encaminhou ainda o Termo de Declaração prestado pela terceira vítima à autoridade policial noticiando que esta foi agredida com um tapa no rosto em via pública.

O Promotor notificou os adolescentes agredidos para prestarem depoimento e oficiou a Delegacia de Polícia Civil do Seridó requisitando informações sobre a instauração de procedimentos policiais pertinentes aos casos.

Fonte: MP/RN

Sitio Novo: Us Sensuais é atração deste sábado no Bolão de Vaquejada


Caicó: Pelo Twitter Juju Panicat de desculpa

Via Twitter a modelo e ex panicat Juju Salimeni, ou "Juju Panicat", se desculpou pelo cancelamento de sua participação em um evento de MMA que seria realizado em Caicó e também acabou sendo cancelado.

A modelo se justificou alegando que teve de cancelar todos os seus compromissos desta semana devido a gravações do programa legendários da TV Record, novo programa que ela faz parte.